Um documentário arrasador sobre o impeachment, Lula e a eleição de Bolsonaro, por Luis Nassif

Assisti-lo desperta os sentimentos mais ambíguos, uma imensa vergonha do Brasil, dos deputados que votaram pelo impeachment, da tibieza do Supremo Tribunal Federal, do papel indecente da mídia no período.

“El Odio”, um documentário arrasador, de Andrés Sal-lari, sobre o longo processo do impeachment de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a eleição de Bolsonaro.

Assisti-lo desperta os sentimentos mais ambíguos, uma imensa vergonha do Brasil, dos deputados que votaram pelo impeachment, da tibieza do Supremo Tribunal Federal, do papel indecente da mídia no período.

A visão de animais urrando na Câmara, enquanto votavam pelo impeachment, o ar solene dos apresentadores do Jornal Nacional, transformando a pantomima do Power Point em denúncia escandalosa, todos esses pontos, quando reunidos em um documentário, traçam um quadro dantesco. E, no contraponto, o martírio de Lula. Sim, conseguiram erigir Lula ao panteão dos grandes mártires do século 20, para desgosto de Fernando Henrique Cardoso, que passará à história como o Salieri de folhetim.

Conseguiram o botim do momento, o poder. Com ele, o desmonte de qualquer forma de regulação, ambiental, social, controle de armas, de velocidade no trânsito.

Tudo isso em nome de uma bandeira empunhada por um juiz que atuava politicamente.

À medida em que os fatos vão sendo, finalmente, assimilados pela opinião pública, avalia-se a dimensão do estrago que a operação causou ao país. Nos próximos meses, essa conta será cobrada duramente de seus principais estimuladores.

 

Luis Nassif

75 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nos próximos meses, essa conta será cobrada duramente de seus principais estimuladores.”

    Cuidado com o wishfull thinking, Nassif. Criaturas como FH, Aécio, Moro, famiglia Marinho, “mercado”, etc, sabiam muito bem a mentira que estavam contando. Sssim como boa parte da fascistada que os acompanharam ao longo das três vitórias e quatro derrotas eleitorais contra o Lula. Estão todos cerebrinando neste momento alguma “defesa” pra não dar o braço a torcer.

    Vários já lembraram: a perda líquida de votos entre a eleição de Dilma e a derrota de Haddad foi de algo em torno de sete milhões de votos, que, praticamente, coincidem com o ganho líquido de votos entre a derrota de Aécio e a vitoria do boçalnaro. São esses aí, a grosso modo, que podem “swingar” pro campo progressista.

    O outro terço (de não votos) não está com ninguém, e está cada vez mais “‘p’ da vida” com tudo e todos.

    Ou seja, sem essa de que “a História” vai fazer isso ou aquilo com esse ou aquele. A História tá quieta. Em História tudo passa. E, no caso brasileiro, tudo se esquece.

  2. Lendo seus posts, Nassif, estávamos informados de tudo. Por isso a vergonha já virou tristeza a muito tempo. Falta chegar nos mandantes. Evidentemente não é essa elite que foi a rua. Nem juízes bossais ou imprensa puxa saco de patrão imbecil

  3. Nassif o povo em sua maioria são legos, e vão pelo que se ouvi e não buscam antes de fala examinar bem.E nesse eu culpo muitos dos que se dizem pastores que foram pivô desses boicotes, pois quem melhor de acreditar do que um pastor renomados. Os cristãos e Pastores tem que saber que igreja cumprem seu dever de cidadão, mas não deve questionar caráter de ninguém que sai candidato

  4. Pessoal, vejam a gravidade disso!
    Ate hoje ninguem esclareceu a morte do min. Teori.
    Essa gravacao revela que ele seria um entrave para as condutas pouco republicanas do Moro e do Dalangnol.
    E TALVEZ DA CIA. QUE OS USAVA COMO INSTRUMENTO…
    Será que a morte de Teori se deveu porque ele ameaçava a pretensao da lava jato de se transformar no quarto poder ?

    AS PONTAS ESTAO SE JUNTANDO

    OS SDVOGADOS DO LULA DEVEM ARGUIR A SUSPEIÇÃO DO FUX PARA ELE NAO PARTICIPAR DE JULGAMENTOS DOS PROCESSOS DA LAVA JATO.
    NAO APENAS OS DO LULA….

    1. Não só a mídia gorda, mas a mídia branca, a magra, a amarela… todo tipo de mídia. É preciso coletar informações hoje de várias fontes: de relatos, de esquerda, da direita, de centro. É preciso juntar tudo, ponderar, deletar, sintetizar… NUNCA tivemos que prestar tanta atenção naquilo que lemos, ouvimos etc. Cuidado com documentários também! Eles não são imparciais, eles apresentam uma tese, e buscam comprová-la até o final. Muitos autores não estão interessados em relatar tudo para não “confundir” as pessoas, porém a realidade realmente confunde quando se percebe q todos estão sujos, e q alguns poucos q parecem os mais sujos é q estão mais limpos. Porém é fato que nenhum partido merece fidelidade, nenhum político está imune, porém é preciso ter discernimento e sabedoria mínima para entender que houve crime praticado pelos últimos governos. Por mais que eu considere a Dilma uma brasileira com valores, eu discordo da ideologia dela, e acredito q as alianças q ela fez foram algo medonho q ela mesma se declararia arrependida se perguntassem hoje. O Petrolão é ainda uma vergonha… O sistema ainda é corrupto, mas é preciso apoiar alguns q buscam limpar esta nação. Lula foi uma benção em seu primeiro mandato, mas ao final, deixou muitos companheiros horrorizados quando viram naquilo q ele se tornou. Quem grita #LulaLivre é abitolado assim como quem fica defendendo tudo o q Bolsonaro diz. O brasileiro ainda precisa acordar.

  5. Posso recomendar um documentário também? Vai cancelar tudo o que falarem no documentário. “1964: entre armas e livros”. Eu duvido que alguém de vocês assistam até o final. Taí o desafio.

  6. Fiquei profundamente triste com este documentário. Ver estas pessoas desinformadas, lutando para perder sua liberdade e bradando o ódio e a discriminação. Triste o futuro deste país.

    1. Só do pt, cara pálida? Esqueceste ou fizeste questão de esquecer dos outros? Dá uma olhadinha no ranking da corrupção e depois volta aqui. Não tem desculpa, vai tratar este teu ódio. Não faz bem ao coração, nem à alma (se é que ainda existam ambos por aí…)…

  7. Maravilhoso documentário.
    Nem todos que apoiaram o Fora Dilma são inocentes. Muitos estavam no armário. Eram preconceituosos mesmo. Hoje se realizam com esse ódio.

  8. Quando Lula foi presidente, embora não fosse petista, acreditava que algo de bom fosse feito para o trabalhador e para o povo brasileiro. Quando nos forçou engolir Dilma, tive certeza que não mudaria nada, pelo contrário, continuaria piorar ainda mais. Bolsonaro veio com uma proposta de renovação e reorganização. Ainda que difícil seja para os petistas, também serão beneficiados pelas mudanças propostas pelo atual governo. Pelo menos não vamos mais “estocar ventos”…

    1. Não, agora vamos estocar armas, como o vizinho do teu presidente. Também podemos estocar laranjas, ou isso é privilégio dos Bolsonaros? Uma coisa eu sei: educação não estocaremos.

    2. Querida pessoa, vou me solidarizar com a sua dor e desilusão quanto ao governo de Lula.
      Para pessoas que esperavam um país atrasado e sem qualquer perspectiva de evolução, sem reconhecimento internacional e fortemente colonizado, o governo Lula foi realmente decepcionante.
      Agora não, agora estamos bem. Estamos no caminho do ódio, do preconceito, do armamento do cidadão, do desmonte da indústria de porte e da infraestrutura recente, tão duramente conquistada.
      Bolsonaro renova e reorganiza o país, e já estamos colhendo essas benesses.
      Não há como não estar esperançoso com as humilhações que o brasil tem passado lá fora; com a qualidade de nossos ministros, como o do meio ambiente, que odeia índios, quer destruir reservas; com a da agricultura, que liberou, maravilha, quase 200 agrotóxicos, em maioria proibido em agricultura de países civilizados; com o ministro da educação, aquele que abre o guarda-chuva, escreve errado, falseia curriculum e nega recursos a pesquisas e manutenção de universidades.
      Nossa política externa é um assombro. O nosso presidente conseguiu ser recebido por um ex-presidente, no ocaso de seu rancho de um estado distante da casa branca, numa sugestão de convite forçado.
      Os povos de todas as nações que o nosso presidente visita querem ve-lo (de longe, suponho).
      Até levam placas sugestivas de quanto o estimam. Logo será ovacionado por onde passa.
      Estamos bem, estamos todos empregados, o custo de vida está bom, a gente melhora dia a dia, a saúde, a segurança, a educação, tudo de primeira. Vivemos uma era de bem estar.
      Não sou petista mas estou vendo as maravilhas que o seu presidente tem feito e o quanto ele é apreciado no mundo
      Saudações cordiais

    3. Infelizmente nem ventos teremos mais para estocar. E quanto às propostas, desmantelamento de políticas a favor do meio ambiente, e da educação, extinção de órgãos de controle social com representação da sociedade, proposta de uma nova previdência onde 70% (mais pobres) sairiam perdendo, uma política de segurança pública onde o aumento da violência contra os grupos vulneráveis é o pilar.

  9. Ficou claro que as informações foram relatadas por um apoiador do governo Petista, se o documentário apenas mostrasse os relatos sem tomar um lado, com a verdade apenas, talvez ficasse bom! A informação sem distorção faz sucesso!

  10. Os seguidores de Bolsonaro são alimentados diariamente por ações de governo, já espalham que as denúncias contra o Moro são falsas, Qualquer jornal independente com tendência de esquerda não entram como favoritos para leitura no Google. Não me rendo e não tenho vergonha de ser de esquerda.

  11. Nassif, você só esqueceu de relatar os crimes cometidos no governo petista ( mensalão, Pasadena hiper faturada , Petrolão, caixa 2 pra eleições, etc, etc, etc…) ou vai me dizer que tais crimes foram invenções da mídia ou da Lava Jato? A verdade é que fizeram tanta coisa errada que era, sim, merecedora de impeachment e no final acabaram caindo numa coisa que nunca ninguém imaginaria ( “pedaladas” que são ilegais). Tire essa máscara de militante, pare de defender o indefensável, Lula e Dilma quebraram o Brasil e você ainda diz que o afastamento deles é golpe. Tenha paciência.

  12. Incrível como boa parte dos brasileiros tem vocação para ser enganados. Fizeram papel de idiotas, se deixando enganar pelas manipulações da grande mídia. Escolheram um troglodita para presidente, que vai destruir todas a estrutura que ainda existe no Brasil. A conta vai ser muito alta e virá o arrependimento, mais aí o mal já estará feito.

  13. Choradeira pura este documentário, bem ao estilo perdedor inconformado. A esquerda brasileira precisa urgentemente fazer um mea culpa a respeito da corrupção institucional que generalizou e para de encontrar desculpas para sua derrocada.

  14. não julguem esquerda ou direita,sejam inteligentes e reconheçam a verdade que tudo era uma montagem como um quebra cabeça,se Lula roubou tem que pagar por isso ,mas vejam então pra que Michel temer está solto? E este roubou bem mais que Lula. Porque Aécio Neves está solto e entre outros, sabem porque estão solto? Porque talvez não ofereceram riscos ao governo ou ofereçam perigo algum aos poderosos de Brasília. É só raciocinar.

  15. Como um governo que está desmontado o Brasil e entregando para os EUA, tirando os direitos trabalhistas, tirando verba da educação, eliminando matéria das escolas, transformando professor em inimigo, aumentando a violência, deturpando a justiça e acabando com a chance de futuro, pode me beneficiar?

  16. O povo se deixou enganar, levado pela Grande mídia ( globo, record , folha de são Paulo, veja etc…) , aplicaram o golpe com a colaboração de moro e dallagnol, derrubaram o governo Dilma e prenderam o ex-presidente Lula, mas a farsa está acabando, as máscaras estão caindo, como diz a bíblia; não há nada em oculto que não venha a ser revelado, a verdade prevalecerá e toda mentira e difamação cairá por terra.

  17. ate agora este governo nao fez naďa pelo povo nada.para melhora o brasil o povo presiza de trabalho nao de sacrifisio.e o que esta refoma tras

  18. Enquanto o brasileiro não entender que o governo não passa de mero prestador de serviços e é empregado do povo que pode ser despedido como qualquer empregado de empresa, o Brasil não terá cura.

  19. Dantesco é a condenação do certo e exaltação do erro.
    Condenar um impeachment correto, a prisão justa de um condenado e as críticas à justiça onde conversas legais, que são, muitas vezes realizadas nos gabinetes, são usadas criminosamente para desmontar a verdade, isso é dantesco.
    Transformar invasores terroristas isso sim, demonstra que infelizmente muitas mentes foram cauterizadas ao longo dos anos pelo engôdo perigoso do socialismo.
    Que a nação acorde enquanto ainda existe tempo!!

  20. Dantesco é a condenação do certo e exaltação do erro.
    Condenar um impeachment correto, a prisão justa de um condenado e as críticas à justiça onde conversas legais, que são, muitas vezes realizadas nos gabinetes, são usadas criminosamente para desmontar a verdade, isso é dantesco.
    Transformar invasores terroristas isso sim, demonstra que infelizmente muitas mentes foram cauterizadas ao longo dos anos pelo engôdo perigoso do socialismo.
    Que a nação acorde enquanto ainda existe tempo!!

  21. O impeachment de não foi golpe?
    Para pessoas sem percepção não foi. Porque não consegue distinguir as coisas. Com Dilma o rombo era de 100bilhões der Dilma, e assumiram o poder, e o rombo foi para 160bilhões. Isso deixa bem claro que todos os partidos juntos que derrubaram Dilma, e muito mais incompetente que o PT. Todos juntos inclusive o partido do governo atual não reverteu a situação do Brasil. Alguns são ladrões e outros são incompetente. Sou analista e comentarista. Não tenho partido, não sou político.
    OBRIGADO.

  22. Nenhum discurso racional conseguiria tirar a esquerda do poder, então precisavam deslocar a discussão pro plano emocional. Conseguiram, depois de anos associando a imagem PT, o Lula e o Lulinha a tudo que existe de ruim no país, corrupção, subdesenvolvimento, falta de escolas, falta de hospitais, violência, etc…
    E só conseguiram fazer isso porque o PT ficou assistindo a tudo e duvidando que conseguiriam. Quando tentou reagir já era tarde, o ódio já comandava o pensamento de muita gente e não adiantavam mais os argumentos racionais e nem tampouco os emocionais.

    1. João Mineirim,
      essa frase: “Nenhum discurso racional conseguiria tirar a esquerda do poder, então precisavam deslocar a discussão pro plano emocional. ”
      concentra anos de pesquisa e explicação sobre esses anos indecentes que estamos vivendo e que – oxalá – terminem logo.
      Há um grupo de pessoas que não pensa racionalmente – cerca de 1/3 – e a inteligência do mal conseguiu reuni-las para a nossa desgraça e a delas próprias.
      Se o PT ficou assistindo e duvidando; se o povo americano ficou assistindo e duvidando que o “Tramp” virasse presidente; se o mundo ficou duvidando que esse tipo de gente seria racionalmente eleita, o mundo foi surpreendido por tempos irracionais e, irracionalmente justificando, dizem que estamos sob o ciclo de Saturno, cuja influência transforma toda a possibilidade de sucesso em fracasso e vice-versa.

  23. Vaidade, presunção, ódio, traição, cegueira ideológica, sentimentos que assolam este país dividido entre uma esquerda decadente e uma direita acéfala. Quando essa briga idiota por quem rouba menos ou engana mais vai acabar? O Brasil não merece esse povo aloprado. Entrega logo pra Alemanha, Japão, Canadá, Suécia, ou que se aguarde a falência completa.

  24. Eu conheço o Brazil nao por que vejo televisao,conheço o Brasil porque ja andei bastante por ele como caminhoneiro e sei que o as coisas eram bem melhores nos governos petistas,comecando pelas rodovias federais e pela construcao civel e pela economia local de cada vilarejo por onde eu passava.A quem dera se o momento ruim que o brasil passa fosse apenas por causa da corrupção dos politicos.Na minha humilde opiniao o momento ruim que o Brasil passa se deve principalmente pelo imedimento de Dilma Roussef que foi feiti sem nenhuma necessidade,foi feito apenas por disputa pelopoder.Ai elegem um presidente onde prometia acabar com todos bandidos da terra e ao assumir presidente ao inves de propor uma reforma no codigo penal e uma reforma politica ele propoe uma teforma da previdencia,extingue o ministerio do trabalho para acabar com o pobre de vez.Bem feito pata quem votou nesse fanfarrao.Nem como deputado durante tantos anos ele prestou agora imaginem como presidente da republica.E podem aguardar,os militares nao voltaram ao poder a passeio nao.

  25. Certamente o pt no inicio tinha ideologias e propostas quanto a governar este pais, no entanto toda a cupula politica se corrompeu diante da tentacao sedutora de tanto dinheiro facil e disponivel num contexto mafiopolitico que ja existia e apenas se intensificou durante o comando pt, pmdb e afins…e nao digam que a corrupcao e desvio de dinheiro nao existiu e como heranca rendeu 14milhoes de desempregados…

  26. O problema não é o Bolsonaro ou Lula. Somos nós brasileiros que falamos muito e não agimos. Não vejo um pobre estender a mão a outro pobre. Mas vejo esse povo sem noção puxar saco de políticos, artistas e da elite
    Se não temos compaixão pelo nosso semelhante, não somos dignos de coisas boas. Tudo o brasileiro tira proveito .
    Votam em políticos corruptos e acham normal. Saúde zero, educação uma vergonha.
    Nada muda e a culpa não é desse bando de tralhas que estão no poder. Mas sim, do povo que adora ir a favor do errado e menosprezar o certo. Desde que o país deixou de ser colônia de Portugal nada mudou, pq o povo continua escravo da sua própria ignorância. No dia que deixamos de cobrar dos outros e aprendemos a fazer a nossa parte esse país terá jeito e tomará rumo. Quem é Bolsonaro ou Lula? Desconheço. Mas conheço um Deus que muda história, e faz o impossível acontecer. Acorda Brasil

  27. O problema não é o Bolsonaro ou Lula. Somos nós brasileiros que falamos muito e não agimos. Não vejo um pobre estender a mão a outro pobre. Mas vejo esse povo sem noção puxar saco de políticos, artistas e da elite
    Se não temos compaixão pelo nosso semelhante, não somos dignos de coisas boas. Tudo o brasileiro tira proveito .
    Votam em políticos corruptos e acham normal. Saúde zero, educação uma vergonha.
    Nada muda e a culpa não é desse bando de tralhas que estão no poder. Mas sim, do povo que adora ir a favor do errado e menosprezar o certo. Desde que o país deixou de ser colônia de Portugal nada mudou, pq o povo continua escravo da sua própria ignorância. No dia que deixamos de cobrar dos outros e aprendemos a fazer a nossa parte esse país terá jeito e tomará rumo. Quem é Bolsonaro ou Lula? Desconheço. Mas conheço um Deus que muda história, e faz o impossível acontecer. Acorda Brasil

  28. Muito bom o documentário, parabéns aos realizadores. Contudo, o verdadeiro documentário, abrangente e detalhado sobre o Brasil contemporâneo, ainda está clamando por ser realizado. Será preciso reunir muitas horas (capítulos?) do abundante material existente, de modo a que todos possam compreender, em profundidade, o transe da barbárie pelo qual o Brasil tem passado durante os últimos anos.

    1. O documentário que você pede, só será visto se produzido lá fora e lançado como curiosidade.
      Aqui, ou vai ser engavetado ou desmentido.
      Depois de ver um “documentário” defendendo a revolução e dando voz ao estrume nacional exportado para os irmãos do norte maravilha – o Olavo o que é sujo – acredito que não há clima para um documentário verdadeiro

      1. Olá Amoraiza, creio que pode realmente demorar e que venha a ser “desmentido”, como você diz. Mesmo assim, não penso que tal obra, que pode, de fato, acabar sendo produzida lá fora, conseguirá ser realizada por algum diretor e roteirista estrangeiro. Será preciso uma historiografia de peso e talvez seja até bom esperar algum tempo para que os fatos sedimentem com maior clareza. Digo isso apesar das excelentes contribuições que diversos estrangeiros vêm dando ao combate ao golpe de 2016, etc. No entanto, sempre que presto atenção detida às análises estrangeiras, em quase todas percebo limitações quanto ao entendimento abrangente sobre o que estamos passando. Alguma sensação intuitiva que tenho me confirma o fato de que a jabuticaba é mesmo só nossa, para o bem ou para o mal, e que o Brasil profundo também não é nada fácil para “amadores”, sem querer desmerecer ninguém, muito pelo contrário.

  29. Não só a mídia gorda, mas a mídia branca, a magra, a amarela… todo tipo de mídia. É preciso coletar informações hoje de várias fontes: de relatos, de esquerda, da direita, de centro. É preciso juntar tudo, ponderar, deletar, sintetizar… NUNCA tivemos que prestar tanta atenção naquilo que lemos, ouvimos etc. Cui-dado com documentários também! Eles não são imparciais, eles apresentam uma tese, e buscam comprová-la até o final. Muitos autores não estão interessados em relatar tudo para não “confundir” as pessoas, porém a realidade realmente confunde quando se percebe q todos estão sujos, e q alguns poucos q parecem os mais sujos é q estão mais limpos. Porém é fato que nenhum partido merece fidelidade, nenhum político está imune, porém é preciso ter discernimento e sabedoria mínima para entender que houve crime praticado pelos últimos governos. Por mais que eu considere a Dilma uma brasileira com valores, eu discordo da ideologia dela, e acredito q as alianças q ela fez foram algo medonho q ela mesma se declararia arrependida se perguntassem hoje. O Pe-trolão é ainda uma vergonha… O sistema ainda é corrupto, mas é preciso apoiar alguns q buscam limpar esta nação. Lula foi uma benção em seu primeiro mandato, mas ao final, deixou muitos companheiros horrorizados quando viram naquilo q ele se tornou. Quem grita #Lula-Livre é abito-lado assim como quem fica defendendo tudo o q Bol-sonaro diz. O brasileiro ainda precisa acordar.

  30. Não tem nada de balela…há muitas mentiras e mistérios a serem desvendados . graças ao portal The Intercept a direita corrupta está tremendo nos alicerces e é bém provável que tenha ocorrido vários crimes.

  31. O documentário peca por um detalhe VITAL, que acontece muito com os jornalistas: quase não menciona a GLOBO.
    Acho que lá no fundo todo jornalista “se preserva” para o sonho de um dia ser chamado para a Globo…
    Isso também aconteceu nos documentários do Kennedy Alencar para a BBC.

  32. Assisti nesta madrugada por recomendação do Nassif e fiquei encantado com a qualidade do documentário. Apesar de ser duro ter que rever uma compilação dos piores momentos de nossa história moderna, me deu uma sensação de otimismo de que esta gente vai se autodestruir e o país voltar a racionalidade. Fui dormir esperançoso em dias bem melhores.

  33. Olá pessoal e Nassif em especial.! Deveriamos pensar em cessar a DESTRUIÇÃO do país, para que não seja total e irreversível. Hoje, 21.6, já está quase acabada a INDÚSTRIA BRASILEIRA, o setor de ENSINO também, o desmatamento pra criar gado e plantar soja em a passos largos, tudo isso feito com consentimento dos ”brasileiros” que só vão perceber quando, p.exemplo, ficarente sem emoreno, demitidos e SEM NENHUMA CHANCE DE REAPROVEITAMENTO (( o nível do desemprego do Brasil é o mais alto da sua história, mais de 13 milhões de pessoas)) .. Éramos COLÔNIA DE PORTUGAL E AGORA só mudou de dono, ou seja, somos DESGOVERNADOS PELOS ESTADOS UNIDOS há vários anos… O entregues mo começou com o DESGOVERNO DO “”FHC”” QUE FOI O PRECURSOR DA COMPRA DE VOTOS DOS CONGRESSISTAS….●● Ou vocês esqueceram que foi ele que mudou a Constituição pra poder ficar como presidente mais um mandato??
    Um dos problemas do povo é o ESQUECIMENTO da história, dos fatos .
    A GLOBO NUNCA VAI DIVULGAR E ADMITIR QUE AJUDOU A DESTRUIR O PAÍS. Quem comprou a divulgação do grampo da presidente Dilma? ? E aí não era crime conseguir informações com grampeamendo ilegal….Nunca um presidente de república democrática permite um absurdo desses.
    fico à disposição se alguém quiser aprofundar o assunto pessoalmente

  34. Olá pessoal e Nassif em especial.! Deveriamos pensar em cessar a DESTRUIÇÃO do país, para que não seja total e irreversível. Hoje, 21.6, já está quase acabada a INDÚSTRIA BRASILEIRA, o setor de ENSINO também, o desmatamento pra criar gado e plantar soja em a passos largos, tudo isso feito com consentimento dos ”brasileiros” que só vão perceber quando, p.exemplo, ficarente sem emoreno, demitidos e SEM NENHUMA CHANCE DE REAPROVEITAMENTO (( o nível do desemprego do Brasil é o mais alto da sua história, mais de 13 milhões de pessoas)) .. Éramos COLÔNIA DE PORTUGAL E AGORA só mudou de dono, ou seja, somos DESGOVERNADOS PELOS ESTADOS UNIDOS há vários anos… O entregues mo começou com o DESGOVERNO DO “”FHC”” QUE FOI O PRECURSOR DA COMPRA DE VOTOS DOS CONGRESSISTAS….●● Ou vocês esqueceram que foi ele que mudou a Constituição pra poder ficar como presidente mais um mandato??
    Um dos problemas do povo é o ESQUECIMENTO da história, dos fatos .
    A GLOBO NUNCA VAI DIVULGAR E ADMITIR QUE AJUDOU A DESTRUIR O PAÍS. Quem comprou a divulgação do grampo da presidente Dilma? ? E aí não era crime conseguir informações com grampeamendo ilegal….Nunca um presidente de república democrática permite um absurdo desses.
    fico à disposição se alguém quiser aprofundar o assunto pessoalmente se for uma conversa sem ignorâncias

  35. Excelente matéria e informação instrutiva aos cidadãos, nos brinda esse profissional sério da imprensa brasileira que é o caríssimo Brasileiroo, Luiz Nassif, pena que existam poucos jornalistas que valorizem o Brasil e respeite seu povo. O Senhor nessa matéria, tocou fortemente, nos agentes nocivos da ferida nacional, causada pela inveja, pelo ódio e pelo o espírito egoísta e destrutivo, carma da nação brasileira, que impede o nosso povo de ser fraterno, justo e feliz.
    Fica a nossa indignação aos inconsequentes cidadãos brasileiros, analfabetos políticos, alienados e importante massa de manobras dos oportunistas, ainda que essas pessoas em sua ignorãncia, não tenham noção da dimensão do mal e injustiças, que com a sua ajuda, permitiram que os oportunistas fizessem e continuam a fazer, com a educação, com a ética e com a moral, com a saúde, com a economia, com a justiça, com os direitos das pessoas, com a segurança pública, com o meio-ambiente, com desmonte das empresas estratégicas públicas e privadas que deixando de serem geradores de emprego e renda para o povo, são agora indutores de desigualdades, de pobreza, de miséria e de desesperança do povo brasileiro, definitivamente, isso, não é prática cristã. Some-se a tudo isso, o impacto negativo desses atos, no desenvolvimento sustentável e racional do país, assim como nas Políticas Públicas essenciais para o bem-estar do povo brasileiro, como determina o Artigo 3º da Constituição Federal que, todo brasileiro deveria conhecer, antes de emitir opinião sobre alguém, sem antes, conhecer a verdade, etc, mas ainda é tempo de aprenderem e de se arrependerem de seus erros, se quiserem ser um bom e consciente cidadão.
    À luz disso tudo, fica o nosso apelo para aqueles que ainda acham que, com o ódio, com a inveja, com a mentira, com a ofensa, com crueldade e, com a autossuficiência e soberba e que, desprezam a verdade, o amor ao próximo, o direito, a igualdade, a justiça, a fraternidade, a misericórdia, a paz social e o bem-comum, etc, que entendam que, assim, não construirão algo positivo e bom para o país. NÃO! Estão equivocados. O que está em jogo no Brasil, não é o interesse ou vaidades da direita, da esquerda, do centro de uma pessoa ou, do raio que os partas.
    O que está em jogo no Brasil, é preservarmos a soberania da nação, de nosso país e do bem-estar de todo o seu povo. Então, para conseguirmos isso, acho que é o que todos querem, precisamos recorrer, lê, conhecer e entender pelo menos, os 07 primeiros Artigos da Constituição Federal e, assim, nela amparados, podermos com autoridade de dono do poder, de exigir prestação de contas aos nossos servidores, as autoridades constituídas por interesse e bem-estar do povo, para que todos, à luz desses 07 primeiros Artigos da CF, prestem contas ao povo e á nação brasileira de seus atos e obras realizadas, para que sejam aferidos em conformidade com esses Artigos, pelo menos.
    Os maus cidadãos e autoridades, como todos os cidadãos, que são iguais perante a lei, devem serem responsabilizados por seus atos maus, sim, nos termos da CF, não só pelo mal e prejuízos que causaram à nação e ao país mas, também, pelo bem que deveriam e que podiam ter feito, aos cidadãos mais susceptíveis da sociedade e, não o fizeram. Entendermos que, o dono do poder constitucional, conforme o Parágrafo Único do Artigo 1° da Constituição Federal do Brasil, sim! Somos nós o povo brasileiro, formado de todos os cidadãos e não, as autoridades e agentes públicos dos 03 Poderes, esses, são por sua opção, servidores do povo e, são investidos de poder e autoridade por esse povo, que os remunera, para representá-los como parlamentares, administradores e juízes públicos todos, para promoverem o bem-estar comum, a paz social, a justiça imparcial para todos, igualmente.
    Para avaliarmos se esses personagens nomeados para fazerem o bem a interesse do povo, estão cumprindo, eticamente, suas responsabilidades para com a nação, lembro mais uma vez, devemos confrontar suas ações, obras, atuações, etc, com pelo menos, esses 07 primeiros Artigos de nossa Constituição Federal, especialmente, com os Artigos 3°, 4° e 5°. Após isso, teremos a resposta para todos os graves problemas de desrespeito à CF, de injustiça, de desigualdades, de entreguismo do patrimônio do país, de infidelidade e grave falta de ética, de respeito e de compromisso da maioria das autoridades públicas com a nação e com os cidadãos que, historicamente, são vítimas, o Brasil e o povo brasileiro.
    Se dermos atenção a essas simplórias sugestões, de todos os cidadãos demostrarem interesse em conhecer, pelo menos, os 07 primeiros Artigos de nossa Constituição, com certeza, essa simples instrução e conscientização sobre cidadania, se feito nas escolas, nas igrejas, nas instituições, nas organizações sociais, nos partidos políticos, nas praças públicas, nos shows artísticos, nos estádios e nas televisões e, se os Poderes constituídos fizerem nesse particular, a sua parte constitucional, juntamente com a imprensa, mudaremos o país para melhor para todos, SIM.
    São essas as nossas observações e sugestões ao tema.
    Paz e bem
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador