Para entender a estratégia da campanha de Bolsonaro contra o TSE: o caso das rádios e do ex-funcionário

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Com ex-funcionário e denúncia das rádios, a tática da suposta parcialidade do TSE foi aprimorada

Foto: Agência Brasil e Reprodução Redes / Montagem: GGN

A campanha de Jair Bolsonaro precisava de um fato político de impacto nesta última semana para tentar alguma chance de virar o resultado das eleições. A estratégia encontrada foi a de endossar a suposta fraude eleitoral e suposta parcialidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a favor de Lula, protocolando denúncias e, hoje, o álibi de um ex-funcionário da Corte.

O capítulo da fraude eleitoral foi destrinchado pelo GGN na reportagem “Bolsonaro não abandonou plano de questionar eleições“. Ainda sem respostas claras se as movimentações da fiscalização das Forças Armadas sobre as urnas surtirão efeitos, o PL já preparava um relatório, ainda desde o 1º turno, elencando casos nos quais o TSE teria privilegiado a campanha de Lula e em desfavor de Bolsonaro.

A tática da suposta parcialidade do TSE foi aprimorada. Nesta semana, a campanha do presidente fez denúncias de que rádios nas regiões Norte e Nordeste teriam deixado de exibir inserções de propaganda eleitoral do candidato à reeleição. A denúncia já apresenta erros graves, conforme expomos abaixo.

Rádio que supostamente favorecia Lula é bolsonarista

O documento da campanha detalhava que algumas rádios das regiões Norte e Nordeste trazia cerca de 6 horas a mais para propagandas de Lula do que as propagandas de Bolsonaro.

Curiosamente, a campanha aponta ter usado “uma pequena amostragem de oito rádios” para mostrar a “discrepância”. A jornalista Daniela Lima, da CNN, apurou as tais rádios utilizadas e constatou diversos erros e suspeitas no documento.

A Rádio 97.1 de Recife, por exemplo, que é a primeira apontada na planilha da equipe de Bolsonaro não é a “Rádio Bispa FM”, conforme listado, mas uma transmissora de rádio pela internet: a legislação eleitoral obriga a transmissão das inserções na rádio e não na internet.

E essa rádio da frequência 97.1 FM de Recife é outra, a Rádio Mais Vida, uma rádio evangélica bolsonarista. “A rádio que diz ser falsamente acusada por Bolsonaro de cercear propaganda bolsonarista é… como mostra seu conteúdo em rede social… difusora de tese bolsonaristas”, apontou a jornalista.

As suspeitas sobre o ex-funcionário do TSE

Na continuidade de alimentar essa denúncia, um funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi à Polícia Federal (PF) após ser exonerado da Corte.

No depoimento, ele entrou em contradição ao dizer que foi demitido “sem que houvesse nenhum motivo aparente” e, em seguida, que “acredita que a razão da sua exoneração seja pelo fato de que desde o ano de 2018 tenha informado reiteradamente ao TSE de que existem falhas de fiscalização e acompanhamento na veiculação de inserções da propoganda eleitoral grauita”.

Apesar de afirmar trabalhar no “pool de emissoras” do TSE, ele ocupava até abril deste ano um cargo na Secretaria Judiciária da Corte e era responsável pela pesquisa e redação de artigos do Tribunal, sem relação qualquer com peças publicitárias ou eleições.

No dia 24 de agosto, Alexandre Gomes Machado foi nomeado para a equipe de planejamento de contratação de serviço de Inteligência Artificial. Competia a ele “realizar estudos preliminares” e de “plano de trabalho” para a contratação do serviço.

Em setembro, Machado passou a compor a Comissão de Segurança da Informação.

O setor foi responsável por, entre outras funções, a de responder e mediar informações na Comissão de Transparência das Eleições. O nome dele, inclusive, integra os anexos do relatório do TSE com o organograma da Corte enviado às Forças Armadas, em fevereiro deste ano.

Por fim, em entrevista à CNN, ele disse ter sido o responsável por receber arquivos de peças publicitárias e disponibilizá-las no sistema eletrônico do TSE. Mas a própria Corte negou que esse seja o procedimento oficial e legal.

“Não é função do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las seguindo as regras”, escreveu, em nota.

Ainda, Machado justificou que foi à PF após ser demitido porque recebeu, naquele mesmo dia, como uma coincidência, um e-mail “emitido pela emissora de rádio JM ON LINE no qual a rádio admitiu que dos dias 07 a 10 de outubro havia deixado de repassar em sua programação 100 inserções” da coligação de Jair Bolsonaro.

Não há informações de qual frequência ou de que região é a emissora citada pelo ex-funcionário do TSE. Em busca simples, a primeira rádio com este nome que aparece é uma rádio digital, ou seja, assim como o caso da rádio de Recife, que não tem obrigatoriedade de seguir a transmissão por não ter frequência. O caso, contudo, deve ser apurado e confirmado pela PF.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cheiro de armação no ar, com um servidor comissionado (bolsonarista?) que sai atirando e vai direto à PF dizer o que o Bozo quer ouvir. E mais: “auditoria” por amostragem com rádios online é imprestável, por completa falta de plausibilidade jurídica. Espero que o TSE vá na jugular desses picaretas e casse o registro do partido.

  2. De qualquer forma, o sujeito que ocupa a presidência da República consegue fazer marola com suas imbecilidades. Isto,graças a própria mídia que lhe dá ouvidos e,pior,voz.
    É preciso parar com isso. Esse sujeito ficou 4 anos lançando fumaça para fugir das discussões. Enquanto isso o patrimônio público era completamente dilapidado, os programas sociais que permitiam a nosso povo condições mínimas para tentar sair da miséria que lhe foi imposta por séculos de escravismo, completamente destruídos, quase 700 mil pessoas mortas pelo imobilismo negacionista na luta contra a COVID,entre outros.
    Enfim,chegou a hora do basta. Esse sujeito e seus golpistas de plantão não poderão mais jogar fumaça.
    O golpe,que os covardes se escondem atrás está cada vez mais visível e,por isso mesmo,mais fraco.
    O lançador de fumaça tem como alternativas tentar aprofundar o golpe ou ir para a cadeia.

  3. Obrigado pela apuração e denúncia, GGN.
    A luta pela verificação e denúncia de fraude sempre será mais demorada que a atuação da fraude.
    Mas continuamos na luta!
    Viva a Democracia!

  4. E dai se a diretora da rádio for bolsonarista? Agora só pq ela não vota no Lula, ela não pode denunciar alguma irregularidade? Tem que ficar calada?

  5. Funcionarinho traíra, plantado para dar o bote com data marcada. Vai sofrer um processo administrativo disciplinar bem merecido por prevaricação e, ao tempo, permitir que as acusações que faz se voltem contra ele e o seu mito. Na verdade, é fato notório que as inserções publicitárias da campanha eleitoral são quase em sua totalidade favoráveis ao bolsonaro. É fato notório que a mídia detesta Lula. Quem assiste a tv aberta percebe a manipulação nas inserções e a falta de proporcionalidade nas exibições. O que gostam de fazer é colocar duas propagandas do governo seguidas de uma da oposição, de tal sorte que ou enfraquecem o discurso ou levam o eleitor à confusão.
    É só pegar as grades de programação e montar. A campanha do Lula deveria contra-atacar demonstrando o prejuízo sofrido. Ainda há tempo.

  6. Meu Deus…onde vamos Pará…parece brincadeira essa loucura de Bolsonaro querer ganhar eleições com tanta Fake News..denúncias sem fundamento e despertando o ódio entre os brasileiros. STF e TSE ajam conforme as Leis e dem um basta nisso, enquanto é tempo. O caos está instalado.

  7. Urgente…eles colocaram o golpe em marcha…
    Aos poucos, a quase comédia trágica de Jefferson, emerge como um ação orquestrada… o erro foi na execução inicial… o centro da questão é o ataque ao TSE e as eleições.
    Agora, parece quase que do nada, surgem ataques específicos ao TSE e ao Ministro Alexandre.
    Surgem aliados como o Senador Lasier , sugerindo uma inusitada prorrogação das eleições.
    Neste ponto, vejo a “esquerda” e a imprensa em geral dando palco para golpista dançar.
    É que, agora, em que a pauta estava totalmente contrária aos interesse do governo bolso, em que era a hora e a vez da pauta econômica, salário mínimo e reajuste das aposentadorias , criação de empregos, inflação e a volta da fome.
    Num instante tentam tirar tudo isso da discussão, e põem todo o foco no TSE, onde um fato de menor porte é transformado em um cavalo de batalha… e com isto trazem a velha ladainha da ameaça de golpe.
    Por imponderável, como sempre se colocam como vítimas do que fazem… dizem ser vítimas de abuso do poder econômico, com o PT via TSE sendo beneficiado na propaganda gratuita eleitoral.
    Tal afirmação, soa quase inacreditável, num momento em que se coloca em pauta o escândalo da denuncia de mais de 1700 crimes de assédio eleitoral.
    Pois bem , entendo que não podemos entrar nessa montanha russa proposta por eles, no campo deles e segundo a movimentação que eles querem dar.
    Fraude pura, na qual eles partem de uma meia verdade, exoneração de um servidor do TSE e de uma alegação sem provas, de terem menos inserções em programas de rádio, para chegarem a ameaça de golpe.
    Tenho que a ênfase que deve ser dada a tal movimento não é outra senão a denuncia de tentativa de golpe… mas, não somente isso, mas de tentativa de golpe contra a democracia… tentativa de golpe contra as eleições, tentativa de golpe final contra as instituições…
    Entretanto, de forma alguma podemos ficar somente na defensiva… temos que neste momento sermos propositivos…
    Temos que ser sintéticos na defesa mas, sem abrirmos mão de denunciarmos incessantemente a tentativa de golpe…
    Mas, a denúncia contra o golpe não pode ser um fim em si mesmo, esta defesa deve estar vinculada aos motivos pelos quais esta sendo feito tal ataque a democracia.
    Temos que deixar claro que bastou colocarmos a questão da defesa do salário mínimo, das aposentadorias, do combate a fome, do combate a inflação do combate a corrupção do orçamento secreto para as garras e dentes dos golpistas aparecerem em sua verdadeira extensão…
    Por isso, não podemos ficar somente na defesa da democracia, das eleições, temos que vincular a defesa da democracia, das eleições e de Lula, juntamente com a proposição econômica, defesa do salário mínimo das aposentadorias, focar no combate a fome , defender a liberdade do voto frente ao poder econômico onde a tentativa de compra de votos atinge a assustadora casa do milhar, neste momento mais de 1.700 casos já investigados.
    Esta é apenas uma pequena provocação, não temos muito tempo, eles colocaram o golpe em marcha.

  8. VIVA LULA, O PT E TODA A NAÇÃO BRASILEIRA EM SUA SÃ CONSCIÊNCIA. O FASCISMO DEVE E SERÁ EXTIRPADO DO NOSSO MEIO. SOU CRISTÃO E CREIO EM DEUS, DIFERENTE DE OUTROS POR AI. vAMOS A VITÓRIA. PT SAUDAÇÕES.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador