BC do governo Bolsonaro é alvo de elogios de Guido Mantega

Em almoço com empresários, ex-ministro da Fazenda diz que Roberto Campos Neto “agiu certo” ao baixar os juros na crise

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda nos governos Lula e Dilma. Foto: Daniel Lima – via Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi elogiado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega durante almoço com empresários.

“Roberto Campos é melhor do que o (Henrique) Meirelles”, afirmou Mantega segundo um dos empresários presentes à jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Mantega afirmou ainda que o BC do governo Jair Bolsonaro tem tido um desempenho melhor do que da época em que ele estava no governo. Além de comandar o BNDES, Guido Mantega foi ministro da Fazenda de março de 2006 a janeiro de 2015, durante os governos Lula e Dilma.

Um dos pontos que levou Mantega a elogiar Campos Neto foi a decisão de reduzir a taxa básica de juros durante a crise econômica – enquanto Henrique Meirelles, que comandava o BC durante o governo Lula, decidiu pelo caminho contrário e subiu a taxa Selic na crise de 2008.

Integrante do grupo de economistas que ajuda na formulação do programa de governo do PT, Mantega ressaltou aos presentes que o ex-presidente Lula tem reafirmado a necessidade de melhora da vida da população, e que isso é feito criando empregos.

Questionado por um dos presentes se o país teria de escolher entre o socialismo e o capitalismo, Mantega afirmou que o governo de Lula será de centro e que o ex-governador Geraldo Alckmin terá papel importante na administração como vice-presidente.

Leia Também

Proposta de governo Lula quer revogar reforma trabalhista

O pacote Levy é filho temporão do mercado e de Dilma, por Luis Nassif

Governo projeta salário mínimo de R$ 1.294 para 2023

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador