Quem são os novos ministros anunciados para o governo Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

"Não sou eu que preciso dos ministros que anunciamos. Quem precisa é o povo brasileiro, o povo pobre, as mulheres, a população negra", disse Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Lula anunciou 15 ministros que formarão parte de seu governo, nesta quinta-feira (22). Alguns nomes já conhecidos e outros ainda cotados, Lula confirmou Nísia Trindade como ministra da Saúde, Alexandre Padilha para Relações Institucionais, Camilo Santana na Educação, Silvio Almeida para Direitos Humanos, Margareth Menezes para Cultura e Anielle Franco em Igualdade Racial.

“Não sou eu que preciso dos ministros que anunciamos. Quem precisa é o povo brasileiro. O povo pobre, as mulheres, a população negra. É com o povo nosso compromisso, e tenho certeza que nós saberemos honrar”, disse Lula.

Nomes que ainda não tinham sido divulgados antecipadamente, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin também será ministro, da Indústria e Comércio, e Cida Gonçalves, importante militante de movimentos populares e que foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra mulheres nos governos anteriores do PT, assume de novo a missão.

Conforme adiantamos na TV GGN desta quarta (21), o nome da presidente da Fiocruz foi efetivado no Ministério da Saúde, representando a luta pela ciência e pesquisa, além de importante nome da oposição e enfrentamento da pandemia durante o governo Bolsonaro.

Na Secretaria-Geral da Presidência, posto que significará o principal braço nos despachos de Lula dentro do Planalto, assume o deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), atuante no partido, ex-tesoureiro, com experiência em administração pública como superintendente do Ibama em Sergipe, secretário estadual do Meio Ambiente, entre outros.

Já antecipado, o procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias comandará a Advocacia-Geral da União (AGU). Já esteve presente em cargos importantes do governo Dilma Rousseff, como Assuntos Jurídicos da Casa Civil, nos quais se sobressaiu. Seu currículo ainda traz sua passagem como conselheiro fiscal do BNDES e procurador do Banco Central.

A doutora em Economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Esther Dweck, será a ministra da Gestão. Com grande carreira acadêmica, recebeu o prêmio de Mulher Economista de 2021, pelo Cofecon (Conselho Federal de Economia).

O quadro do apoio do PSB a Lula ainda no primeiro turno das eleições presidenciais rendeu ao partido o Ministério dos Portos e Aeroportos, com o ex-governador de São Paulo Márcio França, que tentou disputar o governo paulista, mas foi derrotado por Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Jair Bolsonaro.

O PCdoB de Luciana Santos, grande aliada do PT na derrota contra Jair Bolsonaro, deu à engenheira, presidente do partido e atual vice-governadora de Pernambuco o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Outros nomes já adiantados foram confirmados no anúncio: o senador Wellington Dias (PT-PI) como ministro do Desenvolvimento Social, e o presidente do PT em São Paulo, ex-prefeito de São Bernardo do Campo e importante sindicalista da sigla, Luiz Marinho ficou com o Ministério do Trabalho.

Apesar de adiantar boa parte de sua equipe ministerial, há outras 16 pastas que Lula ainda precisa anunciar quem serão os ministros.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma observação: Márcio França este ano não disputou governo estadual com Tarcísio. Os candidatos ao governo foram Tarcísio, Haddad e Rodrigo Garcia. Márcio França disputou cargo no senado e foi derrotado pelo astronauta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador