Grupo se une por saúde indígena Karajá na tentativa de conter mortes por Covid-19

Proteger o povo Iny/Karajá é proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Imagem: Narubiá Werreriá

Grupo se une por saúde indígena Karajá na tentativa de conter mortes por Covid-19

por Henrique Entratice

A iniciativa “Ação de Saúde Indígena Karajá”, organizada pelas pesquisadoras e pesquisadores voluntários do Projeto Presença Karajá, com apoio da Universidade Federal de Goiás e da FUNAI, busca proteger a saúde deste povo indígena através da produção e entrega de 9.000 máscaras faciais em tecido lavável para o povo Iny/Karajá, com a finalidade de conter o avanço do Covid-19 dentro de seus territórios. Estamos na fase final de arrecadação, que se encerra no dia 21 de junho de 2020.

Proteger o povo Iny/Karajá é proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro. Detentores de um dos grandes Patrimônios Culturais Imateriais Brasileiros, os Iny/Karajá vivem em aldeias ao longo do Rio Araguaia, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Tiveram registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro sua Expressão Artística e Cosmológica das Bonecas Karajá – ou Ritxòkò – no Livro de Registro das Formas de Expressão do IPHAN em 2012.

O valor de 35 mil reais nos permite adquirir e entregar máscaras ao longo de todo o território pertencente ao povo karajá. Quando iniciamos este financiamento coletivo, não havia casos na região que vivem, porém já começaram a aparecer casos nas cidades próximas às aldeias. O perigo é iminente.

A iniciativa também procurou uma empresa de confecção que remunera as costureiras envolvidas ligeiramente acima do valor praticado pelo mercado, a fim de garantir uma renda justa pelo trabalho efetuado e colaborar com a outra ‘ponta’ do processo, quem produz.

Nos ajude! É urgente!

Link financiamento coletivo: https://www.catarse.me/saude_indigena_karaja

Facebook Projeto Presença Karajá: https://www.facebook.com/PresencaKaraja

Instagram Projeto Presença Karajá: https://www.instagram.com/presenca_karaja/

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador