TRF-4 manda tirar nome de Lula de campo do pré-sal

Descoberto em 2006 no governo do ex-presidente petista, o campo de Lula é o maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil

Do Blog do Esmael Morais

Pré-sal: TRF-4 manda rebatizar campo de Lula

O campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos (SP), passará a ser chamado de Tupi, informou a Petrobras nesta segunda-feira (14).

Segundo a Petrobras, todos os registros dos nomes referenciados como “Lula” serão alterados atendendo uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que considerou que o campo gera promoção pessoal para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O nome havia sido contestado na Justiça em 2015 através de uma ação popular, que apontou a violação do princípio da impessoalidade na administração pública.

Descoberto em 2006 no governo do ex-presidente petista, o campo de Lula é o maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Brasil vai pagar mais caro pelo 5G com banimento da Huawei, diz presidente

33 comentários

    • Para que houvesse justiça, esses desembargadores do TRF-4 deveriam alegar-se impedidos de julgar toda e qualquer ação relativa a Lula. Os fatos comprovam a parcialidade explícita contra o ex-presidente. Mas, no Brasil atual isso é impossível. E vai piorar muito no “rigoroso inverno do direito” que já estamos vivendo e viveremos por dois anos. “In Fux they trust”. E haja insegurança jurídica.

      9
      3
    • Sim, a grande maioria dos campos da Petrobrás adota desde muito, nomes da fauna marinha (peixes, moluscos, crustáceos, mamíferos aquáticos, etc.).
      Enchova, Marlim Sul, Barracuda, Badejo, Albacora, Mero, Atapu, Berbigão, Búzios, Lapa, Sapinhoá, Sépia, Sururu… Até campos privados, como os da Shell, tem nomes similares: Polvo, Ostra, Abalone, Argonauta…
      Se o sobrenome de Lula (que me parece ser um apelido do nascido Luis Inácio da Silva) fosse Marlim ou houvesse um animal marinho chamado Inácio ou da Silva, NÓS teríamos gasto o mesmo dinheiro com o processo, tempo de servidores públicos, desembargadores (TRF-4, né?), materiais, etc. por esta “razão”.
      É de chorar copiosamente!

      18
  1. A inveja e o revanchismo só os fazem menores, medíocres. O nome de Lula ficará na história não por causa de um poço ou uma plataforma com seu nome, mas pela mudança histórica que ajudou a criar, inclusive com o pré-sal. Enquanto isto, alguns magistrados serão lembrados por ter escondido a grande parte das sujeiras lavajatistas para não melindrar seus companheiros de jogos de salão.

    47
    2
  2. Por essas e outras passamos a ser um país cada vez mais ridículo.
    Com todas as riquezas invejáveis que dispomos!
    Dispomos?

    26
    2
    • Melhor não tocar mais no assunto: vá que rebatizem aquele campo de bolsobosta, uma energúmeno aquático de muita profundeza, tipo poço sem fundo.

      13
      3
  3. Lembra aquela esquete do Porta dos Fundos de um interrogatório a la lavajato em que os agentes celebram quando enfim encontram uma nota fiscal de restaurante indicando « calamar » do cardápio !!! — É lula! É Lula!!! Agora pegamos!! »

    16
    1
  4. Então ta, a partir de hoje o molusco cefalópode lula passa a se chamar Cróvis ou Givanílson……..
    De agora em diante no restaurante: “Saaaaaiiiiiiii uma porção de lula a dorê” esta proibido, deve ser substituido por:”Saaaaaiiiiiiii uma porção de Cróvis a dorê” ou “Saaaaaiiiiiiii uma porção de Givanílson a dorê”……..Impressão minha ou a turma do TRF-4 tem muiiiiiito tempo livre…….e suuuuuuuper bem pago ainda por cima…..

    27
    2
  5. Faz sentido. O golpe de 2016 foi dado para os vagabundos da Embaixada dos EUA tomarem posse de todas as riquezas do quintal com ajuda do Exército brasileiro. Portanto, os gringos podem escolher o nome daquilo que é deles.

  6. É que os “novos donos” do nosso pré sal (Exxon, Shell etc) não querem o nome do descobridor das reservas. Querem por depois o nome do trump, ou de qualquer outro usurpador das riquezas alheias!

  7. Lula nao é celebre por causa do campo, o campo que é celebre, na realidade só existe, por causa de Lula.
    Qualquer dia aprendem.
    Agora, será que mudar o nome nao tornará sua venda/entrega mais “silenciosa”?

  8. Fez-me lembrar dos tempos da ‘ditabranda da Folha’, quando ‘forças de segurança’ invadiram o Crusp e apreenderam vários exemplares do livro, ‘Bomba Hidráulica’.

    “Atum, Badejo, Bagre, Barracuda, Cação, Camorim, Carapeba, Cioba, Dourado, Enchova, Guaricema, Marlim, Mero, Pampo, Pargo, Robalo, Sargo, Tartaruga-do-Mar, Ubarana, Vermelho, etc, são nomes que fazem parte do dia-a-dia dos trabalhadores da Petrobras. Estes, e muitos outros seres submarinos, emprestam seus nomes aos campos de petróleo da plataforma continental brasileira. Mas como essa história começou?

    É no mar que a Petrobras concentra seus maiores êxitos na exploração de petróleo e, foi em 1968, com a perfuração do primeiro poço na costa do Sergipe, que surgiu o primeiro campo de petróleo com nome de peixe: o Guaricema. A escolha do nome foi do geólogo José Carlos Braga, que se inspirou no livro “Os peixes do Brasil”.

    A partir desta data, todos os campos da plataforma continental passavam a ser batizados com nomes de peixes. As descobertas continuaram e, no final de 1969, foi a vez de Cioba. Logo vieram Dourado, Camorim, Tigre, Arraia e Robalo, este último em 1973. As descobertas ainda eram modestas e os nomes eram escolhidos sem muito critério.

    Somente a partir de 1973 foram desenvolvidas normas para a escolha dos nomes dos campos. Deveria ser de um peixe brasileiro comum na região da descoberta. Outra determinação era evitar peixes com nomes vulgares. Tantas descobertas de campos de petróleo, geraram escassez de nomes de peixes, o que levou a Petrobras a escolher seres marinhos para o batizar seus campos. Assim nasceram Estrela do Mar, Caravela, Coral, Tartaruga, Cachalote, Jubarte, Baleia Franca, entre outros.” (Fonte: Petrobras)

  9. TRF-4 é o órgão de justiça responsável pelo inesquecível placar de 13 x 1 contra o ex-presidente Lula e a favor do ex-juiz Sérgio Moro.

    Precisa dizer mais?

  10. Mudar o nome de uma instituicao nao significa que ela vai melhorar, servira hapenas para encher linguica e lavar dinheiro.

  11. A revolução francesa mudou até o calendário!
    Estamos afundando cada dia mais!
    Já não consigo mais ver o fim do túnel!

  12. Esse lixo de funcionário público desperdiça milhões de reais dos cofres públicos para movimentar a máquina judiciária com intuito de retaliação, perseguição, de preconceito. Esses sujeitos do TRF de quatro não são dignos de ser chamados juízes; mas picaretas do Direito. Alguem acha que um eleitor vai dizer “ah, vou votar no Lula por causa do Campo de Lula do Pre-Sal”? Já notaram que a cara desses sujeitos empertigadinhos sugere mais uma sauna gay do que um ambiente de Justiça (com todo o respeito aos gays!). Esposas, abram os olhos!

  13. Perca de tempo. Não consegue mais apagar. Virou covid e se espalhou mundo afora. LULA já é uma IDEIA LENDÁRIA. Foda-se TRF4.

  14. Quem sabe se paras alguns juizes de tribunas superiores o destino esteja reservando julgamentos que carregam a mesma importância estratégica nacional, quanto este que salvou o país da perigosissima ameaça de ouvir pessoas pronunciando o nome Lula. Eles deveriam, para o bem da nação, levar seus estudiosos conhecimentos para julgar escolas de samba, cardápios de restaurantes, titulos de livros e músicas, nomes de carros, de motos, de pessoas, de animais , animais, etc…

  15. Esses juízes ainda estão vivendo no Século XX, como os peritos do INSS.

    Não se deram conta que já estamos há 20 anos no Século XXI, recusam-se a mudarem.

    O Brasil hoje, sem querer mas graças aos celulares inteligentes e câmaras de segurança, tudo se registra e nada fica escondido. Nem a intolerância.

  16. Com tanta coisa séria para ser feita, um grupo de vagabundos – regiamente pagos pelo povo brasileiro – utilizam seu “precioso” tempo para tratar de um assunto que interfere, muito de perto, com a segurança nacional… Vão prá PQP !!!

  17. Juizes “imparciais” e mesquinhos.Familias ligadas ao golpe de 64!!!Usufruiram de todas formas regalias aos apoiadores do Golpe.Prefeitos biônico etc… Visão histórica distorcida pelo egoismo no.poder!!!!

  18. O mais triste nessa matéria foi não ter lido uma linha do autor explicando que a denominação nada tem a ver com o ex-presidente, e sim com todas as demais denominações de poços e campos que levam nomes de animais marinhos.

  19. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome