
Os brasileiros poderão se vacinar contra a varíola dos macacos (mpox) a partir da próxima segunda-feira (13). O Ministério da Saúde já está distribuindo 47 mil doses do Programa Nacional de Imunizações aos estados e Distrito Federal.
Na primeira fase da vacinação, a prioridade será para pessoas com risco grave de evolução da doença, como portadores de HIV e os profissionais que trabalham diretamente com o orthopoxvírus nos laboratórios do país.
São os chamados risco de “pré-exposição” e representam cerca de 16 mil pessoas. Em seguida, em uma segunda etapa, serão vacinadas pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de suspeitos ou confirmados da doença, considerados exposição de risco alto ou médio.
Esse público prioritário foi definido junto aos Estados e municípios, de acordo com as demandas do país.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Um informe epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado no dia 2 de março, mostra que hoje o país registra 10.862 casos de varíola dos macacos confirmados e 2.325 casos suspeitos. Até agora, o mpox deixou 16 mortos no país.
O relatório também revela que os casos de varíola dos macacos estão em queda no mundo e também no Brasil. Confira abaixo:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.