Deflagrou a crise e foi ao cinema

Em meio às dificuldades com o Congresso e tensão no mercado pela reforma da Previdência, Bolsonaro vai ao cinema com a primeira-dama

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – É destaque na Folha da manhã desta terça (26): em meio à crise política com o Congresso – que pode lhe custar o mandato –  Jair Bolsonaro escapa da agenda oficial e vai ao cinema com a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em cartaz num shopping de Brasília, o filme “Superação – O Milagre da Fé”.

O jornal sublinhou que Bolsonaro “interrompeu as atividades administrativas” para ir ao cinema. A mensagem que transmite com a decisão não poderia ser pior para o governo, que vive um momento de tensão com a Câmara dos Deputados.

Na mesma Folha, Hélio Schwartsman até escreveu que é preciso considerar a possibilidade de que Bolsonaro não vai terminar o mandato. O motivo é óbvio: sem bom relacionamento com o Congresso, não tem reforma da Previdência nem caminho para outras mudanças de interesse do mercado. E sem mercado otimista, não há investimentos do setor privado, geração de empregos e aumento de arrecadação. Hamilton Mourão, o general vice-presidente, agradece.

Kennedy Alencar também divulgou artigo nesta terça afirmando que o autoritarismo de Bolsonaro é uma ameaça ao próprio governo e à democracia. Na visão do jornalista, o presidente tem se esforçado para perder o apoio de Rodrigo Maia, presidente da Câmara. Além disso, o desprezo com que trata o Congresso – em nome de uma suposta “nova política” – tem sido mais danoso à sua governabilidade do que a soma das ações deflagradas pela oposição.

Em editorial, O Globo endossa a visão crítica dos demais veículos e jornalistas: Bolsonaro “demonstra dificuldades em mudar o tom e passar a governar, o que implica, numa democracia, negociar”. Mais: “O choque entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é fórmula infalível para o fracasso da reforma da Previdência”.

Diante da crise, parlamentares “vinham cobrando comprometimento do governo –e compartilhamento da responsabilidade– em relação à reforma”, lembrou Folha.

A ida de Bolsonaro ao cinema “vem em um momento em que os deputados começam a discutir a possibilidade de desenterrar a reforma da Previdência do governo Michel Temer (MDB) e votá-la como afronta ao Planalto”, acrescentou.

Não suficiente, o ministro da Economia Paulo Guedes desistiu de ir à Câmara, a convite da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) explicar e defender os termos da reforma da previdência.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que não é esse o objetivo dele? Gerar o caos, romper com o Congresso, causar uma tremenda crise institucional? Aí seus fabáticos fascistas, 10 a 15% da população pedem tb o fechamento do STF. E aí está pronto o que ele quer: ele fecha tudo, Congresso e STF, inicia um governo/ monarquia autoritário policialesco com serginho farsa a jato acabando de fazer o serviço. Dallsgnol recupera os 2,5 bi e o Brasil entra definitivamente na era fascita.

  2. Título do documentário sobre o governo de winston curchill: “o destino de uma naçâo”
    Título do documentário sobre o governo bolsonaro (daqui a algumas décadas): “a lenda do presidente troll”

  3. Um presidente tem que contentar o mercado não o povo que o elegeu!?????

    Ora, por que não elegermos o mandatário entre os banqueiros de uma vez? Melhor, nem precisa mais eleições, que haja um revezamento……….

  4. Em vez de silenciar, o Bretas rasca a chita, pregando que o sábio deve silenciar quando o tolo fala. Será que o Athié vai treplicar?
    Faça o que eu digo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador