A Lava Jato se une ao bolsonarismo contra a educação inclusiva, por Luís Nassif

No próximo dia 25 serão recebidos por Camilo, para tentar romper com a aliança lavajatismo-bolsonarismo que ameaça a política.

Uma das mais bem sucedidas políticas sociais brasileiras – a educação inclusiva, que incorpora alunos com deficiência na rede pública – está ameaçada por uma frente que junta o senador Flávio Arns, do Paraná, estreitamente ligado ao lavajatismo, e a bolsonarista Damares Alves. E,  mantendo um padrão, recorrendo a notícias falsas.

Ambos controlam a Comissão de Educação do Senado. Flávio Arns é conhecido pelo lobby que faz junto às APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Como Secretário de Educação do Paraná, Arns foi autor de um dos atos de maior irresponsabilidade, a transferência de R$ 420 milhões da educação para APAEs que não eram submetidas a nenhuma forma de controle público ou social.

Quando Ministro da Educação, Fernando Haddad deu início à política de inclusão de deficientes na rede pública. Seguia a orientação das melhores escolas de pedagogia, de que o melhor apoio às crianças com deficiência seria na convivência com crianças sem deficiência, e vice-versa.

Para tanto, preparou a rede pública, desenvolvendo objetos pedagógicos que pudessem ser utilizados pelas escolas.

Reservou um lugar especial para as APAEs, para atuarem no chamado terceiro turno – depois das aulas – ou, então, entrando com apoio aos alunos na sala de aula. Para estimular as APAEs criou o sistema de matrícula dupla.

A escola que aceitasse o aluno receberia um valor de matrícula acrescido de 30%. A APAE que fornecesse apoio ao aluno na escola convencional teria direito também a uma matrícula especial.

As APAEs mais sérias – como a de São Paulo – aderiram. Mas as federações de APAEs tinham transformado o tema em bandeira política, e trataram de boicotar de todas as maneiras.

Em 14 de novembro de 2013, muito antes da Lava Jato, denunciou  a esbórnia com recursos públicos em uma APAE do Paraná. Além da dinheirama despejada nas APAEs, o estado ainda garantia o salário dos professores.

Quando a Lava Jato apareceu, soube-se que Rosângela Moro era diretora jurídica. NOvas investigações mostraram uma relação estreita entre os Arns e a Lava Jato: um curso à distância tendo como professores prpocuradores e delegados da Lava Jato.

Agora, com o controle da Comissão de Educação do Senado, Flávio Arns e Damares estão fazendo uma série de audiências com o mote falso de que se pretende fechar as escolas especiais.

Damares entrou na parada quando Ministra, tentando dividir o botim com organizações controladas por evangélicos.

A pressão recai sobre o Ministro da Educação Camilo Santana, com Arns enviando ofício reclamando de Rosângela Machado, Diretora de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

No dia 4 de maio, um grupo de especialistas sobre o direito em educação inclusiva enviou ofício ao Ministro das Comunicações Paulo Pimenta, histórico defensor do tema, informando-o sobre o problema e pedindo que atuasse com o Ministro da Educação para enfrentar o risco de paralisação das políticas de educação inclusiva.

202305041813-1

No próximo dia 25 serão recebidos por Camilo, para tentar romper com a aliança lavajatismo-bolsonarismo que ameaça a política.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Camilo é muito fraco, tem-se que falar em rede nacional de preferencia às 20:00 horas explicando o que a inutil da Damares e o Arns junto com a conja pretende. O governo está com a comunicação uma merd….

  2. O roto e o esfarrapado se unem com que intuito? Estariam querendo evitar algo que não pode ser descoberto? Muito estranha relação de tapas e beijos entre um desgoverno reprovado pelos eleitores e as sobras do que foi uma operação suspeita, pervertida e denunciada por graves crimes cometidos. Qual o interesse de uma turma nada conceituada, querer meter o bedelho em assunto relativo a educação inclusiva, que exige de seus participantes ética, honra, honestidade, caráter integro e não ter nenhuma pendência ou dívida com a polícia e a justiça?
    Sabemos quase que diariamente, que ambos, roto e esfarrapado, são figurinhas fáceis e constantes dos noticiários polícias e desabonadores. Será que nesse mar tem cardume grande escondido?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador