Wladimir Costa, o algoz de Cunha, é um de nós, por Lúcio Flávio Pinto

Jornal GGN – O jornalista Lúcio Flávio Pinto traça um perfil de Wladimir Costa, deputado federal do Pará pelo Solidariedade em seu quarto mandato e que mudou de posição e passou “de fervoroso adepto” de Eduardo Cunha para seu algoz na Comissão de ética.

Para o jornalista, Wlad consegue atenção graças à cobertura intensa da crise política, que dá destaque para figuras que “seriam anônimas por qualquer critério que não fosse o da casualidade”. Wlad também é classificado como bizarro, mal educado, incivilizado, “pobre no vocabulário e indigente nas ideias, quando as tem”. 

Lúcio Flávio conclui que Wladimir é o “retrato fiel de um Pará que não nos representa, mas é o Pará que se forjou com a nossa leniência, omissão, adesão e cumplicidade”. Leia mais abaixo:

Enviado por Wagner F.S.

Comentário ao post “Xadrez de um interino com a marca da suspeita

Nassif, o texto baixo é do brilhante jornalista Lúcio Flávio Pinto e desnuda o antes obscuro Dep. Wlad Costa. Mas eu diria que Wlad não é apenas o Pará, é o Brasil. O texto abaixo é o fiel retrato da era que vivemos:

Do blog de Lúcio Flávio Pinto

Wlad é o Pará

Wladimir Costa cumpre seu quarto mandato como representante do povo paraense na Câmara Federal, onde tem assento há 12 anos. Foi reeleito, em 2014, pelo segundo partido a que se filiou, o Solidariedade (antes foi do PMDB), como um dos mais votados, com 141 mil votos.

Obscuro, improdutivo e inconstante, o deputado finalmente está conseguindo seus dias de glória, graças à maciça cobertura da crise política pela imprensa nacional, que distribui como maná os 15 minutos de fama a pessoas que seriam anônimas por qualquer critério que não fosse o da casualidade. Não é por inteligência, argúcia, conhecimento ou serenidade que o parlamentar está se tornando famoso.

É por ser bizarro, mal educado, incivilizado, pobre no vocabulário e indigente nas ideias, quando as tem. Num parlamento que tudo aceita, ele se destaca por ser um dos piores dentre os piores.

O cidadão paraense tem vergonha desse exemplar de primarismo e truculência carnavalesca na Câmara Federal? Como, então, lhe confere o título de campeão de votos há quatro eleições? Ele é uma versão piorada de quem o elege? Talvez não.

Wladimir Costa é inteligente e esperto. Mas fala sobre o que desconhece, se inspira no mais suspeito senso comum. Não tem princípios e age como torcedor fanático em campo de futebol (com radinho de pilha no ouvido). Por ser radialista e dono de aparelhagem, ele é o Wlad simpático, gente boa (certamente com seu cartão Yamada), generoso, caridoso, sempre à disposição dos que dele precisam.

Faz muito barulho porque se criou e vive no barulho. É pouco provável que exista capital no mundo mais barulhenta do que Belém do Pará, cevada na cacofonia mental e nos decibéis como argumento. As leis proíbem os abusos. Pois lei não é potoca no Grão Pará?

É isso para Wlad, seus eleitores e alguns milhares de paraenses, mais iguais do que a maioria, isolados no seu egocentrismo, num individualismo selvagem, regidos por uma única lei: a do mais forte. E pelo predomínio do mais oportunista e audacioso – e também inescrupuloso.

Assim, o que interessa é aproveitar as ondas favoráveis e embarcar nela, indiferente à trajetória de vida, à opinião da véspera, à posição de antes. Foi o que fez o deputado Wlad, mudando subitamente de fervoroso adepto do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, para seu algoz na comissão de ética. Contribuiu – tão positivamente quanto de forma inescrupuloso, como os ratos em navio que vai ao fundo – para fazer avançar o processo de cassação do mais mafioso dos integrantes do parlamento brasileiro. E o mais cínico, por isso vitorioso?

Esse tipo de personagem não só se “dá bem”: é consagrado, vira exemplo, se torna herói, como alguns dos que, a soldo (nada de espírito olímpico), pago pelo erário, carregaram ontem a tocha olímpica por Belém. Representantes da educação, da cultura, do saber, da ciência, da competência intelectual no Pará? Este é um Estado de vazios, terra nula?

São escolhidos os membros de máfias e igrejinhas, os que recebem favores e devolvem favores, os participantes fieis da pantomima. Como as que o deputado Wlad agora repete na Câmara, a anterior no afastamento da presidente Dilma Rousseff, ao aparecer para votar enrolado na bandeira do Pará.

Qual a justificativa do seu voto pelo impeachment: homenagem à sua “mãezinha”. Declaração seguida por um brado barulhento (“quem vota sim põe a mão pra cima!”) e arrematada pelo estouro de um lança-confete no plenário.

Circo? Não, realidade. Praticando esse espetáculo circense lesivo nos seus programas de rádio e televisão, Wlad provocou pelo menos quatro ações por crimes contra a honra,injuriando, difamando e caluniando. Ah, mas ele é ficha limpa: não foi condenado em nenhuma das ações, que ainda tramitam pela justiça.

Falha do judiciário local? Wlad também é réu em uma ação que tramita com a mesma lassidão no Supremo Tribunal Federal. O relator, Edson Fachin, julga a participação do deputado em um suposto esquema de desvio de recursos públicos entre 2003 e 2005, em Belém.

Este é o Pará bárbaro, selvagem, violento, incivilizado, estúpido e cruel em que nos transformaram os ocupantes da terra, seus colonizadores e donos, e ao qual nos afeiçoamos, nos alienando do nosso patrimônio e da nossa história.

Que venham novos Wlad. Eles são o retrato fiel de um Pará que não nos representa, mas é o Pará que se forjou com a nossa leniência, omissão, adesão e cumplicidade – e também com a nossa covardia. Um Pará que perdeu o domínio da sua história, incapaz de juntar o “antes” ao “agora”, com um projeto de “depois”. Um Pará desnaturado, que pega as migalhas do banquete como os canoeiros da beirada do rio na passagem dos navios pelos estreitos de Breves

Wlad é um de nós.

Redação

Redação

View Comments

  • O pior dessa história é

    O pior dessa história é alguém deve 'quilate' ter 141 000 votos no Pará [ o que equivaleria a um deputado no Estado de São Paulo ter quase um milhão de votos ] . O correto seria não ter um voto na próxima eleição, mas infelizmente há chance de ele ser eleito de novo. É uma tragédia

  • Pois o jornalista saiba que

    Pois o jornalista saiba que Pará é retrato do Brasil. São Paulo em nada difere do Pará . O estado onde eu moro distingue-se apenas na arrogância e preconceito: a maioria das pessoas são tão bárbaras e ignorantes quanto os paraenses mas ... se julgam a elite do Brasil. 

  • Dá ou desce

    A mudança do voto do deputado talvez tenha se dado por falta de algum "incentivo".

    Alguém prometeu "energizar" os ânibos de Wlad e não cumpriu com a promessa.

    Wlad, então, deu o troco. Assim, em cima da bucha. Um 180° "educativo".

    Da próxima nequinho já fica sabendo como é o jogo. Em nome da "minha maezinha", porque ninguém é de ferro.

  • Tragédias midiáticas!...

    Wlad é um genoíno produto da Mídia que imbeciliza enormes parcelas manipuláveis do povo brasileiro!...

  • Wlad pode ser todos esses que

    Wlad pode ser todos esses que mineiros escolheram nas eleições: Newton cardoso filho, aécio neves, zezé perrela, Misael varela, welinton prado, marcus pestana, anastáCIA, leonardo quintão, saraiva felipe.

     

  • Procure saber

    Procure saber quais são os políticos mais votados em cada uma das capitais brasileiras "selvagens" ou não.

    Quer uma palhinha?

    Rio de Janeiro; outrora capital da Colonia do Império e da República. Segunda maior metrópole do Brasil, sexta maior da América Latina. Salvo engano,  é a quarta em urbanização e um dos principais centros culturais e financeiros do país

    Deputados mais votados:

    1º  Jair Bolsonaro

    2º Filha do Garotinho

    3ª Eduardo Cunha.

    Pesquise. Vai gostar de saber que o Pará não está sozinho nesta mazela.

    • Aqui no DF, só tristeza também!

      O deputado mais votado em 2014 foi o Alberto Fraga, com 155 mil votos. Legítimo representante da bancada da bala, condenado por porte ilegal de arma e respondendo por cobrança de propina no STF.

      O 2° colocado foi o Rogério Rosso, que presidiu o processo do impeachment na Câmara dos Deputados. Autor do projeto da "cristofobia", Rosso foi governador-tampão do DF por menos de 8 meses, e ficou conhecido não por suas obras ou por uma boa gestão da máquina pública, mas sim quando a esposa dele impediu uma ação da Agefis, a agência de fiscalização do DF:

      http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/07/primeira-dama-do-df-impede-fiscais-de-derrubarem-muro-em-area-irregular.html

  • Grande Lúcio Flávio Pinto!

    Esse cara é um dos mais argutos e precisos observadores do Pará. Um dos melhores jornalistas do Brasil. Foi um leão ao investigar o Projeto Jari e expor as relações obscuras entre o governo e a multinacional. Também sustentou uma luta desigual e sem tréguas aos donos do poder no Pará, os Maiorana, proprietários da maior rede de comunicação do estado e amicíssimos do grupo do PSDB que mantém o poder político no Pará há 20 anos.

    Se tivéssemos um, apenas um Lúcio Flávio Pinto em cada jornalão do Brasil, este país seria diferente.

  • Cínicos vendem até a mãe

     

    “Quero que a oposição se exploda bicho! meu compromisso é com a nação brasileira e o povo do Rio em especial” disse Romário

    Romário autorizou Magno Malta revelar seu voto a favor do impeachment, após negociar uma diretoria de Furnas.

    Sob forte pressão de aliados, o presidente interino Michel Temer anunciou a suspensão de nomeações políticas em estatais; na semana passada, o senador Romário (PSB-RJ) reivindicou à Secretaria de Governo uma diretoria de Furnas; o ex-jogador retirou-se da comissão do impeachment, reuniu-se com Dilma Rousseff e divulgou que não havia definido voto.
    Pressionado pelo avanço da Lava Jato contra o PMDB e sob forte pressão de aliados, o presidente interino Michel Temer anunciou a suspensão de nomeações políticas em estatais.
    Na semana passada, o senador Romário (PSB-RJ) reivindicou à Secretaria de Governo uma diretoria de Furnas, segundo reportagem de Valor. O ex-jogador retirou-se da comissão do impeachment, reuniu-se com Dilma Rousseff e divulgou que não havia definido voto.
    A cúpula do PMDB de Minas Gerais também pressiona para indicar o novo presidente da Vale, no lugar de Murilo Ferreira

    http://www.radioconexaobrasil.com/site/2016/06/13/interesse-proprio-romario-negocia-com-temer-diretoria-de-furnas-e-dispara-contra-oposicao-veja/* * *

    BRASÍLIA — Durante os debates na comissão do impeachment nesta quinta-feira, o senador Magno Malta (PR-ES) aproveitou para "anunciar" o voto do colega Romário (PSB-RJ) sobre o impeachment. Malta disse que teve uma conversa com Romário na quarta e lhe perguntou se desistiria de apoiar o impeachment. Disse ter ouvido do ex-jogador da seleção que nunca faria um "gol contra". Malta diz que o colega o autorizou a anunciar o voto favorável ao impeachment.

    — Ontem eu visitei o camisa 11 da seleção, aquele que fez mil gols, o Romário. Eu falei: "Mil gols, vim visitá-lo aqui porque está nas redes sociais que você vai votar contra o impeachment". Ele falou: "Tu já viu eu fazer gol contra?" Eu falei: "Não". "Tu já viu Romário voltar atrás no que fala?" Não, porque Romário é língua ferina mesmo. Todo mundo sabe disso. Eu falei: "Mas, Mil Gols, está nas redes sociais! Autorize-me". "Está autorizado. Diga ao povo que meu voto é pelo impeachment — disse Malta.

    O GLOBO entrou em contato com a assessoria de Romário e ainda não obteve resposta se o senador confirma o voto favorável. Até então, o senador, que votou pela admissibilidade, não revelou como votaria na fase final.

    Em 31 de maio, .

    — Meu voto final estará amparado em questões técnicas e no que for melhor para o país — disse na ocasião.

    No dia seguinte, . Em texto publicado em sua página no Facebook, o senador criticou os "primeiros dias do governo interino" e afirmou que seu voto no final do processo contra Dilma levará em conta "o conjunto da obra".

    https://www.portaldoholanda.com.br/brasil/romario-vai-votar-favor-do-impeachment-diz-magno-malta

  • é difícil de entender, mas brasileiro elege os piores dos piores

    parece que não tem opção de político honesto.

Recent Posts

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

21 minutos ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

54 minutos ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

2 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

2 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

3 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

3 horas ago