Não basta tirar a caneta de Bolsonaro: tem que tirar o megafone da Presidência

A cada dia que passa, a manutenção de Bolsonaro no poder significa milhares de vidas a menos

A pax brasiliensis proposta pelos militares da reserva para isolar Bolsonaro consiste em dois pontos:

1.     Blinda-se a República contra atos formais de Bolsonaro. Ele não consegue demitir o Ministro da Saúde, não consegue assinar medidas provisórias contra o isolamento social. Dessa blindagem participam o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

2.     Mas permite-se que ele se manifeste, usando o megafone da voz do Presidente.

E como Bolsonaro tem se valido disso?

Na Paulista, celulares captaram contato direto de Bolsonaro com manifestantes anti-quarentena através do Facetime. Em Goiânia, ele ostensivamente tirou a máscara de proteção e se confraternizou com populares. E, ao governador Ronaldo Caiado, sintetizou sua loucura maior: todo mundo tem que ser infectado para acabar com o coronavirus.

 

A fala do presidente têm sido o maior fator de resistência nacional contra a quarentena proposta pelos governadores e prefeitos. Os alertas já foram dados pelo prefeito de Manaus Arthur Virgilio, pelos governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Maranhão, Flávio Dino. Foi a pregação de Bolsonaro que convenceu o mais estúpido dos governadores – o inacreditável Romeu Zema, de Minas Gerais – a propor o relaxamento da quarentena, enquanto a contaminação cresce exponencialmente, enfraquecendo a posição racional da maioria dos governadores.

Esse movimento de Bolsonaro tem produzido manifestações contra governadores que, até outro dia, surfavam nas ondas da irracionalidade e da política de ódio, com João Doria Jr e Wilson Witzel, responsável pela política de segurança genocida no Rio de Janeiro.

Facebook, Instagram e Twitter interditaram parte das falas de Bolsonaro: a República permite que ele continue conclamando o país ao genocídio. O representante comercial da família, Flávio Bolsonaro, anuncia a criação de um aplicativo próprio, para conferir autonomia de comunicação à tropa bolsonariana.

Não apenas isso. O discurso presidencial, propondo a massificação da cloroquina, a recessão brava que vem pela frente, o desemprego e o fechamento de pequenas e microempresas, em função da incompetência do governo em fazer renda e crédito chegar na ponta, tudo isso criará, mais à frente, um clima propício para uma radicalização ainda maior.

Hoje, a ombudsman da Folha criticou o espaço que se dá às loucuras de Bolsonaro. Ou seja, a crítica às loucuras promove as loucuras. Por que tudo isso? Porque vêm de um Presidente da República. Sem o cargo, Bolsonaro seria inofensivo.

A cada dia que passa, a manutenção de Bolsonaro no poder significa milhares de vidas a menos.

 

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fico pensando que Bolsonaro teve a Convid19, se recuperou e entendendo que está imune fica fazendo essa palhaçada de sair no meio do povo sem medo de se contaminar. Ele só faz isso porque se entende imune.

    1. Já há estudos na Coréia afirmando que pessoas que se recuperaram do Corona se re-infectaram. Ou seja, mesmo que o sujeito tenha criado anticorpos para essa cepa de vírus, ele ainda pode contrair outras e seguir infectando pessoas saudáveis, de maneira a perpetuar o ciclo de contágios.
      Bolsonaro é um perigo, mesmo o sem caneta, pois o gado o segue cegamente.

    2. Concordo. Tenho o mesmo entendimento. Esse lunático infectou-se, superou a doença e sordidamente se expõe porque sabe muito bem que não transmitirá o vírus. Mas age como um menino pirracento, cheio de vontade, que não admite ser contrariado. E desonestamente, vende a ideia de que o isolamento de nada vale. É um sociopata, cujo destino deveria ser a internação em uma clínica psiquiátrica, com camisa de força.

    3. Apesar de que na live deste domingo do prof. Átila Iamarino, onde ele comenta de casos que estão sendo estudados (ao ponto de Wuhan planejar reabertura e já estão considerando o período de um ano de quarentena afrouxa-retrai) sobre a reincidência de casos em alguns países. Aliás, recomendada a visualização inclusive diante do apanhado de informações que ele já está explicando com maior embasamento. Se o irresponsável assistir, ele surta diante da realidade e principalmente das possibilidades.

  2. Não me parece que Dória e outros se façam de rogados e eles dobram aposta aumentando o megafone do oponente… Quem ataca nesses embustes de manifestações não tem compromisso com a realidade… Porque quem jogou todas fichas foi o outro lado no caso o Governo Federal, se der a lógica logrará êxito o discurso da preservação de vidas e quem surfou na onda Pró pra ser eleito talvez ganha dividendos no “Contra” não tendo feito mais que a obrigação (fazendo uma piada com o mercado financeiro Doria, Witzel compraram Put e tem tudo de fazer “a boa” com a desgraça alheia, angariando até a falta de protagonismo da esquerda), um bando de ignorantes na Paulista chamando o Dória de comunista só vai reforçar a sua independência alternativa e expõe o ridículo de apoiadores “tchongos” OS TCHONGOS DE DIREITA…
    O Governador, Prefeito de São Paulo ou de outros centros não tem espaço para apostas fantasiosas embaladas por fanatismo, porque a crise sanitária já bateu na porta e eles tem fazer esse papel, em São Paulo não é terreno arenoso tanto para Governador ou Prefeito com relação a uma doença que já lota leitos e trará sofrimento com a perca de entes queridos, não vejo como lucrar a longo prazo com o Corona vírus e quem arriscou já começa ver o jogo virar, se no curto prazo ela tivesse debelado era outro papo, agora que se alastrou é só ver o tamanho do estrago …
    A NÍVEL NACIONAL se a carriola perder mais o prumo vai ser um baque hecatombe politica e isso de ficar o tempo todo apostando em prognósticos vai ter um preço oneroso, cabe a eles começarem a precificar o custo, finado não vota mais pode trazer uma herança politica que jamais será reconquistada.

  3. Sim, neutralizar o adolinquente é um (pequeno) passo (®Armstrong?)
    Mas o desastre que transformou o Brasil em braZil, tal como a Covid (que se prevê um fim), continua acelerando, mesmo que com o “mito” calado ou ainda mesmo, SEM ele.
    Enquanto estamos “magnetizados”, ou “estupefatos” com sua alucinações distracionistas, os lobos e ratos estão assaltando o galinheiro, o pomar, os pastos, as florestas, os rios, os cofres e tudo mais.
    O Brasil entrou nesse processo antes mesmo de Bozo, com Temer e Dilma II (sabotada, se embaralhou e sequer soube se defender).
    Ou seja: uma mudança de curso em 180° desde 2014/15.
    O neoliberalismo braZileiro atrasado voltou a dominar a agenda, a pobreza voltou ao povo e a medíocre elite voltou a concentrar renda.
    Os “sinistros” estão trabalhando no desmonte, com ou sem Bozo nas ruas ou no palácio: ruralistas grilando, desmatando, envenenando; bancos engordando; diplomacia destruída; educação deseducada; cultura desculturada; estrangeiros comprando o que é nosso (e não do governo); direitos sociais e poupança pública sendo dizimados na calada da noite covídica, etc.
    E pior: a institucionalidade voltou a ser cercada por militares que, como em QUALQUER país desenvolvido, JAMAIS devem (como instituições) sair dos quartéis para comandar a politica.
    Seu papel específico de defesa está OBRIGADO a OBEDECER o poder CIVIL, sob pena de prisão e traição.
    E nós estamos (há ~6 anos) tão mal, com um FEDOR tão insuportável na “sala” que pensamos “melhorar” por um simples “cala boca” de um maluco dançante. Ou de seu encamisamento de força. Ou de sua substituição por um general (de idéias e passado conhecidos). À caça de opções eleitorais futuras.
    O braZil, está numa epidemia viral de assalto à sua riquezas. E seu povo, cada vez mais doente.
    Nesta já longa noite braZileira, o fedor poderá até mudar.
    Mas como não continuar a feder?

  4. “A fala do presidente têm sido o maior fator de resistência nacional contra a quarentena proposta pelos governadores e prefeitos.”
    Vi isso hoje ao vivo aqui a cidade que moro. Cidade que já apresentou meia dúzia de casos.
    Um imbecil berrava contra o governador Renato Casagrande enquanto afirmava que o Bozo estava certo e que o coronavirus não matava ninguém e que o governador estava arruinando a economia do estado.
    Ninguém me contou. Eu vi e ouvi.

  5. O PT, PT, PT foi derrubado por causa de um aglomerado de sentido: corrupçao + comunismo = desemprego + recessao + bandidagem + viadagem. Chega a ser piada a dificuldade da “burocracia do PT (PT, PT)” não esboçar a MENOR reação a isso; é impressionante que tenham entregado as campanhas publicitárias a peso de ouro para dudas mendonças, jooes e mônicas e não tenham aprendido coisa alguma.

  6. Além de miliciano com três cadáveres nas costas, algo que o palerma do sergio moro parece ainda não ter tido conhecimento, o canalha de mente fraca disse ontem, num palanque em Goiânia, que “é preciso que todos os brazucas sejam contaminados” .
    O país está diante de um genocida, mas parece que nada disto é verdadeiro, muito embora esta e outras frases estejam à disposição da Justiça para que esta venha a tomar as devidas providências.
    O sociopata de carteirinha provocará a morte de milhares, e daí? E daí, nada, pois será impossível comprovar os assassinatos premeditados cometidos pelo canalha.

  7. O circo que virou nosso país só tem espaço para nós como palhaços, o restante está todo ocupado por essa gente e parece que não estamos percebendo isso.

  8. A pergunta é, quem está por tras de Bolsonaro destruindo o Brasil ??
    Não acredito que o problema é somente ele, tenho o sentimento que existe uma enorme quadrilha dando suporte para Bolsonaro.
    Vcs lembram do pacote anti-crime anti-terrorismo etc pois é agora não aparece nenhum jagunço do judiciário para acabar com o gabinete do ódio e com esses robôs de fake news que deixa o país caótico.
    O Brasil foi tomado na cara larga tudo isso que estamos vendo é um grande teatro.
    É como uma frase que li aqui mais ou menos assim “em toda essa bagunça que estamos vendo é nela que mora a organização da burguesia”.

    Para os EUA Maduro é ditador e narcotraficante e aqui no Brasil eles patrocinam a ditadura com direito a cocaína no avião do Bolsonaro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador