O MPF se tornou um partido político?

Já são três citações sobre Aécio Neves na Lava Jato.

A primeira foi quando o doleiro Alberto Yousseff passou informações detalhadas sobre as propinas de Furnas para Aécio. O Procurador Geral da República Rodrigo Janot mandou arquivar.

Ontem, o Ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal) acatou novo pedido de Janot e arquivou o inquérito aberto para apurar as menções do delator Ceará a Aécio alegando contradições nos depoimentos.

Para ser arquivado, é porque foi aberto um inquérito. Só se soube do inquérito quando do anúncio do arquivamento. Sigilo absoluto, enquanto vazavam informações sobre o senador Fernando Collor (até objetos íntimos foram alvo de vazamento) e sobre o deputado Eduardo Cunha.

Em casos similares, de contradições nos depoimentos, como em relação ao senador Lindberg Farias, ocorreu o oposto. Paulo Roberto Costa disse que o ajudou através de Yousseff. Em delação, Yousseff garantiu que nunca viu o senador. O caso tornou-se público e Janot ordenou que o inquérito prosseguisse. Dois pesos, duas medidas.

Ao mesmo tempo, Janot mantém na gaveta da PGR o inquérito aberto contra Aécio em 2010, por lavagem de dinheiro em uma conta em Liechtenstein em nome de uma offshore com sede em Bahamas. E empenhou-se pessoalmente em derrubar o inquérito aberto contra o senador Antonio Anastasia.

Enquanto isto, a Lava Jato trata como escândalo instalação de torres de telefonia em Atibaia e os procuradores do Distrito Federal vazam inquérito sobre os financiamentos do BNDES, sem ouvir o outro lado, escandalizando até informações banais – como o fato de uma cliente contumaz do BNDES, como a Odebrecht, liberar financiamentos em prazo inferior ao de um novo cliente.

Na primeira fase, a Lava Jato identificou brilhantemente todo o esquema de corrupção, inclusive prendendo os corruptos. Foi um período saudado pela recuperação de parte do dinheiro roubado.

Na segunda fase, perdoou um a um os delatores que aceitaram entrar no jogo político – que consistia em delatar os políticos do lado de lá e nada falarem sobre os do lado de cá.

A luta contra a corrupção foi um álibi para a luta política. Agora poderão voltar à sua vida normal, como Yousseff depois da delação premiada no caso Banestado.

Lição que fica: você pode praticar tranquilamente sua corrupção, desde que aceite fazer o jogo político dos seus inquisidores.

O caso Fifa

Sobre a cooperação internacional nas investigações do FBI sobre a FIFA.

1.         A Globo é peça central nos episódios, pois fechou os maiores contratos de transmissão com Ricardo Teixeira e João Havelange. Em todos os países, a emissora e a empresa de marketing formam um todo único. É o caso da empresa de J.Hawila com a Globo.

2.         Os Ministérios Públicos da Argentina, Uruguai, Chile, México há mais de um ano enviam  regularmente informações ao FBI para apuração dos crimes da FIFA, dentro do modelo da cooperação internacional,. O Brasil é o mais atrasado dos países da América Latina, o que tem provocado estranheza no próprio FBI.

3.         O MPF solicitou ao FBI as informações levantadas sobre a conexão brasileira do escândalo. No Rio de Janeiro, uma juíza de primeira instância barrou o envio e ordenou a devolução do material. Esse episódio ocorreu há um ano. Até hoje o MPF não logrou derrubar a determinação.

O que separa países civilizados de repubiquetas é o exercício da isonomia, a noção de que a aplicação da lei pressupõe o primado da isonomia.

Pergunto: por acaso o Brasil tornou-se uma republiqueta, para aceitar passivamente essa quebra total de isonomia?

Pode ser que sim. Pode ser que não.

Mas não dá mais para esconder-se das críticas sob o argumento de que há interesses ocultos da parte dos críticos. Pouco a pouco, a imagem do poder defensor da cidadania, dos direitos difusos, o avalista dos tratados internacionais, vai se diluindo e abrindo espaço para uma imagem pouco dignificante, dos que se deixam seduzir pelo excesso de poder.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Pois justamente a

    Pois justamente a constituição de 1988, escrita com participação de políticos que colaboraram com a ditadura através da ARENA, permitiu que esta bandalheira esteja acontecendo. Não entendo muito das coisas legais, mas se estão pintando e bordando é porque encontraram em alguma lei (ou o que seja) sustentação para seus atos.

  • Acredito que o MPF sempre foi

    Acredito que o MPF sempre foi um partido político de oposição. Aliado e conivente do PSDB.

  • Fascistas em Ação

    Concordo absolutamente com o Nassif quando afirma que "a luta contra a corrupção foi um álibi para a luta política".

    E digo mais: o grupo político liderado por Sérgio Moro corrompe o Estado Democrático de Direito, porque seu objetivo político é a instituição de um Estado Plutocrático com valores fascistas.

  • Não é somente por causa de

    Não é somente por causa de injustiça contra o PT!

    Por que CRIA UMA REAL POSSIBILIDADE DE FAVORECIMENTO DENTRO DA JUSTIÇA!

    E eu sou parte deste UNIVERSO COBERTO PELA JUSTIÇA!

    Eu posso ser vítima também!

    A SOCIEDADE CORRE PERIGO QUANDO A JUSTIÇA SE DESIQUILIBRA!

    E não basta ir na tv e no jornal FALAR NÃO HÁ DESEQUILÍBRIO!

    FHC deixou a miriam na mão mais uma vez...

    Ele pode terminar tudo isso ainda processando a miriam na nossa(?) justiça!

    Cada um teve sua Miriam - LULA e FHC, e em se tratando das "Mirians", a peleja entre FHC x LULA, LULA  ainda dá de 10 x 0!

  • Solidariedade

    Nassif: o ditado de que o "mineiro só é solidário no câncer" é pura verdade. Acompanhe o raciocino. Diz a grande mídia que mensalão e lava jato, esta em suas diversas etapas, são um câncer na sociedade brasileira. Assistimos que as denuncias desse "câncer" só atingem o que disser respeito ao governo, valendo tudo, desde que atinja Lula-Dilma. A chamada "oposição", seja quem for ou de onde vier, fica imune, segundo o critério partidarizado da grande maioria do MPF e dos estaduais. A lista de furnas, por exemplo, só falta o número de série das cédulas entregues aos da Gang das Alterosas, simples mensageiros do derrotado em 2014, o qual teve dois terços de sua campanha financiada pelo que são acusados de desvio na Petrobras. Esse caso da tríplex na Ilha da Fantasia e o helicóptero, ambos dos Marinhos (dizem que eles não têm nome próprio), envolvendo pessoas e empresas altamente suspeitas, “não vem ao caso”. Concluindo, todo este “acobertamento” pertence ao gênero “solidariedade”, de que os fatos de Minas são espécie, com tais Procuradores. Então, edite-se o ditado ---"mineiro continua solidário no câncer!”

  • LN já não tem mais como ser esperançoso

    a respeito do MPF. A paciência era fruto da esperança dele de que poderia haver alguma reação dentro do MPF contra esta situação. Não haverá. Só podemos agora esperar o hora da desforra do próximo governo, que na minha opinião não será o dos sonhos dos marinhos da vida.

    Não terei a mínima pena dos procuradores.

  • SIM

    A resposta é SIM e não há a quem reclamar. Está tudo dominado.  O único jeito é reformar a Constituição para, ao menos, diminuir as "asas" (e o custo) do "monstro", no dizer de Sepúlveda Pertence. 

  • "seduzir pelo excesso de

    "seduzir pelo excesso de poder" E que não devem satisfação a ninguém, nem sobre seus atos nem sobre os desvios de atitude, nem sobre sua remuneração, são os primeiros a aumentarem seus salários, são os primeiros a não dar satisfação a ninguém sobre seus atos....resumindo virou uma putaria esse MP

  •  
    É o MPF cavando sua própria

     

    É o MPF cavando sua própria sepultura. A partidarização do MPF é insustentável . Será extinto ou reformulado.

    • Concordo. E a PEC 37 era pouco.

      Vai chegar uma hora que o Congresso, situação e oposição,  vai pensar em repensar os MPs.

      • Dá pra viver num país onde não se confia mais na Justiça?

        2016 vai ser um ano de trevas com essa disputa insana pelo poder...

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

17 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

20 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

42 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago