Eleições

Confiança dos brasileiros na urna eletrônica cai de 82% para 73%, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (27) aponta que 73% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas. O índice caiu, em meio aos ataques constantes do governo federal ao sistema eleitoral. Em março, a confiança atingiu a marca de 82%, . 

Hoje, 24% dos eleitores afirmam não confiar no sistema eleitoral. Além disso, 42% dizem confiar muito e 31% confiam um pouco.

Entres os que confiam nas urnas, 42% dizem confiar muito e 31% confiam um pouco.

Os eleitores do ex-presidente Lula (PT) confiam mais nas urnas: 54% dizem confiar muito, 29% afirmam confiar pouco e 16% não confiam. Já os bolsonaristas, 20% confiam muito, 38% confiam pouco e 40% não confiam.

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Entre os que confiam muito nas urnas, de 42% na média, cai para 38% entre as mulheres e para 31% entre jovens de 16 a 24 anos. Na média entre os jovens, de 31%, 47% dizem confiar pouco.

Os idosos, aqueles com mais de 60 anos, 50% confiam muito nas urnas eletrônicas. A taxa de muita confiança sobe para 54% entre os que tem ensino superior.

Não confiam nas urnas 34% dos eleitores que ganham mais de dez salários-mínimos. O índice é de 24% na população geral.

Já os evangélicos, base eleitoral de Bolsonaro, 32% confiam muito nas urnas, 35% confiam pouco e não confiam, 31%.

No último dia 13, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que nenhuma tentativa de ataque às urnas eletrônicas foi capaz de alterar “sequer um voto”, na última rodada de testes públicos de segurança nos equipamentos.

A pesquisa entrevistou pessoalmente 2.556 pessoas, em 181 cidades do país nesta quarta (25) e quinta (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

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Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

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