Brasil cai uma posição na lista de países classificados no IDH, aponta ONU

Em um ano, Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil aumentou apenas 0,001 ponto, comparado a 2017, passando da 78ª para a 79ª posição no ranking de 189 países

Jornal GGN – Em um ano, o Brasil apresentou um desempenho pífio no crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que vai de zero a um (quanto mais próximo do um, maior o desenvolvimento).

Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado nesta segunda-feira (9), pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH brasileiro foi de 0,761 em 2018, obtendo um aumento de apenas 0,001 ponto em relação a 2017.

No ranking de 189 países, o Brasil desceu uma posição, passando da 78ª colocação para a 79ª. Na América do Sul, o país é o quarto com maior IDH, atrás do Chile, Argentina e Uruguai.

O IDH é baseado em três pilares. O primeiro é Saúde, considerando a expectativa média de vida da população. O segundo é Conhecimento, avaliando a formação média dos anos de estudo comparada aos anos esperados de escolaridade. O terceiro e último é o Padrão de vida, ou seja, a renda bruta média per capita.

Apesar do quadro, em termos globais, o “Brasil permanece sendo considerado uma nação de alto desenvolvimento humano”, diz release sobre o estudo publicado no portal das Nações Unidas em português. “No entanto, mesmo com o aumento, caiu no ranking geral porque outros países avançaram mais rapidamente”, completa o texto.

O relatório destaca que, no Brasil, os 10% mais ricos receberam mais de 40% da renda total do país em 2015. “Quando consideradas todas as formas de renda, não apenas as reportadas nas pesquisas domiciliares, as estimativas sugerem que os 10% mais ricos de fato concentram 55% do total da renda do país”, observa a organização.

Leia também: Tecnologias e mudanças climáticas aceleram desigualdades do mundo, conclui novo relatório da ONU

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador