TSE julga ações de Bolsonaro contra a campanha de Lula nesta quinta

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Presidente e vice são investigados por abuso de poder econômico e propaganda eleitoral irregular em 2022. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou pela absolvição

Fachada do edifício sede do STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa, nesta quinta-feira (19), duas ações apresentadas pela coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a campanha do presidente Lula (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB), nas eleições de 2022. 

Pesa contra Lula e Alckmin suposto abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), no entanto, já se manifestou pela rejeição dos processos. 

Em um dos casos, a campanha de Lula é acusada de suposto impulsionamento ilícito de propaganda eleitoral no Google, em relação aos resultados positivos em buscas sobre termos negativos envolvendo a chapa. Contudo, a PGE destacou que o TSE já reconheceu a legalidade da ação da campanha.

No outro processo, a acusação é de que Lula teria usado uma entrevista coletiva, feita no dia do primeiro turno, para se promover. A PRE, no entanto, afirmou que a proibição de propaganda eleitoral no dia da eleição não abrange a concessão de entrevistas.

Além destas, outras duas ações de investigação judicial eleitoral (aijes) contra a campanha de Lula ainda tramitam no TSE, sem previsão de serem julgadas.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador