Profissionais da saúde saem às ruas nos EUA para conter carreatas contra o isolamento

O vídeo feito no local mostrou um homem vestido de bata parado calmamente em frente a uma fila de carros com uma mulher segurando uma faixa com a inscrição “Terra dos Livres” que gritou com ele.

Do Huffington Post

Enquanto as tensões continuam a ferver em meio à pandemia de coronavírus em curso que paralisou grandes áreas do país, um pequeno grupo de profissionais de saúde bloqueou centenas de manifestantes em Denver, Colorado na tarde de domingo, resultando em um dramático confronto.

Alyson McClaran , fotojornalista de Denver, disse que os médicos estavam nas ruas para combater centenas de pessoas reunidas na capital do Colorado em um evento chamado ” Operação Gridlock “. O evento pretendia expressar a frustração de alguns moradores com as ordens de permanência em casa do governador Jared Polis (D), pois o coronavírus continua infectando dezenas de milhares de pessoas em todo o país.

O HuffPost não conseguiu identificar os profissionais de saúde vistos nas fotografias, mas o vídeo feito no local mostrou um homem vestido de bata parado calmamente em frente a uma fila de carros como uma mulher segurando uma faixa com a inscrição “Terra dos Livres” gritou com ele.

“Você vai trabalhar, por que não posso ir trabalhar ?!” a mulher gritou na filmagem. “Eu também salvei a vida das pessoas!”

Atualmente, o Colorado está sob uma ordem de permanência em casa até 26 de abril e Denver tem uma versão estendida em vigor até o final do mês . Até o momento, o Colorado sofreu  mais de 9.700 casos de COVID-19 e pelo menos 420 mortes. Os EUA como um todo já viram  mais de 761.000 casos e mais de 35.000 mortes.

Além de mortes e doenças, o surto causou estragos na economia. Cerca de 22 milhões de pessoas pediram subsídios de desemprego nas últimas quatro semanas, o pior período de desemprego na história americana. Apesar de um pacote de estímulo de US $ 2 trilhões, destinado a evitar algumas dores de uma crise financeira, alguns americanos que estão ficando sem dinheiro ficaram frustrados com uma série de medidas de distanciamento social projetadas para salvar vidas e impedir a propagação do novo coronavírus, e lançaram  protestos em Michigan e Washington .

“Passou da frustração para a raiva”, escreveu a prefeita de Cañon City, Colorado, Ashley Smith, a Polis este mês, pela Rádio Pública do Colorado . “Definitivamente será o ponto de ruptura para as pessoas e estou realmente preocupada … que possa haver protestos e motins na minha cidade. E não quero que seja assim.

O Colorado tem mais de 9.700 casos de COVID-19 e pelo menos 420 mortes.

Os manifestantes se reuniram em Denver por cerca de quatro horas no domingo, carregando faixas e buzinas por toda a capital, informou o Denver Post.

O presidente Donald Trump continuou a pedir a reabertura do país. Ele disse que os EUA têm capacidade de teste adequada e na semana passada apresentou  um plano trifásico  que os governadores poderiam aprovar para ajudar os americanos a começar “nossa vida novamente”. No entanto, vários governadores disseram que os EUA não têm a capacidade de teste necessária para os estados relaxarem as medidas de distanciamento social. E muitas autoridades de saúde alertaram contra o avanço da sociedade muito cedo, dizendo que isso pode ser catastrófico e resultar em um surto renovado.

“Precisamos ter algo eficiente e confiável, e ainda não chegamos lá”, disse Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do país, à Associated Press na semana passada.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador