PSDB e MDB apostam que TSE vai rejeitar a candidatura de Bolsonaro, diz jornalista

Se Jair Bolsonaro não puder concorrer à reeleição, a chapa Tebet-Jereissati poderá vingar e polarizar contra Lula-Alckmin

Bolsonaro fazendo arminha com bandeira da República ao fundo
Foto: Evaristo/Sá/AFP

O jornalista Claudio Dantas publicou em sua coluna uma informação que joga ainda mais lenha na fogueira das eleições de 2022. Segundo ele, o PSDB decidiu fazer coligação com o MDB e apoiar a candidatura de Simone Tebet, que tem 2% de intenções de votos no último Datafolha, porque setores desse “centro democrático” apostam que o registro de candidatura de Jair Bolsonaro (PL) será rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Os sinais – para quem quiser enxergar – teriam sido emitidos pelo TSE durante o julgamento da cassação do mandato de Fernando Francischini. Os ministros teriam deixado claro que não tolerariam mais ataques ao sistema eleitoral. O ministro Alexandre de Moraes também afirmou nas últimas semanas que haverá punição contra quem desacreditar as urnas, deixando Bolsonaro pessoalmente incomodado com a ameaça.

Dantas destacou do julgamento de Francischini o seguinte trecho, do discurso de Edson Fachin: “ataque sistemático à confiabilidade às urnas não pode ser considerado como tolerável no estado democrático de direito, especialmente por um pretendente a cargo político com larga votação”.

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

Nesta semana, Bolsonaro concedeu entrevista ao grupo Bandeirantes atacando frontalmente os três ministro do TSE: Fachin, atualmente na presidência, Luis Roberto Barroso, o ex-presidente, e Alexandre de Moraes, que estará à frente da corte durante as eleições. Os ataques de Bolsonaro ao trio estão no campo da suspeição: ele tem afirmado que os ministro são “amigos” de Lula e estão no TSE para desviar votos para garantir a vitória do petista.

Nesta quinta (9), o diretório nacional do PSDB anunciou oficialmente o apoio à candidatura de Tebet, após uma consulta cujo placar final foi 39 votos a 6. Há estados com inclinação ao bolsonarismo ou lulismo. O próprio MDB, que decidiu por Tebet, possui uma ala mais próxima ao senador Renan Calheiros que preferiria apoiar Lula já no primeiro turno. Ainda não se sabe quem será o vice que o PSDB indicará para compor a chapa com Tebet. O senador Tasso Jereissati e o ex-governador Eduardo Leite estão no páreo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Neste país bunda mole a chapa deste maluco nunca será rejeitada. O clima de protelação deste país é tão escroto e a covardia é a proxy tão natural que o rio de sangue continuará seu curso incontinenti. E o país continuará matando a si mesmo, empobrecendo, definhando, violentando. A elite continuará rica e mais chocada e preocupada com os protestos do MTST nos seus templos. Este país é um inferno de Dante materializado. É o mundo invertido do Stranger Things. É um Auschwitz atemporal. É uma surra eterna de vara de guaximba. Fuja se puder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador