Deputados aprovam PEC que proíbe aborto até em caso de estupro

Jornal GGN – Mesmo com a resistência de um grupo de deputadas, a comissão especial da Câmara que discutia a ampliação da licença-maternidade de 120 dias para 240 dias conseguiu manobrar e aprovou uma emenda que insere na Constituição o “direito à vida desde a fecundação”.

Na prática, se aprovada no plenário, a PEC (proposta de Emenda Constitucional) 181/2011 vai acabar com o direito ao aborto nas 3 formas já garantidas em lei: estupro, anencefalia e risco de vida. 

Apenas uma deputada, a petista Erika Kokay, votou contra a proposta, que recebeu o apoio dos outros 18 deputados da comissão, incluse da parlamentar Pollyana Gama, do PPS paulista.

Em vídeo, Erika Kokay contou que o debate na comissão durou cerca de 7 horas, com deputados “fundamentalistas” fazendo discurso contra o aborto.

Ela chamou o projeto de fraude porque a PEC só começou a tramitar com os 171 votos necessários porque tinha como objeto único a ampliação da licença-maternidade. A restrição do aborto foi inserida de última hora, sem abertura ao debate e sem o conhecimento de todos os deputados que deram aval ao encaminhamento da proposta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Malditos, malditos, malditos.

    Malditos, malditos, malditos. Merda de eleitor que elege esses hipócritas que pagam aborto para mulheres, filhas e amantes pe impedem uma mulher vítima de um estupro de decidir sobre o seu corpo. E não é só a mulher a vítima, a criança rejeitada também será uma vítima.

  • corruptos e ladrões querendo interferir na sua vida pessoal...

    Esses políticos picaretas só sabem roubar e interferir indevidamente na vida pessoal dos cidadãos.

    Como eles podem achar que têm o direito de obrigar uma jovem a prosseguir com uma gestação advinda de um estuprador?

    Isso é uma interferência imperdoável! Nem a mãe e o pai da mulher grávida têm esse direito, quanto menos um bando de corruptos e ladrões.

    Como eles se acham no direito de obrigar uma jovem a manter a gestação de uma criança anencéfala que vegetará por toda vida?

  • Vai continuar como sempre: 

    Vai continuar como sempre:  PODE ABORTAR SIM, GENTE.  A HORA QUE VOCES QUIZEREM EH SO ABORTAR, VIU?

    Va enfiar seus rosarios e tercos no olho do cu, evangelicada filha da puta!

    Sim:  eu disse "evangelicada filha da puta".  Os "rosarios e tercos" deles hoje em dia sao "diferenciados" ate mesmo nos Estados Unidos.

    Mas continuam toxicos.

  • Depois, querem me convencer

    Depois, querem me convencer que islâmicos (assim, de modo genérico e tolo) são fundamentalistas.

  • Não se iludam

    São as igrejas, representantes do atraso, que estão por traz dessa tentativa de eliminar os direitos duramente adquiridos pelas mulheres. O país, mais cedo ou mais tarde, terá que tomar uma decisão sobre os representantes de religiões. Se continuar laico, o país deve votar lei impedindo os representantes de religiões (todas e qualquer uma) de se candidatarem a cargos eletivos. Se a bancada atingir a maioria será implantada uma teocracia (nos moldes da do Irã) em nossa nação. 

  • Esquerda contra Evangélicos? Kramer vs. Kramer?

    A maior jogada política destes últimos anos: tirar o foco sobre a venda do nosso patrimônio, a perda de direitos e a entrega colonial do Brasil. Apenas a direita ganha com estas discussões, trazendo eleitorado pobre (que devia votar em Lula) para o campo conservador, apenas pelos seus costumes e religião. Setores populares brigam entre eles, com falsas bandeiras, enquanto a direita sem apoio popular algum avança com as reformas, mediante manobras de distração, do tipo "olha o passarinho", enquanto saqueiam, entregam o Brasil para o exterior e voltam para a escravatura

    Jogada da mídia e da direita para tornar caricata a esquerda e tirar evangélicos e gente de costumes mais conservadoras da base de apoio do Lula (que já teve mais de 80% de aprovação da população). Bolsonaro agradece, e cresce com cada cuspida na cara e a cada discussão de gênero, aborto ou religião.

    O grave do assunto é que as deputadas Erundina e Kakay estão com toda a razão e são lutas que devem ser lutadas, mas, estas discussões são colocadas espertamente pela mídia como confronto político partidário e não de políticas públicas de Estado ou discussões legítimas entre setores da sociedade. Assim, de forma espeta, fazem aumentar a rejeição nas candidaturas do campo popular.

    Por isso, mais uma vez, levanto aqui a necessidade de agirmos com cuidado para 2018, de separar o problema político da eleição, com Banderas de defesa da nação soberana e a justiça social, sinalizando que primeiro há que salvar a pátria (literalmente), educar o povo, e permitir que seja o povo, em forma civilizada, que resolva lá na frente se o pato é macho.

    Lula se divide, justamente para ganharmos a eleição de 2018. O PT parte para assumir as bandeiras do Brizola, e o PCdoB parte para organizar a esquerda, para evitar que esta esquerda seja exatamente a que a direita gosta. O campo popular estica os seus braços esquerdo (PCdoB) e direito (PT) e abraça uma maior fatia do eleitorado.

  • Aprovado!

    Os deputados aprovaram a lei que permite o sexo entre casados (serão reconhecidos como tais os companheiros estáveis, de diferentes sexos que vivem em pecado há mais de 40 anos). A lei estipula que a prática será permitida apenas nas quintas feiras de meses pares, das 22:00 horas até, no máximo às 24:00 horas (modalidade papai e mamãe). A pena prevista para quem for flagrado em práticas obcenas fora desse horário será de 1 ano de reclusão em presídio federal com progressão para domiciliar com tornozeleira sómente para os que acompanharem os cultos de reabilitação. Chama a atenção o capítulo da lei que dispensa os agentes federais e os diretores de multinacionais de submeter-se à fiscalização fazendária no retorno de viagens interrnacionais.

    Deputada do PCO tentou até o último minuto travar a apreciação do projeto por este portar um jabuti que deveria ser abortado. As multi publicaram anúncios pagos ou não no PLIMPIG que garantiram a aprovação quase unanime da matéria apoiada nas praças e no zap pelos brasileiros quatrocentã. Por destaque, incluido na última hora, os pastores e demais religiosos conseguiram o mesmo enquadramento, equiparando-se aos alto funcionários federais e privados, no alegado jabuti, para sua operosa classe laboral. 

    A lei vai à sanção presidencial. O titular da caneta asseverou que aprovará a lei e garantiu que pessoalmente não se interressa  pelo assunto, que há muito tempo seu esporte predileto é outro: "Roubo à Viúva", interessante jogo de cartas marcadas, muito praticado em todo território nacional. 

  • A lei para qualquer pessoa

    A lei para qualquer pessoa sensata é ridícula, mas é perfeitamente coerente no modo de pensar dos escravocratas que vêem as mulheres como propriedade desde a Idade Média.

    Essa eu vou deixar para vocês pensarem a respeito: Porquê a maioria das religiões colocam rígidos controles sobre a capacidade reprodutiva das mulheres? Porquê quase sempre elas não têm direito a decidir sobre terem ou não um filho? Eu sei a resposta, agora eu quero ver se vocês também sabem.

  • Quando irão instalar "rodas"

    Quando irão instalar "rodas" nos orfanatos novamente? País de merda. Estes cretinos só foram eleitos porque teve imbecis que votaram neles. A gente tem que deixar de lado a bobagem do politicamente correto e também a educação e dizer esta verdade. Insisto: alguém precisa fazer uma projeção do futuro desta merda de país levando em conta que as consequências do golpe, que o crescente fanatismo religioso e a ignroãncia da população só irão aumentar.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

4 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

5 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

6 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

7 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

7 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

9 horas ago