11 de junho de 2026

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS repudia declaração de Bolsonaro

Não será por meio da divisão, do preconceito e da ignorância que construiremos uma resposta eficaz à epidemia do HIV/AIDS.
Foto Estadão
Jornal GGN – A ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) divulgou nota repudiando as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre pessoa com HIV ser uma despesa para todos no Brasil. A fala é uma tentativa torpe de aprovar a campanha de abstinência sexual organizada por Damares Alves e afastar a responsabilidade do Estado com seus cidadãos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A Associação pede que, ao menos, o Congresso e o STF se alinhem aos direitos constitucionais do cidadãos, protegendo-os do estigma, criminalização e descaso, propostos pela fala de Bolsonaro.

Leia a nota a seguir.

Em nota, ABIA repudia declaração de Bolsonaro e pede garantia dos direitos constitucionais das pessoas que vivem com HIV/AIDS

A ABIA vem a público manifestar total repúdio à infeliz declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que na tentativa de justificar o injustificável – a equivocada política de abstinência sexual anunciada recentemente pela ministra Damares Alves – afirmou que “uma pessoa com HIV é uma despesa para todos aqui no Brasil”.  Antes de tudo, a ABIA enfatiza que políticas de abstinência não reduzem as taxas de infecção pelo HIV.  Além disso, chamou nossa atenção que no dia 31 de janeiro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – representante oficial dos interesses dos grandes empresários brasileiros –  tenha entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para revogar a regra trabalhista que proíbe a demissão de pessoas que vivem com HIV.

Para a ABIA, as duas ações estão em sintonia já que ambas reforçam o estigma, o preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV/AIDS neste país. É provável que daqui a dois dias o presidente tente novamente “desdizer” o frequente desserviço que tem prestado a esta nação, ao destilar ódio e ignorância contra a causa negra, indígena, feminista, entre outras. Bolsonaro tem liderado um governo que ignora cotidianamente os direitos humanos fundamentais de todas as pessoas e agora ataca as pessoas que vivem com HIV/AIDS sem considerar que a resposta à epidemia só conseguiu ser bem-sucedida na medida em que produziu solidariedade e justiça social.

Não será por meio da divisão, do preconceito e da ignorância que construiremos uma resposta eficaz à epidemia do HIV/AIDS. A principal lição em 40 anos de enfrentamento à AIDS nos ensinou, sem qualquer dúvida, que o peso de estigma e discriminação na resposta social é a maior barreira ao controle da epidemia. Ao dizer que as pessoas vivendo com HIV causam prejuízo à sociedade, o presidente autoriza tacitamente o estigma, a discriminação e a violação dos seus direitos humanos.

A ABIA espera que o STF e demais instituições jurídicas se mantenham alinhados à Constituição e garantam o acesso ao SUS e a proteção de todos os direitos fundamentais lá garantidos, inclusive das pessoas que vivem com HIV/AIDS.  Não vamos permitir que este governo lave as mãos para a epidemia da AIDS, um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, e destrua o que lutamos para garantir até aqui.

Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2020

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Andre Rs T

    6 de fevereiro de 2020 3:55 pm

    Desejo de exterminar gays, indios, pretos, comunistas e, no final, qualquer um que nao fizer arminha pra milicia
    Hitler se revira no tumulo

Recomendados para você

Recomendados