Na Espanha, Lula reafirma que prioridade de seu governo é erradicar a fome

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

Lula participou de almoço oferecido pelo rei Felipe VI, no Palácio Real, em Madrid, nesta quarta-feira (26).

Foto: Ricardo Stuckert

Durante viagem oficial à Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é preciso recolocar na agenda internacional a erradicação da fome e da pobreza. O presidente brasileiro esteve em um almoço oferecido pelo rei Felipe VI, no Palácio Real, em Madri.

Em seu breve discurso, Lula pontuou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e a necessidade de que cesse o conflito, e reafirmou o compromisso do Brasil e da Espanha nesse objetivo.

“Brasileiros e espanhóis estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com as transições energéticas e ecológicas. Compartilhamos a urgência de agir para proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Também é momento para recolocar como prioridade no centro da agenda internacional a erradicação da fome e da pobreza. Não haverá sustentabilidade sem justiça social, tampouco haverá sustentabilidade no mundo em guerra”, afirmou Lula.

Além de condenar a guerra, Lula voltou a criticar o posicionamento feito pelas diplomacias, como EUA e UE, que acabam “incentivando a guerra” com o fornecimento de armas aos ucranianos ao invés de apaziguar e propor uma real solução ao problema.

“Queremos abrir caminhos para o diálogo e não obstruir as saídas que as diplomacias oferecem. Sem o cessar-fogo não é possível avançar. Essa guerra no coração da Europa é uma tragédia para a humanidade. O mundo precisa de paz, o mundo também precisa de solidariedade”, disse o presidente.

Viagem à Espanha 

O presidente desembarcou na capital espanhola nesta quarta-feira (26), onde se reuniu com lideranças sindicais e participou de um fórum de empresários. Ainda hoje, esteve com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em cerimônia de assinatura de atos no Palácio de Moncloa e, em seguida, almoçou com o rei Felipe VI, no Palácio Real.

Lula pontuou sobre a parceria entre Brasil e Espanha, que é o segundo maior investidor do país, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além do Brasil contar com mais de mil empresas espanholas dos mais diversos segmentos, como finanças, telecomunicações, construção civil, infraestrutura e turismo, dentre essas, Telefônica e Santander.

“Retorno à Espanha empenhado em relançar a parceria estratégica que tivemos a honra de estabelecer há 20 anos. Além de nosso patrimônio de cooperação e afinidades culturais e linguísticas, temos também uma relação política e econômica de alta importância. Somos duas grandes democracias, nosso comércio bilateral chega a quase US$ 15 bilhões e tem demonstrado um grande dinamismo”, disse o presidente.

A comitiva brasileira deve embarcar de volta ao país no final da tarde, com previsão de chegada às 22h30, em Brasília.

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador