Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Miriam Leitão no reino republicanista, por André Araújo

Ministério Público e Polícias não são autônomos em outros paÍses, de onde o Brasil tirou a doutrina do republicanismo?
 
 
Por André Araújo
 
Ontem, no seu horário na CBN, a sabe-tudo Miriam Leitão sai da economia, sua praia onde adora trocar miudezas de metas de inflação com o “tudo nos mínimos detalhes” Prof. Luis Roberto Cunha, discutem milésimos de IGP-15 versus centésimos de  IGP-M, descontando o expurgo do  IGP-A , como se essas tertúlias milimétricas tivessem alguma importância diante da brutal recessão. Com bolas levantadas pelo inefável Sardenberg, o melhor levantador do Brasil, treinado em Mervais e Miriams, Sardenberg dá a deixa e o tom e o entrevistado pega o ritmo.
 
Miriam não perdeu tempo com os milésimos de inflação, pontificou sobre as maravilhas do “republicanismo” das instituições reportando-se a uma entrevista que lhe concedeu o então Ministro da Justiça José Cardozo.
 
Miriam deu total razão ao Ministro no sentido de que ninguém pode tocar na Polícia Federal, que merece total autonomia, apesar de ser teoricamente subordinada ao Ministro da Justiça. Miriam e o Ministro, ambos, demonstram absoluto desconhecimento da História, da Teoria do Poder, da realidade real do mundo tal qual ele é e não como Poliana sonharia.

 
O Estado é sustentado pelos cidadãos com os impostos que pagam. A partir daí, ninguém tem autonomia no Estado.
 
NÃO HÁ AUTONOMIA COM DINHEIRO PÚBLICO. Como os cidadãos não podem diretamente fiscalizar o uso de seu dinheiro, delegam essa fiscalização aos REPRESENTANTES ELEITOS para que em nome fiscalizem como se gasta o dinheiro que pagam de impostos. Não há como falar em autonomia se quem paga a conta é o cidadão, não há autonomia nem em um condomínio de préio, há hierarquia em todo lugar, como uma instituição pode ser “solta e livre” sem comando externo?
 
Ninguém, nem o Judiciário, nem o Ministério Público e muito menos organismos internos de ministérios podem ter autonomia frente aos REPRESENTANTES ELEITOS pelos cidadãos, porque senão chegaríamos ao absurdo de um organismo pago com o dinheiro próprio fiscalizar-se a si próprio. Ninguém pode estar acima de controle e fiscalização, não só de dinheiro, mas também de funções enquanto pago pelo dinheiro dos cidadãos. Então esse “republicanismo” é uma fantasia inventada.
 
Ministérios Públicos e Polícias NÃO SÃO AUTÔNOMOS OU INDEPENDENTES nos demais paÍses, de onde o Brasil tirou a Doutrina manca do “republicanismo”? Isso simplesmente não existe. A RESPONSABILIDADE POLÍTICA é do Ministro e acima disto é do PRESIDENTE, é este quem dá o aval a todas as investigações, não pode haver investigação autônoma, não há na França e nos EUA, quando essa investigação tem desdobramentos políticos que o policial no nível da investigação não percebe. 
 
Um exemplo: a polícia descobre que um filho do Embaixador de um país importante está envolvido
com uma garota de programa, que por sua vez tem ligações com um traficante de drogas. A Policia, antes de agir, consulta o Ministro, porque uma ação policial pode ter desdobramentos que prejudicam as relações diplomáticas. Na França, houve um caso em que a Polícia queria deter o presidente de uma grande empresa de armamentos por corrupção, consultado o Ministro do Interior autorizou a investigação de forma sigilosa e sem escândalo, porque a França estava em negociação para uma grande venda do armamento dessa empresa para um país cliente e um escândalo queimaria a transação.
 
Essa é a RESPONSABILIDADE POLÍTICA sobre as ações de polícia que não podem correr soltas sempre, há casos e casos, há situações em que o interesse nacional atingido é muito mais importante do que a prisão de um culpado, à autoridade maior cabe o risco e a decisão de agir ou frear uma investigação, isso é da LÓGICA DE GOVERNO e não tem nada a ver com republicanismo.
 
A Lava Jato solta causou um dano ao País incomensuravelmente maior que qualquer ganho que possa haver ocorrido, empresas brasileiras, importantes para o crescimento, foram destroçadas, a imagem do Brasil no exterior foi para a lata do lixo, enquanto países muito mais corruptos têm imagem limpa e tiram proveito disso, como o México, a África do Sul, a Índia, a Rússia, todos conseguiram manter seus “ratings” porque tem cuidado com a imgaem internacional, algo que o “republicanismo” não se importou em liquidar. 
 
O “rating” do Brasil, hoje, é absolutamente incompatível com a grandeza, categoria, potencial e qualificação do Brasil. Estamos abaixo de países insignificantes, na companhia de países párias, nossa imagem foi liquidada por essa absurda exposição de mazelas que são reais, mas que a boa política recomenda deixar como segredo de família e não roupa suja para vizinho ver.  È cinismo? Mas o mundo é assim, não se auto-flagela.
 
Esse é o resultado catastrófico do “republicanismo” de Miriam, a Petrobras processada por todo lado, por vigaristas que compraram ações só para poder processar e extorquir a Petrobras, agora acionistas da Sete Brasil vão processar a Petrobras, vai ser um farra de processos porque IRRESPONSÁVEIS QUEIMARAM O NOME DO BRASIL no mundo.
 
O “republicanismo” deu nisso, dona Miriam. É preciso enxergar mais alto do que o microfone.
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Justiça, Poder e Sociedade

    Ainda que o texto defenda que a lei não é para todos e a Justiça deve passar pelo crivo do poder político para chegar ou não aos seus intentos, reconheço a necessidade de salvaguardar a sociedade e suas escolhas políticas das ações de caráter policial eivada de preconceitos de classe e destinada à luta pelo poder.

    1. Nâo existe isso de justiça

      Nâo existe isso de justiça para todos.

      É impossível material e financeiramente, além de ser ilogico,  que se investigue a todos, é justamente por isso que todos os órgaos públicos devem ter pauta de trabalho, prioridades e quando necessário, também sopesar questões políticas em suas atuações, principalmente na maneira de atuação.

       

    2. Leitura equivocada.

      O texto, salvo engano de interpretação, muito bem escrito objetivo e claro, por sinal, na modesta opinião desse escrevente, não propõe em nenhum momento que se deturpe a JUSTIÇA. Até porque, tanto a ação polícial quanto a prestação da assistência judicante é exercida por pessoas e, portanto, tão sujetas a imperfeição quanto são os seus operadores. Só por isso, qualquer ação no sentido de aplicar regras já deveria ser submetido a análise prévia de autoridade ELEITA e competente para representar a sociedade e seus interesses. Para além das imperfeições inerentes, pairam os interesses de Estado que podem recomendar formas mais adequadas e menos impactantes para a ação da burocracia estatal. Tudo isso sem molestar uma célula sequer do conceito e as regras de aplicação da JUSTIÇA ou do Direito. SMJ.

      1. A autoridade eleita julga a si própria?

        Qualquer ação no sentido de aplicar regras já deveria ser submetida à análise prévia da autoridade ELEITA e competente para representar a sociedade e seus interesses?

        Mas se é assim, então você está dizendo que a autoridade eleita deve analisar previamente se as regras se aplicam ou não a ela própria. Uma forma marota de se defender a ditadura. É uma compreensão capenga do conceito de democracia supor que a autoridade, uma vez que foi eleita, tem todas as prerrogativas para impor o que considera o bem comum. O que tipifica a democracia não é o poder exercido pela maioria – isso é uma condição temporária, pois o partido que obteve a maioria no dia da eleição pode não ter a maioria no mês seguinte. O que tipifica a democracia é a manutenção do estado de direito, sendo mantidas as garantias individuais daqueles que não são maioria. É por isso que os poderes têm que ser independentes, e os juízes não devem ser eleitos, para que garantam que as regras não serão mudadas no meio da partida ao sabor da vontade volúvel da maioria.

        1. Existem n modelos de

          Existem n modelos de democracia, há sim juizes eleitos, no Texas ontem minha irmã votou nas primarias Republicanas e na mesma votação votou para juiz da cidade dela, é um metodo de escolher juiz.

          Democracia é um sistema IMPERFEITO, cheio de furos, é usado porque não tem um modelo melhor, mas não é maravilhso e pode ser péssimo, no geral instituições que não tem FONTE de soberania, que se auto regulam, são muito ruins e passam a defender seus proprios interesses corporativos.

          NÃO HÁ AUTONOMIA COM O DINHEIRO PUBLICO. Quem recebe seus salarios com os impostos pagos por todos os cidadãos não pode se dizer “”autonomo”” e se auto governar, tem que ter subordinação hierarquica até chegar a um eleito.

          Assim  é em todas as democracias sólidas do mundo, não tem nenhum orgão  “”autonomo” na Administração dos EUA.

  2. Ainde se fosse para obrigar

    Ainde se fosse para obrigar os gatunos a devolver o dinheiro roubado da Petrobrás em negociatas, seria admissível. Mas o objetivo da Lava Jato sempre foi POLÌTICO, de destruir um partido, de impedir que um projeto social se viabizasse, e de condenar a prisão seus militantes restabelecendo o poder outrora vigente, onde o país volta a pertencer  a uma elite.

  3. independente sim, desde que não investigue a mossack fonseca!

    é isso que eles querem, na verdade, uma polícia viciada, que só investigue aquilo que eles queiram, não o que interessa ao povo!

  4. Do DCM.

    “A CORRUPÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS É PIOR DO QUE NO BRASIL E VOCÊS SÃO PESSIMISTAS”: DCM ENTREVISTA HENRY MINTZBERG. POR PEDRO ZAMBARDA

         Henry Mintzberg (1939 -)

    Henry Mintzberg (1939 -)

    Considerado uma mente brilhante do mundo empresarial, Henry Mintzberg tem 76 anos e é professor da universidade canandense McGill, em Montreal, desde 1968. Antes de conquistar reconhecimento como acadêmico nos cursos de administração, fez um doutorado na MIT Sloan School of Management em Cambridge, no estado norte-americano de Massachusetts.

    Publicou mais de 150 artigos destinados ao mundo dos negócios e 15 livros. Mintzberg concebe modelos organizacionais de companhias em seis partes: segmento estratégico, linha média de administração, operacionais, analistas técnicos, funcionários de suporte e ideologia empresarial.

    No dia 3 de março Henry Mintzberg irá até Brasília para debater política com a ex-candidata e fundadora da Rede, Marina Silva. Vão conversar sobre seu novo partido e a atual situação brasileira. Na opinião do canadense, os brasileiros são excessivamente “pessimistas”, o programa Bolsa Família foi um grande passo no combate à desigualdade social e a corrupção norte-americana é pior do que a nossa.

    Mintzberg defendeu em um artigo publicado em seu blog no dia 18 de fevereiro de 2016 a diferença entre os corruptos americanos e brasileiros. “A corrupção no Brasil é criminalizada e ela pode ser processada. A maior parte da corrupção encarada pelos Estados Unidos é legal, e seus perpetradores não podem sofrer sanções da Justiça”, diz o estudioso do mundo dos negócios, citando o caso da Petrobras.

    De acordo com a Transparência Internacional, o escândalo da Petrobras é o segundo maior do mundo. No entanto, a legalização do lobby e do financiamento empresarial norte-americano tornaria teoricamente mais difícil a apuração da corrupção, que pode acontecer livremente e sem interferência jurídica segundo Mintzberg.

    Em seu livro “Renovação Radical”, lançado em português em 2015, o acadêmico defende que os brasileiros trazem um equilíbrio entre iniciativas públicas, privadas e plurais – sendo a última vinda de ONGs, associações mistas e cooperativas – que tornam a sociedade mais eficiente.

    Para entender melhor a opinião dele, o DCM conversou com Henry Mintzberg por telefone antes de sua visita ao Brasil.

    O que você acha da Operação Lava Jato? Ela está fazendo um bom trabalho? A presidência de Dilma Rousseff está prejudicada de maneira irreversível?

    Não sou capaz de julgar judicialmente as ações, mas vocês no Brasil ao menos estão processando os acusados. Nos Estados Unidos, o financiamento privado de campanhas está dentro da lei. Todos podem doar para campanhas políticas. Já no país de vocês, a Suprema Corte diz que isso não pode acontecer e que as fontes precisam ser investigadas. Vocês ao menos estão lidando com isso, mas eu sou incapaz de avaliar os efeitos imediatos.

    Eu comparei a corrupção entre americanos e brasileiros e acho que os EUA são piores nisso. A corrupção nos Estados Unidos é pior do que no Brasil, porque lá ela é legal.

    As investigações da Lava Jato e os casos de corrupção não contribuem para acentuar a crise econômica brasileira?

    São muitos fatores que afetam o Brasil e sua economia, sendo alguns deles de fora do país. Temos o preço do petróleo, a depreciação das commodities e tudo isso afeta tanto quanto os problemas das empresas envolvidas nas investigações.

    Governos populares não são mais visados em investigações do que os conservadores?

    Todos os governos envolvidos em investigações ficam em apuros, mas você quer saber uma coisa? O Brasil ainda tem problemas de desigualdades piores do que muitos países, mas vocês estão melhorando no combate a estes problemas, que são muito sérios. A desigualdade está diminuindo para os brasileiros e está aumentando em outras nações. Ao menos os brasileiros estão lidando com uma questão séria.

    Lindando contra a desigualdade econômica também?

    As desigualdades para vocês estão ficando menores, sim. No caso dos americanos, isso está piorando muito.

    Você pode citar exemplos de como isso aumenta hoje nos Estados Unidos?

    A economia americana é vigorosa por conta de seu empreendedorismo robusto. Eles têm todo o tipo de novas empresas agressivas, do Google até a Amazon. Mas a sociedade dos EUA está com um grande problema, embora os índices econômicos não estejam tão mal.

    Qual é o problema deles, em sua opinião? É com as minorias e com a recepção de pessoas de fora do país?

    Eles realmente têm muitas complicações. Desde o sistema penitenciário, que aprisiona muito e injustamente, até o uso intenso de drogas, o boom de pessoas obesas… A sociedade americana hoje está mal formatada.

    Políticos de sociedades como a Suécia, Finlândia e outros países da Escandinávia podem ser um exemplo para o Brasil e para os EUA ou estão muito distantes?

    Acho que podem ser um exemplo para o resto do mundo, mas também acho que o Brasil pode inspirar outros países. Os brasileiros tem o terceiro setor, formado por ONGs e organizações mistas entre público e privado, mais vigoroso que eu tenho conhecimento. Isso pode ser exemplar globalmente.

    Eu falo disso pelo sucesso de iniciativas como o Bolsa Família. Falo de economia participativa em Porto Alegre e das oportunidades que vocês ainda têm com o etanol. Todas essas coisas não são encontráveis em muitos outros países.

    E, além do etanol, temos o pré-sal, não é?

    Há muitas coisas boas no Brasil e o petróleo de vocês é muito importante. As economias escandinavas que você me listou são as mais democráticas do mundo, mas quer saber uma coisa? Elas são todas pequenas. Todos os cinco países da Escandinávia e a Suíça estão no topo dos rankings de democracia e, depois deles, a primeira nação grande que aparece é o Canadá. É a sexta maior. A relação é desigual neste aspecto.

    Você falou que visitará Marina Silva no Brasil durante o dia 3 de março. O que você sabe da campanha dela em 2014? Vão discutir sobre ecologia e energias renováveis?

    Não sei muito sobre política brasileira e seus detalhes, mas ela quer conversar comigo sobre seu movimento e eu quero ouvi-la.

    Você gostaria de falar algo aos brasileiros neste momento de crise econômica, com desemprego subindo e problemas empresariais?

    Acho que o Brasil deveria dar um passo para trás, observar e entender que existem sim coisas maravilhosas acontecendo no país de vocês.

    Somos então muito pessimistas com a sociedade que temos hoje?

    Vocês são bastante pessimistas, sim. Por todos estes motivos que conversamos, o Brasil é o país mais interessante para mim neste momento.

     

  5. Já era.

    André Araujo, agora não tem mais jeito, o estrago já foi feito. Será preciso, talvez, uma decada para corrigir o que de ruim a LJ fez ao país.

  6. Esta senhora, vira casaca,

    Esta senhora, vira casaca, antes se dizia de esquerda, não fala nada sobre seus patrões, silicencia completamente sobre a indecência dos lixos globais, se lhe perguntarem sobre a teoria quântica de campos ela não terá vergonha de discorrer como uma parlapatona sobre o assunto, mas não fala absolutamente nada do quase monopólio exercido pela Globo na área de comunicação no Brasil, do qual ela é uma das beneficiárias: escreve para o jonal dos marinhos, faz um programa na TV por assinatura dos marinhos, comenta dia e noite sobre tudos e todos na TV lixo dos marinhos, enfim é uma beneficiárias das trinta moedas, e quer dar lições de honetidade, moralidade, republicanismo, escreve livros piegas e panfletários sobre seus ídolos tucanos, sem qulaquer profundidade analítica, apenas para dizer o quanto seus economistas são gênios da humanidade.

    Chega a ser amoral o comportamento dessa figura, com sua empáfia de sabe tudo, cercada de elogios e rapapés deles mesmos, seus amigões dos quatrocentos veículos de mídia que a Globo tem espalhados pelo Brasil, compartilha sim da falta de concorrência e da vergonhosa alienação promovida pela Globo quando fica calada, só abre a boca para fazer pólítica de forma dissimulada, esta senhora tem ladoo sim, é o lado dos porrerosos, dos ricos, dos que concentram riquezas, dos alienantes, do lixo global com suas novelas vagabundas.

     

    Ela é uma voz pronta e acabada da família Marinho, basta analisar seus comentários e seus programas, é a reprodução do padrão Globo de qualidade, do discurso obtuso, simplista pela falta de profundidade, não é uma simples empregada, ela é uma colaboradora diária do processo de dominação e contole midiático do GRANDE IRMÃO DO MAL DAS COMUNICAÇÕES: as organizações Globo.

     

  7. “A RESPONSABILIDADE POLÍTICA

    “A RESPONSABILIDADE POLÍTICA é do Ministro e acima disto é do PRESIDENTE, é este quem dá o aval a todas as investigações, não pode haver investigação autônoma, não há na França e nos EUA”:

    Ivan Moraes.  E nao foi “investigacao” nao, foi gigolagem aberta mesmo.

  8. Mas acreditem

    Miriam Leitão,

    Aquela que tem um nariz obsceno e imenso (talvez por causa das mentiras que conta), não perde uma oportunidade de ser infeliz …

  9. Não tem santo nessa estória,

    Não tem santo nessa estória, no momento que forem pra cima das maracutaia deles e as tem pra dar e vender vão dizer que estão usando a pf para perseguição, é joguinho sem vergonha e combinado. È o clube dos homens do terno preto e probos salvando a nação dos impios e impuros.

  10. A NASA e o lava jato
    Enquanto no Brasil nos empenhamos em destruir empresas e empregos, ouço a noticia o que a NASA pretende investir em avião supersónico.

    Todos sabem a NASA é do governo federal americano as os beneficiarios, no futuro, serão as empresas privadas americanas. O que está correto no meu ponto de vista.

    Ou estão eles errados e nós certos?

    Tirem as suas conclusões.

  11. o que esperar?
    O que esperar desses “comentadores”? Nada de importante.

    Depois de decadas lendo jornais e revistas em varios idiomas sei recolhecer se um comentario tem qualidades ou é simplemente bobagem ou manipulação.

    De Merval, Miriam, Azevedo, Jabor, Villa etc, etc nunca ouvi nada que preste.

  12. Republicanismo de Miriam ou Síndrome de Estocolmo

    Pena que ao tratar hoje sobre “as maravilhas do Republicanismo”  das instituições Miriam se esqueça do que a Ditadura,  apoiada e sustentada pelo pai de seus atuais patrões, fez com ela, Grávida.

     

    Miriam Leitão relata torturas sofridas durante a ditadura militar

    Ao portal ‘Observatório da Imprensa’, jornalista contou detalhes da prisão.
    Grávida do primeiro filho, foi deixada nua junto a cobra em quarto escuro.

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/08/miriam-leitao-relata-torturas-sofridas-durante-ditadura-militar.html

  13. nao é desconhecimento

    eles querem é continuar mantendo sua influencia, sem ninguem do governo interferir.

    querem ELES mandar na PF e MPF

    e com isto isto obter a alavanca fundamental para chantagear e intimidar qualquer governo.

    simples assim.

     

     

     

    1. Os adidos militares das

      Os adidos militares das Embaixadas assistem às manobras do exercitos inimigos para se informar como operam.

      Cabe a nós assistir aos programas dos adversario para ver quais são suas armas.

  14. Barra Mansa, 02 de março de 2016

    Caro André Araújo

    Tenho lido teus artigos, alguns muito bons. Nem sempre temos a mesma opinião sobre determinado assunto ou como resolver um problema, mas ultimamente, em geral, concordamos no diagnóstico e divergimos na prescrição. Porém algo nos teus textos causa-me certo desconforto. O espanto e a estranheza que transparecem quando escreves sobre o viés da imprensa na abordagem da crise política. Neste artigo mesmo isto está presente. As Mírians e os Mervais, pelo texto acima, parecem desconhecer o básico do elementar sobre as implicações geopolíticas, seriam pessoas tão obcecadas por suas idiossincrasias mesquinhas que preferem ver o país ruir à possibilidade dos seus desafetos não serem punidos, preferencialmente num dilúvio de fogo e enxofre. Reduz a uma mera questão de ignorância ou de preferências pessoais os posicionamentos dos agentes da imprensa. Discordo totalmente.

    Mírians e Mervais, como Reinaldos e Augustos, Josias e Fernandos, Bóris e Raquéis, Ricardos e Josés, não são nada além de esbirros a soldo de interesses maiores. Nem mesmos os seus patrões Marinhos, Abravanéis, Civitas, Frias e outros são os capos reais. Todos eles fazem parte de uma, como podemos dizer, conspiração, embora este seja um termo forte e propício a retirada da credibilidade da denúncia. Quem nunca riu de teorias conspiratórias.? Porém o caminho para entender o porquê é nesta direção. Embora reles serviçais são tão culpados quanto os seus chefes. As Bocas merecem o mesmo destino de Sauron.

    Não sei se tu notastes, mas de alguns anos para cá iniciou-se a era dos Estados falidos. Não lá no coração da África onde sempre existiram, mas em regiões muito mais prósperas e integradas economicamente ao comércio mundial. Na Europa, no norte da África e no Oriente Médio. O primeiro grande sucesso foi a dissolução da Iugoslávia, foram à guerra para isso. Índice de quase 100%, afinal Kosovo é um pequeno espinho. Depois tivemos Líbia, Síria e Ucrânia. O mesmo já estaria ocorrendo na Turquia não fosse ela uma das maiores forças militares da OTAN, portanto essencial à contenção da Rússia. Esta também correu sério risco na década de 1990, como as sublevações no Cáucaso. Internamente ainda existem lá quintas colunas dispostas a fazerem o serviço.

    No Brasil não é diferente do que disse antes. Principalmente um emergente, de grandes proporções, que fragmente ainda mais o controle mantido pelo império dos Anglos e seus povos vassalos sobre a economia mundial. Qualquer país que possibilite a existência de um mundo multipolar ou tenha ligações próximas, culturais e econômicas, com os grandes adversários do Ocidente, Rússia e China, está sujeito a ser destruído de dentro. Basta que possua traidores em quantidade suficiente ocupando postos chaves no poder público e na mídia. Para eles não importa que o Brasil tenha que pagar pesadas indenizações, que a economia entre num eterno ciclo vicioso ou que tenhamos a pior imagem possível. O que realmente interessa a eles é que o nosso país jamais possa se tornar um problema geopolítico para os seus senhores.

    Cordiais saudações

    Jorge Nogueira Rebolla

    1. Jorge Nogueira Rebolla,dez nota dez!

      Resultado de imagem para boca de sauronEmbora reles serviçais são tão culpados quanto os seus chefes. As Bocas merecem o mesmo destino de Sauron.

    2. Aos meus olhos, o único
      Aos meus olhos, o único efeito do seu texto é ter sido escrito por mim.

      Noves fora isso, desde 2013 (as malditas “jornadas”) estou falando para amigos que tem dedo estrangeiro nisso.

  15. “A culpa do crime é de quem o descobre”

    André,

    A Miriam provavelmente estava falando das tais “tertúlias milimétricas” da inflação pq hoje temos um quadro de brutal recessão COM pressão inflacionária. O desastre econômico proporcionado pelo Governo Dilma conjuga esses dois pontos.

    Além disso, o Brasil não está semi-quebrado por conta da Lava-Jato — embora a operação esteja sim contribuindo para isso. O Brasil está nesta situação econômica como resultado da política econômica do Governo Dilma.

    No mais, reconheço que é normal o brasileiro reclamar da polícia quando a polícia flagra alguma infração desse brasileiro. Da mesma forma que é mais fácil reclamar da Lava-Jato (em que pesem as claras intenções enviesadas da operação) dos que discutir o festival de crimes cometidos e por ela descobertos.

  16. Mas a Miriam está no papel

    Mas a Miriam está no papel dela, caro AA. Ela está no time que joga contra o Brasil em favor dos interesses externos. Seu artigo, excelente, como quase sempre, deveria ser digida à Dilma, não à Miriam.

    Dilma foi eleita para defender um projeto nacional-desenvolvimentista e está traindo seu eleitorado. E desconfio que o tal “republicanismo” esconde um moralismo irresponsável e egoísta de quem não quer “se sujar”. Ninguém pode ser tão burra

  17. Hipocrisia.

    Tem sido sempre um prazer assistir às dissertações desse Sr. AA. Verdadeiras aulas de esclarecimentos. É lamentável que a grande parte da população só sejam oferecidas as sopas e salgadinhos produzidos pelas tabelinhas de boquirrotos mercenários como Sardenberg, Leitões, Merval, et caterva.

    E, na minha opinião, o autor, AA, ainda usou de elegância abordando a defesa do tal “republicanismo” por parte dos boquirrotos como uma legítima defesa de um ponto de vista fundamentado na compreensão do seu emitente. No meu entendimento trata-se na realidade de puro cinismo e hipocrisia merecedores de tratamento mais rigoroso. O que se fala na grande mídia e o Zé Cardozo repetia e repete e repetirá sempre como bom papagaio do Mercado que é, sobre “republicanismo” é tão cínico e falso como a defesa que a GLOBO faz do desgastado e desmoralizado conceito de “liberdade de expressão”!! Essa defesa da liberdade de expressão, entre aspas, abraçada pelos marionetes da GLOBO é, na verdade, e no fundo a defesa intransigente da liberdade que os seus patrões usam e abusam de impor as “realidades” deles, que lhes convém, acima da realidade FACTUAL de que fala o Mino Carta.

    A defesa do distorcido conceito de “republicanismo” vai pelo mesmo caminho enviezado da hipocrisia. Com absoluta fidelidade aos doutrinadores que seguem, os evangelistas do Deus Mercado, a pregação serve para retirar das autoridades do Estado a condição política e legitimidade para exercer as atribuições de que estão investidas pelo mandato popular que receberam. Em perfeita sintonia com a pregação dos conceitos de “estado mínimo”. Mínimo para a população e máximo em favor dos seus interesses comerciais e financeiros. É, portanto, esse discurso, fruto de pura hipocrisia, e não ledo engano dos ignaros mercenários.

  18. É no que deu o empoderamento

    É no que deu o empoderamento das Instituições “republicanas” sem uma contrapartida que seria empoderar o povo através do conhecimento que o tornasse capaz de entender o que ocorre no momento e que, exatamente por não ter a devida compreensão sobre o jogo sujo que rola a partir do poder verbalizador comandado pela globo e cujo discurso uma massa de inocentes úteis repete tal como como boiada em direção ao matadouro, qual o resultado disso senão a perda de conquistas alcançadas a duras penas nos últimos anos, somos um pais que está sempre partindo da estaca zero, sempre passando por uma descontinuidade para, logo em seguirmos lamentarmos: éramos felizes e não sabíamos

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-corrupcao-nos-estados-unidos-e-pior-do-que-no-brasil-e-voces-sao-pessimistas-dcm-entrevista-henry-mintzberg-guru-dos-negocios-do-canada-por-pedro-zambarda/

  19. Desde 2014 nao vejo/ouço

    Por falta de alternativas, acabava vendo (torcendo o nariz muitas vezes) a programação da globonews e ouvir a CBN. Era a maneira de, estando longe, ver e ouvir alguma coisa online. Mas, desde que o sistema Globo, junto com o restante da imprensa familiar, foi para o tudo ou nada graditivamente a partir da fase final da campanha de 2014 não tem como assistir mais. Nunca mais vi.

    Salve a blogosfera! Brasileiros expats agradecem!

  20. ESPETO DE PAU

    Diz o ditado que em casa de ferreiro o espeto é de pau.

    Se a dupla Miriam Leitão e Sardenberg são tão bons no processo de avaliação das finanças do país, por qual razão não são aproveitados no departamento financeiro da Globo. Afinal, quem consegue avaliar toda a complexidade econômica e financeira de um país, tiraria de letra os problemas de uma simples empresa. Confesso que gostaria de vê-los nesta nobre tarefa.  

  21. Do controle do Estado sobre os promotores nos EUA

     

    “Como ela explica,”o promotor também tem o dever de buscar provas que podem, potencialmente, prejudicar o seu caso, bem como o de exibir provas exculpatórias para a defesa, voluntariamente e sem pedido, enquanto isso não é um dever da defesa, diz a ex-promotora. A revelação de prova exculpatória pela acusação à defesa é uma decorrência do sistema americano de “discovery”, um processo em que as duas partes “trocam figurinhas” — isto é, revelam os fatos, as provas, os testemunhos e qualquer outro elemento que possa esclarecer o caso, antes do julgamento. O resultado, muitas vezes, é que não há julgamento, porque a acusação e a defesa fazem um acordo. A descoberta, a qualquer momento, de que a Promotoria escondeu provas exculpatórias que mudariam o rumo do julgamento enfurece os juízes, muitas vezes, que reprimem duramente o promotor e o faz cair em desgraça até entre os colegas. (Grifo nosso).”

    Leia o artigo na íntegra

    A ética do promotor de justiça criminal nos EUA 

    http://romulomoreira.jusbrasil.com.br/artigos/130263998/a-etica-do-promotor-de-justica-criminal-nos-eua

  22. soberbo comentário, caro mota

    soberbo comentário, caro mota araújo..e digo mais, fosse na china ou no japão nada disso estaria acontecendo.. como pode a PF se “auto-intitular” instituição autonôma.. estamos refens desses funcionários públicos pseudo-lava-jatistas que querem minutos de destaque.. a profusão de memes na internet sobre a lava-jato comprova o que escrevo.

  23. Mirians e afins nunca se dão

    Mirians e afins nunca se dão mal. Eles contam com redes pra se protegerem quando a queda chegar neles – se chegar. Por isso. Quem não conta com essa sorte, vai aqui embaixo batalhando pra pagar as contas, mesmo depois de cortes que já estão chegando na carne – como meu pai que, para conseguir pagar o plano de saúde dele e da minha mãe, teve que fazer um outro só pra ela, ele ficando sem. Mas Dilma é de uma insensibilidade de pedra para esses dramas. Votei nela e convenci algumas pessoas a  fazerem o mesmo pra depois passarmos por isso. Não quero que ela seja tirada por um golpe via TSE. O preço dela terminar o mandato e evitar que o pais seja uma republica de bananas será muito caro pra nós = um país quebrado. 

  24. http://www.pressreader.com/br

    http://www.pressreader.com/brazil/valor-econ%C3%B4mico/20160301/281483570465465

    Ontem no rpograma ENTRE ASPAS com Monica Waldvogel na Globonews o professor de direito Oscar Vilhena e o cientista politico Jose Alvaro Moyses elogiaram profusamente o “republicanismo” do ex-Ministro da Justiça José Cardozo, os tres em unissono, sem haver nenhum debate, que seria o objetivo do programa. Por tabela elogiaram irrestritamente a Lava Jato.

    Acima artigo mostrando os estragos causado às perspectivas da proxima rodada de privatização de aeroportos, as operadoras estrangeiras não encontram parceiros nacionais porque todos estão afetados pela Lava Jato e não servem mais como parceiros.  Um grande elenco de boas empresas destroçadas e não servem para novos negocios.

    Essa situação se encontra em todos os setores de infra estrutura, não há empresas nacionais para participar de consorcios, estão todos atingidas pela Lava jato e os fã da operação devem achar isso otimo.

    Os que elogiam a operação aparentemente não tem nenhum problema com isso, a recessão e a trava ao crescimento são detalhes ante as glorias da Lava jato e seus efitos “modernizantes” que fora do Brasil só causam danos ao Pais.

  25. O tudólogo

    O André Araújo é um tudólogo que se mete a dissertar sobre qualquer assunto com o objetivo de defender até mesmo o indefensável. De vez em quando, para fazer essa defesa, ele usa daqueles eufemismos que usamos para defender um membro da família. Ex: O filho é ladrão, mas preferimos dizer que ele tem problemas de ajustamento social e anda em más companhias. Ou aquela irmã que só se relaciona com homens ricos em troca de presentes, mas ficamos ofendidos se alguém insinua que ela é interesseira ou outros adjetivos menos nobres.

     

    Esse governo comeuteu uma série de irregularidades, mas vocês preferem culpar a Miriam Leitão, a Globo, a Veja. 

    1. se o amigo lesse nas

      se o amigo lesse nas entrelinhas, veria que mota araujo defende o fortalecimento das instituições, que uma PF lava-jatista não pode por abaixo um governo eleito democraticamente e com lisura.

  26. A PF autonoma eh como o Banco

    A PF autonoma eh como o Banco Central independente.

    Sao autonomos e independentes da vontade dos eleitores Brasileiros. Em compensacao comem na mao e satisfazem todos os caprichos do tal de “livre mercado”, este representado pela midia familiar e seus financiadores grupos internacionais de interesses incofessaveis.  

    Atraves da midia, estes grupos manipulam descaradamente a opiniao publica, para assim pressionar tanto BC quanto PF a seguir os conselhos de seus “especialistas”. Conselhos que consistem simplesmente em entregar de bandeja nossos recursos naturais e capital humano nas maos de quem quer somente nos explorar ate a ultima gota de sangue, de petroleo e de minerio.

  27. A função da justiça não é dar lucro à economia

    O lava jato causou prejuízo a empresas brasileiras? Certamente que sim. Mas a função da justiça não é dar lucro à economia. De modo geral, a aplicação da justiça causa prejuízos: por exemplo, e alguém vai preso, não poderá trabalhar e isso causará perdas a sua família. Mas nem por isso os criminosos devem permanecer soltos.

    Se você acha que a preservação das chances das empresas brasileiras nas concorrências internacionais tem primazia sobre a aplicação da justiça, então essa é uma das mais cândidas apologias à ditadura que já vi…

    Mas de resto, é discurso vazio ficar condenando o  suposto republicanismo do PT. Tal mentalidade não é produto da ideologia ou de escrúpulos dos petistas, mas consequência do fato do PT não ter forças para governar sozinho. O PT não tem militância armada nem a acachapante maioria parlamentar que outros grupos de esquerda latino-americanos chegaram a desfrutar.

    1. Meu caro, a aplicação da

      Meu caro, a aplicação da justiça terrena não é a mesma coisa que a justiça como tese, a justça ´não é um valor absoluto e sacrossanto e nem o suprasumo da moral, a justiça pode ser instrumentada por razões politicas, eu filosoficamente não coloca a justiça como um valor absoluto acima de qualquer coisa.

      Nos presidios brasileiros mofam mais de 200 mil individuos que lá estão pela mão da justiça, sem serem condenados, muitos segundo toda a evidencia não deveriam lá estar mas a justiça não tem ugencia em corrigir erros, nenhum juizado suspende ferias para rever essas prisões que destroem individuos e custam ao Estado um bilhão de reais por mês, um preso custa em media 5 mil reais por mês, quer dizer alem de acabar com o indiviuo o Estado perde tudo isso por falhas da justiça. Então não

      há essa coisa acima de tudo chamado “a justiça” ou vc acha que faz honra à justiça um juiz como do caso Eike Batista que passou a mão nos bens do dito cujo como se seus fossem?

      Na Segunda Guerra o Governo americano tirou da cadeia mesmo tendo aindo anos de pena para cumprir o chefe mafioso Lucky Luciano para que ele fosse guia das tropas americanas na Sicilia, sua terra natal e onde ele tinha toda uma rede de parentes e cumplices. O interesse do Estado falou mais alto que o interesse da justiça. Luciano nunca mais voltou  para a cadeia e depois da cadeia foi grande operador de cassinos em Havana.

      Nesse caso como em muitos outros da Historia, o interesse do Estado falou muito mais alto que o interesse de uma

      teorica justiça, essa é a regra da Historia através dos séculos.

       

      1. Com certeza não é um valor absoluto

        Que a justiça não é um valor absoluto, isso é bem sabido. Você aqui dá um bom exemplo de como relativizar a justiça, ao afirmar que a corrupção pode ser benéfica ao país.

        Os 200 mil presos que aguardam julgamento apenas atestam como nossa justiça é lenta, mas salvo raras exceções, nenhum deles está preso injustamente. O Brasil é um país de alta criminalidade, onde há muito mais culpados soltos do que inocentes presos.

        Foi uma falha grave o caso do juiz que usufruiu dos bens apreendidos de Eike Batista, bem como a soltura de Lucky Luciano, mas citando esses casos bem, como o dos 200 mil presos que aguardam julgamento, você abusa da falácia dicto simpliciter. O que você quer dizer é que já que justiça perfeita não existe, então toda injustiça é válida.

      2. não sei se o comentário será

        não sei se o comentário será publicado, mas os interesses em questão não são de Estado, e sim de um partido político, o PT, e isso não é uma crítica em si, mas uma constatação.

      3.  
        Pô AA vosmecê com este

         

        Pô AA vosmecê com este lúcido e importante comentário desmantela um monte de mistificação, ao tempo em que, como um cirurgião opera  a catarata que impede muitos de enxergar adiante do nariz. Parabéns doutor AA.

        Orlando

  28. Curioso! A divisão clássica

    Curioso! A divisão clássica do poder republicano é tríplice entre legislativo, executivo e judiciário.

    Depois, logo apareceu eminência parda (Marx mal dá bola), o poder financeiro, sob cujo jugo nos encontramos, especialmente, desde 1954 (Benayon).

    Mas no início do século XX, surge a propaganda encarnada nos meios de comunicação de massa, que deveria ser o 5º e não o chamado 4º Poder.

    Agora, essa gente embalada em frenesi kratomaníaco, partiu para levar ao extremo o princípio estratégico do divide et impera, fragmentando o Executivo em mais pedapos, além da administração direta e indireta, o Ministério Público e a Polícia Federal, com autonomia e independência.

    Com efeito, ademais de guardar o especifismo estupidizante e cretinizante, supressor de visão de conjunto, também facilita sobremaneira a manipulação das instituições pelos interesses de plantão e pré-ordenados a satisfazer o insaciável apetite cleptocrata, seja de nichos (p.ex., mineração com a Vale), seja a própria soberania (p.ex., com o Bacen).

    Essa gente é perniciosa e ameça, pela própria natureza, desde sempre, todos os ideais que justificam e ordenam os povos comprometidos com sua autodeterminação, logo, são deletérios à própria idéia de democracia.

    Fazem lembrar o argumento da extrema direita contra a legalização do partidão em épocas de chumbo (não que propriamente praticassem algo de democrático, mas… fica a metáfora): se por sua natureza totalitária (pensamento único neoliberalismo) não admitem a diferença, o pluralismo, também não poderiam ser admitidos num mundo livre.

    Seleção não é censura.

     

  29. Legião de Honra e Senador…..

     Dono de jornal, financiador de campanhas politicas……., ninguem na França, de qualquer partido, enviaria para a prisão alguem como Serge Dassault, nem o menos famoso, já falecido, Jean Luc Lagardere.

      Prefiro os alemães, são ainda mais discretos que os franceses, com os quais concorreram  na venda de submarinos (  U-214 X Scorpene ), para os endividados gregos, concorreram tanto tecnicamente como em subornos, e só tem um que foi preso, o ex – ministro da defesa grego, que levou 8 milhões de euros da Ferrostaal, que apenas em um “acordo” com o MP alemão, pagou uma multa de 140 mil Euros, e 3 executivos pediram demissão,  o governo alemão encerrou o caso, e ainda cobra da Grécia mais de 1,0 Bilhão de Euros + multas por atraso

          Como disse uma vez um dos “pais ” do bastardo FPCA, Dan Houghton ( Lockheed ), o problema da corrupção nestas negociações, é como acordar de manhã e refletir sobre se irá usar cinto ou suspensórios, algum vc. terá que usar ( subornar alguem ), as vezes, para se garantir : ele usava os dois – mas tinha um outro problema, nossos concorrentes fazem a mesma coisa.

          Na real, no “mundo onde as coisas acontecem”, onde se pagam salarios/impostos/financiamentos, e Estados utilizam-se de suas empresas como projeções de suas intenções geopoliticas, circulando de mãozinhas dadas feito casais, e diplomatas/procuradores/ são servidores destes Estados  destas empresas/corporações, legislações tipo FPCA, memorandos da OCDE, minutas da WTO, somente são consideradas quando ferem os interesses do Estado, preferencialmente ou comumente, utilizadas contra qualquer concorrente que se “aggiorne” a um mercado antes cativo aos “de sempre”.

           O mundo real vai muito alem do microfone e da toga, estes existem para serem usados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador