Articulação em torno da prisão em 2ª instância pode ajudar Lula, por Helena Chagas

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Jornal GGN – A jornalista Helena Chagas publicou um artigo no portal Os Divergentes, nesta terça (26), indicando que há uma articulação ocorre nos bastidores do poder, em Brasília, para não só reformar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre prisão em segunda instância, como também “afrouxar” a Lei da Ficha Limpa.

Isso significa que há a ideia de determinar que apenas após uma condenação no Superior Tribunal de Justiça é que uma candidatura poderia ser inviabilizada. Isso, segundo Chagas, pode ajudar Lula e o PT com o projeto para 2018. O entrave começa, contudo, com a total indisposição de Cármen Lúcia em colocar a prisão em segunda instância em debate no plenário.

Por Helena Chagas

STF prestes a reverter prisão na segunda instância

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, não vai colocar em pauta a revisão da decisão de autorizar a prisão após a condenação em segunda instância, pois é claramente contrária a esse recuo num assunto que já foi discutido duas vezes pela Corte. Mas o tema pode ser levantado por qualquer ministro e ser levado ao plenário no julgamento de um caso concreto de habeas corpus. Isso deve acontecer em breve, pelo que se diz entre interlocutores próximos de integrantes do STF.
Com a mudança, já pública, de posição do ministro Gilmar Mendes – que passou a adotar a fórmula proposta por Dias Toffoli de exigir que a condenação seja reafirmada pelo STJ para prender o condenado – a nova decisão poderá favorecer os políticos acusados pela Lava Jato, inclusive o ex-presidente Lula.
Aliados do petista acham que esta pode ser a solução jurídica e política que permitiria a participação de Lula nas eleições de 2018. É bem verdade que, nas palavras de um conhecedor do STF, seria um “salto triplo carpado”, como costuma dizer o ex-ministro Ayres Britto. Afinal, a revisão na decisão original do Supremo sobre a prisão na segunda instância pode livrar o ex-presidente da cadeia, mas não das restrições da lei da Ficha Limpa.
Só que a articulação em curso prevê também o afrouxamento dessa restrição, com base na mesma linha de raciocínio sobre o cumprimento na pena: para um candidato tornar-se inelegível, sua condenação teria que ser confirmada no STJ.
Como Lula não seria o único beneficiado, já que dezenas de caciques importantes da política estão em situação semelhante por causa da Lava Jato, a ideia é muito bem recebida no meio político, que está acompanhando de perto a luta interna no STF em torno do assunto.
Nos bastidores, adversários internos de Gilmar Mendes e a própria Cármen Lucia, ao constatar que o placar está mudando para um lado, trabalham para cabalar votos do outro e manter a situação como está.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Antes o Gilmar era contra, mas como pode beneficiar o Lula...

    Antes o Gilmar Mendes era contra a Lei da Ficha Limpa, pois, segundo ele:

    "Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo, parece que [a Lei da Ficha Limpa] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso. No caso específico, ninguém sabe se são contas de gestão ou contas de governo. No fundo, é rejeição de contas. E é uma lei tão casuística queria pegar quem tivesse renunciado”.

    Mas como o afrouxamento da lei da ficha limpa pode não prejudicar o Lula, provavelmente o Gilmar venha a comer no prato que cuspiu. Ele sempre muda de posição dependendo dos atores: quando o Camundongo de Curitiba vazou a interceptação da conversa entre o Lula e a Dilma ele foi a favor. Quando as vítimas dos vazamentos eram da Casa Grande, ele mudou de idéia. Da mesma forma, ele agiu no julgamento da chapa Dilma-Temer, no T$E.

  • Essa Helena Chagas pensa que impressiona... Mas...

    Essa Helena Chagas pensa que impressiona. Mas o que ela faz é diversionismo e lançamento de balões de ensaio, que podem colar ou não. Não sei onde a Presidenta Dilma estava com a cabeça - ou se é falta de visão polític, mesmo - quando nomeou para a SECOM figuras como essa 'pseudo-jornalista' que se vale do sobrenome do pai, morto recentemente, para impressionar incautos. Reincidente nos erros, depois Dilma nomeou Thomas Traumann para a mesma SECOM; este se uniu a Michel Temer cometia traição à luz do dia.

    A decisão do STF - na verdade os ministros cederam às chantagens, coações e ameaças de assassinato de reputação que lhes foram feitas pelo PIG/PPV - de permitir a execução penal após condenação em 2ª instância é FLAGRANTEMENTE INCONSTITUCIONAL, pois está em oposição aos incisos do Art. 5º da CF/1988 (freqüentemente estuprada desde que Joaquim Barbosa deu início a esse tipo de violação, afirmando que o STF, não a letra do texto constitucional, é que diz o que é ou o que não é constitucional, mesmo quando tal texto é de cristalina clareza e isento de qualquer ambig6uidade que possa abrir margem a quelquer tipo de 'interpretação') listados a seguir, quando se observam os metódos lavajateiros.

     - XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção;

     -  LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;

    - LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

    - LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    - LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    - LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

    -  LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    -  LXV - a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária;

    - LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

    - LXVIII - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

    - LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público

    -  LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença;

    -  XLVII - não haverá penas:

     a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

     b) de caráter perpétuo;

    Notem os leitores que citei apenas as infringências a um dos artigos da CF/1988, exatamente aquele que dispõe sobre os direitos dos cidadão e a iguladade desses perantea Lei.

    A prisão após condenação em 2ª instância, assim como a chamada "Lei da Ficha Limpa", que nela se baseou, atenta diretamente contra o inciso LVII, como mostrado acima. Aliás, tanto essa Lei, como o "resolução" do STF em fazer alguém cumprir pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos quando ainda cabem recursos a tribunais superiores foram feitas sob medida para privar de liberdade e direitos políticos grandes líderes da Esquerda, como o Ex-Presidente Lula.

    Essa conversa de que o STF está articulando para beneficiar o Ex-Presidente Lula é tão convincente quanto as afirmações do chefe de quadrilha sobre a "modernização trabalhista" cuja aprovação ele e o empresariado escravaocrata compraram por alguns milhões junto ao parlamento brasileiro, formado em sua maioria por representantes das oligarquias e corruptos notórios.

  • O caminho e o legislativo

    Tomara que as possibilidades comentadas neste atigo se confirmem.

    Não devemos esperar nada bom do andar da carruagem em Curitiba, onde vemos que não importa ter provas e as condenações são a cadeia perpetua como no casso de Dirceu, e objetivo de excluir Lula da corrida eleitoral, e se possivel prende- lo esta cada vez mais claro.

    Então devemos aproveitar quando as necessidades dos golpistas, embora para resolver problemas deles, possam coincidir com o grande objetivo de ter eleições em 2018, com Lula.

    Esse e o assunto mais importante do momento.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago