
O novo alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, O austríaco Volker Türk, afirmou que o novo governo brasileiro eleito, encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá priorizar o fortalecimento das instituições democráticas do país, a inclusão e a participação popular na formulação de políticas públicas, informou o colunista Jamil Chade no Uol.
“A situação e tal que é claro que há um chamado por uma renovação do contrato social entre o povo e as instituições que deveriam servir à população”, disse Türk, durante coletiva de imprensa em Genebra às vésperas do dia internacional de direitos humanos.
“O que vemos nessa situação é uma ênfase forte em restaurar o apoio às instituições democráticas e o incremento de politicas públicas que aumentem a confiança, participação, inclusão e acho que isso é muito importante no contexto do Brasil”, afirmou.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
“Olhando para o que ocorreu nos últimos anos em termos de problemas estruturais como desigualdade, proteção de indígenas, a segurança de jornalistas e a participação social e política, se formos dar um tempo, eu diria que é a ênfase forte na renovação do contrato social e direitos humanos”, pontuou.
Em meio aos desmontes da gestão de Jair Bolsonaro (PL), os direitos humanos devem nortear essa renovação, avaliou Türk. “Os direitos humanos, no final do dia, decidem como um contrato social deve ser renovado e isso é o grande desafio do novo governo”, completou.
Leia também:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.