Anielle Franco será a Ministra de Igualdade Racial

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ativista e irmã da vereadora assassinada Marielle Franco assumirá o cargo. Marvs Chagas e Douglas Belchior devem integrar sua equipe

Anielle Franco, ativista e irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, será ministra da Igualdade Racial no governo do presidente eleito Lula. Cotada para o posto, Franco se reuniu com Lula e outros políticos na noite desta quarta (21), quando foi concluída a escolha. A nomeação deverá ser divulgada nesta quinta.

Anielle integrou a equipe de transição do governo na pasta de Mulheres e mostrava interesse em comandar o cargo. Ela é presidente do Instituto Marielle Franco, que preserva a memória da vereadora assassinada em março de 2018 e, durante o governo de Jair Bolsonaro, não teve o seu crime investigado.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Além de preservar a memória e história da vereadora, o Instituto reune jovens e mulheres negras, da periferia e LGBTQIA+. Para a pasta de Mulheres, um Ministério que Anielle tinha interesse, o governo Lula estuda também outros nomes. Em Igualdade Racial, a ativista recebeu o apoio de movimentos antirracistas, como a Coalizão Negra por Direitos.

Ao seu lado, no Ministério, devem atuar outros nomes que foram cotados para assumir o cargo, como o sociólogo Marvs Chagas, que é secretário de Planejamento do território e Participação Popular da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), e Douglas Belchior, presidente do Uneafro, educador e comentarista do Jornal GGN. Ambos integraram a equipe de transição.

Além do nome de Anielle, outros ministros devem ser anunciados nesta quinta (22), por Lula.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador