Imazon registra aumento de 66% no desmatamento da Amazônia Legal em julho

Dados confirmam apontamentos do Inpe sobre o crescimento acelerado na perda da cobertura florestal; Terras Indígenas são as que menos registram casos de desmatamento

Jornal GGN – Mais um instituo confirma o aumento expressivo no nível de desmatamento na região da chamada Amazônia Legal. O instituto de pesquisa Imazon divulgou, nesta sexta-feira (16), que ocorreu aumento de 66% ne desmatamento em julho de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em números, 1.287 quilômetros quadrados de florestas foram perdidos, área equivalente à do município do Rio de Janeiro. O Imazon aponta ainda que, em um ano, de agosto de 2018 a julho de 2019, o desmatamento aumentou 15%, atingindo 5.054 quilômetros quadrados da Amazônia Legal. O estado que mais concentra casos de desmatamento é o Pará (36%) seguido do Amazonas (20%).

O levantamento aponta ainda que as Terras Indígenas são as que menos registram casos de desmatamento, correspondendo a 6% dos casos. Cerca de 55% dos desmatamentos ocorreram em áreas privadas ou sob estágio de posse, outros 20% em assentamentos e 19% em Unidades de Conservação.

[O GGN prepara uma série de vídeos para mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer ser nosso aliado nessa causa? Clique aqui]

O Imazon não é um órgão do governo, mas uma associação sem fins lucrativos qualificada pelo Ministério da Justiça. Os dados sobre o aumento do desmatamento registrados em julho (66%) pela organização foram inferiores aos registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que aferiu aumento de 278% no mês.

Mas isso ocorre porque as metodologias utilizadas pelos dois institutos são diferentes. O Imazon usa o SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), com capacidade de detectar áreas de desmatamento a partir de 1 hectare (10.000 metros quadrados). Já o Inpe utiliza o Deter (Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real), ligado aos satélites CBERS-4 e IRS-2, capazes de alcançar uma resolução de 60 metros.

Apesar de diferente nos dados, o Imazon confirma o aumento no nível de desmatamento. A divulgação dos resultados pelo Inpe, no mês passado, suscitou críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales. Os dois acusaram o instituto de mentir sobre o desmatamento no país. A crise culminou na exoneração do diretor do órgão, o físico Ricardo Galvão.

*Com informações do UOL.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com essa situação – e concordo com o Nassif -, Bolsonaro vai ficando mais isolado. O problema é que o Brasil vai ficando mais isolado, igualmente.
    Guedes já anunciou que, se a oposição vencer na Argentina, o Brasil sai do Mercosul.
    Eu quero saber se a FIESP (qua, qua, quá!), o agronegócio (deveriam ouvir a Kátia Abreu), enfim, o pessoal da grana que odeia a esquerda acha ótimo o Brasil sem negócios.
    E, pra ser sincero, num país desmantelado, quem vai ganhar são os bancos, os rentistas, empresas lá fora que vão comprar o que sobrar do país.
    É o Capitalismo do Desastre à Brasileira.

  2. Olha aí sr. Rui Daher :“Sem desenvolvimento estratégico, em 2050 não será possível alimentar toda população do mundo”…
    ‘…A inteligência artificial tem contribuído inclusive na investigação científica, sendo possível buscar milhões de informações dispostas em artigos já publicados e correlacioná-los de modo mais veloz que a prática manual, gerando novas possibilidades para o avanço da pesquisa. Tal mecanismo pode elaborar desde novas técnicas para otimização do plantio e seus recursos ou elaboração de carnes sintéticas mais próximas da proteína animal, como também garantir maior grau nutricional através criação de complementos alimentares que combatam diretamente a desnutrição…’ NÃO PRECISAREMOS MAIS DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Replantemos tudo e voltemos como era em 1500. Comeremos ‘Aplicativos de Carne’. Vou comer um giga de picanha!! Não é surreal? Não é o PUM do boi destruindo o Mundo? Não é o todo Gado Brasileiro com brinco de rastreamento como queriam as PRIVATARIAS do Medíocre Governo Tucano do Medíocre FHC? Se lembram? E o fim do Leite C em saquinho plástico? Perigoso e pouco saudável. O negócio era Leite em Embalagem Tetra Pack, como informa a MultiNacional Estrangeira Americana e Européia, que dura até 1 ano. Leite de 1 ano deve ser tão saudável, não é mesmo? E o fim dos Pesticidas? Ficamos por 60 anos, matando mosquitos dentro de casa, no berço das crianças com DDT. Às Toneladas. Então descobrimos que produtos muito menos agressivos e perigosos fazem mal se usados em doses mínimas na Agropecuária !! Não é fantástico?!!! FHC queria que Nossa Pecuária ‘atrasada’ tocada a pasto e água de rio ou nascente, fosse trocada pela NorteAmericana. Lembram da matéria no Globo Rural? Um implante com alguns antibióticos e hormônios e teríamos o mesmo “Gado Yankee Bambado” !!! O que poderia dar errado? Afinal são a Pátria da Tecnologia !!! Então vem Peste Suína, Gripe Aviária, Vaca Louca,…desespero da China à Europa, passando por EUA. E o Planeta inteiro precisa se alimentar de forma sustentável e saudável. OLHA A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA AÍ GENTE !!!!!!!!!! Pobre país rico. Um dia a gente cria juízo e começa a usar o cérebro. Mas de muito fácil explicação.

  3. E ainda tem outra coisa. Caiu por terra, aquela farsa da morte do Índio por garimpeiros. Mais uma farsa, como IPCC, para criar factóides dentro do Território Brasileiro. “Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador