Queiroga deve encerrar emergência sanitária apesar da OMS

Anúncio pode ser feito em rede nacional; entretanto, apenas órgão internacional tem competência para decretar fim de pandemia

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve fazer um pronunciamento neste domingo (17/04) para anunciar o final da emergência sanitária no Brasil em torno da covid-19.

Embora o governo Bolsonaro tenha o objetivo de rebaixar o status de pandemia para endemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mandou um recado e afirmou que “a pandemia só terminará em algum local quando terminar para todos”.

Após essa sinalização, tanto Queiroga como Bolsonaro decidiram por encerrar o status de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

Essa sinalização deve afetar cerca de 170 regras vigentes durante a pandemia, e a que mais preocupa é a autorização emergencial para uso de vacinas e medicação.

Dentre as vacinas usadas nas campanhas de imunização, a aplicação da CoronaVac seria diretamente afetada por possuir apenas a autorização emergencial. Pfizer, Janssen e da Fiocruz já possuem registro definitivo. As informações são da revista Fórum.

Leia Também

A realidade paralela do Brasil, por Urariano Mota

Ministério da Saúde estuda projeto para permitir vacinação contra covid-19 por clínicas privadas

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador