TSE inicia julgamento contra Bolsonaro por abuso de poder na eleição de 2022

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

As ações se referem ao uso indevido da estrutura da Presidência da República para promover a candidatura de Bolsonaro e Braga Netto em 2022

Fachada do edifício sede do STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa, a partir desta terça-feira (10), três ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-candidato a vice, o general Braga Netto, por abuso de poder político, desvio de finalidade e conduta proibida a agentes públicos pelo uso indevido das sedes do governo federal para promover candidatura à reeleição no pleito passado.

Em junho, o TSE já declarou que Bolsonaro está inelegível até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Vice-presidente na chapa de Bolsonaro, que tentava a reeleição, Braga Netto, por sua vez, foi absolvido neste caso. 

Agora, em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível pela segunda vez. Contudo, esses prazos não se somam e são contados em paralelo. Mas, desta vez, a inelegibilidade também pode alcançar Braga Netto.

As ações 

As três ações, apresentadas pelo PDT e pela coligação do PSOL e PT, serão julgadas em conjunto. 

No primeiro processo, o PDT alega que o então presidente fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais (live) no dia 21 de setembro de 2022, dentro da biblioteca do Palácio da Alvorada, para apresentar propostas eleitorais e pedir votos a candidatos apoiados por ele.

O segundo processo trata de outra transmissão realizada em 18 de agosto do ano passado. Segundo o PDT, Bolsonaro pediu votos para sua candidatura e para aliados políticos que também disputavam as eleições, chegando a mostrar os “santinhos” das campanhas.

Na terceira ação, as coligações do PT e do PSOL questionaram a realização de uma reunião de Bolsonaro com governadores e cantores sertanejos, entre os dias 3 e 6 de outubro, para anunciar apoio político para a disputa do segundo turno.

Tanto em caso de condenação quanto em caso de arquivamento dos processos as partes podem recorrer no próprio TSE. Também é possível recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso as partes entendam que houve violação da Constituição.

MPE

O julgamento segue o rito de praxe, com a exposição dos argumentos das partes, do Ministério Público Eleitoral (MPE) e os votos dos ministros, que podem pedir vista dos casos.

O MPE já defendeu a rejeição dos pedidos. De acordo com o parecer, assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco, não há elementos que apontem que os eventos tiveram “impacto substancial” sobre a legitimidade das eleições.

Com informações da Agência Brasil e G1.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador