Atenção, Brasil: como a Espanha perdeu a guerra em duas semanas

A Espanha é agora o ponto principal da pandemia global, um título macabro que foi passado de país para país durante quatro meses - começando em Wuhan, China, e viajando pelo Irã e Itália.

Do The Guardian

Como a Espanha errou tanto na resposta ao coronavírus?

É um dos momentos mais sombrios e dramáticos da história espanhola recente. Na tabela assustadora de mortes diárias da pandemia de coronavírus, a Espanha assumiu a primeira posição da Itália – com 738 mortos durante 24 horas.

A Espanha é agora o ponto principal da pandemia global, um título macabro que foi passado de país para país durante quatro meses – começando em Wuhan, China, e viajando pelo Irã e Itália. Enquanto se move para o oeste, não sabemos quem será o próximo.

O que deu errado? A Espanha viu o que aconteceu na China e no Irã. Ele também tem a Itália nas proximidades, a apenas 400 milhas de distância do Mediterrâneo e um exemplo de como o vírus pode se espalhar rápida e cruelmente pela Europa .

No entanto, os espanhóis não podem culpar essa proximidade. Não há fronteiras terrestres com a Itália, enquanto França, Suíça, Áustria e Eslovênia – todos os países que estão se saindo muito bem – as possuem.

De fato, essa pode ser uma das razões para a resposta tardia do país. A Espanha achou que estava longe o suficiente. “A Espanha terá apenas alguns casos”, disse o Dr. Fernando Simón, chefe de emergências médicas em Madri, em 9 de fevereiro. Seis semanas depois, ele divulga números diários de centenas de mortes. O número de mortos per capita já é três vezes o do Irã e 40 vezes maior que a China.

Em 19 de fevereiro, 2.500 torcedores do Valencia se misturaram com 40.000 torcedores do Atalanta em um jogo da Liga dos Campeões em Bergamo, que Giorgio Gori, prefeito da cidade italiana, descreveu como “a bomba” que explodiu o vírus na Lombardia .

Na Espanha, jogadores, torcedores e jornalistas esportivos de Valência foram os primeiros a adoecer.

A principal razão para a rápida disseminação pela Espanha pode ser completamente mundana. Foi uma primavera ensolarada incomumente amena. No final de fevereiro e início de março, com temperaturas acima de 20 ° C, os cafés e bares de Madri estavam cheios de gente alegre, fazendo o que Madrileños mais gosta – sendo sociável. Isso significa abraçar, beijar e conversar animadamente a poucos centímetros do rosto de outra pessoa.

Em 8 de março, apenas uma semana antes do fechamento do país, ocorreram eventos esportivos, conferências de partidos políticos e manifestações massivas para marcar o Dia Internacional da Mulher . Três dias depois, cerca de 3.000 torcedores do Atlético de Madrid voaram juntos para mais uma partida da Liga dos Campeões em Liverpool.

O governo socialista de Pedro Sánchez reagiu tarde e desajeitadamente. O país carecia de equipamento essencial. Ventiladores, roupas de proteção para médicos e testes de coronavírus ainda estão sendo adquiridos apenas. A China passou de vilã para salvadora, à medida que o equipamento e os testes chegam – muitos deles intermediados pela mesma comunidade de imigrantes chineses que fechou lojas e se trancou para evitar uma reação racista.

O vírus também revelou falhas profundas no sistema de atendimento espanhol. As residências de idosos precisam lucrar enquanto cobram os preços que podem pagar – o que pode ser uma pensão básica de pouco mais de 9.000 euros (US $ 9.900 / £ 8.200). Como resultado, eles estavam com falta de pessoal, despreparados e rapidamente sobrecarregados, com taxas de mortalidade de até 20%. O exército foi enviado e encontrou algumas pessoas mortas em suas camas .

A Espanha possui um magnífico sistema de atenção primária, mas seus hospitais foram atingidos por uma década de austeridade desde a crise financeira. Possui apenas um terço dos leitos hospitalares per capita fornecidos pela Áustria ou Alemanha. No entanto, isso ainda é mais do que o Reino Unido, a Nova Zelândia ou os EUA.

Quando Sánchez anunciou que invocaria poderes de emergência , demorou mais de 24 horas para instalá-los – altura em que parte da população de Madri e outras cidades se dispersaram por todo o país.

A falta de coordenação significava que o governo regional de Madri havia fechado universidades e escolas no início da semana, provocando um clima de férias no qual bares e parques estavam cheios e muitas famílias foram para suas casas de praia.

O bloqueio iniciado em 14 de março foi efetivamente aplicado com multas da polícia e pressão popular (incluindo ovos atirados de varandas). Como resultado, a horrível curva de fatalidades da Espanha começará a diminuir em breve e os ministros dizem que as medidas devem começar a ser relaxadas quando a quarentena de um mês terminar em 11 de abril. No entanto, ninguém espera um retorno à normalidade.

Quando isso acabar, a Espanha será extremamente frágil. Quando a crise financeira ocorreu em 2008, o desemprego subiu para 27%, a dívida pública aumentou e a queda na recessão estava entre as piores da Europa. O mesmo acontecerá este ano.

As soluções impostas há uma década – austeridade, perda de empregos e cortes salariais – não serão toleradas. O economista Toni Roldán calculou que a Espanha precisa de um empréstimo de € 200 bilhões do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM). Isso, no entanto, deve esperar. Por enquanto, a Espanha deve vencer o vírus. Esse foi o momento mais difícil até agora, mas pode haver coisas piores por vir.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É claro que o governo espanhol falhou ao não endurecer de cara o isolamento social. Contudo,algumas respostas estão no próprio texto ao evidenciar a cultura espanhola do bem viver o que dificulta em muito este tipo de isolamento,característica intrinseca aos povos latinos.
    No entanto,a análise catastrofista feita pelo panfleto conservador parece atender muito mais aos propósitos da geopolítica mundial principalmente em relação a Venezuela já que o atual governo,embora crítico ao governo venezuelano,mantém uma posição bem mais amena que seus antecessores conservadores e mantém na sua coligação partidos muito simpáticos a causa venezuelana.
    Estes panfletos conservadores,ainda que façam críticas aos direitistas,em momento algum conseguem fazer minimamente uma crítica ao modelo liberal econômico que defendem.
    Todas as críticas,à esquerda e à direita,tem a ver com a salvação de seu capital,nada mais que isso.

    1. Talvez seja mesmo tão catastrófica quanto isso. Aliás, hoje os Italianos já são, na sua maioria, a favor da saída da UE se a Alemanha, Holanda e Áustria se mantiverem na atual posição seguida a partir de 2010, impondo políticas de austeridade. Espanha juntar-se-á esse processo, o que ditará o fim do Euro e da UE. Varoufakis sempre teve razão e os mesmos (alemães, austríacos e holandeses) teimam em não aprender. Por isso a situação é não só dramática, como pode ser catastrófica se algo de muito profundo não se alterar na UE. O Euro foi ótimo para a Alemanha, mas péssimo para a Itália. E se não houver, como ainda não há, uma mutualização das dívidas soberanas, a situação será insustentável, sendo inevitável o fim do Euro e de todo o projeto europeu. E todo o mundo sofrerá com isso, inclusive o Brasil.

  2. 1/3 da População da Espanha são Idosos que vivem sozinhos. Existem centenas de Condomínios com centenas de apartamentos basicamente para esta População. Todo dia é noticiado que são descobertos já mortos, sem a visita de um parente ou autoridades. Agora no início da Primavera as minímas ainda estão na faixa de 0 GRAUS com máximas que não ultrapassam os 10 GRAUS. Época propícia par Doenças Respiratórias como Sars, H1N1 ou Covid19, que se estenderam desde o Inverno rigoroso da Europa e todo Hemisfério Norte. Realidade muito diferente da constatada em Países de temperaturas altas e tropicais nas Américas, Oriente Médio, África, grande parte da Asia ou mesmo a gigantesca China fora de Wuhan, sul da Italia ou sul dos EUA (de temperaturas mais elevadas). Isto está sendo levado em consideração para políticas de combate à tal Pandemia? Terá o mesmo efeito nestas regiões? PERGUNTAS que deveriam ser respondidas sem tanta Histeria.

  3. “Curar”
    Kathleen O’Meara – ano 1839

    E as pessoas ficaram em casa.
    E leram livros e ouviram música
    E descansaram e fizeram exercícios
    E fizeram arte e jogaram
    E aprenderam novas maneiras de ser
    E pararam
    E ouviram mais fundo
    Alguém meditou
    Alguém rezava
    Alguém dançava
    Alguém conheceu a sua própria sombra
    E as pessoas começaram a pensar de forma diferente.
    E as pessoas curaram.

    E na ausência de gente que vivia
    De maneiras ignorantes
    Perigosos, perigosos.
    Sem sentido e sem coração,
    Até a terra começou a curar
    E quando o perigo acabou
    E as pessoas se encontraram
    Eles ficaram tristes pelos mortos.
    E fizeram novas escolhas
    E sonharam com novas visões
    E criaram novas maneiras de viver
    E curaram completamente a terra
    Assim como eles estavam curados.

    Kathleen OMeara

  4. A vida é absoluta, imensurável. incalculável;

    Em número absolutos Itália e Espanha tem juntos mais de 20 milhões de pessoas com mais de 65 anos.
    No Brasil 22 milhões de pessoas.

    Manaus e Fortaleza juntas tem juntas quase 500 casos confirmados

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador