Aécio propõe cirurgia plástica no SUS para vítimas de violência doméstica

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidenciável Aécio Neves (PSDB) incluiu no programa de governo que apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral, no início de julho, a proposta de instituir no SUS (Sistema Único de Saúde) o “tratamento de correção estética, incluindo cirurgias plásticas, para as mulheres vítimas de deformações oriundas de violência doméstica”.

A iniciativa integra as políticas para mulheres elaboradas pela equipe de profissionais escalada por Aécio para construir a plataforma do governo do PSDB, com vistas às eleições deste ano. No total, o programa do candidato tucano elenca 14 sugestões com foco na promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres.

O tema ganhou mais espaço de discussão na sociedade nos últimos anos, com a instituição da Lei Maria da Penha, em 2006, e a criação da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, em 2003 – ano em que Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presidente de honra do PT, tomou posse do Palácio do Planalto.

Destaca-se ainda, entre as propostas de Aécio para o segmento, a criação de mais escolas e creches em tempo integral para que as mulheres possam se dedicar ao mercado de trabalho ou aos estudos. Além disso, o ex-governador mineiro sugere, sem mais detalhes, a “ampliação da participação das mulheres em todos os escalões da administração pública”.

Nos programas de governo do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, não há um capítulo versando exclusivamente sobre políticas para mulheres. Ideias de garantir mais e novos benefícios ao segmento estão disseminadas ao longo dos textos apresentados ao TSE.

No caso de Campos, em várias passagens a importância de ampliar a participação da mulher na política e na sociedade como um todo é destacada. Já na plataforma de Dilma, a presidente garante que, num eventual segundo mandato, “mais empoderamento, autonomia e violência zero serão as diretrizes de nossas políticas para as mulheres. A implementação da Casa da Mulher Brasileira será decisiva para este objetivo, assim como as medidas de promoção da igualdade.”

Confira, abaixo, as 14 propostas do PSDB para as mulheres:

1 – Transformação em realidade do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em consonância como o novo plano de governo, garantindo assim a transversalidade de gênero entre ministérios, colocando, de forma permanente e sistemática, a perspectiva de gênero sobre toda a atuação do governo federal;

2 – Resgate das políticas públicas para as mulheres, com a promoção de toda a potencialidade da rede de Proteção Social;

3 – Cumprimento dos Tratados, Acordos e Convenções dos organismos internacionais, assinados pelo Brasil, e demais mecanismos em casos de violação aos direitos humanos das mulheres;

4 – Fomento aos direitos de cidadania das meninas, mulheres e idosas, incentivando a criação de comitês comunitários municipais de mulheres comprometidas com o aperfeiçoamento da democracia, com a promoção da ética, da cidadania, de ações sociais e de combate à corrupção e de abusos econômicos;

5 – Estimulo à escola de tempo integral e à criação de creches para liberar a mulher para o trabalho e também para os estudos, otimizando os espaços físicos para alfabetização de mulheres adultas;

6 – Fomento à capacitação de professores nas questões de gênero, raça-etnia e violência contra as mulheres, visando desconstruir preconceitos e estereótipos;

7 – Ampliação da participação das mulheres em todos os escalões da administração pública, observando os princípios da igualdade de condições no preenchimento dos cargos;

8 – Estímulo a programas e ações voltadas à prevenção da gravidez precoce, adotando estratégias educativas de sensibilização de adolescentes e apoio integral nos casos de gestação e acompanhamento da mãe e da criança até a idade de 05 anos, além de programas de atendimento à gravidez de risco, partos prematuros e prevenção da mortalidade materna;

9 – Instituição de campanhas preventivas de atendimento ao câncer de colo de útero, de mama, de DST; atendimento especial às mulheres quando portadoras de doenças sexualmente transmissíveis; e combate à obesidade e desnutrição infantil;

10 – Promoção do atendimento integral à mulher e à criança vítima de violência, tornando a violência contra a mulher uma questão de saúde pública;

11 – Instituição, pelo SUS, do tratamento de correção estética, incluindo cirurgias plásticas para as mulheres vítimas de deformações oriundas de violência doméstica;

12 – Institucionalização da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, tornando-a um programa de Estado e não de Governo;

13 – Aperfeiçoamento da aplicação da legislação de combate à violência doméstica, em especial para proteger mulheres e crianças;

14 – Criação de Programa de Combate à Exploração Sexual, que atinja mulheres, meninas e jovens e que atue eficazmente no Brasil e no exterior, inclusive com dotação para fazer o resgate de mulheres escravas sexuais no exterior.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ô, Aécio, proponha a volta da CPMF

    que sua base roubou do povo pensando que ia prejudicar o Lula.

    Dai a gente começa a te levar à sério. Vamos conversar?

  2. Os marqueteiros estão fazendo

    Os marqueteiros estão fazendo é uma grande cirurgia plástica na campanha do cambaleante, prá ver se cola! Há quem acredite!

  3. Ah! esqueci do item 4. Não é

    Ah! esqueci do item 4. Não é o mesmo que a presidenta decretou e a mídia nativa + a direita burra estão dizendo que é sovietização? Ao menos que o cambaleante candidato também seja comuna…

  4. Propõe o que já existe…

    O SUS já cobre cirurgia plástica há muito tempo, em lesões e cicatrizes decorrentes de trauma. Aécio está chovendo no  molhado – ou confessando desconhecimento sobre o tema. No caso dele, as duas possibilidades são plausíveis…

  5. Ele está pensando na moça em q ele fez alguns “carinhos”…

    Segundo Joyce Pascovith e Juca Kfouri, Aécio teria se entusiasmado muito e “acariciado” com muito vigor uma moça que o acompanhava numa festa. Ele pode só estar querendo compensá-la, coitado, tao bom rapaz! (ironia on, claro). 

      1. Eh que voces mineiros

        Eh que voces mineiros precisam de traducao:  Aecio foi largamente “culpado” pela media paulista de ter agredido uma moca em uma festa.  Todo mundo alem de voce ja sabe que era golpe provavelmente serrista mas certamente paulista, e Aecio so disse que ela caiu e ficou puta de raiva ou coisa muito parecida.

        Essa era a gozacao –ja que a palavra “ironia” ta dificil demais pra voce entender.

  6. Aécio será é um bom

    Aécio será é um bom candidato?

    É…? E se quisermos o dinheiro, o qual a verdade possível da produção pode e deve nos oferecer a medida da razão social?

    Contudo, só há políticas mediocres, mas não são elas que importam.

    Inventam o que é pouco relevante

    Oportunidade para ajudar; é a unica regra para servir de modelo.

  7. Ah vá!! Não diga!!

    Esse tucano é mesmo cabeça de urutau. Desconhece o óbvio ululante, qual seja:

    – O SUS já oferece esse serviço!!!

    Inclusive, no caso da cirurgia plástica reparadora, pouco importa a causa da deformidade (defeitos congênitos, acidente de trânsito, violência doméstica etc).

    Ôh Aecinho… que coisa feia, meu filho!! kkkkkkkkk

     

     

     

  8. Porque Aecio pensaria que um

    Porque Aecio pensaria que um dos paises onde a plastica eh mais barata e que tem mais especialistas do que nos outros paises precisa disso?

    (Eu tou implicando?!  Aecio eh o Mainardi ou Catanhede da politica pra mim:  so fala besteira.  Nao da pra comentar muito.

    Mas aas vezes essa eh uma boa ideia e eu nao a entendi ainda.  Alguem isento pra me esclarecer?)

  9. Dicionário para

    Dicionário para trouxas:

    PROGRAMAS DE GOVERNO: planos de intenções – formalizados ou não – nos quais, através de linguagem pomposa sempre recorrente(“transformação”, “resgate”, “fomento”, incentivo”, “estimulo”, “promoção” etc) se promete como nunca e se descumpre e falta  como sempre quando os políticos chegam no Poder. 

     

  10. Óleo de Peroba

    Considerando que o SUS já promove gratuitamente este tipo de cirurgia, fica minha sugestão de inclusão de cirurgia de restauração de caras de pau, pegadoras de carona de idéias alheias, com direito a 1 litro de óleo de peroba, grátis, no pós-operatório.

  11. Aviso pro Aécio…

    Se o teu partido quer fazer alguma coisa decente por meio do SUS, que tal tirar as mãos dos hospitais das OSs e, ainda, querer instituir a dupla porta por meios sórdidos, como tornar o HC-SP uma autarquia, com cobrança particular e plano de saúde, tornando o usuário do SUS um cidadão de terceira classe? Trezentos reais a consulta para quem pode pagar.

    Acham que estou delirando, blefando, caluniando? Liguem lá pro Hospital das Clínicas de São Paulo.

  12. O que aécio diz vale tanto quanto um peido

    Eu não acredito em nada do que esse cara fala. Diz aqui, desmente acolá. Não vou nem sequer ouvir o programa eleitoral do partido desse cínico. Ele perde para o Serra por muito pouco. Chamem o Cachoeira, pois ele tem muito mais dignidade.

  13. Existe uma estratégia manjada

    Existe uma estratégia manjada no PSDB e que vem de longe.

    Diz-se: vamos fazer determinadas coisas se eleitos, sem se preocupar em dizer o que existe e o que está contratado, licitado, sendo feito, inaugurado a pouco ou para inaugurar em breve e feito.

    Parece que nada existe.

    Um exemplo: falar em construir creches. O Governo DILMA está num processo de construção de cerca de 6 mil creches no Brasil todo. Nós sabemos que entre a contratação, licitação e a entrega da creche existe toda uma burocracia. 

    Foram entregues 1.300. Estão em construção 3.100 = 4.400 – fora as que estão em contratação. 

    O que faz a campanha do AÉCIO? Finge que não tem sido feitas creches no Brasil e promete creches, sem contar das 4.400 entre construídas e em construção.

    Isto é possível porque a velha mídia não vai anunciar as creches prontas. A velha mídia anuncia até o momento em que a estatística vira, ou seja, pelo número de creches entregues já não convêm mais tratar do assunto.

    Em 2012 valia a informação porque das 6 mil prometidas estavam prontas 7 creches.

    Em 2014 mostraram um dado de 7% entregues – 412 creches. As em construção se negligencia ou se dá mínimo destaque (esconde no meio da matéria ou, simplesmente, não informa), os processos de contratação e licitação, idem. 

    Depois vem a notícia oficial de que temos agora 1.300 creches. Daqui para frente não virá mais notícia, porque a estatística começa a virar, ou seja, fica mais próxima da meta da Presidenta DILMA. Até se inaugurando algumas creches em um só dia.

    Tudo vale enquanto a estatística é desfavorável, depois se esconde os dados.

    Um exemplo clássico:

    Diz-se que uma obra não está pronta, se faltar 1%. Quando inaugura não tem reportagem. E a campanha de AÉCIO vive dessa “ajudinha” da velha mídia. 

    Só que a Presidenta DILMA terá quase 12 minutos para contrapor a informação e fica complicado se fazer este tipo de promessa, sem dar o dado concreto.

    Outro exemplo, tirado das propostas é o das Escolas em tempo integral. Este, também, é um dos dados estatísticos interessante: até 2014 se prevê 60 mil escolas com ensino em tempo integral. E, assim vai. 

    Acaba sendo uma campanha de slogans bem feitos e que parece acreditar que o eleitor é desinformado e manipulável. Isto depreendo destas propostas para as mulheres. Se fizermos uma pesquisa aprofundada veremos que muitos dos pontos estão em plena execução.

    Honesto seria dizer, por exemplo, vamos continuar a construção de creches e ampliar para toda escola pública o ensino integral (dentro de um dado da necessidade, ou seja, sabendo quantas creches e escolas  de tempo integral se precisará criar), além, de pensar nas creches o que está pronto ou em contratação, licitação e construção já é ou não é suficiente) e não passar a ideia de que não está sendo feito nada pelo Governo DILMA. 

    Construir creches sem saber se precisam de mais ou quantas não dá.

    1. Creches

      Não força. Em 2010 a Dilma prometeu construir creches se for eleita. Pq o Aécio não poderia? Ou a Dilma estava dizendo que o Lula não fez nada…?

      1. DILMA disse em campanha que

        DILMA disse em campanha que iria construir 6 mil creches. No Governo LULA foram construídas mais de 1.600.

        Não estou forçando, penso eu, apenas dizendo que o correto seria dizer que vamos continuar o Programa de construção de creches e ter em mãos dados das necessidades reais do Brasil neste quesito. 

         

    1. Também pensei nessa hipótese,

      Também pensei nessa hipótese, Snaporaz, e, creio que a iniciativa de tal medida teve, como motivador, além do próprio, claro, o Joaquim Barbosa

  14. Só faltou falar o como vai

    Só faltou falar o como vai implantar cada um dos itens propostos.

    Que coisa mais cheia de palavras e vazia de conteúdo.

    Para quem trabalha na área, como eu, isso diz nada.

    Perderam uma grande oportunidade de detalhar o que querem fazer, melhorando e expandindo o que já existe.

  15. Peraí, o Aécio não teve

    Peraí, o Aécio não teve problemas com alguns bilhões de reais da área da saúde que ninguém sabe onde foi parar ?

    Cara de pau mesmo hein…

  16. Sugiro ao Aécio e seus

    Sugiro ao Aécio e seus formuladores do seu programa, incluirem um tópico além da plástica, já que agressões físicas cometidas por homens contra as mulheres deixam marcas indeléveis na alma,  que ele inclua uma idenização por danos morais para toda as mulheres agredidas em casa ,em público, em festas, em desfiles de modas ou em qualquer outro ambiente, mesmo que seus agressores estejam bêbados ou drogados, pois nada justifica uma agressão física contras pessoas indefesas ou inferiores fisicamente.  

  17. Que exigentes
    Pelos comentários aqui, parece que os planos de governo apresentados nas campanhas do Lula e da Dilma sempre foram totalmente consistentes e detalhanvam a fonte de recursos e forma de implantação de cada medida… afinal, vcs são eleitores tão exigentes!

  18. Essa idéia do novo factóide

    Essa idéia do novo factóide deve ter sido idéia do Luciano Hulk. Porque, convenhamos, Aécio tem longa tradição de ligação com as questões femininas. Senão vejamos, como governador ele criou o…, a…., péra aí. Dever ter sido quando foi deputado. É, foi isso mesmo, o projeto era     ahn   puff!!!…., qual era mesmo aquele projeto? Não, esse foi agora, como senador, que ele apresentou junto com sua bancada e chegou a levar a proposta até o STF (como de praxe). Querem saber qual que era? Eu também.

  19. O primeiro item é uma
    O primeiro item é uma declaração velada de que Aécio vai mesmo extinguir a Secretaria Especial da Mulher em nome de uma pretensa austeridade. Entao quem vai garantir o cumprimento dos demais pontos serão ministérios com outros objetivos. Se tiverem alguém voluntarioso pode até dar certo, como acontece em qualquer governo.

  20. E o aborto?
    Na visão do PSDB mulher só tem medo de apanhar. E só merece assistência se quem bateu foi o marido. Há questões de saúde muito mais caras ao público feminino que numa estratégia de assepsia é ignorada: controle de natalidade, liberdade sexual, direito ao ABORTO, atendimento humanizado na saúde em qualquer repartição. Fugir desses temas quando se cria diretrizes específicas é o mesmo que dizer que não tem nada.

  21. Obsiserve bem,o Aercinho

    Obsiserve bem,o Aercinho falou mesmo  que mulher tem que ser bem violetada,massacrada e ate queimada e assim vai para a fila do sus ou a SAS de sao paulo. As nossas mulheres deve ser protegidas de todas violencias inclusive da violencia moral da falta de respeito ate em ESTADIO com transmissao para o mundo. Vamos acordar este moço estragou minas gerais.

  22. Violência e a constituição.

    A campanha do Aécio é completamente inconstitucional, a constiuição diz que homens e mulheres devem ter direitos iguais à proteção! A violência que as mulheres sofrem também atingem a homens, perpetados pelas suas esposas, que graças a políticos esquerdinha como o Aécio, estão praticamente acima da lei para praticarem suas agressões. Existem homens que ficam desfigurados pelas agressões da esposa também. O homem também é muito vitimado por violência domestica e deveria ter os mesmos direitos e não serem esquecidos e ignorados por políticos eleitoreiros como o Aécio Neves! Ele faz isso por puro interesse! Se ele tivesse algum desejo real de cuidar das vítimas de violência ele olharia para os “INOCENTES” que estão sendo vítima e não só pras mulheres, e persegueria homens e mulheres agressores, buscando que ambos homem agressores e mulheres agressoras recebam punições exemplares. O que o Aécio está fazendo é  conquistar o chamado “curral eleitoral” feminino. Estou chocado com essas propostas de governo dele? Ele chega a ser mais sexista e feminista que as suas concorrentes! Nunca vi puxar tanto o saco das mulheres, quando ele deveria estar preocupado com todas as vítimas! A questão de “políticas para as mulheres” significa simplesmente favorecer somente uma parcela das vítimas de diversos problemas sociais que, na realidade, afligem a AMBOS os gêneros. Todos esse problemas de “mulher” que o Aécio pretende resolver são problemas que também afligem a homens! Ao falar de “políticas voltada para as mulheres” ele simplesmente deixar de conceder os direitos humanos a todos os humanos que precisam desses direitos! Violência doméstica não é sinônimo de violência contra a mulher, os homens também sofrem muito com esse tipo de violência com o agravante de que sua posição de vítima é desrespeitada nesse país, onde ele é considerado agressor só por ser “mais forte”! Aí se cria uma lei (Maria tá Prenha) que desconhece a mulher na posição de agressora a deixando praticamente acima da lei para praticar maus-tratos contra o seu companheiro. Não precisamos de políticos negam aos homens direito de serem considerados vítimas dos problemas sociais. E o Aécio é só mais um Luis Inácio que quer comprar a mulherada com políticas exclusivas e eleitoreiras. Parece até que a MArina Silva, que do PSB, consegue ser mais de direita do que o Aécio Neves!

    Quem vota no Aécio achando que ele é de direita se engana totalmente, esse cara é só mais um esquerdalha. O PSDB aceita políticos de ambos os espectros políticos. E se o “curral eleitoral” feminino do Aécio começar a votar nele para ganhar essa exclusividade que ele está oferencendo ele tem mais chances de ganhar. Acho que mulheres de verdade, que se presam, não se vendem por medidas “voltadas pras mulheres”, porque também estão preocupadas, não só com outras mulheres, mas estão preocupadas com os seus filhos, os seus avôs, o pai, os tios, que também podem ser vítimas de violência; portanto mulheres de verdade querem medidas “voltadas para as vítimas de ambos os gêneros”. Por isso eu acho que não serão muitas as mulheres que estão se juntando ao “curral eleitoral” do Aécio. Acho o Brasil, por ser uma democracia, deveria começar a olhar para políticos que serão de direita de verdade. Eu cheguei a pensar que o Aécio fosse uma esperança da direita, mas me decepcionei profundamente com esse “feministo” aí, e com o PSDB também!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador