SUS é bom para 30% dos usuários, regular para 44% e ruim para 26%

Para confrontar a presidente e candidata Dilma Rousseff que, na entrevista ao Jornal Nacional, ousou replicar as acusações da bancada, a Globo requentou a pesquisa já divulgada pelo Datafolha há alguns dias sobre a saúde pública e privada no Brasil. Mas descobriu números que não gostaria de noticiar e jogou estas informações para o o pé da matéria:. “Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS, 26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44% avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente”.

Percebe-se que a avaliação é de quem usou o SUS. O que a Globo fez: misturou alguns dados para dar impessão de que 93% desaprovam o sistema. Ou mais especificamente:

1. Considerou alguma insatisfação como insatisfação total

2. Não discriminou dados de saúde pública e privada

3. Enfatizou a soma daqueles que consideram o sistema com “ruim” ou “péssimo” com os que o consideram “regular”.

4. Não diferenciou a opinião daqueles que usam o sistema de atendimento em postos e hospitais da opinião daqueles que não o utilizam para estes fins.

Para acentuar “a má avaliação” sobre o SUS, a Globo contou com depoimentos de representantes da APM (Associação Paulista de Medicina) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) que utilizaram-se de “retórica da vingança” contra o Governo. É bom lembrar que estas entidades foram totalmente contra a vinda de médicos do exterior para atender pessoas no interior e nas periferias.

Um dos entrevistados chegou a afirnar que “é o pior momento do sistema de saúde em 40 anos” de profissão. O que é mentira, já que o SUS tem pouco mais de 25 anos.

 

Emissora e entidades sonegam outras informações

Pior que produzir matéria com fins eleitorais, no entanto, é o que vem fazendo as entidades e a grande imprensa contra o Sistema Único de Saúde. Podemos elencar algumas informações que podeiram servir de base para a avaliação da população brasileira.

O que a Globo, a APM e o CRM escondem da população.

1. Que a responsabilidade do SUS é compartilhada entre municípios, estados, Distrito Federal e União.

2. Que a atenção básica, por exigir adequação a realidades locais, pesa mais sobre a gestão dos municípios.

3. Que o SUS, que atende 100% da população, conta com pouco mais do dobro da receita das empresas de saúde privada, que atendem 25%.

4. Que, embora as empresas privadas tenham, portanto, quase o dobro da receita da Saúde Pública por habitante, ainda assim assistem a um aumento de 400% no número de reclamações em dez anos (as críticas ao setor privado foram ocultadas na pesquisa).

5. Que este número não aparece na mídia, porque estas empresas são grandes anunciantes.

6. Que programas do SUS são bem avaliados pela população: Farmácia Popular, vacinações e SAMU, etc.

7. Que todo mundo usa o SUS, embora não saiba (Campanhas de vacinação, por exemplo)

8. Que quando se diz que a saúde de SP é a melhor do país, se está dizendo apenas que o SUS de SP é o melhor do país, embora seja mentira. Estados do Sul, Distrito Federal e até Minas Gerais são mais bem avaliados.

9. Que conquistas do SUS, como redução da mortalidade infantil e maternal, combate a AIDs, campanhas de vacinação, etc, são reconhecidas em todo o mundo por agências internacionais.

10. Que a isenção fiscal, com dedução de gastos de saúde no imposto de renda, retira dinheiro da saúde pública

11. Que nenhum país com mais de 60 milhões de pessoas (Inglaterra ou França) ousou ter um plano universal e gratuito (ou seja, sem nenhuma forma de co-participação financeira ou desconto dos salários)

12. Que a participação social é um princípio do SUS. E portanto a população mais do que usuária poderia ser motivada a participar de conselhos municipais e estaduais.

13. Que o balanço da saúde pública no Brasil de agora é melhor que há mais de 25 anos pelo simples fato de que não havia saúde universal e gratuito. E isso foi destacado recentemente por um relatório do Banco Mundial.

14. Que, se não fosse o sistema de ressarcimento, seu plano de saúde seria mais caro.

15. Que, em tratamentos como diálise, o plano não garante muito mais que o quarto. O resto é responsabilidade pública, embora o plano não diga.

16.Que o Ministério da Saúde não faz mais campanhas porque tem que pagar pelo espaço ocupado em televisão, que, no entanto, é uma concessão pública.

17. Que hospital municipal é de responsabilidade, pasmem, municipal (controle e gerência), estadual é do estado, e federal é da União.

18. Que os números jogados no pé da matéria apontam para uma saúde “minimamente razoável” (ora, se 74% concordam que é de regular a bom, então é minimamente razoável).

19. Que os sistemas universais e gratuitos de países modelos como França e Inglaterra contam com três vezes mais recursos per capita que o SUS, simplesmente porque são países como esta proporcionalidade de PIB per capita.

20. Que vários tipos de transplante estão com a fila zerada ou quase zerada

21. Que existem hospitais de referência no SUS, como a rede Sarah, o Inca, e o Hospital de Barretos para o câncer.

22. Que, ao fazer campanha contra a CPMF, a mídia contribuiu para reduzir o financiamento do sistema. Bastava lutar pela vinculação da receita, por meio de uma emenda constitucional.

23. Que, ao sonegar milhões em impostos, como já comprovado, a empresa está prejudicando também a receita para a saúde.

24. Que tudo acima já deveria ser de conhecimento da população, se a Globo se comportasse, dentro do jornalismo, como uma emissora séria.

 

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é este tipo de post que

    é este tipo de post que gostaria de ler mais vezes.

    coloca os dados que interessam e denuncia a renitente manipulação  global.

  2. A sensação que eu tenho é que

    A sensação que eu tenho é que a Dilma responde para eleitor de classe média
    com suficiente capacidade de entendimento…
    De economia ela fala em ECONOMEZ, os economistas sabem! Ela tem que falar para quem NÃO SABE!
    Para quem é ENGANADO…
    Essa é a VANTAGEM DO LULA
    Ele fala para o POVO, ele SABE que infelizmente o povo vê o PIG!
    É FUNDAMENTAL MOSTRAR o que ERA O SUS, o processo de melhoria, responsabilidades compartilhadas e deste percentual que acha ruim, imaginam algo que talvez só exista em planos de saúde para os muito ricos.
    O SUS é melhor que muitos Planos de Saúde.

  3. Eu não entendo, apesar da

    Eu não entendo, apesar da CPMF ter sido extinta em 2008, ainda hoje causa graves reflexos no SUS, mas ainda ainda pouco se fala sobre o assunto. Na entrevista, se a presidente não queria ser direta, poderia dizer que estimasse que no Brasil a sonegação está na casa dos 400 bilhões de reais anuais, isso sim acaba com a saúde no Brasil.
    Aqui em Pernambuco temos as UPAS, modelos que foram implementados em outros estados, no entanto, pergunte à população quem fez, com certeza dirão que foi o governo do estado, essa “desinformação” é conveniente e, na grande maioria das vezes, estimulada. O governo federal ainda engatinha na comunicação e confia cegamente em quem escolhe como aliado.

  4. Exatamente, Robson. A

    Exatamente, Robson. A oposição (PSDB e PFL/DEM) retirou algo em torno de R$ 40 bilhões da saúde, para inviabilizar a atuação do governo LULA nessa área e eu não entendo porque a Presidenta Dilma não prega isso na testa deles. 

  5. BOM , REGULAR E RUIM

    Foi dito aqui que o SUS é o maior sistema de saude do mundo e faz mais 300 milhões de consultas por ano(post de J.Carlos de Assis). Deste total de consultas na proporção mostrada pela pesquisa, 26% corresponde a 78 milhões de atendimento ruim. Atendimento regular, 132 milhões.

    No site mais saúde(http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pacsaude/diretrizes.php) há as seguintes informaçõesO SUS realizou, em 2006, 2,3 bilhões de procedimentos ambulatoriais, mais de 300 milhões de consultas médicas e 2 milhões de partos.  

    Impressiona , mas nós temos a realidade que desmerece a grandeza destes números. Imagine que , baseado na pesquisa, o que acontece aos 598 milhões de procedimentos ambulatoriais supostamente ruins. 520.000 Partos ruins. E assim, só temos a nos consolar a justificativa de que, “já foi pior”.E daí, daí nada.

     

  6. Um adendo ao “3. Que o SUS,

    Um adendo ao “3. Que o SUS, que atende 100% da população, conta com pouco mais do dobro da receita das empresas de saúde privada, que atendem 25%.”

    apesar de ter 8x mais recursos, o sistema privado faz ( pasmem) muito menos: näo paga remedios de alto custo, nao faz transplantes, nao faz vacinaçäo em massa, vigilancia sanitaria, etc.

  7. Depoimento de quem usa o SUS

    Sou usuário do SUS. No começo por falta de condições, hoje por convicção. Fui atendido de um enfarto, hospitalizado, e recebi angioplastia com colocação de stent em menos de 48 horas desde o primeiro sintoma de enfarto até a realização da intervenção cirúrgica, tudo pelo sus. E este ano precisei novamente para uma cirurugia, do momento em que o médico especialista indicou a cirurgia até o momento que eu estava em casa me recuperando não se passaram 45 dias. E não era nada urgente. Qual plano de saúde atende com esta eficiência??

    Hoje compreendo como fomos burros em permitir um modelo de saúde privatizada com planos de saúde agindo como agiotas vampiros ao invés de implantar um SUS universal, altamente eficiente  no Brasil. Sim porque temos condição de manter um SUS nível Inglaterra ou Cuba, basta somente vontade política para tal. 

    E finalizo dizendo que a maioria das pessoas que criticam o SUS nunca usaram o SUS ! Ficam como tolas pagando planos de saúde carríssimos só por preconceito e desinformação. Eu faço tudo pelo SUS, tenho remédio de graça e atendimento em prazo razoável. Poderia ser melhor ? Mas é claro que sim, mas não é ruim : O SUS FUNCIONA !

  8. Ainda bem que alguem

    Ainda bem que alguem respondeu. Vi a materia na Globo News. Nojenta. Tudo que o programa eleitoral do PT apresentar, a Globo vai desfazer no dia seguinte. Tolo quem pensa que o programa eleitoral é suficiente para  enfrentar o manchetômetro. 

    1. A Globo como contraponto ao programa do PT?

      Não duvido que isso possa acontecer, uma vez que a lei eleitoral impede, mas vindo da Globo não duvido não. Eles vão jogar pesado: Em jogo o pre-sal, eh muita grana, 27 trilhões de reais que eles(Globo, folhas, vejas, estadões, mercado financeiro, rentistas) querem abocanhar.

  9. Este eh um post que que traz

    Este eh um post que que traz  considerações reais sobre nosso sistema de saúde pública tão difamado e muitas vezes de maneira injusta pela mídia, esta mais interessada na remuracao da saúde privada a seus serviços. O Brasil por dispositivos legais patrocina a saúde pública até de quem nunca entrou num hospital público , pelo simples fato de isentar de imposto de renda gastos com saude de seus contribuintes. A universalização do atendimento a saúde entretanto traz constrangimentos face a limitação de recursos que a sociedade dedica a saúde. Parcos recursos orçamentarias. Falta de médicos , inexistentes para as necessidades nacionais. Isto sempre agravou o atendimento aos mais carentes. Corporativismo nefasto entre profissionais que encobrem absenteísmo e mal feitos de colegas, na enganosa prática de dizer você finge que me paga e eu finjo que trabalho. Os problemas de saúde no Brasil são muitos e não são só da saúde pública.

    1. Para melhorar as 78 milhões

      Para melhorar as 78 milhões consultas médicas ruins e também para aumentar o número de consultas fez o Mais Médicos, esqueceu? Nem sempre a consulta médica é ruim por falta de estrutura f’ísica ou de recursos materiais; se assim fosse, não haveria consulta médica ruim em clínica privada.

      1. Obrigado pelo retorno.

        Arthemisia obrigado,

        Sobre a implantação do Mais Médicos estou ciente e tenho acompanhado desde o início. Inclusive estou ciente de seus resultados extremamente positivos.

        É que tenho procurado mais informação sobre o que efetivamente o governo federal tem feito com relação ao SUS e não tenho encontrado dados. Exatamente para conversar com uma estudante de medicina que insiste em que a Dilma nada fez pelo SUS.

        Não acho valores sobre verbas, inaugurações, programas, etc. nos sites do Ministéio da Saúde.

  10. Ley de medios é bom prá saúde

    “5. Que este número não aparece na mídia, porque estas empresas são grandes anunciantes.”

    E o governo, que anuncia muito mais, não se vale disso, pelo contrário.

    “16.Que o Ministério da Saúde não faz mais campanhas porque tem que pagar pelo espaço ocupado em televisão, que, no entanto, é uma concessão pública.”

    Que, no entanto, não paga o Darf 

    Requião para ministro das comunicações.

     

    1. não não não, por favor não!!

      requião tem que concorrer pra governador, senão vai ser dureza escolher entre o filhote de playboy ou a loura burra.

  11. Acabei de assistir na Record

    Acabei de assistir na Record News falando dessa pesquisa com números totalmente inversos e desfavoráveis contra o SUS.

    Não consegui anotar os números, mas algo de 90% não aprovam (não tenho certeza).

    Mas ficou claro que não é o que diz no post.

     

     

     

     

     

  12. Acabei de assistir na Record

    Acabei de assistir na Record News falando dessa pesquisa com números totalmente inversos e desfavoráveis contra o SUS.

    Não consegui anotar os números, mas algo de 90% não aprovam (não tenho certeza).

    Mas ficou claro que não é o que diz no post.

     

     

     

     

     

    1. Prezado Pedro,
      E a mesma

      Prezado Pedro,

      E a mesma pesquisa. Os dados do título foram revelados e aparecem no pé da matéria no G1. Pode consultar.

       

       

  13.  
    um dos melhores posts que

     

    um dos melhores posts que li neste excelente blog.

    se o sus não é perfeito, imagine sem esse sistema, que é raro no mundo e que atende a todos.

    lembro da intensa participação popular na constituinte para a defesa e implantação desse sistema atual.

    qualquer regressão nesse sistema atingirá a milhões de pessoas que são atendidas hoje em dia.

    é bom lembrar tb  que nos estados governados pelo psdb há sempre a tendencia  à implantação de programas privatistas,

    o que chega a ser apavorante para quem tem renda baixa e precisa de assistencia médica e não   podem adquirir os caríssimos planos  de saúde que nem sempre atendem no todo e só querem o filé mignon .

    a abordagem por parte da grande mídia, aliás, segue o padrão destes governos neoliberais tucanos com o objetivo visível de privatizar o setor.

     

  14. O grande desafio é a Saúde.

    Lembram daquelas imensas filas no INSS pra dar entrada num benefício. Hoje temos agendamento.

    Pois é. Mas o INSS tem uma gestão única. E o SUS? Ela é compartilhada nos três níveis de Governo. Eis o problema. Como resolver?

    Criar uma estrutura e uma cultura voltada para prevenção – que é menos onerosa e garante qualidade de vida. Hora do Programa Saúde da Família com as equipes multidisciplinares com agentes da saúde na ponta, técnicos de enfermagem, enfermeiros, motoristas de ambulância e médicos – que faltavam para compor a equipe. o Mais Médicos solucionou as demandas das Prefeituras. Com isso temos consultas de clinica geral nas Unidades Básicas de Saúde e algum “home care” com o atendimento dos agentes de saúde que identificam a cadastram doentes com dificuldades de locomoção. Nessa consultas há o fornecimento de medicamento para o tratamento de doenças comuns como gripe, dengue, etc. e algumas controlada como hipertensão, diabetes ,asma,etc. – essa a cargo do Governo Federal com o Famácia Popular – e outras fornecidas pelo Estado/Município. O atendimento desse serviço tem como base uma Unidade Básica de Saúde. Os médicos do Mais Médico usal um sistema chamado e-SUS AB com entrada via tablet. Já os médicos do município é via ficinha no “Posto de Saúde” – que é uma UBS – ou um sistema que é outro diverso do Governo Federal. Agora o SUS está disponilizando o e-SUS AB para todas as unidades básicas – mais os municípios devem aderir. Veja esse link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php. E mais, algumas UBS podem ter algumas especialidades (como pediatria, gineclogia, etc.) e são chamada de Unidades Mistas de Saúde tem uma Central de Regulação.

    A informações do e-SUS AB vão permitir a alimentação do protuário eletrônico do SUS, que voce pode acessar no portal da saúde e inclusive cada – um mediante senha – pode alimentar com suas informações, e não só os médicos via e-SUS AB. Assim, qualquer médico pode ver seu prontuário nos locais em que você vier a ser atendido – desde que haja rede. Inclusive com a informações de médicos que atendem em planos de saúde.

    A Central de Regulação é a porta de entrada para os ambulatórios gerais de especialidades no município ou para hospitais regionais – no município ou numa macroregião do Estado. No hospital regional o Estado – já não é o município – atende com o especialista dele – ou a própria União, como no Hospital do Cancer. Aí temos a fila para o tratamento. Um calcanhar de Aquiles.

    Criar outra estrutura para socorrer a emergência. Aí entra o SAMU e a Unidades de Pronto Atendimento – que trabalham em conjunto com os hospitais para casos de internação. É para atender de imediato, tirar a dor, ou evitar a morte. Claro, consultando o seu prontuário médico – acessível com o seu cartão SUS ou CPF. Aí se busca as redução de danos. Mas o atendimento é mais custoso para o SUS. Depois, via de regra há a orientação para se procurar um médico na UBS – que este sim encaminha para o especialista. Se necessitar de internação, aí o problema, a procura de leitos. outro calcanhar de Aquiles.

    Assim os atendimentos de especialidades são um problema e os leitos disponíveis – inclusive UTI – são outro prolblema. Aí entra dependência de consulta com especialistas, marcação de cirurgia, disponibilidade de UTI, de leitos, etc. Nos hospitais entra como solução o software de gestão será o e-SUS Hospitalar. Para ver o que está disponível acesse o link:http://www2.datasus.gov.br/ESUSHOSP/index.php?area=02# Quem atender pelo SUS deverá implantá-lo com brevidade.

    Parece que o SUS está caminhando na sentido de obter as informações para se programar e melhorar a gestão dos recursos. O desafio é grande, mas parece que a “coisa” está caminhando. A mudança chegará em breve. Parece que nada acontece, né?

  15. Subfinanciado.

    O grande problema do SUS é o subfinanciamento. Precisava ter 3X mais recursos para ser apenas decente. Do jeito que está não está bom. O governo devia cobrar alguma contribuição de autônomos e assalariados para turbinar o SUS. A sua tabela de procedimentos não remunera quase mais nada. Ninguém quer atender, salvo em casos específicos.

  16. Subfinanciado.

    O grande problema do SUS é o subfinanciamento. Precisava ter 3X mais recursos para ser apenas decente. Do jeito que está não está bom. O governo devia cobrar alguma contribuição de autônomos e assalariados para turbinar o SUS. A sua tabela de procedimentos não remunera quase mais nada. Ninguém quer atender, salvo em casos específicos.

  17. post ???

    essa  materia   não tem nenhum sentido.

    serve  apenas par mascarar  a verdade.

    Isso  é  uma afaronta  a minha  inteligencia.

     

    ME ENGANA  QUE EU GOSTO.

    SAI FORA, CAPETA….

  18. “”Para os entrevistados que

    “”Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS, 26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44% avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente”.

    Para 100% dos funcinários publicos inclusive os da saúde utilizam palnos de saúde, politico então.

    Não só a saúde privada como ensino privado, segurança privada….

  19. O SUS funciona !Mesmo que

    O SUS funciona !

    Mesmo que alguns médicos reclamões chorem, e choram

    porque atualmente a população pressiona e fica indignada.

    Em São Paulo onde moro há  locais e atendimentos distintos,

    em alguns bairros… excelente, outros nem tanto, parece simplista

    cidadão?”É não! Pegue a fila !O paciente tratado minimamente com

    respeito e atendido com dignidade é o que conta, há pessoas com

    bons convênios( caros)  pegando as senhas e aguardando.Há

    que melhorar mas nunca retroceder.

  20. Sua VIDA depende do SUS, mesmo sendo milionário!

    Execelente reportagem que mostra bem a real realidade do SUS, que é simplesmente o maior sistema público de saúde universal no mundo!

    Gostaria de resaltar que há um erro grave na percepção dos Brasileiros com relação ao SUS. A vida de todos os Brasileiros em certas situações corriqueiras e diárias é sempre salva pelo SUS. É só imaginar um acidente automobilistico, infarte do miocárdio ou qualquer outro evento em que a pessoa fique inconciente e esteja sozinha. As pessoas que ajudaram iram chamar o SAMU que irá levar a pessoa para o hospital público mais próximo. Após os primeiros socorros serem ministrados, ai sim funcionários do Hospital poderão pegar os documentos do paciente para tentar localizar parentes e tomar outras providencias! Mas a vida do milhonário foi salva pelo SUS!

    Abraços,

    FBDV

    1. Você usa SUS??

      O Senhor usa o SUS senhor Berlinck?? E não me venha com essa de uma forma ou de outra todos usamos.

  21. O goveno do PT tam que

    O goveno do PT tam que divulgar estas verdades que a globo distorce de foma mentirosa, e de desonetidade. A pesquisa em pauta afirma que 74% do poo aprova o SUS, tanto nos niveis bons como regulares.

    Uma pesquisa feita por entidades de classe que, não orienta seus filiados para atuerem em favor da população de baixa renda e ou de nenhuma renda, ainda é comtra o programa Maisjs Médicos, não mrrece respeito elem de fazerem pesquisas e distorcem a realidade mostrada pela pesquisa que eles próprio fizeram.

    Isto tem que ser divulgados com enfase no horario eleitoral. OBS. o governo para por não ter uma lei regulementendo a mídia. Bastava uma lei implantado o direito dr resposta com tempo locação equivalenta ao da mentira e destorção. 

    Que absurdo, um médico destratar um programa de saúde puplico dezendo que nunca vio coisa tão ruim a 40 anos, quando o SUS tem só 25 anos.

  22. Manipulação pode ocorrer de várias formas.

    Esconder a qualificação do público também é uma forma de maltratar os dados. Seria interessante saber qual a experiência em atendimento de saúde privado esses que consideraram o SUS ótimo possuem. Que referência eles possuem para saberem o que é bom? Se vamos analisar a questão, por favor, temos que olhar a questão toda e não apenas os dados que interessam. Do contrário, fica parecido com aquele filme que o próprio jornalista participou, o Mercado de Notícias. Então, por favor, mostre os dados referentes ao público que foi entrevistado.

    A minha pergunta é: a Presidente Dilma possui qual plano de saúde mesmo? E sua netinha querida? É atendida pelo SUS, dispensando o convênio particular? Michel Temer, sua digníssima, Fernando Haddad e senhora, Alkmin e Dona Lu – possuem planos privados ou vão com a cara limpa e feliz para serem atendidos na unidade mais próxima em seus bairros? Joaquim Barbosa trata de seu bico de papagaio onde mesmo?

    Se as respostas forem SUS para as todas as perguntas acima, juro que me calo. Sinal que o poder público não só recomenda como utiliza o dito “melhor sistema de saúde do mundo”. Aliás, fica a pergunta também para o Luis Inacio, o autor da frase. 

  23. bom texto. agora o que

    bom texto. agora o que precisamos enfatizar é que gestão de uma politica publica, principalmente saúde, não é feita só de pesquisa na porta de hospital. Existem vários indicadores que são monitorados constantemente, e quando os mesmos saem dos limites, ensejam a adoção de ações, projetos e programas para traze-los as metas. É isso que Dna Dilma tem que dizer quando questionada sobre saúde, educação etc. E ressaltar os bons índices de expectativa de vida, redução da mortalidade infantil, erradição de doenças como paralisia infantil e outras. Fazer pesquisa na porta de hospital, ou na fila do onibus as 6 da tarde, é querer ouvir desaforo.

  24. O grande problema do SUS

    O grande problema do SUS hoje,é a Falta de Medicos nas unidades basicas de saude,que é uma porta de entrada no SUS,seria os atendimentos primarios e preventivos,sou usuaria do SUS eu e meus dois filhos,o que está pegando,éa dificuldade de agendar uma consulta,seja Clinico,Pediatra ou Ginecologistas,dentro de um prazo civilizado.

    Em 2003 no começo de Abril,meu Pai começou apresentar Anginas,durante uma consulta com  a cardiologista que já o Atendia no(SUS) devido ele ter colesterol e triglicerides elevados ,ela já conhecendo seu historico,rapidamente no dia seguinte o encaminhou através de uma guia médica para realizar um Cateterismo no Hospital Beneficiencia Portuguesa,Após o Exame no mesmo dia eu e minha mãe o acompanhavamos já fomos informadas que ele estava com as,Arterias entupidas e seria necessária uma cirurgia de Revascularização,após o diagnostico ele já foi encaminhado,para Internação,ficou uns 7 dias colendo exames, suspenderam o ASs,que afina o sangue pelo risco de hemorragias,após  a cirurgia ele ficou 36 horas na UTI e mais 3 dias no quarto e recebeu alta,já com o retorno pós operatório agendado.

    Eu tenho uma Historia de Bom atendimento do SUS.

    Não é só esculachando que vamos civilizar o SUS.

     

    Att

     

     

  25. O papel da Família Marinho no atraso brasileiro.

    Caro Nassif, gostaria de ver um texto seu sobre “o papel da Família Marinho no atraso brasileiro”. É impressionante o que os Marinho têm contribuído para o atraso do nosso País. Primeiro Roberto Marinho (se não houve outro ainda antes dele) apoiou o golpe militar (e a própria Globo já declarou que apoiou, se dizendo, agora, arrependida!) usufruindo de todos os benefícios daí decorrentes. Apoiou Sarney (seu amigo pessoal, não é segredo), com todos os benefícios do ACM no Ministério das Comunicações. Apoiou Collor de Melo, até quando viu que não tinha mais o que fazer porque o movimento “caras pintadas” havia se tornado grande demais. Agora, tenta desesperadamente manipular escancaradamente a opinião pública para colocar no poder o partido que lhe convém: o PSDB. O Roberto Marinho, “um grande brasileiro” no dizer de alguns puxa-saco, não passou de um lesa-pátria, morreu sem ver este País dar certo, sem ver este País, como hoje acontece, reconhecido internacionalmente por seus ganhos na área social. Infelizmente, seus sucessores continuam nessa senda de querer ver este grande País ao seus gostos, às suas vontades, como se vivêssemos, ainda, como uma republiqueta sem perspectiva. 

  26. QUASE A TOTALIDADE DOS GESTORES DO SISTEMA SAO MEDICOS

    Esqueceram de mencionar que quase a totalidade dos gestores do sistema, publico e privado, sao medicos.

     

    Secretarios de saude de municipio e estado, ministro e donos de planos de saude.

     

    Quem sabe a falha nao seja de gestao? Medico eh estudado para clinicar e nao administrar. Isso nao eh materia academica. Sou casada com uma, advoguei para varios, sao incompetentes de pai e mae para lidar com numeros, financas e administracao. Cada macaco no seu galho, sem preconceito.

     

    Com muito menos recursos, Cuba tem saude de qualidade, embora isso a Folha e o Globo jamais mencionarao.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador