
A série de ataques desferidos pelo ex-ministro Ciro Gomes ao PT, ao ex-presidente Lula e à ex-presidenta Dilma Rousseff, estabelece um ingrediente novo nas eleições majoritárias brasileiras desde a redemocratização: uma energia retórica de ódio e ressentimento no seio do campo supostamente progressista.
Esse fenômeno tensiona um ambiente eleitoral já tensionado com a explosão do discurso de ódio oriundo do bolsonarismo e do antipetismo de setores da imprensa. É como se Ciro Gomes tivesse contraído o vírus do ódio como vetor de impulsionamento eleitoral, na contramão de tudo o que foi consagrado outrora na esquerda como identificação política: a paz e o amor.
Tal novidade enseja cuidados por parte da esquerda na construção do ambiente político para as eleições de 2022. O desafio é saber até que ponto o estrago promovido pelo pedetista pode tumultuar o processo eleitoral e contribuir para confundir um eleitor extenuado com excessos de violência retórica.
Nesta quinta-feira (14), às 20h, Luis Nassif e Gustavo Conde conversam sobre o enigma Ciro Gomes.
O Afinando a Notícia é um programa semanal transmitido toda quinta-feira, numa parceria entre a TVGGN e o Canal do Conde, com transmissão simultânea da TVT em São Paulo.
Acompanhe pelo link abaixo:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Entrevistem o cara..Seria bommm
O Lula errou no câmbio