Ciro ataca Lula por cancelar ida ao debate do SBT: “soberba ou rabo preso?”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sem Lula, debate do SBT terá Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila e Padre Kelmon

Ciro Gomes no debate da Band nas eleições 2022
Ciro Gomes durante debate da Band, nas eleições 2022

O presidenciável Ciro Gomes (PDT), que está estacionado nas pesquisas eleitorais, dividindo o lugar da terceira via com Simone Tebet (MDB), atacou o ex-presidente Lula (PT) com um tweet na tarde desta terça (20), após a campanha petista decidir que Lula não participará do debate organizado pelo SBT, CNN e outros veículos associados em “pool”. O debate está previsto para ocorrer no próximo sábado (24), a partir das 18h15.

Segundo informações de Mônica Bergamo na Folha de hoje, a campanha petista entendeu que Lula perderá dois dias de eventos em Minas Gerais e São Paulo para se preparar e participar do debate do SBT, sendo que o público da emissora já estará contemplado com a entrevista ao Programa do Ratinha, na noite de quinta (22).

O ataque de Ciro juntou a notícia do cancelamento da ida de Lula ao debate com manchete da Folha de S. Paulo desta terça, que diz que Lula não cumpriu a promessa de entregar o plano de governo, antes da eleição, com detalhes de suas propostas. Para o jornal, Lula passa um “cheque em branco”.

“Qual a causa de um candidato fugir dos debates, não apresentar propostas e se esconder na memória ilusória de um passado que se dissipou? Falta de respeito? Falta de coragem? Soberba? Rabo preso? Ou simplesmente falta de vergonha?”, disparou Ciro.

Pesquisa Ipec divulgada na noite de segunda (20) mostra Ciro com 7% de intenções de voto, empatado tecnicamente com Tebet, que tem 5%. Jair Bolsonaro (PL) tem 31% e Lula, 47%. Em votos válidos, Lula tem 52% e pode vencer já no primeiro turno.

Além de Lula e Ciro, foram convidados para o debate do dia 24 os candidatos Bolsonaro, Tebet, Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). O critério para convite não foi desempenho nas pesquisas unicamente, mas tamanho da bancada federal.

Lula manteve participação no debate da Globo, no dia 29 de setembro.

Leia também:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Ciranha tá nervoso por que? Vai ter oportunidade de falar até ralar os cotovelos, vender seu livro de “projeto danação” e levar umas patadas da Simone.
    Quer melhor?

  2. Estudando o currículo dos candidatos, descobri que Ciro foi do PDS (antes chamado ARENA, partido que apoiava a ditadura militar, ambos de direita). Depois passou por 7 partidos diferentes (briga com todos e vai para Paris?). Assim, está claro porque Ciro está atacando Lula e sendo linha auxiliar do Bolsonaro. É uma questão de ideologia. Marina Silva, que não aceitou ser Vice de Ciro por razões óbvias, declarou apoio a Lula, pois sabe que temos que evitar o capitão, para evitar o naufrágio adicional do Brasil.

  3. A pergunta do Cirrose já é a resposta: por que ir a um “debate” no qual o intuito não é debater, mas ofender o líder das pesquisas? Em que enfiam vários nanicos apenas para formar um jogral com o Bozo? E esse ridículo padre Jefferson? O formato já é ruim, com 7 debatedores fica péssimo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador