Prazo para ‘Prova de Vida’ termina em fevereiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Prazo para prova de vida termina em fevereiro

Febraban alerta para segurados que recebem benefício em conta ou via cartão magnético

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social), que o prazo para realização da prova de vida nas instituições financeiras termina no dia 28 de fevereiro. Todos os beneficiários que recebem seus proventos do INSS por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem realizar o processo para comprovação de vida e renovação de senha dentro deste prazo.

De acordo com o INSS, cerca de 4,7 milhões de beneficiários ainda não atenderam à convocação dos bancos para a realização da renovação da senha junto às agências bancárias onde normalmente recebem seus benefícios.

“Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população”, afirma Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Febraban.

A Prova de Vida do INSS pede alguns esclarecimentos. E a Febraban os fornece.

Para que o beneficiário realize a renovação da senha e Prova de Vida, deverá apresentar, no ato, um documento de identificação com foto e de fé pública, ou seja, carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH, entre outros. Caso o beneficiário tenha procurador, previamente nomeado pelo INSS, a Prova de Vida poderá ser feita por procuração.

Caso o aposentado não possa ir até a agência, por motivo de doença ou por problemas de locomoção, o procedimento poderá ser feito por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, com Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

Os bancos que possuírem a tecnologia para biometria poderão utilizar o sistema. Só lembrando que este procedimento é facultativo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador