O fim da vergonhosa era Eduardo Cunha


O fim da saga de Eduardo Cunha coloca um ponto final em um dos mais constrangedores episódios políticos da história da República, desde a redemocratização.

O vácuo político produzido pelos erros da presidente Dilma Rousseff promoveram uma abertura inédita da porteira e abriram espaço para oportunistas da pior espécie.

A crise colocou Cunha no papel de touro conduzindo o estouro da boiada. E, atrás dele, a malta do congresso, o universo dos pequenos políticos sem expressão, o chamado baixo clero, cuja atuação, em outros tempos, era moderada por lideranças de maior fôlego.

A cada eleição, os grandes políticos – à esquerda e à direita – foram se afastando do Congresso, permitindo que políticos de grande habilidade e nenhum escrúpulo – como Cunha – assumissem a liderança, bancados por contribuições milionárias de campanha garantidas pelo negocismo amplo que se implantou no Congresso.

***

A queda de Cunha era questão de tempo. Figuras como ele são eficientes para agir nas sombras, não na linha de frente. Ainda mais com a megalomania que sempre o acompanhou, acima de qualquer limite de prudência.

Em ambiente democrático, não há espaço para os superpoderosos. Tanto assim, que um dos truques históricos da mídia, quando quer marcar um inimigo, é superestimar seus poderes. O sujeito entra na marca de tiro, torna-se alvo não só de jornais como de outros poderes.

***

No início adulado pela mídia, Cunha não precisou de nenhum empurrão para expor sua falta de limites. As demonstrações inúteis e abusivas de músculos incumbiram-se de quebrar a blindagem e transformá-lo em uma ameaça às instituições, ainda mais liderando um exército de parlamentares que parecia emergia das profundezas do preconceito.

***

Com o fim de Cunha, o PMDB volta às mãos de figuras moderadas e responsáveis, como o vice presidente Michel Temer, e de figuras polêmicas mas cautelosas, como Renan Calheiros, até que seja colhido pela Lava Jato. Pacifica-se, assim, uma das frentes que impedia a volta à normalidade política.

No plano Jurídico, com a parte mais relevante da Lava Jato sendo assumida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e com os conflitos internos na Polícia Federal, haverá menos espaço para o show midiático.

***

Na outra ponta, caiu a ficha do PSDB quanto à irresponsabilidade política de Aécio e a loucura que seria o impeachment da presidente. Não interessa nem a José Serra nem a Geraldo Alckmin, em suas pretensões presidenciais, nem a quem tem um mínimo de vislumbre do caos que se instalaria no país, caso o golpe fosse bem sucedido.

***

Para retomar a normalidade, falta Dilma começar a governar.

Nos últimos dias, a Fazenda passou a desovar projetos mais consistentes, de simplificação tributária. Há boas iniciativas na Agricultura e no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Ainda há o risco de um Banco Central descontrolado, praticando uma taxa de juros que poderá criar uma dinâmica insustentável na dívida pública. E Dilma, que ainda não pegou a batuta de maestrina para articular um plano de ação integrado do segundo governo.

Luis Nassif

262 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu tenho uma dúvida; o

    Eu tenho uma dúvida; o sujeito tá montado na grana; comprou 260 dos 513 parlamentares; qual é o erro de Dilma, não dobrar o valor dos passes dos vagabundos? Não fechar o Congresso? O que se faz numa situação dessas? 

    1. Duvida!

      Também tenho essa duvida. Quando terminou a eleição e ficou constatado que o Congresso seria o mais conservador e reacionário dos ultimos tempo. Ficava claro que o executivo teria grande dificuldade de governar, o Cunha é um reflexo desse Congresso.

      1. Pois é; e, na hora de termos

        Pois é; e, na hora de termos que assumir a merda que fizemos como cidadãos corremos pra encontrar um culpado. Ah, é o PT, ah é a Dilma, é o Cardozo… Porra nenhuma, a culpa é nossa! Elegemos o congresso mais mediocre da História e ainda estamos querendo tirar uma onda. Pra eleger essa Congresso de merda a gente tinha que ter votado em Aécio ou Marina.. Mas não… Vamode Dilma e de PT pq aí na hora quer der ruim a gente joga a culpa neles e a estrutura golpista faz o serviço sujo, com o nosso apoio. Não com o meu! Jamais tive a ilusão da possibilidade de govern sem maioria no congresso. A tal de governabilidade, afinal, não era projeto de poder eterno ou amor pelo poder… Agora sugestões dos que sabem tudo; como governar com quase300 parlamentares obstruindo? Ah.. temos uma ideia… com as ruas… As ruas que exigiam mudanças nos deram esse Congresso… E, agora? Se Dilma assumir a responsabilidade pela nossa imbecilidade, nunca vamos crescer como Democracia. quem fez a lambança é que tem que limpar.

    2. Foram dois grandes

      Foram dois grandes erros.

      1.Lançar uma candidatura INVIAVEL de Arlindo Chinaglia, que era inaceitavel para a maioria do Congresso, invés de se articular com as rforças anti-Cunha em torno de Julio Delgado, que sem Chinaglia teria ganho a eleição. Para isso teria

      que fazer um acordo PARA ESSE FIM- A PRESIDENCIA – com o PSDB, preferiu perder com Chinaglia a ganhar com os tucanos.

      2.Fazer um acordo com um politico do nivel de Kassab e seus 40 votos alugados, isso irritou profundamente o PMDB, que até então estava parceirizado com o PT desde a eleição de 2010. Kassab jamais seria um substituto do PMDB, não deu nada em troca e ganhou o rico Ministerio das Cidades, negocio do bazar de Bagdá.

      Ambas as ideias parece que vieiram de um personagem considerado “genial” no nivel do Pato Donald.

      Acordos bem costurados funcionam, o PSDB governou 8 anos com acordos cumpridos.

    3. o maior erro da Dilma

      Na minha modesta opinião, foi ter virado as costas para todas as pessoas que se uniram a fim de elegê-la. Por outro lado, o pouco que fez foi no sentido de agradar/presentear quem sempre quis derrubá-la. 

      Preciso entrar em detalhes?

      1. Não concordo com isso, não. O

        Não concordo com isso, não. O que aconteceu, a meu ver foi uma campanha pesada, anti-PT que funcionou e o Brasil elegeu o pior Congresso de todos os tempos ( qq voto era melhor que votar PT… Mas aí, é o de sempre… Votam no PT pra presidência e anti-PT pro Legislativo…  Dilma virou as costas pra quem exatamente? É uma pergunta mesmo pq eu não faço a menor ideia de quem são essas pessoas que ajudaram dilma e foram abandonadas. 

        Parece que estamos colhendo os frutos da histeria anti-petista e não estamos gostando. 

        1. números…

          Dilma virou as costas pra quem exatamente?

          Cristiana, você tem que entender que a Dilma não foi eleita por essa militância 0,01%. Que se curte e sempre tem razão.

          Obviamente, muita gente que não é “iniciada” – no nível da militância “sangue puro” – votou na Dilma. Caso contrário, como você acha que ela teve 51% dos votos?

          Ah… isso em 2014… melhor nem prolongar o assunto.

    4. Mesma dúvida minha. Junte-se

      Mesma dúvida minha. Junte-se que eu gostaria de ver se o próprio Nassif teria condições de fazer muita coisa com o cerco feroz e sem escrúpulos liderado por rede globo e outros centros de mídia, junto com polícia federal e ministério público partidarizados e agindo inescrupulosamente fora da lei, e ainda setores da justiça com ação política, todos agindo de forma escancarada e antirrepublicana contra a presidente e contra o governo.

      O Nassif, de leve, parece também ter uma certa implicância com a Presidente Dilma.

    5. Você reapareceu!! Que bom,

      Você reapareceu!! Que bom, gosto muito de seus comentários…

       

      Central de whatsapp do governo para liquidar boatos, grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos. Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

      1. Tá atribuindo poderes mágicos ao ensino de Filosofia

        Ensino de Filosofia no Médio? Mais uma disciplina entre as mil disciplinas já ministradas? Teria 2 aulas semanais, num único ano, pois mais que isso nao caberia na grade. Faltariam professores também, aí seriam aproveitados padres, formados em Teologia, e encheriam de besteirol religioso disfarçado de filosófico as cabeças dos alunos. Mas, mesmo sem isso, e em hipótese ainda positiva, em 2 aulas semanais, o que professores poderiam fazer? Dar aqueles pequenos “retalhos” de História da Filosofia, Sócrates e o Conhece-te a ti mesmo, Platao e o mito da caverna, etc. Em que isso contribuiria para combater a barbárie? 

         

  2.  
    SOBRE ‘O SILÊNCIO DOS

     

    SOBRE ‘O SILÊNCIO DOS INOCENTES’ DEMoTUCANOS EM DEFESA DO IMPOLUTO [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”! Possibilidade 1 “Vá ver” os DEMoTucanos estejam esperando “o parecer técnico” do Ives Gandra e/ou do Miguel Realy Junior, para, então, somente aí se manifestarem publicamente em defesa da “impoluta” vítima do conluio integrado pelo governo bolivariano da presidente Dilma Rousseff, PGR, TCÚÚÚ do Mensalão da UTC, ‘microSTÉRIO’ Público do atual procurador ‘Rodrigo Moro Gurgel’, PF republicana [Risos] sob a égide do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano Deus Me Livre Dessa Justiça Cardozo’, ‘delatores encomendados’ (sic) pelo Palácio do Planalto, STF do “supremo” ‘Gilmar Inimigo do CU(nha) Mendes’…A conspiração demoníaca contra o ‘Santo CU(nha) do Never’ chancelada pelo PIG!… Possibilidade [diametralmente oposta!] 2 Em Convenção convocada em [falta de] caráter extraordinário, a Tucanalha DEMoníaca pode estar aguardando o resultado de uma consulta feita a um especialista pós-doctor em engenharia de tráfego marítimo:como os ratos devem saltar da canoa furada e IMUNDA do ‘CU(nha)’ do “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’!… Lá isso é oPÓsição, siô?!… Uma lástima grotesca!

  3. O Cunha é um politico

    O Cunha é um politico notório, de curriculo conhecidissimo, um personagem menor, sem altitude para presidir uma das casas do Congresso e ser o segundo na linha de sucessão da Presidencia da Republica. Seu maior capital é a esperteza, não tem e nem teria razão para ter uma visão de mundo e um projeto de Pais. É uma especie de Kid Moringueira da politica, onde começou com Fernando Collor presidindo a Telerj.

    A Presidencia da Camara tem o poder extraordinario que usado sem equilibrio pode levar o Pais ao fundo do abismo.

    O Speaker da Camara dos Representantes dos EUA não tem nem remotamente o poder que tem seu equivalente no Brasil,

    lá o poder está nos Comités, o Speaker (porta voz, não há presidente) apenas representa a vontade coletiva, não tem poder proprio, como aqui. A Presidencia de um parlamento normalmente se confia a um politico equilibrado, de grande força moral e credibilidade,  sereno, para aplacar radicalismos e equilibrar paixões, tudo o que Cunha não tem e não é.

    É   e sempre será um simbolo de onde chegou a politica brasileira nestes tempos de assombrações.

    1. Newt Gingrich apresentava

      Newt Gingrich apresentava muito pouco ou quase nada das qualidades referidas: “…A Presidencia de um parlamento normalmente se confia a um politico equilibrado, de grande força moral e credibilidade,  sereno, para aplacar radicalismos e equilibrar paixões, tudo o que Cunha não tem e não é.”

  4. Ninguém escapa da bipolaridade nacional

    Num dia o golpe é iminente, no outro está superado. E Dilma coitada que ainda “falta governar”, o que será que esteve fazendo em negociações com os líderes das maiores potências do mundo ? Será que foi Turismo ?

    1. Ninguém escapa da bipolaridade nacional…

      Caro Xará

      O Nassif diz que ” Falta Estadista”, Será que o Putin está perdendo seu tempo? O que Dilma não conseguiu pelas armas,conseguiu pela democracia: mostrar aos brasileiros, o que é realmente este país. Apatridas, grupelhos em todos os poderes da República lutando contra interesses nacionais. Fundamentalistas religiosos, que em nome de Cristo, espalham as trevas e o ódio entre brasileiros. Será que falta realmente ” Estadista ” ou outra coisa?

  5. vergonhosa mesmo…

    Cunha fez da banalidade do mal a do próprio umbigo…………………….

    quando acontece, fica muito difícil distinguir entre ação e reação

    mas reparem como se entregou legal: a reação em desespero só faz confirmar suas ações

    reparem como tenta, abusivamente, ou como sempre atuou, invadir o domínio de competência de outrem

     

    baixo nível nunca deixou de ser baixo nível, mas com pessoas assim também nunca deixou de ser cada vez mais baixo

    1. reparem outra coisa também…

      a violação do domínio de competência fica ou restou confirmada na própria denúncia, interferência a troco de muita grana

  6. A imprensa deve pagar o preço pela aventura Eduardo Cunha.

    A imprensa não pode passar incólume em relação a aventura Eduardo Cunha. Desde a confirmação da reeleição de Dilma, a imprensa colocou Eduardo Cunha como esperança de contenção e, se possível, derrubada da legítima representante popular no Planalto. Ele foi um novo Severino Cavalcante. Porém, mais perigoso pois é mais ambicioso, hábil no manejo de seu “exército” do “baixo clero” e truculento. Os Kaméis, Mitres, Casoys da vida sabiam muito bem disso. Mas, mesmo assim apoiaram esta aventura que poderia desembocar até em guerra civil, no caso de um golpe “hondurenho” (ainda não definitivamente afastado).

  7. tá bom, vou sair……………………………….chega

    mas “mensageiros………………………………………………….bem…deixa pra lá

    mas que cadeia ensina melhor do que igrejas, ahhhhhhh, com certeza

  8. Não podemos esquecer…

    Não podemos esquecer que a Velha Mídia e o PSDB, também, apoiaram o Eduardo Cunha só por um motivo: sangrar o PT.

    É claro que o PT tinha que ter uma sensibilidade para o jogo político maior e colocar no Poder um candidato outro, para além do PT e para além de Eduardo Cunha. 

    Porém, sejamos honestos num sentido, é opinião minha, quem aceitou dar o cargo de Presidente da Câmara ao Eduardo Cunha não foi o PT e nem as esquerdas. O PSDB aceitou. Parte do PMDB e muitos parlamentares da “base aliada/ nem tão aliada” e da “oposição”. 

    E, ninguém é santo não! Sabiam o que queriam ao colocar o Deputado Eduardo Cunha na Presidência da Câmara. 

    Todos que votaram e apoiaram Eduardo Cunha sabem quem é o Eduardo Cunha.

    O estrago foi feito e nos revela que precisamos dar uma parada, e rearanjar o Brasil, a começar pelo que mais tem nos feito mal: a velha mídia.

    Ela está governando o Brasil. Numa Democracia séria o Eduardo Cunha jamais seria eleito ao cargo que foi, porque a Mídia seria um anteparo para esta possibilidade. Nós falávamos dos mais de 20 processos contra o Deputado e, nada disso importava, apenas estava em jogo: sangrar o PT. 

    O vale-tudo se instalou no Brasil. A velha mídia aceitou sem nenhum remorso, até que ficou insustentável e, agora, vamos ver o novo Demóstenes, o novo Arruda? E, finge-se lá na velha mídia que está tudo bem? Que eles não sabiam quem era Eduardo Cunha?

     

     

    1. Lembrando que Dilma de

      Lembrando que Dilma de qualquer  forma será considerada culpada, tanto

      a direita quanto a esquerda-boca mole”.Muito a se fazer, ja se escuta: Se ele

      e ladrão é porque estava junto com o PT. PT…PT…PT.Segue o jogo.

  9. Corremos risco ainda ?

    Gente, afora expeculações sobre o destino do Cunha e consequentemente da política no Brasil, ainda corremos o risco de vermos novamente este filme ? Lembrando presenças de Bolsonaro, Feliciano, etc, etc.

  10. Adoraria que fosse o fim do

    Adoraria que fosse o fim do Cunha, mas as intituições políticas, judiciárias e imprensa andam num nível tão baixo que tudo pode acontecer.]

    Esperemos.

  11. E o Aécio?Não é o Cunha

    E o Aécio?

    Não é o Cunha  claro mas vem usando indiretamente uma tática 

    onde o limite não é fronteira.Algo que se esconda ou mero mimetismo?

    Usou sim a “capa” desalinhada do Cunha.

    1. Aécio não é O Cunha, mas É Cunha!

      Aécio Neves Cunha é Cunha de pai e avô, ambos conservadores de UDN, Arena, PDS, PFL e apoio à ditadura..

      Os genes maternos de seu avô não prevaleceram na politica, embora espertamentee mercadologicamente use o “Neves” ao invés de Neves Cunha ou Cunha.

      Empulhação até no nome…

       

       

      1. Entre eles o Deputado Federal
        Entre eles o Deputado Federal tucano Eduardo Cury, um dos responsáveis pelo massacre do Pinheirinho, desocupação de terra por 1700 famílias em benefício a Naji Nahas ocorrido em Janeiro de 2012 em São José dos Campos, SP.

    2. Aécio

      Bem lembrado. O verdadeiro nome do Aecim é de fato AECIO NEVES CUNHA. Safadamente, ele renegou o sobrenome do pai, AECIO CUNHA, para faturar com o sobrenome NEVES, de seu avô Tancredo.

  12. Um desequilibrado hiperativo na presidência da câmara

    Com fartos indícios de banditismo explícito desde os anos 80, reconhecido até por comparsas.

    O nosso Nero Cameral despachou hoje nada menos que 11 pedidos de impeachment da Dilma!

    Ele, como de resto toda a oposição, a situação fisiológica (la meme chose) e mídia estão desontrolados, perderam a vergonha de expôr sua desfaçatez para com o país em suas atuações puramente de briga de gangues.

    Nosso Brasil vive uma fase politico-midiática-manicomial como não se via há muito!

    A esperança é que dessa maluquice toda, ridículo e vergonhosa, o país e sua sociedade finalmente amadureçam de vez, ao invés de recuar à mesmice histórico-golpista de sempre (um risco…).

    Por incrível qe pareça, estou ficando animado! 

    Começando a bater palma pra maluco dançar…

     

     

     

  13. Tenho minhas dúvidas se o

    Tenho minhas dúvidas se o Cunha vai cair.

    Mas o melhor de tudo é imaginar o sofrimendo dele com a possibilidade de perder a presidência da Câmara, pois a perda do mandato é um processo mais longo.

    A possibilidade de perder a presidência da Câmara, com isso a força politica, status, poder de pressão, persuasão, “convecimento, pró atividade, glamour, mídia… deve está deixando o Eduardo Cunha agoniado,stressado, chateado, com dor de barriga, pressão arterial alterado,impotência sexual… eh,eh que maravilha !

    E isso é o melhor dos mundos para seus algozes ! É um prazer imaginar que ele deve está sentindo pelo menos um desses sintomas.

  14. “Gentem:Sou jovem apesar de

    “Gentem:Sou jovem !Apesar de agitador experiente( Dilma é culpada) o Cunha

    sim …ele me “ENGANOU”! Cunha é do “lulinha!

     

  15. Nas campanhas o dinheiro decide quem vai ser eleito

    Uma coisa passou desapercebida nos comentários anteriores. Como é feita a campanha eleitoral dos candidatos que disputam uma vaga a deputado no Congresso?

    Da pior maneira possível. Sem generalizar, nós, brasileiros, só discutimos política em época de eleição (a realidade está mudando aos poucos com a internet). E o tempo se torna muito curto para isto. E os candidatos, tantos os razoáveis quanto os nefastos, dispõem de alguns segundos para enviarem suas mensagens aos seus potenciais eleitores. E a maioria dos candidatos dizem, em frases curtas e na maioria das vezes sem nenhuma noção do que estão dizendo, que são favoráveis à saúde e à educação.

    Pronto, é essa a imagem que você guarda de todos os candidatos. Segundo Marcos Coimbra, chegamos ao dia da eleição sem ter escolhido o nosso candidato à deputado. E complemento: porque o modelo de programa eleitoral não permite uma escolha consciente e faz com que o eleitorado adquira uma verdadeira aversão a esses programas.

    E eles (encabeçados pelo Eduardo Cunha?) estão querendo reduzir o tempo de campanha à metade. Vejam só que loucura. Quanto menor o tempo mais vantagens levam os candidatos endinheirados ou aqueles candidatos clientelistas.

    Some-se a isto o  papel escabroso da mídia no avacalhamento da classe política, e a confusão está feita. É aquela história: todo político é ladrão e tanto faz este como aquele candidato.

    E o dinheiro, neste caso, ocupa o lugar da consciência. Não estou querendo dizer que a maioria dos brasileiros vende o seu voto, porque a maioria não vende. Mas é o dinheiro, na mão de cabos eleitorais inescrupulosos, que decide quem vai ser eleito.

    Já pegou o seu santinho?

     

     

  16. Eduardo Cunha não seria nada

    Eduardo Cunha não seria nada se não tivesse apoio dos picaretas que o elegeram. Tudo bem!!! Sai Cunha, e como fica os outros picaretas? Derrubar Eduardo Cunha, é o mesmo que varre-lo para baixo do tapete, todos se esquecem que a serpente tem 260 ovos no congresso.

  17. Exercício de futurologia dos
    Exercício de futurologia dos sonhåticos.

    Eduardo Cunha cai em agosto.

    Nova Eleição na Câmara dos deputados elegerá um candidato do PSDB – afinal, o único partifo puro, para a mídia oligopólica. Pressão popular pede PSDB no comando. Pesquisas de opinião (Datafolha e Ibope) dirão: brasileiros querem PSDB na Presidência da Câmara dos Deputados. Deputados elegem psdbista.

    Setembro – novas pesquisas favoráveis à cassação! Comovido e respaldado pela opinião pública Congresso vota e aprova a “pedalada”, e votam e aprovam imediatamente a cassação dos mandatos de Presidenta e vice e se tiram ao mesmo tempo Dilma e Temer do Poder.

    O PSDB assume a Presidência da República via Câmara dos Deputados sem precisar de Eleição. Festa geral na mídia oligopólica e no coxistão!

    1. Sem chances. Só se o coxistão

      Sem chances. Só se o coxistão se separar do resto do Brasil. Ai eles podem instituir a monarquia coxistaneza.

  18. Espero que Nassif esteja

    Espero que Nassif esteja certa é que ontem tenha sido o ponto final da Era Cunha. Mas é bom ter cuidado  com ele. VAi agir como um terorista suicida – sabe que vai morrer, mas fará de tudo pra levar o máximo de gente junto com ele. Dilma tem que se empenhar em dar sinais de que há terra firme após esse violento ajuste. Uma economia fraca demais é como um sistema imunológico muito debilitado: a qualquer momento doenças oportunistas ( como Cunha ) pode infestá-lo e até ameaçar a sua vida. 

    1. Concordo com você, Joel Lima.

      Concordo com você, Joel Lima. Esse ser não é um ressentido mimado que esperneia porque perdeu o jogo democrático. Ele construiu seu poder paralelo forte, na mesma dimensão do seu desequilíbrio moral e megalomania criminosa. É daqueles que acreditam não ter nada a perder, porque até de dentro de uma cela ele continuaria a comandar seus exércitos. Combatê-lo apenas com teimosia e cara feia, sem aliados, é outro tipo de insanidade. Que Dilma reúna e mostre suas únicas armas neste momento: os bons programas sociais do governo petista. Alguém tem que lembrar que a guerra é pela diminuição das desigualdades. Grande abraço. 

  19. Ainda não acabou Nassif. Este

    Ainda não acabou Nassif. Este cara disse que “só vai sobrar evangélico no Brasil”, uma ameaça clara de violência política genocida.

    Por isto tomei a liberdade de alertar as autoridades:

    says “it will only remain evangelical in Brazil”. “Threat of genocide” is a crime ?

    O afirma “só vai sobrar evangélicos no Brasil”. Uma ameaça de genocídio basta para o agir?

    1. Acho que sua opinião é

      Acho que sua opinião é equivocada.

      Só vai haver violência no Brasil se Lula continuar estimulando que ela ocorra como ele andou fazendo exaltando o “Exército do Stédile”.

      Aí vai ser triste pois não cairemos vítimas de um golpe sem tiros como foi em 64.

      Vai ter guerra civil. Simples assim.

      Por isso é melhor que as esquerdas não adotem sua velha cartilha de virar a mesa quando estão perdendo o jogo político e deixar de exaltar o terrorismo, a subversão, a desordem, etc. 

      A maioria do Povo Brasileiro quer apenas viver sem ser espoliado pelos estatocratas que sugam até não poder mais. Mas ainda bem que já restou sinalizado que quem manda no Brasil é a classe média que produz, cria e gera impostos na ordem de 90% do total. 

      Chega de totalitarismo/fascismo “controlista” em nossas vidas. É hora de Liberdade! É hora da Direita! 2016 e 2018 serão “epifânicos”. Será quando as esquerdas serão conduzidas, pelo voto, de volta ao seu lugar natural no cenário político brasileiro: – o volume morto!

      1. Vai te catar emissário do fascismo

        garanto que no esgoto serás bem vindo e bem aquinhoado.

        Quem está partindo para o tudo ou nada e o terrorismo são teus queridinhos da direita, entre eles o Cunha.

      2. Ódio, rancor e vingança!

        Enquanto Jesus disseminou pelo mundo o amor ao próximo, a tolerância, o perdão e a bondade, esses “evangélicos” parecem seguir os sentimentos disseminados pelo satanás: o ódio, o rancor e a vingança! Os cunha, malafaia, everaldo e outros muitos que fazem um desserviço enorme à civilização brasileira deveriam estar na cadeia! 

         

        A política de ódio vem das pregações satânicas desses mercadores da fé, que tomam o dinheiro dos fiéis e os incitam a cometer violência, como o apedrejamento da menina há poucos dias!

         

        Você defende o indefensável! Os “evangélicos” como você estão possuídos por esses espíritos de porco! Vocês é que estão ameaçando fazer guerra!

         

        O estado é laico. Se não podem conviver com as diferenças, vão embora!

         

        Quanto ao PT no governo, os pastores “evangélicos” deveriam agradecer muito, pois com a ascenção de mais de 40 milhões de brasileiros à classe média, o dízimo roubado dos fiéis está bem mais gordo!

         

        Mas, não se preocupem, pois Lula voltará à presidência em 2018, nos braços do povo!

         

        Amém!

      3. A maconha tava vencida, fio?

        A maconha tava vencida, fio? Quando foi que “restou sinalizado” que a classe média é quem manda no Brasil? Você está falando  da classe C? A classe média que os governos petistas fizeram aparecer no país? Hahahahaha, por que será que nas eleições, sua direita falou que os miseráveis é que mandavam no Brasil e que elegiam o PT? Tá tudo muito confuso; já passou de maconha para LSD.

        Classe média que produz, cria e gera impostos? Se você é de direita, como ignora a elite produtiva desse país? Elite e classe média não são mesma coisa, pessoa. Se para você Cunha era o grande defensor da classe mérdia, a coisa é mais grave, porque classe mérdia evangélica é de lascar.

    2. (O ingles certo eh “Only

      (O ingles certo eh “Only Evangelicals will be left in Brazil”, embora a palavra “Evangelics” tambem seja aceita)

  20. Intriga

    Vai ser uma pena se o Dep. Eduardo Cunha for culpado das graves acusações que lhe imputam a esquerda delirante.

    Vai dificultar sua ação política em favor da classe média brasileira.

    Não obstante, ele sempre será lembrado como o sujeito que mais fez (em 4 meses) em favor da classe média brasileira do que foi feito por qualquer outro nos últimos 20 anos.

    Mas o que nos consola é que quem realmente manda nesse País é a classe média e ela deu um basta à ordenha desenfreada da qual é vítima das esquerdas no Brasil.

    Que as instituições funcionem, punam quem é culpado, prendam quem deve ser preso…

    A classe média também fará sua parte…votando em 2016 e 2018 e colocando as esquerdas de volta em seu devido lugar… no volume morto!

     

    Bom Dia Direita! Bom Dia Liberdade!

    1. Falou o líder da classe
      Falou o líder da classe média? Acredito que a maioria dos frequentadores desse blog seja da classe média, não vejo o CUnha representá-los. Em tempo, o que ele fez para a classe média?

    2. Volume Morto

      …”votando em 2016 e 2018 e colocando as esquerdas de volta em seu devido lugar… no volume morto!”

      Pois é, se não fosse o Volume Morto a tucana São Paulo já estaria morta de sede há muito tempo. Sem querer o autor usa uma metáfora perfeita para o que aconte no Brasil desde sempre: As classes mais abastadas utilizam sem nenhum escrupulo dos “reservatórios humanos” formados pelos miseráveis, o tal volume morto. Sem ele à sua disposição, a Classe Média fica com os nervos à flor da pele. Chiliquentos incontroláveis, até nas panelas essa gente precisou pegar. Infelizmente, Walter, voces vão ter que continuar com as mão nas panelas, para o uso que melhor souberem fazer. O “volume morto” não estará mais à disposição assim tão fácil.

       

    3. O governo Dilma desde o

      O governo Dilma desde o começo cospe na classe media, e para seu azar perdeu o apoio dos menos favorecidos, mas o que o cunha fez tambem que a beneficiasse? Diminuição da idade penal? Isso ajudaria em que a classe media? isenção pata pastores e igrejas? Isso ajuda em que a classe media? Esse senhor não fez nada pela classe media, estourou os dieitos dos trabalhadores com a terceirização, e ainda queria tirar o poder do eleitor em escolher o seu governante via parlamentarismo.

    4. Pois é, “volume morto” é uma

      Pois é, “volume morto” é uma expressão que nasceu devido a incompetencia do PSDB paulista. Aqui no Estado, ao contrário da capital, a coisa funciona assim…

      O PSDB finge que governa e a classe média finge que não sabe que o PSDB rouba o Estado há mais de 20 anos.

      Então reelege sempre os tucanos. Nada como ser “esclarecido” e pertencer aos “honestos” do “Brasil que presta”…

      E, claro… Votaram todos no Aécio para presidente, pois “não aguentavam mais tanta corrupção”. Vejam que os paulistas são bem diferentes dos mineiros, que não aguentavam mais tanta roubalheira do PSDB no Estado e mudaram o governo. Já a classe média paulista é a mais conservadora do Brasil. Conserva a corrupção do PSDB há 20 anos…

      1. Concordo. Mas a maioria dos

        Concordo. Mas a maioria dos coxinhas paulistas não são burros, são orgulhosos, Preferem se atolar no volume morto do que reconhecer a incopetência de seus candidatos eleitos.

    5. Cunha te representa e a todos
      Cunha te representa e a todos os coxinhas e indignados de classe média. Cunha é a cara dos que odeiam a liberdade de crer, pensar e se expressar.

    6. Olá Walter. Sou classe média,

      Olá Walter. Sou classe média, mas desconheço os benefícios ganhos através da intervenção do Cunha. Poderias citá-los?

  21. Em condições normais, Eduardo

    Em condições normais, Eduardo Cunha estaria acabado. Entretanto, devemos considerar que nunca tivemos um executivo tão frágil nos últimos 40-50 anos. Resolver o problema do Presidente da Câmara implica em isolá-lo politicamente e, para isso, é necessário uma articulação política que o atual governo não faz. Provavelmente, nas últimas horas, Cunha deve ter ligado e conversado com dezenas de deputados, o Executivo fez isso? Só lembrando, o principal articulador político do governo, Michel Temer, acaba de viajar para o exterior e deverá ficar uma semana fora.

    Sem um trabalho minimamente competente de articulação política, Eduardo Cunha não irá sumir. A ver.

  22. Dilma está morta

    Somente um porém, Nassif. Com Cunha ou sem Cunha, o governo Dilma 2 é natimorto.

    Há 7 meses, este governo se arrasta para chegar ao fim de cada dia, sendo cada um destes dias vivido em agonia e aturdimento, porque ninguém no governo imagina o que vai acontecer no dia seguinte. De onde virá o próximo tiro.

    Mais dois pontos:

    1 – Eduardo Cunha ainda é Presidente da Câmara dos Deputados e além disso, ainda tem muita bala pra disparar (lembre-se de como Roberto Jefferson caiu, mas destruiu também José Dirceu).

    2 – Quem virá depois de Cunha? Um amigo do Planalto? Com essa medíocre e incompetente Dilma Rousseff na Presdiência da República? Duvido.

    1. Mais um espertalhão que sem a

      Mais um espertalhão que sem a coragem de sair em defesa do antigo aliado Eduardo Cunha sempre colocam a presidente Dilma no meio. 

      Assuma, rapaz! Na realidade, vocês estão é frustrados porque sabem que o ocaso do atual presidente da Câmara será a perda de um parceiro na batalha para roubar o mandato da presidente.

      Chora nenê!

      1. Tao espertalhao que nem notou

        Tao espertalhao que nem notou o que falou:

        “1 – Eduardo Cunha ainda é Presidente da Câmara dos Deputados e além disso, ainda tem muita bala pra disparar”

        TODAS as balas que restaram a Eduardo Cunha irao diretamente ao coracao do PSDB.

      2. Não existe mais o governo Dilma

        O mandato dela é legal, constitucional, mas e daí?

        De que serve esse mandato?

        Não passa nada no Congresso sem o PMDB. E é o que estamos assistindo há 7 meses. Essa crise sem fim.

        Eduardo Cunha já era da quadrilha Collor-PC Farias. Ele é um crápula, sempre foi. Mas tira-lo ou não tira-lo de lá não muda muito. Dilma não governa mais nada, como já disse aqui mais de uma vez o dono do blog. Ela se arrasta. Nada mais.

      3. mais um espertalhãoque

        o meu será que o espertalhão não seria vc porque do jeito que tu defendes o o governo mediocre da dilma é porque vc leva alguma vantagem com o mesmo , como os demais. se liga meu

        1. Medíocre é o seu raciocínio.

          Medíocre é o seu raciocínio. Ou você se baseia na sua própria conduta, de quem só defende um político ou partido se levar alguma vantagem? 

  23. Mas a cautela de Renan só diz

    Mas a cautela de Renan só diz que ele pensa melhor que Cunha. Este não usou a razão, e não sei por que descria da possibilidade de ter seu nome incluído na Lava Jato. Já Renan, não só se conhece, como sabe que se seu nome vier novamente à tona, pelo menos ele não terá sido tão abusado quanto seu colega de partido, que está quase morto, precisando da bala de misericória.

     

  24. Falta principalmente alguém

    Falta principalmente alguém assumir o ministério da justiça. Esse é o primeiro passo para haver alguma paz no meio político.

  25. Verdade

    “Para retomar a normalidade, falta Dilma começar a governar.”  

    é verdade!

    Falta tambem o PIG e o juiz do Paraná começarem a respeitar a lei.

    Isso depende mais do STF do que da Dilma.

  26. Nassif…

    a mídiona, calhorda como sempre, tá full-time dizendo que Cunha era aliado de Dilma, o Globo News tá nojento e asqueroso; fico imaginando o tipo de cérebro que acredita naquela banca de jornalistas e analistas… são tão ou mais safados que eles.

    Essa tenebrosa novela ainda não terminou Mouro, como ele disse que vai “esplodir” a Dilma, eu espero tudo de ruim mesmo, apesar de aparentemente estar sozinho agora (até Jarbas Vasconcelos deu-lhe um chega pra lá)… aguardemos então.

  27. Botar um tipo como Eduardo

    Botar um tipo como Eduardo Cunha na Preesidencia da  Câmara, foi para prendê-lo  com o apoio da esquerda e justificar internacionalmente a prisão de um Lula.  Criar no clamor da divisão, o Prende  e Arrebenta.

    .

    1. Sonho de uma noite de verão!!!

      Espere até 2023!!!

       

      Se algum partido tiver um programa de Governo de verdade e não um de golpe e tomada de poder a qualquer custo sem respeitar as urnas, talvez o PT, apesar de vários erros, saia.

      1. Desespero

        O desespero, caso o pilantra do Lula consiga enganar os incautos mais uma vez, será da sociedade

        Brasileira. Esse canalha não passa de um mentiroso, incompetente, oportunista e pregador de uma ideologia

        nociva e falida.

        1. Quer falar mal de alguma

          Quer falar mal de alguma figura pública, fala; mas pelo menos procura estudar um pouquinho de história, política, sociologia. Nem Luiz Inácio e nem o Partido dos Trabalhadores foram ou são em algum milésimo de segundo, comunistas. Luiz Inácio era líder sindical, e seu principal objetivo como sindicalista era emprego e salários bons. O PT era e continua sendo um partido reformista e não revolucionário. Você tem alguma suspeita dos motivos da saída dos políticos que criaram o PSTU e o PSOL? O problema é que o maniqueísmo de vocês da direita brasileira só aceita o mundo pré-capitalista, no qual imperava a relação escravagista. Alôôô, já estamos no século XXI!!!!

          Ou então eu entendi tudo errado e você é o comunista que está acusando Lula de defender a ideologia nociva e falida do capitalismo. Sim, porque é isso que Lula defende, o capitalismo, apenas não na selvageria que o Brasil estava acostumado. Ser solidário e parceiro com países comunistas não torna Lula comunista; assim como a amizade dos EUA com a Arábia Saudita não torna o país uma ditadura.

           

    2. A era PT, não acaba, muito pelo contrário.

      Prezado, deixe que eu explique, porque a “era Cunha” não leva consigo para o afogamento, a adm. petista. Enquanto o Poder Legislativo, era comandado por políticos menos incendiários, os 12 anos de adm. petista, andou e avançou, até que este inimigo da nação, assumiu o 3º mais alto pôsto, da política brasileira, e diuturnamente, atrapalhou a governabilidade, porém esqueceu-se, que mais que muitos dos que estão sendo investigados e punidos, por improbidades administrativas e subôrnos, ele tem muito a explicar, e certamente será alcançado, pelas investigaçoes, que somente agora começarão, e que com ele fora da maldita imunidade parlamentar, terá que responder judicialmente, e sem um inimigo na Câmara, o Executivo, conseguirá governar..

      1. Prezado Raí
        Não nos

        Prezado Raí

        Não nos esqueçamos que a coalizão governou, mas que Dilma perdeu ou não soube controlar, por não ter cintura politica.

        Abração

    3. Só tem um afogado. Que fez

      Só tem um afogado. Que fez questão de se desvicular tanto do PT quanto de pessoas importante de seu próprio partido.

      Afunda sozinho.

    4. Danosa?

      Prezado, o Brasil saiu de 13º , em 2002, para a 7ª economia do mundo, saímos do mapa da fome, houve a descoberta do pré-sal, graças ao trabalho dos bravos engenheiros da Petrobrás,  há o Programa Mais Médicos, com grande índice de aprovação pela população, apesar de todo o corporativismo da classe médica, enfim, se eu fosse enumerá-lo todas as coisas boas dessa era “danosa” não haveria espaço neste comentário. Entretanto, há muito o que melhorar, em especial a prestação dos serviços públicos, principalmente saúde, segurança pública, que poderia ser uma bandeira a ser empunhada pelo governo federal. Por fim, graças a essa era “danosa”, você está praticando desonestidade intelectual neste blog.

    5. Por que ele deveria levar

      Por que ele deveria levar junto o PT? As três danosas propostas defendidas pelo cunha com apoio de seus comandados – terceirização plena, financiamento político por empresas e menoridade penal – foram unanimemente rejeitadas pelo PT. Ele vem sendo sistematicamente um estorvo para o PT. 

  28. Não seria, caro Nassif,

    Não seria, caro Nassif, “superestimar” os poderes não apenas de Dilma mas de qualquer presidente do Executivo cobrar-lhe a tarefa de conduzir também o Legislativo? O governo de Dilma vai bem, na minha opinião, seu projeto maior, de consolidar as instituições democráticas republicanas, base fundamental para que todo o resto possa ser construído, vem sendo tocado com cuidado e perseverança, não? Inclusive estabelecendo dificuldades para que algum eventual sucessor dela consiga restabelecer facismo autoritário nessas instituições: depois de Dilma quem conseguirá aparelhar um Legislativo ou um Judiciário que sentiu, pela primeira vez na história desse país, o gosto da autonomia? É… pensando bem esse negócio chamado liberdade vicia.

    Assim como quem nunca comeu melado, quando come se lambuza, ainda haverá bastante desajeito pelas instituições. Mas, ué… uma hora a gente tinha que começar a amadurecer, não é? E amadurecer não se faz sem “desajeitos”, sem dores. É como com os furúnculos, quem já teve, sabe: dói enquanto está enrustido mas a gente finge que não vê, se entorta para sentar ou caminhar. Dói alucinantemente para espremer. Mas a dor vai passando, o tecido se recuperando… fica cicatriz mas o importante é que não há mais infecção, não há mais pus e coisas ruins ali. Assim foi com Cunha, com Aécio e até, em certa medida, com a imprensa terrorista e inconsequente.

    E se o plano maior – consolidar as instituições democráticas – vem sendo tocado com maestria, decoro e perseverança, os pontuais se ajeitam: hoje a inflação sobe pontos decimais, amanhã, cai um pouquinho – Economia num país que participa do mundo como o nosso fica afeto ao que rola no mundo, mesmo. Internamente, temos feito ajustes em nossos programas sociais e de descentralização de poderes econômico e – mais importante, na minha opinião – político, maior participação popular na prosperidade inerente à oitava? sétima? economia mundial.

    Não sei se a classificação por PIB é tão importante assim. Geopolítica, conquistar soberania e independência me parece fundamental para a prosperidade. De toda forma, para quem gosta de PIBs, dentre os quase 200 países do mundo, o Brasil é um dos primeiros. Será que não estamos sendo um pouco tímidos, modestos demais quando pensamos no nosso país? Cunha é pequeno, temos que ser como ele?

    1. Muito me alegra sua leitura

      Muito me alegra sua leitura menos pessimista da realidade; quando tenho pensamentos semelhantes fico imaginando se não estou louca. Enfim, só acrescento que, a meu ver, ninguém aparelha o Judiciário; ele é aparelhado por si mesmo. Embora alguns eventos externos (como a CF88 e a Reforma e 2004) tenham provocado mudanças, o próprio Judiciário comanda sua ação. Moro e similares não obedecem ninguém, exceto sua vaidade jurídica. O judiciário é um complexo autista, que pode funcionar bem a serviço da sociedade ou não, depende do humor. O x da questão é que os governos precisam saber lidar com ele; o PT não sabe (ou melhor, a esquerda não sabe), o PSDB é doutor no assunto e o PMDB é café com leite.

  29. mais uma oportunidade

    os holofotes se invertem e Eduardo Cunha se torna vidraça. poupada momentaneamente do foco, seria a hora de Dilma reagir. mas para isto teria que reconhecer seus erros, assim como o lulismo, e promover uma mudança de rota.

    1. afastamento imediato de Eduardo Cunha da presidência da Câmara;

    2. em sequência, pelo encaminhamento da Lava Jato, afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado;

    3. formação de uma frente do campo progressista por uma política econômica pró desenvolvimento

    e inclusão social ( o que inclui enfrentamento com o setor financeiro e o fim do “ajuste fiscal”);

    existem condições objetivas para tal? existem precisam ser trabalhadas? precisam, e muito. só que tudo começa com a vontade e a decisão de assim agir.

    o governo tem esta vontade? será capaz de tomar esta decisão? caso contrário, o que faz?

    .

  30. Educação e Cultura

    De acordo com a leitura, nem sei se tanto pela análise, quanto pelo otimismo, que chega em boa hora. Só sigo angustiado com o destino da educação e da cultura, que me parecem as únicas formas de emancipação real na orquestra internacional de forças. Infelizmente, não consigo ser otimista quanto a isso, inclusive porque mesmo os melhores analistas nem comentam essas frentes…

     

  31. CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    Ele não apenas chamou a todos nós de idiotas, mas também demonstrou que não tem a mínima consideração com o que o povo pensa. Afinal, reflita sobre isso:

    VOCÊ NÃO PERCEBEU QUE ELE DISSE À DILMA PARA DEIXÁ-LO FAZER O QUE QUISESSE, OU VIRARIA SEU INIMIGO? 

    Esse sujeito é um CRETINO! Ele não tem o menor pudor, perdeu completamente a vergonha na cara, e não dá a mínima ao povo. O que os vermes normais fazem às escondidas, de forma obscura e velada; ele fez do jeito mais escancarado e escandaloso, que ninguém jamais poderia imaginar. É como se a sociedade brasileira não existisse, não tivesse interesses, e não valesse absolutamente nada! Ele passa por cima de todos, porque a única coisa que interessa no mundo são os seus interesses pessoais…

    Sr. Cunha, por respeito à sua inteligência, recomendo um psiquiatra!

    Lembre-se de que a Dilma deu ordem ao Ministro da Justiça e à Polícia Federal, para que investigassem tudo com ampla liberdade, e não aliviou nem ao próprio Lula e aos senadores aliados. Isso é compromisso de campanha! Ninguém pode dizer ainda, se o Cunha roubou ou não esse recursos. Delação não vale nada, se não levar a outras provas, mas…

    AFINAL, POR QUE O CUNHA ACHA QUE NÃO DEVE SER INVESTIGADO?

    A SOCIEDADE PRECISA DE FERRAMENTAS PARA SE DEFENDER!

    Não é possível que continuemos vendo um sujeito como esse, achando que deve estar acima da lei, e não poder ser investigado pela Polícia Federal; assim como o senador Perrela, cujo helicóptero da família foi apreendido cheio de cocaína, devolvido aos seus donos, e até o piloto liberado; ambos tomando as principais decisões do país! 

    07 DE SETEMBRO

    PEC 21/2015 JÁ

    Vamos valorizar nossas manifestações cívicas, sabendo o que pedir, e exigindo a aprovação imediata dessa PEC; que dá ao povo o direito de fazer ABAIXO ASSINADOS com poder de convocar RECALLS e REFERENDOS, para que, no voto, possamos cassar os políticos, e derrubar leis indesejadas, feitas por esses patetas. 

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA TEORIA:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater 

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA PRÁTICA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk 

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial? 

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO 

    Só mais uma para refletir:

    AS TVS JORNAIS E REVISTAS DEFENDEM O POVO OU OS CORRUPTOS? 

    Fica o apelo ao PMDB, para que respeite a memória do saudoso Ulises Guimarães, e toda a sociedade brasileira, acabando com esse constrangimento criado ao país, chamado de Cunha! 

    JUDICIÁRIO BRASILEIRO = PALHAÇADA!

    Enquanto cidadãos comuns são presos indevidamente, com a absurda alegação de que podem fazer algo contra as investigações, o Cunha usa o próprio cargo para tentar barrá-las, e nada acontece consigo…

    Sr. Moro, e juízes do STF, vocês envergonham a todos nós brasileiros!

  32. JÁ FOI TARDE!

    CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    Ele não apenas chamou a todos nós de idiotas, mas também demonstrou que não tem a mínima consideração com o que o povo pensa. Afinal, reflita sobre isso:

    VOCÊ NÃO PERCEBEU QUE ELE DISSE À DILMA PARA DEIXÁ-LO FAZER O QUE QUISESSE, OU VIRARIA SEU INIMIGO?

    Esse sujeito é um CRETINO! Ele não tem o menor pudor, perdeu completamente a vergonha na cara, e não dá a mínima ao povo. O que os vermes normais fazem às escondidas, de forma obscura e velada; ele fez do jeito mais escancarado e escandaloso, que ninguém jamais poderia imaginar. É como se a sociedade brasileira não existisse, não tivesse interesses, e não valesse absolutamente nada! Ele passa por cima de todos, porque a única coisa que interessa no mundo são os seus interesses pessoais…

    Sr. Cunha, por respeito à sua inteligência, recomendo um psiquiatra!

    Lembre-se de que a Dilma deu ordem ao Ministro da Justiça e à Polícia Federal, para que investigassem tudo com ampla liberdade, e não aliviou nem ao próprio Lula e aos senadores aliados. Isso é compromisso de campanha! Ninguém pode dizer ainda, se o Cunha roubou ou não esse recursos. Delação não vale nada, se não levar a outras provas, mas…

    AFINAL, POR QUE O CUNHA ACHA QUE NÃO DEVE SER INVESTIGADO?

    A SOCIEDADE PRECISA DE FERRAMENTAS PARA SE DEFENDER!

    Não é possível que continuemos vendo um sujeito como esse, achando que deve estar acima da lei, e não poder ser investigado pela Polícia Federal; assim como o senador Perrela, cujo helicóptero da família foi apreendido cheio de cocaína, devolvido aos seus donos, e até o piloto liberado; ambos tomando as principais decisões do país!

    07 DE SETEMBRO

    PEC 21/2015 JÁ

    Vamos valorizar nossas manifestações cívicas, sabendo o que pedir, e exigindo a aprovação imediata dessa PEC; que dá ao povo o direito de fazer ABAIXO ASSINADOS com poder de convocar RECALLS e REFERENDOS, para que, no voto, possamos cassar os políticos, e derrubar leis indesejadas, feitas por esses patetas.

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA TEORIA:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA PRÁTICA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial?

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO

    Só mais uma para refletir:

    AS TVS JORNAIS E REVISTAS DEFENDEM O POVO OU OS CORRUPTOS?

    Fica o apelo ao PMDB, para que respeite a memória do saudoso Ulises Guimarães, e toda a sociedade brasileira, acabando com esse constrangimento criado ao país, chamado de Cunha!

    JUDICIÁRIO BRASILEIRO = PALHAÇADA!

    Enquanto cidadãos comuns são presos indevidamente, com a absurda alegação de que podem fazer algo contra as investigações, o Cunha usa o próprio cargo para tentar barrá-las, e nada acontece consigo…

    Sr. Moro, e juízes do STF, vocês envergonham a todos nós brasileiros!
     

  33. Ainda é cedo, cedo, cedo, cedo.

    Gostaria de concordar com o Nassif, mas…

    Ainda é cedo. Os parceiros do Deputado Cuna na velha mídia passarão a atacar o PGR Janot. Podem contar com isso. Pode sobrar inclusive para o Ministro Teori. Sei lá, qualquer coisa pra os constranger, como um irmão, ou um filho, algo assim como o filho do Ministro do TCU Cedraz. A mídia tem os interesses dela, como todos temos interesses.

    Outra discordância é de que a normalidade política no Brasil deva passar por conchavos políticos em que eles tenham vantagens, como cargos para poderem achacarem empresários a colaborarem comcampanhas políticas. Aí junta a fome de políticos inescrupolosos com a vontade de comer de empresários aproveitadores.

    Não nos esqueçamos dos ensinamentos de Ricardo Semler, em artigo da Folha. A propina pública e o jabá privado é que azeitam as relações comerciais no âmbito público e no privado. Você não é obrigado a contratar com o Poder Público. Se o emprsário contrata nessas bases é tão picareta quanto o político ou o operador/consultor intermediário.

    As portas do inferno político foram abertas em razão de os santos empresários envolvidos necessitarem mandar ou trazer ilegalmente divisas do exterior. O empresário e cambista Youssef era um dos canais para entrada e sída desse dinheiro ilícito, seja para pagar políticos pelo conluio nas falcatruas contratuais, seja para remeter ou internalizar valores ilegalmente obtidos via empresas de fachada do empresário Youssef.

    O deputaod Cunha, assim como o PC Farias, ou Delúbio ou Márcio Fortes são produtos desse submundo cuja origem é a manutenção de feudos empresariais via cartel que impedem a livre concorrência ao azeitar a influência nas relações políticas com propinas disfarçadas de doações para todos os partidos que chegam ao Poder. Pois esses partidos só chegarão ao poder com esse dinheiros “investidos” em campanhas políticas, cujo retorno se dá em contratos firmados. Tudo uma grande simulação.

    A solução: financiamento de campanha com prestação de contas da campanha “on line” e instântanea, primordialmente público, se proibindo o financiamento empresarial de campanhas. O MF que,r, a Justiça eleitoral quer, a Receita Federal tem sistemas pra isso, mas, isso, os inúmeros políticos como Deputado Cunha não querem.

    Como simulação era a paz política alcançada quando não se investigava.

    Ou se tem coragem de atacar esse grande conluio para manutenção do status quo empresarial e político, ou não seremos nunca uma República. Mas o ataque a isso tem de ser institicionalizado.e isonomico. Pois parece que alguns integrantes do MP e da PF não agem na legalidade nem de acordo com os princípios de impessoalidade. Ou seja, tem lado.

    O execício das prerrogativas institucionais pressupõe responsabilidades e parcimônia com os poderes a ela vinculados. Os vazamentos selecionados e as existência de provas obtidas ilegalmente permanecem como vícios dos investigadores. Talvez aí resida o maior pecado da Lava Jato e de todas as operações anteriormente anuladas, como a Gautama, a Monte Carlo, a Satiaghara, a Castelo de Areia, que nevolviam empreiteira e políticos.

    O fator de ineditismo na Lava Jato é a figura do Dr. Moro, que quebrou paradugmas jurídicos, como as prisõres preventivas. Muitas delas, não revogadas por Habeas Corpus em instâncias superiores. e na autuação do PGR Janot que não está a fim de arquivar, pois as porvas existem e são bastante para denunciar diversos parlamentares.

     Em suma, mantido o sistema de financiamento político atual não há como ter pacificação na política brasileira. Novos parlamentares como Cunha surgirão.

  34. Para mim seria bom que este canalha fosse para a cadeia

    pois ele incendiou o clima político no Brasil.  Suas atitudes acabaram incentivando outro maluco que é o playboy neves.  Caindo cunha espero que o neves seja enquadrado pelo psdb, mas, mesmo  que não seja, ficará falando sozinho no deserto.  No entanto no Brasil tudo pode acotecer. Pode ser que o Janot caia e o cunha sobreviva.   Caso cunha caia, dilma tem a oportunidade de governar com mais tranquilidade, mas a saída de cunha  por si só não levará a uma melhor situação se dilma se mantiver fazendo um governo de autistas.  Se ela não começar a mudar a condução econômica, penso que poderá ser a próxima a cair.  Na verdade temos que reconhecer que os erros de dilma não podem ser colocados nos ombros de cunha.  A economia está sufocada, o desemprego aumenta, a insastifação da sociedade só tenderá a aumentar.   Aqui mesmo neste foro, quantos deixaram de apoiar inconcionalmente dilma?  Ela está crente de que a economia vai melhorar, mas há pensantes que dizem que a continuar assim a economia vai para o buraco.  Neste caso dilma e o pt vão juntos.   Lula poderá ser poupado, pois nele nada gruda.  Será sempre um herói.  Mas uma candidatura dele dependerá de uma ampla frente para descaracterizar a presença do pt, que tenderá a ser rechaçada pelos eleitores.

  35. vergonhosa não é só a era

    vergonhosa não é só a era cunha, mas também dos eleitores de cafajestes de mesmo quilate. com um mínimo de menos alienação (não perceber as determinações históricas que influem no ser de cada um enquanto indivíduo e enquanto classe social), financiamento empresarial de campanhas nem estaria sendo discutido (e defendido por estes pilantras), pois investir nalgum candidato não seria garantia de elegê-lo, como hoje se dá. um pouco mais de consciência sócio-política deixaria de fora dos parlamentos e executivos estaduais e municipais figuras como estas, afinal, aqueles que lucram (lucram mesmo) com a eleição destes imorais são poucos.  

  36. Quem acompanha vez em quando,

    Quem acompanha vez em quando, não precisa ser assiduamente, as sessões plenárias do Congresso pelas benditas televisões que as transmitem, sabe que desde aquela célebre votação da Lei dos Portos já Eduardo Cunha se firmava como formador de um grupo, pequeno ainda naquela ocasião. Um grupo que surgia como entidade estranha às composições  convencionais, além de partidos e seus líderes, além de institucionalidades estatutárias e partidárias, que feria de morte as regras da fidelidade dos acordos que dão sustentação ou que se opõem aos governos. Um câncer que se alastrava dentro da Câmara e absorvia antes de outros os vulneráveis deputados do chamado Baixo-Clero. Naquele momento ainda havia alí combatividade por parte da bancada governista, e Cunha foi isolado por Garotinho com a classificação de sua emenda, que beneficiaria os detentores do poder portuário do velho esquema, de Emenda Tio Patinhas. O Governo saiu vencedor do embate e fez-se uma moderna e necessária Lei dos Portos, da qual o país precisava urgentemente. Depois daquilo o grupo de Cunha cresceu e se tornou hegemônico. Cresceu porquê? Porque a mídia lhe injetou gás. A mídia e seu braço político, o PSDB. Deputados do PSDB, que no caso dos portos ainda tinham o pudor de votar pela melhor proposta, foram “orientados a apoiar em bloco as iniciativas de Cunha. Com estas armas em punho, Cunha devorou em seguida o PMDB inteiro. Parecia inatingível, super-poderoso, nada poderia detê-lo e projetava uma sombra de segurança onde todos os que queriam ser “recompensados”, sem que por isso sofressem algum castigo, refugiavam-se com tranquilidade e até euforia. Quem avalizava esta tranquilidade e esta segurança, que emanava de Cunha e protegia toda a sua tribo? Quem proporcionava a todos eles a certeza da abastança em total impunidade? Claro que  era a mídia, nossa velha e manjada mídia. Era a mídia que a eles dava coragem para agir. Eram a Veja, a Folha, O Estado, o Globo, a Globo e suas co-irmãs. Cunha fez o que fez e sua tribo fez  o que fez, porque acreditaram piamente que a mídia os estava protegendo e que a Justiça, mesmo se não os estivesse apoiando por motivações ideológicas, jamais se atreveria a desfiar o poder da gloriosa mídia reacionária. Esta é que é a verdade.  

  37. ¨Malandro é sapo,que pula

    ¨Malandro é sapo,que pula para não levar rasteira.¨Agora não adianta ¨espernear¨.

    Parabéns pelo texto Nassif.

  38. Mudança de ideias em apenas 24 horas…

     Em menos de 24 horas, os PETISTAS: a) Começaram a acreditar em delatores b) Passaram a acreditar em prova cabal o que antes não provava nada e portanto, Dilma não poderia sofre impeachment. c) Consideram panelaço algo democrático e não golpismo d) Rompeu o silencio de anos vendo o PT roubar, e se diz bastante preocupado com a propina e coloca no twitter: CunhaNaCadeia ……. 

    1. de dono da verdade..

      Os donos da verdade, galináceos gordos e emplumados tucanos e assemelhados, estão curtindo como na física uma reação, nada demais e curta a tua.

      1. Faz sentido

        Não sou tucano e nem petista, apesar de já ter votado muito no Lula e em 2010 na Dilma. Faz muito sentido o que a Letícia está dizendo. Sempre estive ao lado do Lula quando ele chamava Maluf, Collor, Renan, Sarney de bandidos e, no entanto, ele foi ao poder aliado a esses bandidos e, pelo que vejo, está mancomunado com eles (vide Collor na diretoria geral da BR distribuidora). Logo, quem manifesta apoio a um bandido para derrubar os outros bandidos, está seguindo a cartilha do Lula, que é hoje, o maior bandido desse país, e olha que votei nele em todas as eleições das quais ele participou, desde aquela com o Collor, o qual o próprio Lula liderou a campanha do impeachment. O PT sempre teve 3 tipos de eleitor: o pobre (beneficiário do bolsa família, que não tem culpa por isso), o semialfabetizado (que também não tem culpa de um país que continua não investindo nada em educação) e o burro (que foi enganado achando que o PT iria investir em educação, saúde, segurança, infraestrutura etc. Confesso que me enquadrei na última categoria, mas só até a eleição para prefeito. De agora em diante, PT nunca mais. Definitivamente, os ratos comunistas só “governam” distribuindo dinheiro para garantir votos. Quando o dinheiro acaba, a culpa é dos capitalistas.  

    2. Tem delator que gagueja e é

      Tem delator que gagueja e é impreciso, foi assim talvez, ou assado quem sabe, mais ou menos, etc. . Estes não merecem crédito. Tem outros, como o Camargo, que dizem que pagou e falam como e aonde. Pagou e mostrou o recibo. Este, merece crédito.

  39. Porteiro, manada ou irresponsável?

    Em respeito à constitucionalidade da Presidência da República, ao se falar em porteira, oportunistas e responsabilidades, há de se perguntar em qual papel você colocaria o ex-presidente.

  40. A Veja tenta, mas está difícil salvar o Cunha

    Veja vira metralhadora de Cunha. Mas não terá força para arrastar a mídia

    18 de julho de 2015 | 08:54 Autor: Fernando Brito, no Tijolaço

    capaveja

    A capa da Veja assume – não se pode deixar de reconhecer, com certa ironia – o sensacionalismo da revista, agora a serviço da desesperada defesa de Eduardo Cunha, que consiste, claro, em espalhar lama a granel, para que sua própria imundície desapareça.

    É essa a saída possível de Cunha: criar um clima assemelhado ao bordão do antigo personagem de Chico Anysio, “sou, mas quem não é?”.

    O problema é que não somos, embora haja – e por todos os lados – muitas falcatruas.

    Excessos e desbordamentos, dos quais a mídia se comprazia, de repente começam a ser criticados porque as medidas se voltam contra seus podres e pobres cúmplices, como Eduardo Cunha, que anuncia suas reações desesperada ao que já claramente se aproxima: seu afastamento da presidência da Câmara, como especula hoje a Folha.

    Afinal, durante meses a fio, a veja fez  a apologia do “cadeia para todos”, da prisão sem provas cabais, das detenções continuadas, sem prazo ou formalidade…

    Tanto quanto a Época, sua irmã “dimenor”, claro, aproveita para isso o inepto e anômalo inquérito aberto contra Lula por um procurador da República que viu na notoriedade a maneira esperta de escapar de punições por anos de negligência funcional, pelo qual passara a responder em processo administrativo, poucos dias antes.

    Truquezinho rastaquera,  ficou evidente, apenas para fazer o MP se constranger em anular o procedimento e passar por “lulista”.

    Mas, como admite a revista em seu editorial, “sensacionalistas são os fatos”.

    E as acusações a Eduardo Cunha e suas ações, como no caso da autoria real dos requerimentos destinados a achacar um lobista e as movimentações de dinheiro vivo – até seus jantares paga “em espécie” – ou as pressões que faz sobre seus cúmplices são fatos.

    Por mais que se proclame ungido, já está a se ver, Cunha não há de ter descoberto o “crime perfeito”, até porque sua modalidade de poder, tal como as dos “gângsters” funciona à base da intimidação.

    Portanto, abalado seu poder, enche-se de rachaduras a blindagem do medo com que se reveste.

    Os políticos começam a fugir dele à medida em que a crise o atinge em cheio  e não será diferente do que fará a mídia com sua “madrinha” semanal, se estar seguir no “cunhismo”.

    Sensacionalismos se esvaem, como aquilo que são: palavras. Mas os fatos, estes ficam e acabam por imperar.

     

    1. Se a blindagem do Cunha está

      Se a blindagem do Cunha está sendo rompida, ótimo!

      E a blindagem do Lula? Há que se desvendar esse mistério,

      ou será que ele é realmente honesto, não sabia nada do mensalão,

      nem de petrolão, do mal explicado BNDS…

      Outra coisa, o impedimento da D. Dona Dilma, levando em conta as suas

      deslavadas mentiras de campanha, além das manobras obscuras que,

      pelo que sabe, já foram apuradas pelo TCU e a sua notória incompetêcia,

      deve acontecer. O país, se não se livrar dessa gente, dessa esquerdopatia

      insuportável, está fadado ao atraso e a uma ditadura comunista.

       

      1. KKKKKKKK

        KKKKKKKK

        “está fadado ao atraso e a uma ditadura comunista” – conta outra!

        Cuba se reaproxima dos EUA!

        A China pode ser tornar em breve a nação mais rica do PLANETA!

        À china é o MAIOR CREDOR DOS EUA!

        A Russia tem mais bilionários que o Brasil!

        1. kkkkkkk

          Menos mal!

          Se já há bilionários no comunismo, significa que  estão se enganjando 

          ao sistema capitalista. Só falta curar a perversidade dos seus ditadores.

          1. Caro Kuzze, a guerra fria

            Caro Kuzze, a guerra fria deixou de existir há muitos anos, o mundo esta meio que globalizado, não sei se você percebeu.

             

          2. Caro Kuzze, a guerra fria

            Caro Kuzze, a guerra fria deixou de existir há muitos anos, o mundo esta meio que globalizado, não sei se você percebeu.

             

          3. Ditadores dos tipos do Paraná

            Ditadores dos tipos do Paraná q agem a base da borrachada em trabalhadores e não respeitam o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ,vc sabe o que é isso?? ou não quer nem saber???Parece q não!!!

      2. Claro que ele sabia. Em

        Claro que ele sabia. Em Brasilia os segredos são de polichinelo. Todos sabem quem rouba, quem falcatrua. A diferença é que Lula nunca participou de acertos, de negociatas, (ele pessoalmente não tem interesse em grana) nunca levou grana, nunca se vendeu. Enfim, não pensa pequeno. Se pensasse teria se vendido desde as greves do ABC. As ofertas eram quase irrestiveis. E o cara mora no mesmo apartamento há 30 anos. Nunca comprou nada nos Jardins, em Paris ou Miami. Ao contrario desses deslumbrados com carrões, aprtamentos, mansões, etc.

        Aliás, dizem que toda a grana do Lula está bem guardada para ser usufruida por ele na proxima encarnação. Quando ele voltar terá à sua disposição toneladas de ouro e bilhoes de dolares. Alem disso herdará a Friboi do filho.

      3. O Fim da vergonhosa era de Eduardo Cunha

        De fato o Congresso Nacional se revelou a fonte de toda a corrupção no Pais ao eleger Cunha. Mas quem vendeu o Brasil foi o bem antes do PT, ainda que o Governo fosse avisado que o país que privatizou os serviços públicos, NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, sem exceção alguma, prejudicou o próprio povo. Nada obstante, o FHC iniciou a venda, o LULA continuou e a Dilma está finalizando o processo. É ela que deveria receber o diploma de “Honoris Causa” cooptado pelos seus pares anteriores no cargo. Em qualquer País do primeiro mundo, um homem que possua o cargo de Cunha, se acusado como foi e questionado, IMEDIATAMENTE afasta-se do cargo, coloca TODAS as suas contas à disposição da justiça por quinze dias e volta ao cargo incólume, se inocente. Ao entrar em desespero, tomando atitudes como as que tomou, CUNHA pressupõe a sua própria corrupção. Assim começamos, assim terminamos, deixando configurado que o Congresso Nacional vem se constituindo como a fonte de toda corrupção existente no País. LAMENTÁVEL POLÍTICA BRASILEIRA. 

      4. Esse comentário parece o

        Esse comentário parece o próprio Aécio escrevendo,Aéciooo vc tá aí!!! Por favor nos poupe, todos sabemos q existem inúmeros escândalos envolvendo os DIREITOPATAS e pelo jeito tudo q não lhe agrada vc gostaria de se livrar tipo BOLSA FAMÍLIA,FIES,MINHA CASA MINHA VIDA só alguns exemplos dos ESQUERDOPATAS e olha q não sou nem petista mas não sou cego e nem ELITISTA E PRECONCEITUOSO!!!

      5. E O PSDB???

        Os olofotes da midia estão sobre os PT e demais partido que apoiam o governo, são varias denuncias; operação lava jato, pedido de impeachment e tantas outras coisas mais.

        Quanto as investigações que envolvem politicos do PSDB; mensalão mineiro, trens do metro de São Paulo, aeroporto nas terras da familia do Aécio.

        Em ambos os casos os ladões devem pagar, seja da situação ou oposição, direita ou esquerda, o dinheiro do povo deve voltar para os cofres publicos.

      6. Parece coisa de juiz de futebol borrão

           Expulsam um de um lado aí é um tal de neguim dando pulo pro alto querendo que expulse um do outro, tem juiz borrão que obedece mas vou te falar de outro juiz borrão. Até pra se condenar petistas no “mensalão” tiveram que admitir que não tinham prova, “condenei por que quero”, e ainda livrarm todos os reus tucanos acusados do mesmo crime, não foram pra cima do Lula por que se borraram tudinho, uma vez expulsaram pelé de campo por confundirem ele com um companheiro, pois o ômi teve que voltar pra campo depois que a torcida expulsou o juiz que quase foi linchado, é só pra vocês se orientarem.

  41. Calma aí

    Devagar com o andor. “A partida só está ganha quando o juiz apita o final”. Não custa lembrar, não é mesmo?

    Até lá, antes dos foguetórios comemorativos, o cabra precisa ser julgado e condenado. Enquanto isto, estará fazendo as suas traquinagens. E o pior: fazendo escola. Teremos ainda pela frente, dias tenebrosos. É de arrepiar.

    E quanto à Sra Dilma, esta já deveria ter acordado desde o primeiro mandato. Deixou a porteira aberta, passou boi, passou boiada.

    Agora que corra atrás do prejuizo. Prejuizo este, que quem pagará seremos todos nós.

  42.  quando estava chegando o fim

     quando estava chegando o fim da apuração dos votos a globo news, deu como certo a vitória de aecio e ele saiu da garagem do predio em ar triunfal, só que chegou os votos de bh, e o nordeste, que deu a virada de ultima hora, aquela reporte coroa que estava cobrindo a matéria e comemorando , ficou de repente com cara de cu, e disse que dilma virou, ai aecio ficou com cara de cu, e são paulo e a globo que acha que manda no brasil não  aceitaram a viótia de dilma os almofadinhas de sp, acham que eles sustentam o brasim , quem manda a comida para aquela gente toda . se dilma  só manteve o que lula fez é outra história. mas que foi uma bela vitória foi.

  43. Nassif,
    uma coisa curiosa é o

    Nassif,

    uma coisa curiosa é o relativo silência do PGR. Este já teria os depoimentos do Julio Camargo há 3 meses atrás, o que bate inclusive com o período em que começou a sofrer ataques frequentes do deputados. O conjunto de provas e evidências contra ele deve ser muito maior do que se supõe. Ele mesmo reclamou da devassa fiscal e bancária que v em sofrendo

    Talvez a estratégia tem sido dar corda pra ele mesmo se enforcar. Mas ele não deve estar sozinho nessa história. Alguns deputados da sua tropa de choque devem estar enrolados também e outros morrendo de medo de cair junto

    Vejam quando o PGR vai contra-atacar 

     

     

  44. Muito nos enganamos, o Cunha

    Muito nos enganamos, o Cunha está mais “vivo” do que nunca, afinal, só o próprio congresso, leia-se, câmara dos deputados é que poderia pará-lo em suas atribulações: tendo a maioria na mão, quem se arriscaria a “fisgá-lo”. Pois é, nossa constituição é clara sobre o assunto: nenhum parlamentar pode ser pego a não ser por eles próprios. Portanto, o discurso do Cunha, ontem, não foi o “esperneando” que pensamos, mas, sim, discurso de demonstração de forças para a (sua) plateia: que urrou de prazer e gozo. Os 300 picaretas (ou mais), permanecem sob o “comando” do chefe. Pobre País.

    1. Schell

      E desde quando o Cunha tem maioria na câmara ? Ele tem o baixo clero comprado e o PSDB,DEM e seus rabinhos como PPS, PSB, etc como ajudantes de luxo, no intuito de tirarem o PT do poder. Mas depois de tudo isto, não sei se ficarão ao lado dele.

    2. Todos se afastarão de Cunha.

      Todos se afastarão de Cunha. Se não por medo, pela falta de “incentivo”, já que o poço secou.

  45. 16 anos mal aproveitados
    Ele pode sair, ser preso, exilado, banido, defenestrado.

    Em quê muda tanto assim as atuais circunstâncias e qual será a grande mudança ou proposta que este grupo de esquerda” no poder apresenta?

    Ou – de outra forma – permanece sem resposta a grande questão: Qual é o projeto para o país e o plano de execução?

    O modelo esgotou-se, chegou ao fim, caducou. O conjunto de ideias sao ridiculas. São conduzidos por intenções eleitorais e de permanência no poder.

    Não há idéias em relação ao futebol, turismo, esportes (as olimpíadas ano que vem no Rio e não no Brasil), a Penitenciária de Pedrinhas.

    Uma robusta e articulada ação sobre as regiões metropolitanas, redução dos assassinatos em massa, contundentes investimentos em tecnologia.

    A liderança de um país imenso se resume a caciques meia-boca. Lulas, dilmas, serras, fhcs, aecinhos.

    Todos medíocres, nenhum verdadeiramente grande.

    1. Tem coisa “à

      Tem coisa “à beça” acontecendo aí! Assista às TVs do governo, a Hora do Brasil, etc, etc.não será na mídia brasileira que se verá o Brasil caminhando. Vá ao exterior: milhares de brasileiros espalhados por tudo quanto é canto e gastando tubos de dinheiro. Restaurantes dos mais caros aos mais humildes, assim de gente. Vejamos o Brasil com olhos, sem preconceito e veremos que o Brasil sim, vai muito bem. Melhor iria se não tivéssemos tipo “Cunhas” para atrapalhar o passo. Pelo menos, parece, estamos nos livrando de um mas não se iludam, temos muitos outros que farão de tudo para o país andar prá trás. Só enxerga o que está acontecendo quem quizer realmente abrir os olhos e ver. Sem preconceito.

    2. Pelo jeito para vc ninguém

      Pelo jeito para vc ninguém presta,só vc q é bom,tenho certeza q o CAVALO MANSO ou será CAVALO CEGO não fez nem 0,0000001% de bom para o País q esses Presidentes fizeram só criticar é fácil e não duvido q nesses anos todos vc foi beneficiado d alguma forma e mesmo assim NINGUÉM PRESTA né!!!!!!!

    3. “Qual é o projeto de País e o

      “Qual é o projeto de País e o plano de execução?”

      Nota-se que você é uma pessoa sábia, poderia nos ajudar dando algumas sugestões.

  46. A seletividade puramente ideológica, deixa as pessoas “cegas”.

    Muitos comentários por aqui são seletivos, vai depender do destinatário da DENÚNCIA.

    O delator “x” faz uma DENÚNCIA “y”, derrepende virá verdade incontestável, oras, para quem se pauta em DENÚNCIAS, deveria agir com indignação em todas, ou não, para com todos os DENUNCIADOS. Mas, por aqui, que é um site mais à esquerda há uma grande “seletividade”, como nos mais à direita, resultando em uma grande incoerência, a indignação das DENÚNCIAS depende da pessoa “z” que foi denunciada, o que muda é a idelogia, que acaba “indignado” as pessoas de modo “seletivo.”

    Ex: Delator “A” denunciou “x”, pessoa “B”: diz que é mentira!

    Ex: Delator “A” denunciou “y”, pessoa “”B”: diz que pe verdade!

     

    Oras, o mesmo delator, gera “emoções” diferentes.

    Corrupção não tem partido, indignação seletiva não vai resolver isso!

    1. A palavra

      A palavra chama-se:Provas.

      Assisti o vídeo da delação conta o Cunha e o ¨dedo de seta¨apresentou alguns valores e datas que estavam em uma planilha.

      Se é verdadeira?Não sei.

      Mas para todos os envolvidos a palavra é….Provas.

      1. Concordo, e teoricamente só no transito em julgado…

        Concordo, e teoricamente só no transito em julgado será decidido as tais provas, que serve para todos, pois sendo redundante: “denúncias, são denúncias”. A partir dai quem quer condenar por elas, que condenem, mas que mantenham pelos a coerência.

        Concordo, para TODOS envolvidos a palavra será: provas. Bem coerente seu comentário, ao contrário de alguns por aqui.

         

    2. Verdade, a começar pelo próprio Cunha

      Seu raciocínio é verdadeiro, a começar pelo próprio Cunha.  Enquanto as delações fragilizavam politicamente o governo e outros políticos, ele pouco se mostrava preocupado, ao contrário, aproveitou essa onda para surfá-la e demonstrar protagonismo.  Essa fragilidade dos outros certamente facilitou lambanças como a segunda votação da redução da maioridade penal.

      Agora que o atingido foi ele, está todo indignado e se vitimizando.  Ao cair, atira para todos os lados, como já era de se esperar de um personagem como ele.  Trata-se de seu último ato sob as luzes, enquanto sua relevância se esvai.  Como bem descreveu o Nassif, retornará às sombras, de onde nunca deveria ter saído. *

      As delações deveriam ser tratadas com a suspeição que elas merecem, pelos óbvios interesses nelas embutidos;  e deveria ser respeitado o tal sigilo.  Nada disso foi feito até agora pela imprensa e pelas autoridades condutoras da Lava Jato. Se a indignação de alguns é diferente conforme o personagem,  o estrago político é igual e vitimizou quem sonhava muito alto.

      * Segundo Dante, no Cócito (nono círculo do inferno) ficam aprisionados os traidores, no gelo. No segundo anel desse círculo, ficam os políticos. Certamente, à sombra.

      1. O engraçado é que não estranham a seletividade contra o PT

           Agora querem inverter a situação, tudo é contra o PT ou quem sustenta o governo, o chamado mensalão tucano vai ficar impune, do cartel do metrô paulista ninguém fala, o aeroporto particular do aécio parece que nunca existiu. Só querem pegar mesmo quem ameaça botar ordem nessa zorra, como vem fazendo o Haddad.

      2. Concordo: “pau que bate em Chico, bate em Francisco”

        Só não sei se tal frase se aplica ao Cunha, pois ele não foi tão seletivo assim, pois o mesmo disse que era contra o impeachment da Dima.

        A frase se aplica aquleles que aplicam  DENÚNCIAS no impeachment, pois sendo redundante: “denúncias são denúncias”.

        Mas, aqui há alguns ou muitos “seletivos” se uma pessoa repúdia, não acredita no delator, em denúncias, ela deve manter sua posiçação independente do denunciado, caso contrário, será indignação seletiva.

         

        Eu prefiro me pautar pelo transito em julgado, até ai é complicado, mas aqui muitos reclamam do julgamento do mensalão que envolveu o PT, que também sou contra nos casos da aplicação da Teoria do Domínio dos Fatos, apenas. Entretanto, há pessoas que são totalmente contra todo o julgamento, são contra o a DENUNCIA do delator quando envolve certas pessoas, e favor do mesmo delator quando envolve DENÚNCIAS contra outras, oras, cadê a coerência??

    3. Indignado com denúncia é OTÁRIO

         Se eu denunciar o Weslei por algo que nem é crime é melhor ele correr pois o datena vai mandar todo mundo correr com um pau atras dele. Quem quiser ver de que lado estão os verdadeiros bandidos nunca foi tão fácil, estão todos contra o PT, Marin ao Cunha, donos da mídia pegos no caso HSBC, na operação zelotes, é o PT que  acaba com os esquemas de corrupção como ocorreu com o da petrobrás, como fez o Haddad com as máfias paulistas é por isso que o PT é atacado, quem se der ao trabalho de de ver se tem algo que realmente seja indício forte contra os petistas jogados na fogueira verá claramente o que tá acontecendo ( mas muitas primas donas vão evitar a fatiga) , só não vê quem não quer, tem gente que não pensa, como se considera que o país tá lotado de corruptos e se acha ao mesmo tempo  que alguem que se meter com eles vai sair assim na boa, não vai não, vão querrer queima-lo em praça pública.

      1. Concordo que há mais “indignação seletiva” quando é o PT…!

        Concordo que há mais “indignação seletiva” quando é o PT o DENUNCIADO, mas isso não tira a INCOERÊNCIA  de alguns por aqui.

        Passeatas pelo impeachement daDilma que brandam contra corrupção e se dizem “apartidárias” são “seletivas”, pois o alvo é só o PT. Assim como discordo do impeachment do Richa (PSDB), pois ainda são denuncias “notícias”.

         

        Sou contra indignaçãoes seletivas, acredito que tanto na ESQUERDA, quanto na DIREITA, a indignação contra a corrupção deveria ser COERENTE, ou seja:

        Se uma pessoa fica indignada contra um DENÚNCIA de corrupção, deve ficar com todas, independente de quem seja o DENUNCIADO. Isso é apenas uma coerência, o inverso se aplica, agora o seletivo e “cegueira” ideológica.

        1. O caso do Cunha é diferente.

          O caso  do Cunha é diferente. Quem mora há muitos anos no Rio e não se deixa enganar por políticos oportunistas, dissimulados e com histórico de malfeitos, sabe muito bem quem é o tal Cunha.

          Não se trata “indignação seletiva”. Trata-se da punição a um sujeito que agiu descaradamente pelos seus interesses -e de seus patrocinadores- inclusive atropelando a Constituição nas votações no Congresso. Basta assistir as sessões da Câmara para ver como o sujeitinho age quando se trata da esquerda assumir a tribuna ou pedir a palavra.

          A  indignação de muitos cidadãos contra esse indivíduo foi pelos rumos que este Congresso está tomando sob a presidência  de um reconhecido oportunista, achacador  e corrupto.  Todos  estão indignados pela marcha-à-ré    em direção à Idade Média é à uma Inquisição Evangélica, além da peste da terceirização e quarterização (esta, por exemplo, os chamados coxinhas ainda não perceberam que existe e poderá ser outra praga).

  47. Cunha morto é mais perigoso do que vivo
    Vejo uma movimentação nos blogs sujos comemorando o enquadramento do Eduardo Cunha. De fato é digno de comemoração, mas acho que os referidos blogs estão se precipitando ao ver nisso uma vitória do governo e do PT. Se chegar a uma situação em que o Cunha se veja completamente acuado, com sua carreira política irreversivelmente comprometida, me pergunto o que o impediria de assinar um acordo de delação premiada. Afinal, o que ele ainda teria a perder? E então, o que acontece se ele abrir a caixa preta de pandora e revelar as informações que deve ter sobre todo o meio político brasileiro? Não se enganem. Se o cara cair de fato, ele leva junto, Dilma, Lula, PT, meio PMDB, bota o Zé Dirceu de volta na cadeira, derruba o executivo, derruba o legislativo, derruba a Petrobrás na bolsa, derruba a república, enfim. Vai fazer o Pedro Collor parecer um exemplo de fraternidade leal e amorosa.

    1. “E então, o que acontece se

      “E então, o que acontece se êle abrir a caixa preta de pandora e revelar as informações que deve ter sobre todo o meio político brasileiro”

      Todos conhecem como agem a maioria dos integrantes do “meio político”, o cartel midiático os denuncia desde que me conheço por gente, e olha que faz tempo, o problema é que blindam aquelês que lhes interessam e cruxificam seus desafetos, mesmo que inocentes.

      Voce deve achar que o PT, Lula e Dilma devem ter muito a esconder, mas como são poderosos, impedem a oposição de provar as imensas falcatruas que habitam seu imaginário, mas se o “aliado” Cunha resolver cantar, estarão ferrados.

      Engano seu, desde que surgiram Lula, PT e Dilma enfrentam poderosos desiguais, diria que atualmente a situação é muito melhor do que antes, porem a virtude nata de serem democratas idealistas, são daqueles que quebram mas não vergam, e pode ter certeza, só serão afetados com o que eventualmente o Cunha venha a delatar, se a bandidagem que tambem habitam os outros poderes e instituições, formarem maioria e o fizerem sem provas, daí será golpe e contra isso somente revolução.

      Sugiro que preste mais atenção aos fatos reais e faça um exercício de como deveria funcionar um País realmente democrático.

    2. Cunha morto é um cadáver político.

      Se você tem essa certeza que há informações para levar a queda  de Dilma, Lula, PT e o Zé Dirceu, então deve ter também as provas sobre malfeitos ou crimes que estes  cometeram, não é?

      Você tem as provas ou seu comentário é uma espécie de “chateação” pela queda do presidente malfeitor?

      Quem lê seu comentário fica com a impressão que o outro lado, o dos que elegeram o malfeitor para presidência do Congresso, é constituído  só de vestais, eunucos e virgenzinhas impolutas com aros brilhantes sobre os chifres, digo, a cabeça.

       

       

  48. Quem anda na sombra, não sabe lidar com o Público

    Era cada dia mais evidente que ira se enforcar. Mesmo antes de ser eleito, era muita aberração para o Brasil de 2015 – Não que as aberrações não continuem, e continuo achando que irão todas se enforcar – quem trabalha nas sombras, não sabe lidar com o Público. Desprovido de qualquer carácter, subestimou muito as instituições. Tratou a câmara como seu chiqueiro de extorsão. 

  49. DEU CHABU!!!

    DEU CHABU NO HOMEM BOMBA!!!!

    E  muito malandramente a “IRMANDADE BOLSOMANA” BRASILEIRA, recua.

    Vide VEJA.

    O ultimo dos 260 que sair do congresso, favor deixar as lâmpadas.

  50. Humm…
    A presidente Dilma

    Humm…

    A presidente Dilma Rousseff tem sido criticada insistemente por todos os seus atos. Por não compor com Eduardo Cunha foi acusada de primarismo político e intrasigência. Cadê o reconhecimento agora da decência da presidente que com sua ação mostrou que mesmo na política brasileira existem limites para um governo se compor com um chantagista e achacador?

    Cadê o reconhecimento da atitude ética do PT que se recusou a compor com Cunha, defendendo o seu projeto de governo na questão da terceirização, da maioridade penal, do financiamento de campanhas e por isso mesmo foi humilhado diversas vezes no parlamento?

    Enquanto isso o Psdb, Pps, Psb, Dem , a chamada “oposição ética”, não tiveram nenhum problema em se associar a Cunha. Tampouco seus líderes, onde reluz FHC e pontuam Alckmin, Serra, Aécio,  manifestaram qualquer crítica com relação a Cunha. Será que só a presidente e o PT sabiam das canalhices do passado de Cunha? Que a grande imprensa não queira reconhecer essas nuances é previsivel mas blogs alternativos tem a obrigação de mostrar um mínimo de reconhecimento das atitudes éticas da presidente e do seu partido.

     

    1. É isto ai !

      Estou contigo e não abro ! É preciso parar de jogar pedra na Geni, pois ela sempre mostrou e está mostrando que é honesta e não merece isto, principalmente vindo de pessoas tb honestas. Chega o PIG, que só vislumbra interesses particulares.

    2. Humm… A presidente Dilma

      Concordo inteiramente com você, Vera Lucia.

      Parece ser uma constante essa mania de “bater” na Dilma todas as vezes que alguém da oposição, ou figuras

      oportunistas e verdadeiramente corruptas -como é o caso do tal deputado- são apanhadas   com o rabo sujo

       e  seus “feitos” perversos são expostos  publicamente.

      O sujeito se comporta como o facínora (achacando, conforme o depoimento do delator), tem histórico de malfeitos,

      mas o governo petista (ou petralha, como disse um qualquer por aí) e a Dilma é quem, em última análise, leva

      a culpa por qualquer coisa relacionada ou não à existência  do miserável.

      Não sei porque, mas  acredito mesmo que há  qualquer coisa de misoginia em parte dessas tentativas de

      desqualificar a Presidenta Dilma.  Há muitos “homens” por aí loucos para serem mandados e comandados

      por um bofe autoritário, dissimulado e metido a machô-chô.

  51. é fatal não saber ser poderoso.

    O cunha não tem futuro. Jogou com a mída. Ele não é menino do rio, este é o aécio; ele é o menino da globo. Ao declarar a inimizade à Dilma e a votação do impedimento ele pede socorro a globo, que normalmente vai faltar. Ela buscará outro bandido, já que este está com data vencida.

    Mas ler o nassif ficou enfadonho: “tudo culpa da Dilma”. Que bobagem. Falta-lhe tempo para uma análise mais coerente com os fatos. É fácil:

    – A cachorrada late e a Dilma passa, trabalhando. Este é o retrato do momento;

    – O lava jato é um desastre que desmorona a cada dia, só fica a destruição imensa que causou na economia;

    – O judiciário… deixa prá lá. Nos mata de vergonha;

    – Os bandidos do pig continuam a contaminar o ambiente político, mas estão moribundos. Nesta guerra cruenta quem ganha é a Dilma, que sai lá na frente.

     

     

    1. De camarote, também!

      Perfeito, Sérgio. 

      Meu pai costumava dizer que indivíduos como o tal presidente do Congresso costumam cair de podre. Às vezes,

      é muito saudável ficar à beira da estrada observando os “cadáveres” dos inimigos passarem.

  52. E… enfim, vencerá a voz da

    E… enfim, vencerá a voz da sensatez!

    Ainda vamos ter que conviver com estes ignóbeis doutos da loucura hipócrita. Com estes abomináveis senhores das trevas o país jamais conseguirá ser a sólida democracia que temos tentado construir ao longo destes anos de muita luta e enfrentamento num cenário sempre de desconforto ante a arrogância desta podre imprensa golpista. Jamais nos curvaremos ante a pesada carga de denuncismos irresponsáveis e  mentirosos, claro, sempre com a tutela desta pecha social em que se transformou a imprensa brasileira, sim, com poucas e honrosas exceções. Sejamos coerentes, este nebuloso Cunha já passou da hora de ser ignorado inclusive e, principalmente, pelos anais da história de nosso país, ele e sua corja inescrupulosa que insiste em transformar a casa do povo num quintal de penosas alucinadas. O povo irá dar nas urnas a resposta que o Brasil exige, qual seja, da moralidade e da oportunidade de se fazer valer a vontade das classes menos favorecidas que, enfim, após 502 anos de jugo começa a ter uma face nas páginas de nossa história que não seja de sofrimento apenas, antes, de esperança de liberdade graças à coragem de pessoas como nós que acreditamos na possibilidade real de, um dia, esse povo ter o assento legítimo do comando de uma nação que, aliás só se justifica na sua existência enquanto representantes da vontade popular.

    Veremos este país transformado numa real democracia a partir do momento que dinossauros como este senhor forem extintos do cenário político nacional e levando junto outros tantos que ainda insistem em se autodenominar parlamentares quando, de fato, são nada menos que malditos representantes dos interesses nebulosos desta famigerada classe que se auto intitula “elite” ,mas  que nada mais são do que escória social encapada de luxúria e preconceito.

    Como um dia foi dito, “deixem a presidente governar!” e, mais, deixem o povo decidir pelas suas próprias vivências e veremos como é fácil ser feliz! Dilma lá e nós aqui na frente popular de libertação do povo brasileiro!

    Salve o Brasil, e viva a liberdade!

  53. Eu não sei se entendi direito

    Eu não sei se entendi direito o texto do Nassif 

     

    Pois a impressão que se dá´é que o melhor da politica se foi, mas pera lá essa zona toda nao foi criada pelo Cunha.

    Ele como politico é representante da escola carioca que deu origem a gente como Cezar Maia, Eduardo Paes, Pezão, Garotinho, Sergio Cabral enfim a nata do lixo da politica nacional

    Mas quem tava lá antes dele Renan Calheiros, Sarney, ACM, Jarbas, o proprio Michel Temer é que são responsaveis pelo fisiologismo e adecadencia que permitiu à gente como o Cunha ascender.

    Não vejo razão alguma para taxar os politicos de ontem como algo bom, eles são a doença ( junto com a esquerda boçal ) o Cunha é só o efeito colateral …rs 

  54. Eduardo Cunha e sua
    Eduardo Cunha e sua turmaEduardo Cunha faz parte de um grupo político acostumado a mandos e desmandos no Rio de Janeiro. Ele, Picciani e Cabral estão sempre dando as cartas por aqui. Lembro aos esquecidos a ameaça do governador Sérgio Cabral à Dilma em um jantar realizado em maio de 2013: “meu filho é um Neves”. Cabral se referia ao fato de ter sido casado com Suzana Neves, prima de Aécio Neves, então candidato à presidência da República.Naquele mesmo jantar, Cabral cobria de elogios o deputado Eduardo Cunha por suas constantes obstruções a importantes projetos do governo federal colocados em votação, como o dos portos.Lembremos ainda que o vice de Pezão, atual governador do RJ conduzido por Cabral, é Francisco Dornelles, também primo de Aécio, que foi quem deu ao sobrinho seu primeiro emprego, o de diretor da Caixa Econômica Federal.Lula, talvez por esperteza, os manteve próximos (Cabral vivia pendurado em seu pescoço). Dilma, por seu perfi pessoal, não deve ter tido estômago para tanto. Enfim, essas ratazanas sempre viveram por aqui a nos assombrar. Espero que sofram algum revés, pelo menos em seus sonhos grandiloquentes de governar o Brasil, já que em nosso Estado continuará como diz o refrão: “tá dominado, tá tudo dominado”.

    1. As influências e os “riscos” de um confronto com o Eduardo Cunha

      Prezada Eliana da Silva,

      Parabenizo pelo seu excelente e suscinto cometário. Em poucas palavras você desnudou o que, acredito, seja a máfia políica no Rio de Janeiro. Estamos todos na expectativa de um grande revés politíco na Camara Federal, torcendo pela saída de seu Presidente Eduardo Cunha, mas sabemos bem que o “jogo” está só começando e que é um “Jogo Bruto, Sujo” de conseqüencias imprevisíveis. Um abraço.

       

    2. As influências e os “riscos” de um confronto com o Eduardo Cunha

      Prezada Eliana da Silva,

      Parabenizo pelo seu excelente e suscinto cometário. Em poucas palavras você desnudou o que, acredito, seja a máfia políica no Rio de Janeiro. Estamos todos na expectativa de um grande revés politíco na Camara Federal, torcendo pela saída de seu Presidente Eduardo Cunha, mas sabemos bem que o “jogo” está só começando e que é um “Jogo Bruto, Sujo” de conseqüencias imprevisíveis. Um abraço.

       

    3. também espero…

      e acredito que sofrerão

      com Garotinho foi mais ou menos por aí, apesar do jogo mais pesado e sujo, deu no que deu

      também virou menino birrento e carente

      a nível federal não estão com essa bola toda não

  55. Cunha só conseguiu ser o todo
    Cunha só conseguiu ser o todo poderoso, com a conivência inescrupulosa da grande mídia golpista. Essa foi mais uma prova que ela não está preocupada com o seu país e seu povo, mas com os escusos interesses que a norteiam. Notem, que mesmo agora que a bomba explodiu, essa mídia, sutilmente atua na defesa de Cunha. Imaginem se o presidente da câmara fosse do PT,havia meses que teria sucumbido desde a primeira denúncia, sem choro e nem vela.

  56. Cunha, o abominável parlamentar

    Não compartilho a posição otimista de Nassif. Desde quando a operaçao Lava Jato teve início ficou claro para mim que bastaria complicar a vida de alguns que a culpa de todos viria à tona. E na medida em que vão sendo presos ou convocados para explicar suas riquezas os indivíduos envolvem aqueles com quem negociaram.

    Nem de longe se imagine que um indivíduo que tem a espiritualidade do Cunha vai simplesmente deixar-se acusar e aceitar as penalidades em silêncio. Ele está dando um recado, o de que não é José Dirceu.

    A consequência de sua bravata é a de que agora a pesada roda das consequências começou a girar e não pode mais ser detida. Ele mostra claramente que, se for atingido, vai distribuir a desgraça para todo mundo. Essa é sua mensagem. E é exatamente por isso que toda a classe política que o cerca, com raras excessões, colocou a barba de molho.

    Não creio que após 12 anos de governo petista haja algum que resistiu à tentação. Veja-se Collor, por exemplo. Foi só raspar de leve o verniz do parlamentar para encontrar a podridão ferruginosa. Além de devedor do IPVA, é possuidor de caríssimos brinquedinhos de menino rico. Ora veja! De onde é que saiu essa “verba”? De “empresas”? Para que uma empresa faz leasing de uma Porsche, de uma Lamborgini, de uma Ferrari? 

    E quanto aos demais?

    Cunha não é Celso Pita, nem Genoino e nem Dirceu. Ele não vai abafar o escândalo como fazem aqui no estado de São Paulo com a questão dos auditores fiscais. E agora no Paraná também, o mesmo problema. O Cunha não é PCFarias. O Cunha é o Cunha. E está com a faca nos dentes e sangue nos olhos.

    Talvez possam comprá-lo, mas que vai sair bem caro, isso vai.

    Assim que tentarem agarrá-lo ele vai gritar mais do que um bacurí. Tudo o que ele souber, aposto que dirá. Estamos bem distantes de uma possível pacificação. E que ninguém se iluda porque não é por causa do Cunha que a presidente está devagar. Quando o caixa fica vazio, o síndico quer mais é sair de cena.

    Lembra-me da piada do portugues que estava hospedado em um hotel. Tarde da noite, sentiu vontade de ir ao banheiro, mas não conseguia encontrar o recinto reservado. Sendo assim, resolveu defecar em sua meia. Para livrar-se do “produto”, abriu a janela e começou a girar a meia rapidamente com o objetivo de arremessá-la para fora, bem longe. Ocorre que a meia estava furada no dedão e o que ele conseguiu foi apenas dispersar o conteúdo pelo quarto, enquanto tentava o arremesso. Pela manhã, constrangido, chamou um encarregado pelos serviços do hotel e pediu panos e um balde para limpeza. O empregado retrucou que ele não deveria se preocupar com a limpeza, já que o hotel possuía empregados para esta tarefa. Sem outra alternativa, o portugues pediu ao encarregado que ele lhe acompanhasse até o quarto a fim de que pudesse exibir sua “arte” e justificar seu constrangimento e seu pedido. Ao chegar ao quarto, contatando a sujeira que o hospede tinha feito, o encarregado disse-lhe que iria concordar em fornacer os materiais para que ele mesmo fizesse a limpeza, com a condição de que lhe explicasse como havia conseguido defecar em todas as paredes e também no teto.

  57. A LAVA JATO AINDA ESTÁ LAVANDO

    Nassif, tenha um pouco de calma, pois você pode estar sendo precipitado!.

    A parte puramente política da lava jato está apenas começando e muitas surpresas ainda virão.

    Lembre-se que, com a postura agressiva, Eduardo Cunha está desagradando muitos facínoras capazes de qualquer coisa para puxar o seu tapete e livrar o seu prório couro.

    Acho que você está colocando a carroça na frante dos cavalor.

    Por baixo dessa sujeira ainda tem muito o que encontar!.

    E as sujeiras do Renan? E as falcatruas do BNDS, e as mentiras de Dilma? e as propinas do Instituto Lula? E a culpa de Dilma na compra de Passadena? E os bilhões recebidos pelo PT, oriundos das safadezas na Petrobrás?

    Muitas cabeças ainda vão rolar e aí quero ver o seu comentário, estupefato.

    Calma que ainda vem muito mais.

    Eduardo Cunha está apenas cocando a casca da ferida.

    A ferida vai ficar bem exposta ainda.

    Espere e verás!

  58. Se esse cara recebeu uns U$ 5

    Se esse cara recebeu uns U$ 5 milnões é sinal que muitos da turma dele, tambem tem telhado de vidro, e só apertar a fiscalização. 

  59. Como eu gostaria de acreditar .

    Prezado Nassif,

    Você é um grande jornalista, experiente, inteligente, culto e de grande vivência; sempre acompanho seus comentários e ratifico a maioria deles. 

    Neste caso, do do asqueroso, corrupto e manipulador Eduardo Cunha, seu Artigo nos dá uma esperança de recuperação das tradições políticas democráticas, pelas quais sempre lutados e defendemos, mas estou muito cético quanto à sua “certeza”, como eu gostaria de acreditar… para poder compartilhar com o povo brasileiro, honrado e ético, a possível exclusão dessa “figura pública” arrogante, petulante, antidemocrática e que representa o que há de mais sórdido e desumano nos meios políticos. Obrigado, um abraço.

  60. DECIDIDAMENTE SOU OPOIÇÃO

    Cunha decididamente resolveu romper com o PT. Postura coerente. Pois como Líder do PMDB, sempre se mostrou adverso ao governo que seu partido PMDB apóia, fazendo parte da base governista. Eleito presidente da Câmara por uma larga margem de votos sobre seu adversário petista Arlindo Chinaglia, derrotou em uma só pancada, o PT e a Dilma, esta que não sabe perder.

    Logicamente, de acordo com a postura do Cunha, sentiu-se retaliado e, não houve outra alternativa a não ser este rompimento solitário. Quem pensa que ele errou e m sua tomada de  decisão, engana-se. Pode sim, Tomou a decisão certa, no momento certo. Ficará mais à vontade, para atender as vozes roucas das  ruas, que vem solicitando a abertura de um processo de impeachment de Dilma.

    Basta o TCU desaprovar suas contas de campanha de 2014, Aí, o hoje, “Gato Borralheiro” da política, se tornará o “Herói”, que contribuirá para junto com uma decisão do TCU, varrer de vez os Petrahas e sua criatura do quadro político de nosso país.

    1. Eduardo Cunha

      A intenção deste mastodonto, ´e tentar dar um golpe de mestre, solitariamente!Já que ele não quer o PT no poder. E, muito menos o Aécio, o Serra, o Geraldo Alkimin, ou, qualquer outro que surja! Ele, quer ser endeusado pelos midiáticos menos avisados e como “herói” ser aclamado o candidato! Ocorre que o povo, na sua maioria já perceberam o quanto ele é incinsequente; não se importando com os rumos do País. Importa isso sim, em salvar a própria pele. E, se colar quem sabe…?

      Sinceramente acredito que nenhum dos pretendentes citados, chegarão ao que almeijam. Acredito, isto sim,  no surgimento de uma frente. Que neste momento ainda não se revelou. Mas, que na hora adequada, será naturalmente candidato preferido da sociedade bem intencionada. De preferência que não sejapolítico.

    2. A rouquidão precede o

      A rouquidão precede o silêncio. Os ouvidos seletivos ouvem o que querem. Instigados pela mídia, muita gente repete bovinamente o que os golpistas proclamam aos quatro cantos. Mas, como mostraram as urnas, sempre é hora de cair na real. O golpe, caso consumado, jogaria o país no abismo. A queda de Cunha representaria o fim de um peso morto, que só atrapalha e causa instabilidade. O projedo dele é pessoal, e nada tem a ver com demandas da sociedade. Atende aos mais baixos interesses, como sua curta trajetória na presidência da Câmara tem mostrado. 

    3. Agora respira fundo, conta

      Agora respira fundo, conta ate dez, de novo respira fundo e diz em voz alta “senhor perdoai-me este surto coxinhento, prometo que vou estudar um pouquinho de historia e nunca mais mas nunca mais leio o PIG” AMEM

  61. A vergonhosa era Eduardo

    A vergonhosa era Eduardo Cunha, não foi apenas por eventuais erros de Dilma, mas sobremaneira pela ganância do maior partido da base aliada, o PMDB, que em nada difere do antigo PFL=DEM, fisiológicos e estão sempre do lado do Toma Lá Dá Cá. Quando o partido viu a chance de lançar candidato próprio ao cargo máximo da nação, não só abandona o barco mas tenta furar o seu casco. Isso tem nome: POLITICAGEM. A oposição e a chamada “grande imprensa” tucana de carteirinha, percebendo a vulnerabilidade de Dilma pela perda de apoio e com ela a chance do famigerado impeachment.  Partiram para o massacre, diga-se de passagem, o maior desde Getúlio Vargas o que o levou ao suicídio. Ou a sociedade acorda e se mobiliza, ou estaremos fadados ao retrocesso com mais um século perdido.

  62. O fim da vergonhosa era de Eduardo Cunha

    É interessante como pensam algumas pessoas aqui no Brasil! Um delator informou que a roubalheira na Petrobrás transcende 1997, alguns cidadãos mau intencionados e a oposioção, não querem saber, só querem de 2003 pra cá, interessante, o roubo anterior (não foi em gestão do PT) não interessa. O Juiz Moro, quando escuta o nome de alguém do PSDB logo grita: “isso não vem ao caso”, não consigo também entender como ele julga, ele é um juiz psdebista? Agora o presidente da câmara é dedado pelo diretor de uma empreiteira, dito que lhe estorquiu cinco milhões de dólares e também denunciado pelo tri delator Yossef que vem recebendo intimidação e pressão do mesmo presidente da câmara e tem gente que acha que ele tem razão, interessante, vai ver foi Dilma quem obrigou o diretor da empreiteira a denunciar Cunha, deve ser tudo mentirinha, afinal de contas trata-se de um homem probo, sem nenhum processo contra ele, reputação ilibada. Só no Brasil esse Sr é presidente da Câmara, desculpem o termo, mas isso aqui está uma esculhambação e tem gente que leva um cara desses a sério, e ele é evangélico, não é? Já imaginaram se não o fosse? Daqueles cinco milhões de dólares que o empreiteiro diz que pagou, será que a igreja dele recebeu os 10%? Tenha a santa paciência, já vai tarde.

  63. Fim

    Cunha ultrapassou todos os limites. E isso produziu o seu fim. Sim, Cunha já era.

    Ser um estadista, está bem exemplificado no seu caso, não é para qualquer um. Foi muito hábil, ardiloso mesmo, enquanto operou nas sombras fazendo acordos e acertos – daquele tipo impublicável – longe da vista da população em geral. Na ribalta, a luz do sol atuou como potente desinfetante, naturalmente. Nada como a transparência. Está bem desnuda, à vista de todo o Brasil, a sujeirada de Eduardo Cunha. Será difícil para ele se recuperar do baque de ontem. Se diziam que Dilma estava na berlinda, com muito mais razão estão os que hoje dizem que Cunha está por um fio.

    Impressiona a velocidade com que uma pessoa pode subir para em seguida descer! Não é para qualquer um ser um estadista. Chegou ao fim o sonho de supremacia onipotente de Eduardo Cunha (graças a deus).

  64. Nassif eu fizi essa pergunta

    Nassif eu fizi essa pergunta ao Eduardo Guimarães:
    Edu eu penso na frente, o Eduardo Cunha não vale nada, mas se alguém no futuro acusar o Lula e a Dilma de má ´fé, como ficamos? Bota um luz, nesse jogo truncado

  65. Os cães ladram e a caravana passa. . .

    Os cães ladram e a caravana passa, mas essa matilha tem alguns cães raivosos e teimosos que continuarão seguindo o séquito ainda por um tempo, tentando morder os tendões dos camelos, no objetivo de desastibilizar a caravana. 

  66. Lições do fim da era Cunha

    Nassif,

    O pragmatismo político de resultados, elevado a níveis tóxicos, até mesmo para ratazanas ambientadas ao lodo político de esgoto, se torna insustentável.

    Penso, que este lamentável episódio da política recente do país revela uma fragilidade institucional do Parlamento, entre tantas outras, que vale a apena destacar uma: O CARGO DE PRESIDENTE DA CÃMARA( O TERCEIRO HOMEM NA LINHA DE SUCESSÃO)

    A figura ONIPOTENTE do Presidente da Câmara ( qualquer que seja seu ocupante) em mãos de políticos desequilibrados ou mesmo, na posse de  psicopatas extremamente obsequiosos a interesses inconfessáveis, expõe a fragilidade da instituição, que submetida pelo super poder de seu presidente, pode eventualmente, colocar em cheque de um lado a governabilidade e, de outro, o excessivo poder do executivo, dependendo de que lado estiver o ocupante do cargo,  e o governo de plantão.  

    Em suma, entendo, que o poder de Presidente da Cãmara, para o bem da democracia, deva ser moderado pelos seus pares de mesa, com os encaminhamentos dos temas a serem votados, sendo conduzidos, não por um semi-Deus, mas por um colegiado eleito e, com poderes de pesos, e contra pesos sobre os atos do Presidente.

    Na forma em que se encontra, o cargo de Presidente da Câmara, termina por permitir o autoritarismo implícito, no centro da casa construída para representar o seu povo de forma democrárica, revelando uma contradição conceitual e, tolerada pelo executivo ao longo do tempo, por conveniência e na expectativa do controle da casa.

    Mas, desta vez a casa tremeu. Fica o exemplo  extremo do Cunha para reflexão.

     

  67. Pouco tempo, que pareceu eternidade

    Hahahahahahahahahahahahahahahaha…

    Quem ri por último, ri do cunha.

    O sujeito sequer é digno de comentários, na minha modestíssima opinião, a não ser: hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha…

  68. tem um advogado por aí que é o seguinte…

    e que sem dúvida alguma é uma verdadeira autoridade em fazer picadinho do cérebro dos que jogam sujo

    aos entendidos da área pergunto o seguinte:

    denúncia aceita para outra investigação ou compravada a suspeita para todas, qualquer uma?

  69. CPI do HSBC

    Nassif, você consegue explicar porque a CPI do HSBC naufragou numa pizzaria do Senado?

    .
    http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=91412 
    7 x 1 SENADORES MATAM CPI QUE PODERIA INVESTIGAR DONO DA FOLHA DE SP. ATÉ O PT ? AFF… JÁ VI ESSE PLACAR …
    … “A CPI morreu hoje”, acusou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), sem esconder sua irritação, no final da manhã, quando viu todos os seus requerimentos de quebra derrotados sucessivamente por 7 votos a 1, incluídos aí os votos do presidente da CPI, Paulo Rocha (PT-PA), e do relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES).MM……

    1. Prioridade?

      Parece que estão querendo ser pragmáticos e priorizando o retorno desses capitais.

      Do tipo: não importa de quem é o dinheiro, mas, por favor traz de volta!

      Eu já acho que uma coisa não invalida a outra, e quem levou em forma ilegal deve pagar. Deve haver muito rabo preso por aí!

  70. ENQUANTO….

    ENQUANTO BRAD PITT E JOLIE DOAM SEUS 5 MILHÕES DE DÓLARES AS INSTITUIÇÕES COM TRABALHO , O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ROUBA 5M DE DÓLARES DO BRASIL 

  71.  Um coisa: Se for mesmo

     Um coisa: Se for mesmo confirmado, se é que vai ser investigado, que Cunha ( que eu não acredito nem que vá ser denunciado) comprou mesmo 260 parlamentares, como ficam as votações durante a presidência dele? São válidas? Lembrando que a farsa do Mensalão versava sobre isso e, foi aquele evento! Todo mundo em cana, sem provas, sem direito a defesa… Tudo igual: Compra dparlamentares com $$ público para aprovar projetos do governo ( no caso Cunha, contra o Governo.

    1. Cristiana, o negócio foi tão

      Cristiana, o negócio foi tão feio, tão descarado, tão ilegal que deveriam anular tudo que foi votado durante o reinado do cramunhão enlouquecido. Foi vergonhoso aquelas maquinações na cara de todo mundo de repetir a votação até aprovar e o pior é que todo mundo via o que ele fazia e ele nem aí, na maior cara de pau como se fosse o dono do mundo. Anular tudo seria o mínimo para tentar reparar o estrago.

    2. sindicato de políticos profissionais

      Depois da democratização, em 85/86, tudo era PMDB. Maioria absoluta nas duas câmaras. Todos os Governos de Estado eram PMDB, menos Pernambuco (Miguel Arraes, PS). Houve em 87 a criação do “centrão” (liderado por “Robertão”, Deputado que era como o Cunha da época). Esse espírito corporativo de políticos profissionais mantém-se desde há muitos anos. Na prática, o PMDB nunca saiu do Governo, desde há 30 anos. Os Deputados que hoje apóiam Cunha não o fazem por conta de ter vendido o apoio, mas apenas como uma solidariedade entre pares que atuam da mesma forma na vida pública.

      1. É verdade. Ocor que

        É verdade. Ocor que alinhamento ” ideológico” é legítimo e qum conquista maioria vence. De qq forma, é muita grana e  muita velocidade na mudança dos votos. Acho que isso devia ser investigado.

  72. NÃO, DILMA ROUSSEF NÃO PODE SER 100% CULPABILIZADA

    Sorry, caro Nassif, a possibilidade de Eduardo Cunha despencar do Olimpo onde erroneamente se via é excelente notícia, mas colocar a culpa e ainda por cima integralmente nas costas da presidenta Dilma Roussef do “vôo de ilusões” desse senhor não é justo. Uma vez mais, você parece machista, como parecia até há pouco tempo, quando escrevia “psicologizando” a presidenta como nunca vimos fazer com outras personagens da política; pelo menos, não tanto (e seus artigos, muito bacanas e analíticos na medida certa, se tornavam chatos).  

     

    Quando você usa a frase “o vácuo político produzido pelos erros da presidente Dilma Rousseff promoveram uma abertura inédita da porteira e abriram espaço para oportunistas da pior espécie”, está colocando a culpa da situação política nacional nas costas da presidenta da República. Não é por aí. A situação é muito mais complexa do que isso e você está sendo simplista e injusto. Dilma Roussef é parte do problema, mas nunca o problema integral. Longe disso e muito. Abaixo, explico por que: 

     

    1) É sabido que que eleições custam caro. Que democratizar eleições exige dinheiro. Que campanhas custam (a meu ver, se se usasse mais a internet, custariam infinitamente menos). Que o dinheiro precisa vir de algum lugar. Que a legislação permite e as empresas patrocinam políticos que depois defenderão seus interesses. Dilma Roussef poderia realmente ter mudado esse sistema? Ela teria apoio para isso? Vamos combinar, não mesmo!… E é das profundezas desse sistema horroroso que surgem personagens tenebrosas como os Eduardos Cunhas da vida. UM SISTEMA POLÍTICO VICIADO NÃO SE MUDA FACILMENTE. O JOGO É BRUTO e OS INTERESSES SÃO BRUTAIS. 

     

    2) Além disso, é sabido que parte da oposição e da mídia está desesperada pela perspectiva de um novo mandato do presidente Lula, pois são 12 anos fora do poder, afinal (podendo chegar a 16). O que Dilma Roussef tem a ver com isso? Ora, francamente. Os governos do PT, com todos os erros (e não foram poucos, com especial destaque para a manutenção de José Eduardo Cardoso na Justiça, de Helena Chagas na comunicação, no primeiro mandato de Dilma, apenas para começar), distribuiram renda e isso é um crime para certa parcela de brasileiros (serão mesmo brasileiros?), a qual não admite dividir algo, por menor que seja, com o próximo. Dilma não tem culpa do EGOISMO DE PARTE DA ELITE do Brasil.

     

    3) É  sabido que temos uma crise econômica em função de medidas de arrumação das contas públicas. Debitemos à presidenta parte do problema, por que se ela cometeu erros na gestão econômica, é certo que ela também vem sendo boicotada economicamente por parte dos agentes econômicos e sobretudo pelo terrorismo econômico de parte da mídia. Não é uma questão apenas de erros, mas de boicote e irresponsabilidade. Não temos oposição responsável, meu caro, temos OPOSIÇÃO OPORTUNISTA e COM PESSOAS SEQUIOSAS DE PODER. Esse é um dos principais problemas políticos do Brasil, a falta de opções focadas no povo e com qualidade.

     

    4) Também é sabido que o País elegeu o pior congresso pós-ditadura militar, em boa medida, graças à campanha diuturna, sistemática, imparável, contra Lula, Dilma e o PT, que cometeu uma penca de erros. Tudo bem que a presidenta não é um talento político, mas ela é culpada desse congresso horrososo? Ela é culpada por Eduardo Cunha existir? Aliás, ela é culpada por existirem deputados e senadores ruins tanto na oposição quanto na situação? É culpada por que o sistema político não seleciona melhor pessoas que ocupam cargos nos três Poderes? Não é só José Eduardo Cardoso. E figuras como Andrés Sanches (ex-presidente do Corinthians) e Vicente Cândido (segundo dizem, sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF)? Pode? Sim, pode, e no PT. O PT DEIXOU DE SE IMPORTAR EM SER UM PARTIDO DIFERENTE. 

     

    5) Finalizando, ainda que a presidenta Dilma Roussef fosse a causa primária de Eduardo Cunha existir e ter os seus 15 minutos de glória, a presidenta foi escolhida e avalizada por Luiz Inácio Lula da Silva diante dos eleitores e, portanto, seria muito mais um ERRO POLÍTICO DO EX-PRESIDENTE. Você não acha? Então ela é culpada e ele não? Mas terá ela sido mesmo um erro? Com quem ele poderia contar e em quem poderia realmente confiar? O que sabemos do governo dele para julgá-lo? 

     

    Por tudo isso, digo: menos.

  73. Cuidado: Rei morto, Rei posto!

    Nassif: já é tempo de deixarmos de botar panos quentes no Congresso. Cunha, ao que parece, se vai. Mas a questão não termina por ai. Como disse Julio Camargo (ao Juiz Moro) são 260 “Cunhas” na Câmara, com 213 já localizados. Mais da metade da Casa do Povo (do Povo?) parece fazer parte do bando, inclusive quase 96% da oposição. O risco de que esta queda não seja uma troca de 6 por meia dúzia, ou mesmo por cinco e meio, é real e presente. Isto sem contar com os “Cunhas” no Senado. É de Nelson Rodrigues que “em Brasília ninguém é culpado, mas todos são cúmplices”. Verdade ou não, difícil afastar este pensamento, tocante ao Congresso Nacional. Por isto, fica difícil comemorar o afastamento de Cunha. Pelo andar da carruagem, o que não falta no Congresso são os “Cunhas” de plantão.

  74. A midiam o golpismo e sus criatura nefasta e imoral

    O 4º poder, a mídia, age de forma tão irresponsável como já o era, mas as tentativas de golpe, os mais descarados possíveis e impossíveis, foi o que marcou-a nestes últimos tempos. Cunha não é uma  descoberta para eles, só para alguns desinformados, mas, uma constataçõ de o quanto gatunos políticos são tratados como decentes e o risco às instituições advêm daí, dessa cumplicidade dos imorais que ocupam cargos nos 3 poderes. As viciadas análises jormalísticas, onde a GLOBO se destaca, estapafúrdidas, diárias sobre as votações do Congresso, que na maioria das vezes versa sobre sérias questões econômicas, sociais, de autonomia, segurança e educacionais, são tratadas de forma cartelizada pelos parlamentares que insistem em manter o imoral financiamento de campanha, origem maior da corrupção, além da cleptomanis das elites sonegadoras e locupletaçõers antigas de muitos legisladores! São tratadas como se um jogo de futebol de várzea, entre a Presidente e os Crápulas, e não com a seriredade dos que vêm certas derrotas como derrotas nefastas do país. Assim vamos vendo um jogo de corrupção antigo e impune, que está longe de acabar, na medida em que outros setores, como o de Gilmar, o STF, irresponsavelmente dá suporte, em nome da imoralidade que lhe é virtude pessoal. Até quando eleitores elegererão bandidos, e pares os levarão a posições de comando estratégico e perigoso não se sabe, mas um golpe será o maior erro das leites golpistas, e o CRIME organizado reinará livre e soberano, num país sem política séria de seguranças, já que são muitos os agentes comnprados e o morticídio já é assutados!

  75. Um Barbosa mal sucedido

    O Eduardo Cunha quis dar uma de Barbosa e perpetuar a sua pisada no cimento fresco (tipo hall da fama). Barbosa, mesmo batendo em mulher, xingando advogados e comprando apartamento em Miami com dinheiro suspeito do seu próprio caixa 2, conseguiu chegar até onde a “literatura jurídica” e a Globo lhe permitiram. Já o Cunha foi abatido por US$5 milhões (que deve ser apenas a ponta de algum iceberg) e parece que não irá conseguir entregar a cabeça da Dilma para os seus apoiadores. Qual é o próximo Barbosa?

  76. Privatizações

    Só privatizando nossas empresas é que vamos salvar nosso país. PRIVATIVA TUDO ! PETROBRÁS, SAUDE , EDUCAÇÃO E OUTROS MAIS. ASSIM ELES NÃO TERÃO DA ONDE ROUBAR. 

    1. PRIVATARIA NÃO

      Privatizar é um eufemismo para dar aos estrangeiros todo nosso ouro, deixando uma propina aqui no meu bolso! Você é muito inteligente, pra não dizer coxinha alienado!

  77. boa notícia, finalmente

    finalmente uma boa notícia: Eduardo Cunha foi denunciado… na Lava Jato!

    enquanto é o Juiz “Homem–Aranha” que produziu a boa nova da semana, Dilma do “ajuste-fiscal” continua às soltas, decepando empregos. agora vai privatizar a BR Distribuidora. e para quê? investir em infra-estrutura? não! cumprir meta de superávit fiscal.

    enquanto os tolos se entregam à catarse, Dilma continua aplicando as “medidas impopulares” derrotadas nas urnas. governo e apoiadores se igualam em sua traição a nação e ao povo. destes, não se esperem nenhuma boa notícia… .

    a Grécia é aqui. ou voce-versa. tanto faz.

    .

  78. Pode até ser o fim do EC, mas

    Pode até ser o fim do EC, mas ele é como os aviões do tráfico. Já deve ter uma fila de “escolhidos” para assumir continuar o trabalho dele, que não é exatamente a redução da maioridade penal e assemelhados. O texto deixa isso claro, quando afirma que o congresso foi tomado por arrivistas inescrupulosos, sustentados pelo imenso capital financeiro à disposição de quem se venda

  79. comentario

    Caros colegas 

     

    Ao meu ver a policia federal deveria prender Eduardo Cunha para investigação como fez com os outros réus

    é claro que aonde a fumça tem fogo

  80. comentario

    Caros colegas 

     

    Ao meu ver a policia federal deveria prender Eduardo Cunha para investigação como fez com os outros réus

    é claro que aonde a fumça tem fogo

  81. Fim da era Eduardo Cunha
    Luís Nassif, como sempre, “põe o pingo no i”. Parabéns pela responsabilidade e clareza de seus textos! Vida longa ao jornalismo crítico e responsável.

  82. Fim da era Eduardo Cunha
    Luís Nassif, como sempre, “põe o pingo no i”. Parabéns pela responsabilidade e clareza de seus textos! Vida longa ao jornalismo crítico e responsável.

  83. O fim vergonhoso de Eduardo Cunha

    Antecipo minhas desculpas a esse valoroso jornalista e democrata de quatro costados, músico de cavaquinho, de longas datas, pelo qual nutro uma admiração que de sincera tem tudo a a ver pois, visito seu blog diariamente, embora, por motivos diversos tenha estado ausente. Pois bem, cumpre-me externar com propriedade e subjetivamente, que não acho coerente afirmar que Dilma agravou a crise política que hoje assola nosso país. Primeiro, porque o açodamento ao seu governo foi intensificado com uma ação covarde da mídia venal de ultra direita, desde meados de 2014, como nunca visto. Segundo, que a ação antecipada da ultra direita inconformada com o sucesso de três mandatos seguidos do PT, desenbolsando fortunas para financiar as candidaturas dos 260 Cunhotes à Camara federal, sem que ninguém , nem mesmo os experts cientistas de esquerda percebessem, desarticulando quaisquer projetos de governo, por motivos óbvios, criasse tantos transtornos. Terceiro, porque a crise internacional de maior monta da história republicana, que ao Lula causou estragos de marolinha, pois chegou aquí em 2011, também não alertada por nenhum econômo ou economista desse país, assumiu proporções tais, que se fosse Aécio ou Marina, estariam escancaradas as fronteiras do Brasil para forças estrangeiras. Seria complicado até para o Lula ter um mandato exitoso a partir de 2011. Porém, se analisarmos as realizações da Presidenta Dilma, veremos que manteve uma boa avaliação até meados do 4ª ano de mandato. Ou seja, conseguiu segurar os efeitos, não da onda mas, do maremoto, que foi o efeito sentido a partir do 2º semestre de 2014.  Some-se a isso, o oportunismo da direita, cuja artilharia de mentiras, factóides, omissões, não deu tréguas até hoje. O risco de perder eleição, existiu. Qualquer vacilo seria fatal. O terceiro turno, existiu, inclusive, com muito fogo amigo, contra ela. E por diversas vezes eu comentei em diversos blogs. A Dilma tem alguns trunfos na manga. Ela e sua equipe não são bobos. Na hora certa começa a disparar os mísseis. As cortinas da crise política estão se abrindo. Mas, a crise econômica continua, não só no Brasil. 1% de queda no PIB chinês. americano. japonês e outros já é um caos. Imagine 6 ou 7% do PIB da China. É hora de jogar flores à nossa “Coração  Valente” e virar a artilharia, sem dó, contra o inimigo comum, pressionando a Justiça barasileira a cumprir a famosa orientação “Apure-se tudo, doa a quem doer” e, assim será lapidada a trilha da Caravana do Lula, para o triunfo final. #Lula/2018.

  84. Que o Eduardo Cunha não é
    Que o Eduardo Cunha não é santo, isso todos sabemos; aliás, no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, se passar uma peneira fina, não sobra um ! Mas a verdade é que, se ele sair, vão colocar lá um que vai fazer do Congresso um ” puxadinho do Executivo “, o que acontece desde o tempo de José Sarney na Presid|ência, ou seja, muito ruim com ele, mais muito pior sem ele !!!!!!!!!!!

    1. Eduardo Cunha é o extrato da

      Eduardo Cunha é o extrato da maldade. Nunca tivemos um presidente tão reacionário e perigoso como esse Eduardo. Esse cara é tão perigoso que nem no inferno entra, pois lá tem regulamento…

    2. Eduardo Cunha é o extrato da

      Eduardo Cunha é o extrato da maldade. Nunca tivemos um presidente tão reacionário e perigoso como esse Eduardo. Esse cara é tão perigoso que nem no inferno entra, pois lá tem regulamento…

  85. ROLAM AS PEDRAS DO MURO DA CORRUPÇÃO/TREMEI TUCANOS!

    Nossa querida Presidenta, disse que não ficaria “PEDRA SOBRE PEDRA” e muita gente protegida pelo PIG/Judiciário, devem ter dado imensas gargalhadas. Pelo silêncio da Oposição devido as acusações que recaem sobre o Eduardo Cunha, parece que o show de gargalhadas começa a arrefecer. O apoio de 100% dos Governadores do Nordeste, parece tambem foi uma ducha (JATO) de água fria nos  golpistas de plantão. Os 260 aliados do Cunha, a essa altura do campeonato, devem achar que “QUEM TEM CUNHA, TEM MEDO”. Pelo lado da sensatez, para não acontecer o que houve no “MENTIRÃO”, deixem o homem ser julgado e condenado, se bem, que pela reação do mesmo ás investigações, acho que o mesmo tem 100% de culpa no cartório. O PIG (oposição midiárica) junto com Oposição Política (se é que existe oposição no Brasil), não querem combater a corrupção e sim retomarem o Poder Central e colocar o Povo Brasileiro na contra-mão da história (acabar com todas as conquistas conseguidas pela forças progressistas).

  86. A única coisa que tenho a

    A única coisa que tenho a dizer: Se Cunha não se afastar ou não for afastado da presidência da câmara, podem fechar o congresso e a “justiça” dos Moros, Barbosas e Janots, simples assim.

  87. Sem medo de ser feliz, nós podemos

    Não seria, caro Nassif, “superestimar” os poderes, não só especificamente de Dilma mas de qualquer presidente do Executivo cobrar-lhe a tarefa de conduzir também o Legislativo? O governo de Dilma vai bem, na minha opinião, seu projeto maior, de consolidar as instituições democráticas republicanas, base fundamental para que todo o resto possa ser construído, vem sendo tocado com cuidado e perseverança, não? Inclusive estabelecendo dificuldades para que algum eventual sucessor dela consiga restabelecer facismo autoritário nessas instituições: depois de Dilma quem conseguirá aparelhar um Legislativo ou um Judiciário que sentiu, pela primeira vez na história desse país, o gosto da autonomia? É… pensando bem esse negócio chamado liberdade vicia.

    Assim como quem nunca comeu melado, quando come se lambuza, ainda haverá bastante desajeito pelas instituições. Mas, ué… uma hora a gente tinha que começar a amadurecer, não é? E amadurecer não se faz sem “desajeitos”, sem dores. É como com os furúnculos, quem já teve, sabe: dói enquanto está enrustido mas a gente finge que não vê, se entorta para sentar ou caminhar. Dói alucinantemente para espremer. Mas a dor vai passando, o tecido se recuperando… fica cicatriz mas o importante é que não há mais infecção, não há mais pus e coisas ruins ali. Assim foi com Cunha, com Aécio e até, em certa medida, com a imprensa terrorista e inconsequente.

    E se o plano maior – consolidar as instituições democráticas – vem sendo tocado com maestria, decoro e perseverança, os pontuais se ajeitam: hoje a inflação sobe pontos decimais, amanhã, cai um pouquinho – Economia num país que participa do mundo como o nosso fica afeto ao que rola no mundo, mesmo. Internamente, temos feito ajustes em nossos programas sociais e de descentralização de poderes econômico e – mais importante, na minha opinião – político, maior participação popular na prosperidade inerente à oitava? sétima? economia mundial.

    Não sei se a classificação por PIB é tão importante assim. Geopolítica, conquistar soberania e independência me parece fundamental para a prosperidade. De toda forma, para quem gosta de PIBs, dentre os quase 200 países do mundo, o Brasil é um dos primeiros. Será que não estamos sendo um pouco tímidos, modestos demais quando pensamos no nosso país? Cunha é pequeno, temos que ser como ele?

  88. ROLAM AS PEDRAS DO MURO DA CORRUPÇÃO/TREMEI TUCANOS!

    Nossa querida Presidenta a DILMA  ROUSSEFF, disse que não ficaria “PEDRA SOBRE PEDRA” e muita gente protegida pelo PIG/Judiciário, devem ter dado imensas gargalhadas. Pelo silêncio da Oposição devido as acusações que recaem sobre o Eduardo Cunha, parece que o show de gargalhadas começa a arrefecer. O apoio de 100% dos Governadores do Nordeste, parece tambem foi uma ducha (JATO) de água fria nos  golpistas de plantão. Os “260 aliados do Cunha”, a essa altura do campeonato, devem achar que “QUEM TEM CUNHA, TEM MEDO”. Pelo lado da sensatez, para não acontecer o que houve no “MENTIRÃO”, deixem o homem ser julgado e condenado, se bem, que pela reação do mesmo às investigações, acho que  tem 100% de culpa no cartório. O PIG (oposição midiática) junto com Oposição Política (se é que existe oposição no Brasil), não querem combater a corrupção e sim retomarem o Poder Central e colocar o Povo Brasileiro na contra-mão da história (acabar com todas as conquistas conseguidas pela forças progressistas). Os “260 do Cunha” ( já devidamente identificados nas Redes Sociais) devem abandonar o barco (Cunha) sem nenhuma cerimônia, para salvar sua própria sobrevivência nos seus redutos eleitorais, pois eles sabem a força da Internet e dos Blogos Progressistas, principalmente com a proximidade das eleições municipais, podendo afetar sumariamente suas pretenções políticas.

    1. Pedra sobre pedra

       E isso ai !  A predidenta disse : o Brasil nao sera o mesmo apos a operaçao lava-jato.  Estão subestimando a inteligencia desta mulher , de Lula e das forças de vanguarda e democraticas. Coração Valente !

       

  89. Crise institucional causada

    Crise institucional causada por incompetencia e corrupção gerada pelos impostos escorchantes que obriga a todos viverem à margem da lei. Baixe os impostos que a coisa flue mais maneiro sem crises tao agudas ue matam velhos, crianças e doentes pobres. Crise no Brasil é economia de guerra gerada por governantes oligopolistas despreparados e oportunistas.

  90. A prova do crime que o Lula teria cometido

    Rovai: Quer saber quem estava, o que se comeu e se discutiu no jantar da Odebrecht para Lula? É só perguntar a dono da Globo

    publicado em 19 de julho de 2015 às 12:27

    Eduardo Cunha e  dono da Globo

     

    Documento da PF traz João Roberto Marinho na lista do jantar com Lula

     por Renato Rovai, em seu blog

    O jantar para Lula organizado por Marcelo Odebrecht, fruto de investigação da PF e que o jornalismo “investigativo” brasileiro está tratando como um indício claro das relações espúrias da empreiteira com o ex-presidente teria reunido 15 pessoas na casa do anfitrião, no Condomínio Jardim Pignatari.

    Até agora, porém, os colegas que estão buscando restos do que se comeu na ocasião para ver se acham o DNA dos participantes revelaram apenas três nomes, além do de Marcelo Odebrecht e Lula, o do ex-ministro Antonio Palocci, o de Sérgio Nobre (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e o da Juvandia (presidente do Sindicato dos Bancários).

    jantar-com-lula

    Pois bem, como você pode perceber no fac-simile acima, de um dos documentos vazados, João Roberto Marinho, era um dos 15 nomes da lista.

    Por que nenhum veículo se preocupou em registrar isso? Por que até agora ele não foi ouvido para que possa responder sobre o que se tratou no jantar? Por que o jornal dos Marinho esconde essa informação e todo o resto da mídia também?

    Além dele, outros grandes empresários também estavam lá. Bolivarianos como Abilio Dinis, Roberto Setubal, Jorge Gerdau e Luis Carlos Trabuco. Ou seja, não foi um evento da Odebrecht com Lula. Mas de empresários e dois importantes sindicalistas a pedido de Lula.

    O que se comeu no jantar? O que se discutiu no jantar? Simples, é só perguntar pro João Roberto Marinho.

  91. Nossa, uma analize tao suave

    Nossa, uma analize tao suave como esta me deixa mais tranquilo, tudo resumido a uma simples crise parlamentar, e o desemprego comendo solto, 350 mil vagas formais perdidas, a maior dos ultimos 22 ANOS, VIOLENCIA morro acima, inflacao fungando no pescoso machucado do povao de tanto carregar a canga do descaso. saude , melhor nem comentar, e vamos nos com mais 3 anos dessa mediocre, que ainda…Pasmem!!! encontra conforto em linhas de gente que ve a crise do ponto de vista do boteco….Estamos perdidos.!!

    1. Você é uma piada

      20.000.000 de empregos criados nos primeiros doze anos dos governos do PT, e você falando em 350 mil postos de trabalho perdidos, por uma condução irresponsável das investigações de desvios em contratos da Petrobras, pelo Juiz Sergio Moro, e seus aloprados da República do Paraná.

       

  92. Esse sujeito

    Esse sujeito é o herói da grande mídia golpista, portanto tenho minhas dúvidas sobre o fim da Era Eduardo Cunha. A nossa grande mídia fascista e golpista já deu provas mais que suficiente que pra impor o seu desejo vale tudo. 

    1. O cinismo

      Tal como Frankstein, Cunha foi criado por uma oposição cinica, o deputado do baixo clero, foi alçado ao posto de presidente da camâra e foi escolhido pela agressividade para aumentar os problemas do governo, mas claro que muitos pensavam que o podiam controlar. Mas como na lenda, a criatura tomou as rédeas  e transformou-se nisto que está ai. Esta cheio de poderes e de vontade própria.  A oposição parece não perceber que podem até dar um golpe  , com a proposta de impeachment, e vão jogar o pais na mão da criatura.  Quem me garante quw esta criatura irá chamar eleições ou mesmo compor governo com os seus criadores. A história me diria que a criatura  provavelmente vai matar seus proprios criadores. Talvez para purgar o cinismo de quem o apoiou  sabendo quem apoiavam mas que juraram pureza e ingenuidadde.  

  93. coisa de cunha

    . Nassif: como sair desta embrulhada! Só através da convocação de “Assembléia Constituinte”, aprovação da proposta da OAB e demais entidades com participação popular. O povo tem que participar destas decisões. Democracia é povo

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    de

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    d

  94. CPMI dos Correios

    Parabéns pelo artigo.

    Não sei porque as investigações sobre os desvios do fundo de pensão PRECE, da CEDAE, do Rio, ainda não chegaram ao fim. E ainda está em curso na CVM.

    Entre os investigados estavam o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, o mesmo que anda negociando com a deputada Solange Almeida, Sérgio Reinas e Eduardo Cunha, cujo nome foi lido duas vezes por ACM Neto como parte de investigação da CVM.

    Triste é que ACM Neto evitou que Funaro falasse qualquer coisa sobre Cunha, no depoimento do primeiro.

    Mesmo sabendo das relações de Cunha e Funaro (Blue Tree, PRECE etc.), ACM Neto pediu para que Funaro não falasse nomes, como está nas notas taquigráficas daquela CPI, pág. 7853:

    SR. SUB-RELATOR DEPUTADO ACM NETO (PFL-BA): O Senhor, normalmente, tem o hábito de

    manter relações no mundo político com Parlamentares,com autoridades públicas, enfim, o Senhor, quando dasua longa jornada no mercado, o Senhor achou que eraimportante ter relações políticas? Estou falando essapergunta de uma forma geral, genérica, sem pormenorizarcom esse ou com aquele. SR. LÚCIO BOLONHA FUNARO: Olha, Deputado,eu tenho relacionamento com alguns Parlamentares,com alguns políticos, tanto a nível federal, estadualmunicipal, mas relacionamentos sociais; eu não tenhonegócio com nenhuma entidade pública, o único benefícioque tem de você ter algum amigo que é político etrabalha num órgão público é que ele tem uma noçãomaior do que está acontecendo, do que tem para sair.A notícia chega em Brasília, antecipada, entendeu ounão? E ele tem um feelling que eu não tenho, eu nãotenho o feelling político de saber como é que está asituação aqui. Mas eu não tenho nenhum negócio comParlamentar, não tenho nada, tem alguns Parlamentaresque são amigos meus, só isso.

  95. Eu sempre afirmo que nossa

    Eu sempre afirmo que nossa imprensa nunca foi preocupada em combater corrupção, pois depois da confirmação do uso da senha de computador usada para os requerimentos de informações sobre os contratos da petrobras, da denúncia da vobrsnçs de vinco milhões de dólares, do conhecimento das chantagens em duas audiências distintas , o senhor deputado presidente da Câmara dos deputados federais continua mais firme e festejado pela mídia como exemplo de homem público para o Brasil. 

  96. A oposição irresponsável

    A oposição irresponsável buscou no baixo clero SEVERINO CAVALCANTI, para presidir a Câmara Federal com o intuito de detonar o governo Lula, mas o fantoche presidente caiu em desgraça por causa de uma propina tão pequena quanto ele.

    Agora, a mesma oposição buscou o boquirroto EDUARDO CUNHA, para ocupar o mesmo cargo e o mesmo objetivo contra Dilma, e, mais uma vez o tiro saiu pela culatra pelos mesmos motivos que Severino foi defenestrado da presidência.

    Qual será o próximo passo da oposição? 

  97. Só acredito vendo …

    Nada aconteceu ainda. Só falatório e ruidos nas redes sociais. Como nào tenho barbas, coloco meu colar de perolas de molho … Há muito perdi a fé nas instituições desse país. 

  98. Fim, nada.

    Fim, nada.

    É bem provável que ele se torne o “herói” do impeachment. A oposição, a imprensa e seus teleguiados não tem nenhum problema de consciência com isso. Vale tudo contra o PT. Quem estiver achando que a “máscara” dele caiu e isso surpreendeu alguém em Brasília, nas redações e nas “redes sociais” seja feliz.

    Tá mais que claro pra mm que ele foi “mobilizado”, e não atacado. Essa “denuncia” na véspera do recesso serviu para protegê-lo, issso, sim, do tiroteio do plenário…

    Tudo na medida e tempo calculados.

    … Enquanto isso a “articulação” golpista continua longe de Brasília e a versão golpista se consolida pela imprensa. A maior evidência é o ridiculo da versão de que Dilma “tramou” com Janot. Puro diversionismo dele em conluio com a República do Paraná, mídia e oposição.

    Enquanto fingem recuar preparam mais outro ataque no retorno do recesso.

     

  99. fim da vergonhosa era Ed Cunha

    Num hotel de Porto Alegre, fui forçado, antes de pedir que mudassem o canal da “Manhattan/Miami Connection”, a assistir à fala de um trio funesto. Ao vivo, Diogo Mainarde celebra o rompimento de Cunha com o governo Dilma. Abro aspas: “Cunha tem uma maioria consistente na Camara etc etc”. A histeria anti-Dilma — que merece toda sorte de críticas — chega ao ponto inadmissíve: Mainarde festeja o “rompimento”de um político, do pior esgoto da política fluminense, com a Presidente. Melhor para ela, melhor para o Brasil. A concepção de jornalismo do trio é um ultraje. Faz lembrar os que festejavam a chantagem política que certo “líder”da bancada da Câmara de Deputados, no Rio de Janeiro, fazia ao Brizola.  Agora entendo porque temos de ter uma Mainarde no jornalismo, para atacar 24 horas o Zédirceu. Mas festejar o Eduardo Cunha?

     

  100.  
    O salafra do cunha endava

     

    O salafra do cunha endava muito convencido que tinha uma  tarefa importante a cumprir. O estúpido e medíocre trambiqueiro suburbano, à moda do outro Serverino, não percebeu que foi colocado alí como um mero “boi de piranha.”

    Engraçado como a mistificação em torno do tema corrupção, ainda consegue empolgar, atraindo tantos espíritos igênuos, emboscando-os na arapuca moralista de merda, de arautos da moralidade e combatentes puros da corrupçâo. Parece que falar do pecado alheio, o torna porta-bandeira da pureza e da santidade. Deve se sentir assim, os marinhos e civitas. Sonegadores, trapaceiros do próprio capitalismo que defendem, Corruptos desavergonhados, vivandeiras golpistas e mestres de  tais expedientes sujos, é o papel de salafrários que a eles cabe.

    Mas, a nós outros não cabe se deixar fazer de manada, tocadas como bando de bestas. Incapazes de observar nossos próprios rabos sujos. Imaginanando que, sentando-se sobre o próprio enquanto apota o rabo alheio, nos tornamos livres e honestos.

    Nunca tivemos políticos tão cínicos, descarados, e desonestos como os tucanos de FHC et caterva. Até do plano Real do Itamar, os safados se apropriaram. Venderam as principais joias do País a preço de banana, entregando tudo aos amigos internos e externos, com finanaciamento do BNDES. Nunca dantes, políticos brasileiros foram desonestos ao extremo de comprar um novo mandato em reeleição forjada e criminosa.

    Agora, eles mesmos, acabaram com a reeleição. No entanto, se a desgraça fizer com que voltem ao poder, certamente não terão nenhum escrúpulos em restabelecer a patranha.  Nunca se deve confiar num salafrário que aponta o dedo acusandor, sem apresentar provas.

    Orlando

     

  101. O poder é uma espécie droga

    O poder é uma espécie droga entorpecedora, que invade e se instala no cébrero dos recém-chegados ao ambiente do poder e, se não houver reação da parte dos atingidos, a droga vai incentivando e alimentando a ambição, mais e mais, sem trégua e sem parar. Assim, por anos e anos, desde o descobrimento, o Brasil é lesado, saqueado e enfraquecido em suas riquezas e sua soberania por aqueles que julgava como seus filhos, no entanto descobriu que eram um bando de traidores mercenários. Porém, somente após o governo de Lula, que equipou, modernizou e valorizou os quadros da polícia Federal, o país começou a tomar ciência da total falta de vergonha, da falta de honestidade e da ausência descarada de pudor de muitos políticos e membros de governos anteriores. Portanto, Eduardo Cunha é merecedor de todas as punições possíveis de serem enquadradas para eliminá-lo de vez da vida pública. Contudo, ele não deixa de ser um subproduto da orgia política, que vem sendo praticada nos salões, porões, mansões e gabinetes de Brasília, não é de hoje. A má notícia é que Eduardo Cunha é apenas um dos muitos que tem em seu DNA, uma boa dose dessa droga corruptora, anti-desenvolvimentista, anti-soberania, anti-ética e anti-cidadania. Outros embriões estão gravitando pelos espaços do poder e se conseguirem encontrar o ambiente adequado para evoluirem, em poder e crescimento, em breve estarão tacando fogo no país, para o venderem ao capítal estrangeiro, como se fosse carvão barato. Identificar e bloquear todos os ninhos e todos os produtores desses malfadados embriões do infortúnio nacional. Implantar, com urgência, leis rígidas, fiscalização eficiente e constante, transparência total dos três poderes, punições rápidas e justas, fim dos votos secretos e das eleições secretas e muito amor a pátria Brasil, com a preservação de sua independência, da sua cultura, das suas riquezas e da sua soberania. Feito isso, os futuros eduardos cunhas serão nada mais que simples bolhas da fermetação do fracasso, da incompetência e da derrota.

  102. Eduardo Cunha, Lúcio Funaro e Antônio Fernando de Souza

    Sabe o que interliga Eduardo Cunha, Lúcio Funaro e Antônio Fernando de Souza?

    O ex-procurador livrou Funaro de ser preso com uma suposta e desconhecida delação ou colaboração.  

    Estranho é que Antônio Fernando de Souza parece não ter perguntado nada sobre o relacionamento de Funaro com Eduardo Cunha, nem sobre a despesas do Blue Tree, nem sobre os ganhos das operações ilegais no mercado financeiro com recursos do fundo de pensão PRECE, na época comandado por afilhado de Cunha.

    Passou um bom tempo, Funaro perdoado com delações seletivas talvez, Cunha blindado por Serraglio e ACM Neto, temos hoje o mesmo Antônio Fernando de Souza como advogado de Cunha e da Delta Construções, de Cavendish.

    E o secretário e homem de confiança do ex-PGR Antônio Fernando, Carlos Frederico, candidato ao cargo de Janot. Foi secretário-geral durante quatro anos enquanto o ex-PGR esteve à frente.

    Pode ser coincidência isso tudo aí em cima.

     

  103. Eduardo Cunha.
    Este Eduardo Cunha é o que há de mais Sujo entre nossos Políticos, voltemos a era Collor quando este Cidadão comandou a Telerj, há mais de 20 Anos já Provou sua Cafajestice, e este hoje passados mais de 20 Anos, Preside
    O Congresso, como pode é um Nojo chega de Pessoas deste Nipe na Política, chegou a hora de passar uma borracha nesta Sujeira Nojenta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador