A primeira declaração do Ministro Paulo Guedes, de que se deveriam reduzir as questões dos questionários do censo demográfico, por questão de economia.

De tão ridícula, julgou-se que fosse um blague. Afinal, o custo é identificar as residências e conseguir entrar e fazer as perguntas. Esse é o custo. A partir daí, quanto mais perguntas forem feitas, maior será a produtividade da pesquisa, pois se conseguirá mais informações em cima do mesmo custo.

Mas a ameaça está se concretizando. As 25 perguntas do questionário estão sendo reduzidas a 10. Estão sendo retiradas todas as questões relativas à ocupação e a renda. Sao nessas pesquisas mais elaboradas, que o IBGE consegue levantar efeitos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), Bolsa Família, trabalhos temporários. E, melhor, município por município.

Por esses dias, o Sindicato dos funcionários encaminhou num estudo à diretora mostrando os prejuízos advindos dessa decisáo, desde a obtenção de menores informações até a necessidade de se repetir os testes de campo com os novos questionários,

Digo e repito: Paulo Guedes é um Bolsonaro com PhD. Ambos pretendem tirar o sofá da sala a admitir seus pecados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Financial Times: investidores estrangeiros se afastam do Brasil, por Cesar Locatelli

12 comentários

  1. E ainda tem qyem cgame de “ala mais racional” deste governo… Digo e repito: é um aglomerado de estúpidos; todos ali sao feitos do mesmo material; uns falam mais, outros menos, uns sao mais cinicos, outros menos, só isso.

  2. Guedes é uma mistura de ignorância com ganância. Afinal retirar questões incomodas favorece a ganância nos querendo deixar ignorantes. Mas é a ultima esperança dos militantes liberais. Cujo último sucesso foi a crise de 2008

  3. Mestre Nassif : nao entendi o final do seu artigo e considero muito importante entende-lo: Bolsonaro com PHD? 0 + O ? Tirar o sofá da sala e admitir pecados?

  4. É um governo do baixo clero, sem instrução de qualidade, sem conhecimento efetivo, sem capacidade analitica.

    Não sabem o que é um modelo, um cenário, nunca ouviram falar de simulações e testes. Não sabem a importância de levantar dados, de documentar. Refletir e reformular, encontrando a cada etapa os aperfeiçoamentos que nos levarão a um mundo melhor, mais inclusivo e solidário.

    Toda razão construída ao longo de seculos de estudo é trocada por frases de efeito no zap, no twitter…

    E o mais triste é ver alguns intelectuais de direita, alguns pensadores, alguns economistas apostando nisso. É uma visão fantasiosa, uma fé tola no caminho fácil que só nos leva ao desastre.

    Esta semana 80 tiros/morte + agrotóxicos/morte + chuvas/morte + desabamentos/morte.

    Estes sim verdadeiros resultados dos governos deste governo de direita(miliciano/religioso).

  5. A “economia” seria quantas entrevistas o pesquisador faria em um dia , seria o caso se fossa feita pelo telefone uma depois da outra mas o pesquisador vai ter mudar de casa , no mínimo em área urbana gastar alguns minutos no deslocamento , já que foi na padaria comprar pão aproveita e trás leite …
    Talvez o espaço nos meios de armazenamento eletrônico , serão gastos a metade dos bytes…
    “Bolsonaro com Phd” , boa.

  6. Não vão retirar perguntas, vão substituí-las por perguntas sobre fé, religião, deus e outras baboseiras.

  7. Como diria o falecido Marcelo Rezende: ” raciocina comigo!”
    Se o brasileiro está desempregado e sem renda, vai lhe perguntar o que?
    Deixar o pobre deprimido com essas perguntas?
    Melhor não perguntar.
    Segundo o Benvindo o IBGE fará apenas duas perguntas:
    https://youtu.be/QdBHP-O94Yc

  8. É um governo com gente que não tem nem um comprometimento sério com o povo e que esta fazendo de tudo para cortar mais e mais direitos do povo. Muitos e muitos retrocessos pra se ocultar muitas coisas e crescer novamente bem mais que hoje as desigualdades sociais. O governo mais incapacitado na história é esse. O Bozo e seu governo vai de mal a pior . Esse governo esta fracassando por si só

  9. Deveriam se preocupar em dar um salário digno e decente como diz a Constituição …a qualidade de vida em todos os setores ao povo ,e mentirem menos !!!😞

  10. O corte por “economia” me parece apenas uma cortina de fumaça para não se ter referencias no futuro sobre os resultados de benefícios dos programas sociais ou achatamento das pensões e aposentadorias. Retirando-se os dados sobre trabalho e renda, perderemos a base de dados para comparar a gestão de combate à pobreza e fome. O caso é sério!

  11. Não estou conseguindo postar meu comentário sobre o artigo! Vem uma mensagem apontando que eu já teria feito esse mesmo comentário!!!

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome