Empatar ou vencer por pontos um debate com Jair Bolsonaro não é propriamente um desempenho honroso.
Jair Bolsonaro mente, sabe-se disso. Recorre a sofismas primários – também é de conhecimento geral. Levanta temas que impactam o senso comum e exigem respostas mais longas, para se alcançar o senso comum. E o grande desafio é convencer o senso comum das barbaridades que fala. O público mais informado não vai votar nele.
Ocorre que, como toda pessoa intelectualmente limitada, Bolsonaro tem um estoque finito – e pequeno – de bordões. E tem um histórico imbatível de barbaridades verbais e biográficas para ser explorado.
Portanto, uma estratégia para conduzir uma discussão com ele, parte de pontos óbvios:
1o Ponto – o personagem principal da discussão tem que ser o próprio Bolsonaro.
É sua família que adquiriu dezenas de imóveis em dinheiro vivo, com ele e os filhos praticando rachadinhas. É ele que tem relações diretas com as milícias, que é suspeito de envolvimento no caso Marielle. Ele se diz religioso e se apresentou como católico, foi batizado no rio Jordão, aderiu ao pentecostalismo, se diz contra o aborto mas já deu declarações a favor. Foram seus seguidores que ofenderam autoridades da Igreja católica e desrespeitaram Nossa Senhora Aparecida. Diz-se a favor das famílias tradicionais e está no terceiro casamento. Tem um sem-número de temas resguardados com sigilo de 100 anos.
2o Ponto – mapear os principais bordões econômicos de Bolsonaro.
Não são muitos.
- É a história das críticas que faz ao valor do Bolsa Família, sem levar em conta a inflação do período.
- As mentiras sobre a queda de 20% no valor da cesta básica.
- Os blefes sobre o crescimento do país em meio à pandemia. Basta comparar com outros países no mesmo período.
- A história, agora, de que no seu governo as crianças são alfabetizadas em 6 meses.
- A afirmação de que o Brasil tem a gasolina mais barata do planeta.
- A mentira de que não teve participação na elaboração do orçamento secreto.
- Os dados sobre desmatamento na Amazônia.
3o Ponto – desenvolver respostas rápidas aos bordões contra Lula.
É impressionante, depois de tantos debates, Lula ainda não ter desenvolvido uma resposta rápida e objetiva contra as insinuações de Bolsonaro, especialmente em relação à Lava Jato. Havia um juiz parcial, tão parcial que, no debate, atuou como assessor de Bolsonaro. O Supremo Tribunal Federal anulou suas sentenças, mas elas foram distribuídas a outros juízes, que absolveram Lula, por falta de provas.
Lula não está disputando com Bolsonaro para um público ilustrado, mas para os néscios. Portanto, tem que derrotar Bolsonaro dentro da sua retórica.
Convenhamos: não é um desafio hercúleo. Exige apenas um pouco de método e de estratégia. E de cola de um punhado de estatísticas, para desarmar de bate-pronto as mentiras de Bolsonaro. E, principalmente, com intervenções curtas.
Lula gastou o tempo de 15 minutos com frases longas e descosturadas, deixando 5 minutos para Bolsonaro dizer o que quisesse, sem condições de ter a tréplica. Sua sorte é que Bolsonaro também recorreu a frases longas e temas desconexos.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Bolsonaro tentou se desvincular do orçamento secreto, alegando que o vetou mas que o veto dele foi vetado. Ora, se o Centrão não quisesse, o veto do Bolsonaro teria sido mantido. Então porque o Bolsonaro não veta o Centrão, ao contrário, o sanciona com privilégios?
Há muito que a questão não é discutir o sujeito que ocupa a presidência da República. A discussão, é essa sim é fundamental, deve ser em como parte significativa da população ainda vota nesse sujeito. É menos,muito menos,ao defini-los com néscios.
Mais de 40% da população idiota? Ou teriam sido idiotizados?
Toda a argumentação exposta no post demonstra claramente que algo não vai bem em nossa sociedade,fenômeno, diga-se de passagem, recorrente no mundo atual.
O presidente Lula está usando todo seu capital político e sua credibilidade para tentar tirar o Brasil de seu período mais tenebroso,mais até do que nós período das ditaduras escancaradas.
Assim,é correto dirigir-se aqueles que ainda podem entender. Para os outros,somente água mole em pedra dura,é o tempo não permite isso.
A busca pelos indecisos e,principalmente, para baixar a abstenção, deve ser a prioridade.
Lula parece que não esteve presente ao debate em que Ciro questionou Bolsonaro e a corrupção/falta de transparência/sub valorização que esteve presente nas privatizações realizadas na Petrobras, no Pre-Sal, Eletrobras e venda da carteira de crédito do BB, Refinarias, etc. Na época Ciro questionou também a política de preços na Petrobras e Bolsonaro declarou que não podia interferir na política da empresa…
Vamos destacar isso: Bolsonaro mente quando diz não poder interferir na política da empresa e, por outro lado, quer responsabilizar inteiramente Lula pelos desvios na Petrobras.
Além disso, o que é todo o valor daquilo que Bolsonaro chamou de Petrolão diante dos bilhões recentemente pagos em dividendos (são mesmo dividendos, ou é uma maquiagem contábil?) e dos bilhões que foram perdidos nas vendas de ativos subavaliados nas privatização de refinarias e de grandes áreas do Pre-sal? Bolsonaro fez referência até à refinaria de Pasadena. Entretanto, Pasadena foi revendida pelo governo dele por um preço que também sugere subfaturamento.
Vladimir, lendo o seu comentário, me lembrei desses dois posts a seguir transcritos:
“Irene Telles
– 2022-10-16 13:05:55
Bozo mente e desmente com a maior cara de pau. Como pode haver tantos brasileiros e brasileiras que ainda acreditam no que diz um dia e diz que não disse no dia seguinte?”
“Zallas Avilis Rhoam Hodab
– 2022-10-16 19:53:48
Tentativa de responder à Irene Telles. Creio que a escolha feita pelos eleitores do mito é por questão de coerência. Em grande parte, são pessoas que comungam dos mesmos princípios. Os arroubos e absurdos que deveriam suscitar indignação, provoca efeito contrário. Elas consubstanciam fraqueza com franqueza. Há também uma minoria dentre estas que sãos as ingênuas, pois foram duramente atingidas pelo processo de mais de 30 anos de trabalho da mídia brasileira contra a esquerda, precisamente o PT. O antipestismo pós candidato aécio, plantado por ele e regrado pela mídia, o surgimento da lava jato em conluio midiático gerou, ou, cristalizou a incapacidade de refletir minimamente, de modo que preguiçosamente ante a qualquer questionamento, a resposta é uma pergunta, qual seja: e o PT, hein? Eu estava aqui a debater com uma desta figuras bozzonaristas e ela me devolveu a seguinte questão: E porquê não estão felizes com tantos anos no poder(…)? Uma senhora do alto de seus 50/60 anos acha que qualquer indivíduo que não seja bozzonarista é um integrante dos governo Lula enriquecido com o famoso bordão Lula ladrão. A incipiência destas pessoas no âmbito político beira a infantilidade ou a demência, por isso mesmo a correlação entre elas e a noção de mito de uma figura boçal como esta que hoje ocupa a presidência da república. Não interessa o quanto é baixo e asqueroso o que se produz bolsonaro, pois para estas pessoas a época do PT era muito pior. E nós estamos falando de pelo menos 35% da sociedade. É muita gente desmiolada e sem condição de perceber o que foi os governos Lula em relação ao que está aí. Uma incongruência realística inadmissível”.
O Lula deveria ter dito ao Bolsonaro:
“Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você”.
Como conversar com um fascista?
Titulo de um livro de Marcia Tiburi
Pois é “seo” Nassif, Lula tem suas reservas em atacar familia, vida privada entre outros temas…..continuar assim, vai curtir a besta humana por mais quatro anos desmontando o país…..mas, pra falar a verdade, se eu fosse Lula, e graças ao bom Deus, o nosso, não o da besta humana, não sou; com 76 anos de idade, uma nova esposa, depois de passar quase dois anos preso injustamente, tendo restituído heroicamente a reputação, deixaria o país se virar com a besta humana e sua quadrilha, e iria aproveitar o pouco de vida util que me resta…..o Brasil precisa do senhor “seo” Nassif, ajudai Lula, porque essa comissão da campanha dele realmente vacila muito….
A política deixou de ser o “locus” da esperança. Nassif. É imensa a quantidade de jovens que querem simplesmente ir embora do Brasil. Se fosse jovem faria o mesmo. Todavia, em novembro faço 58 anos. Há mais de 30 atuo como advogado. Fora do Brasil minha formação intelectual e experiência profissional é totalmente irrelevante. Eu não sujaria meus sapatos nos EUA, país que fomentou o golpe de estado que destroçou minha família em 1967. Na Ásia e na África eu seria um alienígena idoso. A Europa deixou de ser sedutora. Lá, além de passar frio, eu provavelmente seria maltratado por fanáticos nacionalistas e obrigado a viver como indigente entre refugiados de guerra. O Brasil virou minha prisão. Cá viverei os anos que me restam. Dependendo do resultado da eleição o próximo “carcereiro em chefe” será um sádico genocida ou um líder político cercado de inimigos por todos os lados.
Na verdade o hobby de Bolsonaro é mentira !
Bolsonaro tem um hobby na vida… mentira mentira mentira!
Faz um favor pra todos nós brasileiros encaminhar essa avaliação/orientação a coordenação da campanha, parece que tem um monte de cegos lá
Resumo do debate: Lula venceu primeiro bloco de confronto, Bolsonaro o segundo(Lula derrapa no Petróleo da Lava Jato, é trauma visível, perde tempo, tem que superar, por mais doídos que tenham sido seus meses de prisão. Os blocos de perguntas foram nulos. E nenhum fato novo, de parte a parte.
Lula não trouxe a ‘ bomba Bebianno’,e se ela existe, pode lhe ser caro retardar sua explosão ou limitá-la ao horário eleitoral ou na mídia, que não anda muito disposta a fazer jornalismo investigativo de verdade. E Lula ao final deu tempo para praticamente um comício de Bolsonaro, não falou um “a” aos católicos, e só falou dos 51 imóveis em parcos segundos do direito na prorrogação. Tudo por ter se destemperado ao tentar rebater o Petrólão. Supera logo isso, diz à plateia “houve, paguei prisão, passou” , e bola pra frente. Foi um vacilo e tanto …
Concordo integralmente com o Nassif. Lula foi pouco objetivo, principalmente na última parte. Daria pra desconstruir a narrativa do bozo de forma bem sucinta. Quando ele fala em “voltar à cena do crime”, aquilo ali doeu e Lula não sabe sair da arapuca. Poderia ter dito que vai voltar pra não deixar que os crimes do atual governo continuem, as mortes de inocentes pela covid, pelo aumento da pobreza, pela fome, pela falta de remédios, pelo desemprego,,,,,,Para evitar que o crime continue a se alastrar como a queima da Amazônia, o desmatamento, os assassinatos de indígenas,,,,etc, etc,,,,Tem que colocar gente mais esperta pra assessorar Lula antes que o sonho vá pro ralo.
Poisé “seo” Nassif, o gado resolveu dar as caras….sentiram o górpe….só não explicam o que é “pintar um clima” entre um cidadão que pinta o cabelo e uma adolescente que vive em uma comunidade pobre, aliás, não há muito o que explicar, melhor mostrar a ignorância, essa musa vaidosa, atacando….
https://www.brasil247.com/tanostrends/viraliza-nas-redes-video-de-carlos-bolsonaro-com-movimentacao-estranha-na-saida-do-debate-da-band?amp Alguém aí poderia explicar o que Carluxo fez neste vídeo durante o debate? Alguém tem algum palpite ?
Essa história que comentas, Nassif, vem desde os debates com o Collor, em 1989. As maiores qualidades do Lula não estão na capacidade de participar de um debate na tevê. Ele é ruim de debate, simples assim. Então, empate com o Bozo é um bom negócio.
O maior problema de Lula é, sem dúvida a má fama. A fama, boa ou má, é como uma doença contagiosa que não só deixa marcas indeléveis quanto se propaga alterando o DNA de suas vítimas, de tal sorte que mesmo após a cura, elas serão acusadas pelos efeitos da doença.Tal é o efeito das calúnias históricas que fazem o Lula “ladrão”, a Catarina da Rússia “promíscua e ninfomaníaca “, por exemplo. Bozo confessa suas práticas sexuais com galinhas, sua vontade de mandar abortar o filho, seu entusiasmo em se aproveitar de moças menores estrangeiras em situação de fragilidade em solo pátrio lancando-as insensívelmente á prostituição, chama seus filhos por número e sua filha nem número tem. Maluf era corrupto , cara de pau, mentiroso e estuprador. A pergunta: por que esses , realmente corruptos, ladrões e tarados não tem má fama? O motivo curioso é que as pessoas sem caráter ou moralidade não se envergonham de nada. Como acham natural o que fazem, a má fama não as alcança,
fazendo verdade o antigo dito popular “quem não tem vergonha todo o mundo é seu”. Para o Lula, pessoa de brio , é tarde pra se desavergonhar , mas nunca será tarde para aprender a enredar o sem -vergonha nas suas
próprias indignidades. Há 🤠 que aprender!
Sr. Fábio de Oliveira Ribeiro, saiba que não estará sozinho nesse cárcere.Toda a nossa geração e suas famílias que estufaram a veia do pescoço para estudar, arrumar estágio, conseguir trabalho com Carteira Assinada, fazer e ser aprovado em concursos públicos, trabalhar e contribuir por 35 anos ou mais para se aposentar, resumindo: Quem seguiu a cartilha da honestidade e do trabalho, está agora como se diz na esquina “Na mão do palhaço”. Mesmo que Lula vença não teremos nossos melhores anos de vida num país em equilíbrio e segurança econômica e social. O que restou da interrupção institucional iniciada em 1964 é o que estamos assistindo hoje e o que nos espera no futuro próximo. Tomara que nossos filhos, quando chegarem a nossa idade, tenham uma experiência de vida mais amena e com mais esperança.
Ninguém assiste debate para decidir voto. Assiste-se debate para ver sangue.
Boa noite. Vc sintetizou o meu pensamento .
Olha, eu já tô cansado de saber tudo que o bolsonaro vai falar, mas o lula e a equipe dele parecem que estão enfrentando o bolsonaro pela primeira vez. Bolsonaro jogou a da Petrobras, lula se irritou, começou a falar por cima dele e não parava de falar, falou tanta coisa q algumas eu nem me lembro. O piro eh que já tinha saído em vários portais q a estratégia era irritar o lula e ele caiu nessa DE NOVO. Pra responder questões como Venezuela, perseguições ao católicos, basta lula falar que não fez isso em 8 anos, e q podem ter ctz que nunca irá fazer, tem até um católico fervoroso como vice… e por ai vai, tem como criar coisas simples pra responder as perguntas que já sabemos q irão fazer e ainda criar bordões pra desestabilizar o psicopata
A esquerda está intoxicada de ilusões. Acredita com sincera paixão que, eleito Lula, o país está salvo da tempestade e mar agitado que enfrentamos desde 2013. Que governo esse velho de 77 anos poderá fazer a partir de janeiro? No Congresso que tomará posse em 1 de fevereiro, 66 senadores são de direita e extrema-direita, restando somente 15 simpáticos a Lula; e na Câmara haverá apenas 124 deputados de esquerda, entre 513, sendo que só o PL de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto terá 100 deputados. Até o orçamento federal já foi tomado por eles, e eles não vão devolvê-lo a Lula, como já deixou bem claro Arthur Lira, que vai continuar presidente da casa.
Estamos parecendo os democratas americanos, que em desespero porque vão perder o Senado e a Câmara para a extrema-direita do Partido Republicano no dia 1 de novembro, se agarram a outro velho sitiado pela oposição.
Não haverá novo ciclo de commodities, pelo contrário, o mundo está entrando em recessão pesada por causa da crise no leste europeu, e a China não vai nos salvar dessa vez. Lula assumirá um navio já navegando para a direita há muito tempo, com dívidas de 200 bilhões de reais. Portanto, que história é essa de “a esperança voltará e teremos uma nova era de ouro com Lula no poder”? Eu sinto compaixão por esse velho corajoso e cheio de bons propósitos, porque a festa acabou faz tempo e ele vai assumir um imenso desastre.
Concordo e discordo. O publico mais informado, como o publico de condomínios de médio e alto padrão do sul e sudeste ostentam bandeirinhas nos seus SUVs e até propaganda tamanho preconceito.
Concordo no publico que se deve disputar, menos esclarecido e sujeito a mudar de opinião como se troca um tênis. Lula começou bem ditando a pauta. Bolsonaro ficava prestando satisfações. No entanto a partir de certo momento e sem motivo passou a se irritar e entrar no campo “moral” preferido por Bolsonaro. Atravessou o tempo do adversário e comeu seu tempo colocando-se em desvantagem.
“Lula não está disputando com Bolsonaro para um público ilustrado, mas para os néscios. Portanto, tem que derrotar Bolsonaro dentro da sua retórica.
Essa sua afimnação, Nassif, é clara, límpida, cristalina, óbvia, evidente, inequívoca e qualquer outro sinônimo que se quiser ajuntar. Só as pessoas que assessoram Lula e ele próprio não entenderam até agora. Por isso, estão perdendo votos na reta final. Não só pela forcinha do TSE, que demora dias para retirar as fake news bolsonaristas, impede o direito de resposta e não pune os autores, para lá de conhecidos. E age com a rapidez de um raio na proteção da campanha de Bolsonaro (vide o caso “pintou um clima). Mas também pela ineficiência da “nossa” equipe de campanha. Tanto que Felipe Neto e Janores, de fora, têm incomodado mais os adversários.
No próximo debate, por que você não vai no lugar do Lula, Nassif?
Lula precisa amealhar os votos dos cidadãos de baixa erudição que estão em dúvida entre votar no fascismo ou nulo.
As respostas precisam ser secas e na canela do adversário, exemplo:
Quando falarem de corrupção: a corrupção da petrobrás foi investigada e quem praticou ilícitos foi condenado, na minha conta não acharam nenhum tostão porque eu sou inocente, falando em corrupção em 30 anos como político seu clã familiar comprou 107 imóveis, um a cada 3 meses em média, 51 em dinheiro vivo, o senhor não acha que isso tem cheiro de corrupção?
Religião, os seus amigos perseguem os católicos, e os seus seguidores perseguem padres e bispos aqui no Brasil, interrompem missas e agridem padres e até no dia da padroeira causaram tumulto.
Será que não tem um media trainning?
Faz anos, quando este incompetente que hoje ocupa o poder começou a registrar seus primeiros grunhidos, que aqui neste espaço alertei que estávamos diante de um mitômano, de um debil mental de um corrupto. E estamos.
Só que está sucia levou a categoria ao extremo. Fazem tudo isso dentro de seitas pseudo religiosas, em nome de um Deus em quem acreditam menos que um ateu.
Debater com está turma é discutir com um papagaio. Perda de tempo pois só sai currupaco.
Aqui fora, no dia a dia faço o simples: Ao fim do 1o turno precisávamos de 2% dos válidos, então trabalho no meu universo para manter o que Lula recebeu tentando puxar 1 ou 2 indecisos.
Precisamos reequilibrar o campo de forças, precisamos defender a liberdade e a democracia. Covardia deixar o Min Moraes tentar fazer isso sozinho.
Tem muito rato rugindo.