
Indicado pelo ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL), o coronel aposentado da Polícia Militar (PM) paulista, Ricardo de Mello Araújo, é o candidato a vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Mais conhecido como Mello Araújo, o coronel de 53 anos foi comandante do batalhão de elite da PM de São Paulo, as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), entre 2017 e meados de 2019, quando chegou a defender que policiais tenham abordagens diferentes em bairros mais ricos, como Jardins, em relação à periferia.
“São pessoas diferentes que transitam por lá. A forma dele [policial] abordar tem que ser diferente. Se ele for abordar uma pessoa [na periferia] da mesma forma que ele for abordar uma pessoa aqui nos Jardins, ele vai ter dificuldade. Ele não vai ser respeitado”, disse Mello Araújo durante entrevista ao portal Uol, em 2017.
Já aposentado, ele assumiu a presidência da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), entre 2020 e 2023. Durante sua gestão, sindicatos de trabalhadores locais relataram ameaças e pressão por demissões, entre outros abusos.
Proximidade com Bolsonaro
A escolha de Mello Araújo como vice foi uma condição imposta por Bolsonaro em troca de apoio à chapa de Nunes em São Paulo. A indicação também foi endossada pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A relação entre Mello Araújo e o ex-presidente não é uma novidade. Em 2020, foi Bolsonaro quem indicou o militar para comandar a Ceagesp. À época, o coronel nomeou 22 policiais militares para os 26 cargos comissionados para empregados sem vínculo com a Administração Pública disponíveis na Companhia.
À frente da Ceagesp o coronel também autorizou a inauguração de um clube de tiro dentro da sede do entreposto na Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade. Contudo, o espaço só funcionou de julho a novembro de 2022.
Já no início de 2023, cinco dias após a posse do presidente Lula (PT), ele deixou o cargo, junto com os demais militares que nomeou.
Redes sociais
Com mais de 75 mil seguidores nas redes sociais, Mello Araújo diz que possui bacharel em Direito e em Educação Física, além de ser pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo (USP).
Bolsonarista declarado em diversas publicações, em 2021 ele chegou a se manifestar contra o passaporte vacinal, durante a pandemia de Covid-19.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Fisiologia do exercicio. Isso é que é curriculo para ocupar um cargo de importância na Pref de SP. A cada momento fica mais claro que o Bozo so gosta mesmo e de quem usa farda. Alias , o eleitor dele também.
Não é por aí. Se formos começar a analisar currículos, muita gente boa dança.
Rapaz, é indescritível minha decepção com vocês.
Incapazes de enxergar dois palmos a frente.
Até censura baixou por aqui (no caso do texto das apostas, ou seriam As Cruzadas?).
Melo é o futuro prefeito.
Há um movimento geral de renúncias em 2026, pois prefeitos em últimas pernas dos mandatos, sem poderem correr para reeleição, vão tentar senado, câmara ou, no caso de Paes, no Rio, para o governo do estado.
Ninguém quer ficar sem mandato e sem prerrogativa de foro.
Melo é o novo prefeito.
Arf