Deputados aprovam PEC que proíbe aborto até em caso de estupro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mesmo com a resistência de um grupo de deputadas, a comissão especial da Câmara que discutia a ampliação da licença-maternidade de 120 dias para 240 dias conseguiu manobrar e aprovou uma emenda que insere na Constituição o “direito à vida desde a fecundação”.

Na prática, se aprovada no plenário, a PEC (proposta de Emenda Constitucional) 181/2011 vai acabar com o direito ao aborto nas 3 formas já garantidas em lei: estupro, anencefalia e risco de vida. 

Apenas uma deputada, a petista Erika Kokay, votou contra a proposta, que recebeu o apoio dos outros 18 deputados da comissão, incluse da parlamentar Pollyana Gama, do PPS paulista.

Em vídeo, Erika Kokay contou que o debate na comissão durou cerca de 7 horas, com deputados “fundamentalistas” fazendo discurso contra o aborto.

Ela chamou o projeto de fraude porque a PEC só começou a tramitar com os 171 votos necessários porque tinha como objeto único a ampliação da licença-maternidade. A restrição do aborto foi inserida de última hora, sem abertura ao debate e sem o conhecimento de todos os deputados que deram aval ao encaminhamento da proposta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Malditos, malditos, malditos.

    Malditos, malditos, malditos. Merda de eleitor que elege esses hipócritas que pagam aborto para mulheres, filhas e amantes pe impedem uma mulher vítima de um estupro de decidir sobre o seu corpo. E não é só a mulher a vítima, a criança rejeitada também será uma vítima.

  2. corruptos e ladrões querendo interferir na sua vida pessoal…

    Esses políticos picaretas só sabem roubar e interferir indevidamente na vida pessoal dos cidadãos.

    Como eles podem achar que têm o direito de obrigar uma jovem a prosseguir com uma gestação advinda de um estuprador?

    Isso é uma interferência imperdoável! Nem a mãe e o pai da mulher grávida têm esse direito, quanto menos um bando de corruptos e ladrões.

    Como eles se acham no direito de obrigar uma jovem a manter a gestação de uma criança anencéfala que vegetará por toda vida?

  3. Vai continuar como sempre: 

    Vai continuar como sempre:  PODE ABORTAR SIM, GENTE.  A HORA QUE VOCES QUIZEREM EH SO ABORTAR, VIU?

    Va enfiar seus rosarios e tercos no olho do cu, evangelicada filha da puta!

    Sim:  eu disse “evangelicada filha da puta”.  Os “rosarios e tercos” deles hoje em dia sao “diferenciados” ate mesmo nos Estados Unidos.

    Mas continuam toxicos.

  4. Não se iludam

    São as igrejas, representantes do atraso, que estão por traz dessa tentativa de eliminar os direitos duramente adquiridos pelas mulheres. O país, mais cedo ou mais tarde, terá que tomar uma decisão sobre os representantes de religiões. Se continuar laico, o país deve votar lei impedindo os representantes de religiões (todas e qualquer uma) de se candidatarem a cargos eletivos. Se a bancada atingir a maioria será implantada uma teocracia (nos moldes da do Irã) em nossa nação. 

  5. Esquerda contra Evangélicos? Kramer vs. Kramer?

    A maior jogada política destes últimos anos: tirar o foco sobre a venda do nosso patrimônio, a perda de direitos e a entrega colonial do Brasil. Apenas a direita ganha com estas discussões, trazendo eleitorado pobre (que devia votar em Lula) para o campo conservador, apenas pelos seus costumes e religião. Setores populares brigam entre eles, com falsas bandeiras, enquanto a direita sem apoio popular algum avança com as reformas, mediante manobras de distração, do tipo “olha o passarinho”, enquanto saqueiam, entregam o Brasil para o exterior e voltam para a escravatura

    Jogada da mídia e da direita para tornar caricata a esquerda e tirar evangélicos e gente de costumes mais conservadoras da base de apoio do Lula (que já teve mais de 80% de aprovação da população). Bolsonaro agradece, e cresce com cada cuspida na cara e a cada discussão de gênero, aborto ou religião.

    O grave do assunto é que as deputadas Erundina e Kakay estão com toda a razão e são lutas que devem ser lutadas, mas, estas discussões são colocadas espertamente pela mídia como confronto político partidário e não de políticas públicas de Estado ou discussões legítimas entre setores da sociedade. Assim, de forma espeta, fazem aumentar a rejeição nas candidaturas do campo popular.

    Por isso, mais uma vez, levanto aqui a necessidade de agirmos com cuidado para 2018, de separar o problema político da eleição, com Banderas de defesa da nação soberana e a justiça social, sinalizando que primeiro há que salvar a pátria (literalmente), educar o povo, e permitir que seja o povo, em forma civilizada, que resolva lá na frente se o pato é macho.

    Lula se divide, justamente para ganharmos a eleição de 2018. O PT parte para assumir as bandeiras do Brizola, e o PCdoB parte para organizar a esquerda, para evitar que esta esquerda seja exatamente a que a direita gosta. O campo popular estica os seus braços esquerdo (PCdoB) e direito (PT) e abraça uma maior fatia do eleitorado.

  6. Aprovado!

    Os deputados aprovaram a lei que permite o sexo entre casados (serão reconhecidos como tais os companheiros estáveis, de diferentes sexos que vivem em pecado há mais de 40 anos). A lei estipula que a prática será permitida apenas nas quintas feiras de meses pares, das 22:00 horas até, no máximo às 24:00 horas (modalidade papai e mamãe). A pena prevista para quem for flagrado em práticas obcenas fora desse horário será de 1 ano de reclusão em presídio federal com progressão para domiciliar com tornozeleira sómente para os que acompanharem os cultos de reabilitação. Chama a atenção o capítulo da lei que dispensa os agentes federais e os diretores de multinacionais de submeter-se à fiscalização fazendária no retorno de viagens interrnacionais.

    Deputada do PCO tentou até o último minuto travar a apreciação do projeto por este portar um jabuti que deveria ser abortado. As multi publicaram anúncios pagos ou não no PLIMPIG que garantiram a aprovação quase unanime da matéria apoiada nas praças e no zap pelos brasileiros quatrocentã. Por destaque, incluido na última hora, os pastores e demais religiosos conseguiram o mesmo enquadramento, equiparando-se aos alto funcionários federais e privados, no alegado jabuti, para sua operosa classe laboral. 

    A lei vai à sanção presidencial. O titular da caneta asseverou que aprovará a lei e garantiu que pessoalmente não se interressa  pelo assunto, que há muito tempo seu esporte predileto é outro: “Roubo à Viúva”, interessante jogo de cartas marcadas, muito praticado em todo território nacional. 

  7. A lei para qualquer pessoa

    A lei para qualquer pessoa sensata é ridícula, mas é perfeitamente coerente no modo de pensar dos escravocratas que vêem as mulheres como propriedade desde a Idade Média.

    Essa eu vou deixar para vocês pensarem a respeito: Porquê a maioria das religiões colocam rígidos controles sobre a capacidade reprodutiva das mulheres? Porquê quase sempre elas não têm direito a decidir sobre terem ou não um filho? Eu sei a resposta, agora eu quero ver se vocês também sabem.

  8. Quando irão instalar “rodas”

    Quando irão instalar “rodas” nos orfanatos novamente? País de merda. Estes cretinos só foram eleitos porque teve imbecis que votaram neles. A gente tem que deixar de lado a bobagem do politicamente correto e também a educação e dizer esta verdade. Insisto: alguém precisa fazer uma projeção do futuro desta merda de país levando em conta que as consequências do golpe, que o crescente fanatismo religioso e a ignroãncia da população só irão aumentar.

  9. eles tem ideia do que seja um

    eles tem ideia do que seja um estupro, pra obrigar que uma gravidez dessas seja levada adiante? eles tem ideia do que representa para uma criança saber que é fruto de um ato de extrema violência e covardia? eles tem ideia do que seja levar adiante uma gravidez de um feto anencefálico? eles sabem o que é por em risco a vida de uma mulher por uma gravidez complicada, que pode levar á morte da mãe? se for uma gravidez resultante de estupro, quem vai cuidar da criança? A decisão de abortar cabe a quem vai arcar com as consequências. São esses que, provavelmente, são a favor da pena de  morte e da redução da maioridade penal. realmente, o golpe desnudou toda hipocrisia latente e que agora se exibe sem pudor. 

  10. Bando de ignorantes..vcs
    Bando de ignorantes..vcs falam tanto das mulheres e esquecem do ser humano que está se desenvolvendo…Ele tem culpa de ser resultado de um ato desumano? Ele deve morrer? Bando de ipocritas e sanguinários…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador