“Não gostamos desse tipo de emprego”, disse Villas Bôas sobre Exército na segurança pública

O comandante do Exército brasileiro falou sobre o trabalho de militares na segurança pública em audiência pública no Senado, ano passado 
 
comandante_general_villas_boas_foto_marcelo_camargo_abr_0.jpg
(Foto ABr)
 
Jornal GGN – Em junho de 2017, o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, disse que os servidores militares não gostam de atuar na segurança pública. 
 
A declaração foi feita durante uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre soberania nacional e projetos estratégicos do Exército. O comandante citou a atuação do Exército na patrulha da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, com cerca de 130 mil habitantes.
 
“Um dia me dei conta. Os nossos soldados atentos, preocupados – são vielas –, armados. E passando crianças, senhoras, eu pensei: ‘Estamos aqui apontando arma para a população brasileira’. Nós somos uma sociedade doente. E lá ficamos 14 meses. Do dia em que saímos, uma semana depois tudo havia voltado ao que era antes. Então, temos que realmente repensar esse modelo de emprego, porque é desgastante, perigoso e inócuo”, comentou. 
 
Na ocasião, o comandante contou que, em 30 anos, o Exército foi empregado na segurança pública 115 vezes. O único estado onde não houve a atuação foi São Paulo. “Nós não gostamos desse tipo de emprego, não gostamos”, refletiu o general.
 
Leia também: Intervenção militar no Rio não tem lógica, aponta Avritzer
 
Meses antes da audiência pública, o governo havia pedido para o Exército fazer uma varredura nos presídios de Rio Branco, capital do Acre, que haviam passado por rebelião o início daquele ano, causando uma série de críticas, ou a tal “celeuma” que Villas Bôas comenta no início do vídeo que edita parte da sua fala para o Senado. 
 
O emprego das Forças Armadas em atividades da segurança pública é permitido pela Constituição Federal desde que feito por uma ordem do presidente da Repúblicas em casos que classifique como grave perturbação da ordem e quando as forças convencionais de segurança estiverem esgotadas. 
 
https://www.youtube.com/watch?v=ETnFVSc7b04 width:700
 
 
Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Recorreu a metáfora para

    Recorreu a metáfora para dizer que as Forças Armadas não gostam de emprego de vigiar portaria de favela, como disse Requião. Certo.

  2. Mandei 3 Twitters para esse

    Mandei 3 Twitters para esse general: 

    Mais de 300 bandidos na @CamaraNoticias, 40 mafiosos no @senadofederal, dezenas de ladrões nomeados Ministros, um presidente que roubou dinheiro no Porto de Santos, vários pedidos na Justiça, mas o @exercitooficial invade favelas no Rio para brutalizar as vítimas do usurpador.

    https://twitter.com/FabioORibeiro/status/965314098698293249

    Não falta vergonha aos militares brasileiros. Eles sempre foram sem vegonhas e alguns deles se distinguiram pela covardia ou desonestidade. O que falta a eles é decência, piedade pelo povo brasileiro e um inimigo poderoso. Bombardeie e invada logo essa porra @PutinRF.

    Exército e General Villas Boas bloqueados por serem instrumentos de terror nas mãos de um usurpador, um tirano que deveria ser exterminado. https://t.co/bzsFAYqugo

  3. Não gostam mas são obedientes
    Não gostam mas são obedientes a um grupo traidor, golpistas, lesa pátria.

    Um grupo que está acabando com os direitos sociais e trabalhista de uma nação.
    São conivente com um governo que quer provocar o caos social, com mudanças nas leis trabalhistas e previdenciárias.

    São coniventes com um grupo que está vendendo as empresas estratégicas do país, Petrobrás e Eletrobras . Sem contar a destruição do sistema de defesa Nacional .

    Vocês batem continência para Raul Julgmam e Temer. São incapazes de se rebelarem . Dizem que seguem a Constituição.

    Duvido que seriam subservientes a um governo de esquerda .

    Vocês são conivente por tudo que está ocorrendo no país. Estão contra o povo brasileiro. É fácil apontar um tanque para uma favela.

    Quero ver a mesma disposição contra um helicóptero com 500kg de pasta base de cocaína na fazenda de um Senador, que depois de devidamente processada da umas 3 Ton.

    Vocês fazem parte do golpe por omissão, por permitirem tudo que vem ocorrendo no pais. Jamais deram uma nota oficial repudiando a destruição da nação.

    Seguem a Constituição, que permitiu a retirada de uma presidente honesta,sem nenhuma culpa. Como já ficou devidamente comprovado.

    1. Não se pode criticar forças

      Não se pode criticar forças armadas que, embora americanófilas no dna, engoliram um comunista (à época) ministro da defesa, não me lembro se de Lula ou Dilma, uma infantilidade da esquerda que até hoje não sei como foi tolerada. Nos últimos anos as FFAA têm tido comportamento democráticamente irrepreeensível, pelo menos na parte visível dele e delas.

  4. O Vampirão queria midia para desmontar a bomba semiótica

    O Vampirão queria midia para desmontar a bomba semiótica da Tuiuti, que inundou a rede com memes, imagens, videos e foi além-mar…..não fosse por mídia, o correto seria convocar a Força de Segurança Nacional e não o Exército…outros coelhos na jogada que o golpista quer matar com uma cajadada só: endurecer o regime com suspensão de eleições, estado de sitio, suspensão do habeas corpus, prisão clandestina, censura, quem sabe assim ele assume o posto de ditador e escapa do xilindró…

    “O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública ou Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), criado em 2004, com sede em Brasília, no Distrito Federal, é um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça (MJ).Wikipedia 

     

  5. A FORÇA DO DESTINO !!

    Não adianta chorar o leite derramado .

    Todas as autoridades (e instituições) que apoiaram a criminosa conspiração que roubou mais de 60 milhões de votos dos brasileiros pagarão caro pela iniquidade.

    Aliás, já estão pagando (O futuro já começou…)

    a) O podre judiciário está completamente sem crédito e sendo execrado por grande parcela da população.

    b) Os parlamentares salafrários, liderados pelo FHC, Cunha, Temer e Aécio, são odiados pela grande maioria da população

    c) A mídia golpista e apátrida liderada pela Globo está totalmente sem credibilidade e sem futuro como empresa .

    d) As ffaa estão caminhando para uma histórica desmoralização junto a população.

     

  6. Caro Nassif 
    Esse é o

    Caro Nassif 

    Esse é o exército de invasão e de ocupação, desde a colonização do Brasil.

    Já foram fiéis para os portugueses,depois para os ingleses, agora para os EUA.

    Eles fazem parte do golpe, aliás é só falar em golpe contra o povo, e eles babam.

    Se o Lula ganhar, e vai, tem que refazer todo esse exército que está ai.

    Saudações

    1. Sempre leio os comentários
      Sempre leio os comentários das reportagens, porém me abstenho em comentar ou responder. Entretanto, quando vejo escrito tanta asneira em um só comentário, não consigo evitar. Juro é mais forte do que eu.

      Sua ameba sem celebro, o PT e por consequência o lulismo estão no poder há 14 anos. Acho que até para você que não pensa para escrever fica fácil concluir que o Auto Comando do Exército Brasileiro e de toda as Forças Armadas, bem como seus atuais Comandantes foram escolhidos por Lula ou por Dilma. Caso o senhor não saiba, os oficiais generais das Forças Armadas (MA, EB e FAB) são escolhidos pelo Presidente da República.

      As nossas Forças Armadas são disciplinadas e comprometidas com o Brasil e com sua população, caso, assim não fosse, há muito o governo corrupto do PT e dos demais que os antecederam já estariam no paredão de fuzilamento.

    2. Destinados a serem
      Destinados a serem capitães-do-mato. O golpista vampirão já destruiu o submarino nuclear. Com a entrega da Embraer a Boeing destruiu os caças aéreos e a transferência de tecnologia. Estão se tornando o q são de fato: meros capitães-do-mato, uns sabujos. São todos traidores da pátria Brasil.

  7. Soldado d”ESSA PORRA”,

    Soldado d”ESSA PORRA”, lembre-se: Na favela ou no morro(favor não confundir morro com moro) vive seu pai, sua mãe, seus irmãos, irmãs, tio, primos, avós, em resumo, toda sua família.  não vive a família do coronel, general, marechal, deputado, senador, juiz, promotor, empresario ou outro picareta qualquer. Então, ao invés de apontar as armas para o morro(para o morro!!!), aponte para as mansões, para o congresso nacional, para o stf, para as grandes corporações de mídia, os grandes bancos privados, os trf’s da vida, para as embaixadas de alguns grandes países amigos(mui amigos), enfim, mire e atire !!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Os Soldados também não gostam da guerra

    Também os Soldados não gostam da guerra, pois seus corpos servirão de forragem para os canhões. Mas a fazem mesmo não gostando.

    Nem mesmo a Dona Raquel, em cuja cabeça eleições limpas e voto livre são fatos mutuamente excludentes, nos brindaria com uma filosofia tão excelsia vai te à porra. Quem é a favor do voto livre não pode ser a favor do voto impresso, que garantiria uma eleição limpa e vice-versa.

    Jesus não tem dentes em país de banguelas. Não sou brasilero, num sô istrangero

    As pérolas da nossa elite são mais qualitativas, são qualidades puras, que dispensam a quantidade para se revelarem.

  9. Paradoxo dos paradoxos

    O comandante do Exército intervém no governo federal, depõe o interino para que não se faça mau uso do Exército em intervenções arbitrárias. 

  10. Vizinho encrenqueiro

    “Na ocasião, o comandante contou que, em 30 anos, o Exército foi empregado na segurança pública 115 vezes. O único estado onde não houve a atuação foi São Paulo”.

    O exército não entrou no território bandeirante nem em 1932… Só não deixou passar o túnel na divisa com Minas na Mantiqueira…

    São Paulo é o único estado da federação que tem dinheiro (café) e espada no brasão, sobre a epígrafe “topamos tudo pelo Brasil”!

    Quem vai se meter com um vizinho desses…?

  11. Descriminalização do uso de drogas = fim do crime organizado

    EXÉRCITO NÃO É POLÍCIA

    O fim da criminalização das drogas é que acabará com o riquíssimo filão do crime organizado. A ocupação da ´comunidades´ pelo exército, nestes anos todos, custavam R$ 2,5 milhões por dia…Foram mais de R$ 30 bilhões gastos, todos os anos, sem nenhum retorno à sociedade brasileira.

    Com esse valor investido nas comunidades se construiriam milhões de habitações dignas. Escolas de qualidade. Formação técnica. Esportes e cultura que transformariam aquela juventude em brasileiros conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos.

    As facções do crime organizado ocupam as favelas exatamente pela ausência do estado. E se recebem drogas e armas precisam da conivência e omissão (e corrupção) da polícia. Dispõem de um exército de jovens desventurados, bucha de canhão, pela ausência do estado.

    Milhares de jovens soldados do exército brasileiro, treinados para defender a pátria contra inimigos estrangeiros, passaram meses e meses, apontando seus fuzis para jovens, crianças, mulheres e idosos das favelas.

    Nenhuma favela declarou ´guerra´ ao Brasil. São pretos e pardos, descendentes do sistema escravista que por 350 anos se apropriou da renda do trabalhador escravo e, com a abolição em 1888, não fez nenhum esforço de reparação histórica. Todos trabalhadores brasileiros que descem o morro todos os dias para os empregos e trabalhos.

    Se numa comunidade de 70/80 mil pessoas existem 100 ou 200 marginais das facções criminosas, eles são 0,1% a 0,2%, e o estado não tem o direito a tratar como bandidos 99,8% de cidadãos corretos e trabalhadores.

    A Constituição prevê e permite a intervenção militar em situações de crises institucionais muitíssimo especial. A incompetência e a corrupção dos governantes do Rio de Janeiro não são razões para deslocar a contingentes do exército brasileiro para funções civis de governar e cuidar da segurança pública da sociedade. 

    “Nós não gostamos desse tipo de emprego.. estamos apontando armas para braslleiros” disse no Senado, em julho/2017 o General Vilas Boas, Comandante Geral do Exército brasileiro.

     

  12. Questões centrais da

    Questões centrais da intervenção:

    1.Dando de cara com um sujeito ARMADO de fuzil o soldado pode atirar? Se matar terá inquerito? Se tiver inquerito qual a policia e a justiça competente?

    2.As delegacias e comandos da PM tem indicados por deputados da ALERJ, o Comando Militar pode troca-los?

    Há MILHARES de PMs em funções birocaraticas na ALERJ, no Tribunal de Justiça e na propria PM, o Comando Militar pode remove-los para que eles trabalhem como POLICIA  ?

    3.O Comando Militar pode reorganizar as bases dos Batalhões da PM, removendo e realocando tropas no territorio sob intervenção? O Comando Militar pode remanejar os delegados, nomear o Delegado Geral?

    SEM DEFINIR a favor do Comando Militar essas questões, a intervenção será apenas peça de propaganda.

    Não é apenas minha opinião, é de grande parte do Alto Comando Militar.

  13. O GOLPE ESTÁ DESTRUINDO TUDO, ATÉ AS FORÇAS ARMADAS.

    Triste sina do Exército Nacional.

    É MUITO TRISTE VER AS FORÇAS ARMADAS SUBMETIDAS AOS MAIORES BANDIDOS DA POLÍTICA NACIONAL. COMO É QUE ELES VAO COMBATER BANDIDOS DO MORRO SE QUEM ESTÁ POR TRÁS DELES SÃO TODOS BANDIDOS CORRUPTOS QUE LESAM A PÁTRIA.DESDE QUE ENTRARAM PARA A POLÍTICA E ISSO FOI A MUITO TEMPO ATRÁS.
    TODOS DESSE GOVERNO GOLPISTA DEVERIAM ESTAR NA CADEIA E ESTÃO DANDO ORDENS PARA AS FORÇAS ARMADAS. 
    É O MAIOR CONTRACENSO NACIONAL. PRIMEIRO DEVERIAM PRENDER TODOS DA QUADRILHA DO TEMER DEPOIS COMBATER O CRIME NO MORRO.

  14. O assassinato do líder do PCC no Ceará e a rebelião de presos em

    O assassinato do líder do PCC no Ceará e a rebelião de presos em presídio no Rio de Janeiro ocorre num momento oportuno. Coincidência ou não, esse caos na segurança pública favorece o discurso da extrema direita para recuperar o apoio da classe média e abafar os escândalos de corrupção daqueles que promoveram o golpe.

    A tendência é surgir mais fatos chocantes envolvendo a segurança pública para canalizar o discurso de ódio criado na sociedade. O que a globo e os golpistas querem é retomar o controle da narrativa dos fatos e hegemonizar o discurso a favor dos seus interesses.

  15. O Comandante jurídico do Golpe

    Cada vez fica mais claro qual o comando jurídico do golpe. Essa de antecipadamente, deixar a possibilidade de suspender a intervenção e votar as reformas deu “bandeira”. Outro fato interessante nessa intervenção, é que os militares estão sendo  “mandados”  pelo presidente golpista, que assume o comando da intervenção, junto com o governador do estado. É o samba do jurista doido. O comandante jurídico do golpe, continua em ação pra se manter no comando. Até que os “chefes dos golpistas” se voltem contra o comandante jurídico e achem que ele já era. Na verdade sabemos de onde vem as ordens dos golpistas de cima. O comandante foi um mero instrumento para atingir objetivos maiores.

  16. Não gostou do emprego? Então, fala com o povo

    O povo vai te dar um bom emprego.

    Combate-se a dengue e a febre amarela. Combate-se a pobreza e a miséria. Combate-se a injustiça. O melhor emprego é combater o desemprego. As FFAA encontrarão espaço nessas iniciativas; é só ficar junto do seu povo e não em contra dele.

  17. É Só Por Um Tempinho

    Nassif: bem que você poderia dizer ao general que nos acreditamos nele. As Forçaqs Armadas não gostam desse tipo de trabalho. Essa de golpe é lorota de kuminista. Só estão fazendo esse ensaio de ocupação a pedido duns amigos e porque é contra as esquerdas, particularmente o Sapo Barbudo (versão Caserna) e seu Partido.

    Mas, também tamos sabendo, que assim que o Meliante (versão Judiciário) for encanado a tropa se recolhe aos Quarteis. Porque há senadores de Minas Gerais e Mato Grosso reclamando que enfraqueceu o negócio deles. O pó tem pouco circulado.

    E voltam todos à santa paz da gatunagem, da ladroagem e da tungagem.

    É o Brasil na normalidade…

  18. Interessante a ausência de intervenção no Estado do PCC
    Interessante a ausência de intervenção em SP, o Estado que tem crime organizado de verdade, com uma única força armada, unificada, paralela às forças policiais, controlando a INsegurança pública: o PCC tem a capacidade de colocar de joelhos o governo de São Paul. Tanto que já fez isso, mas essa quadrilha realmente organizada (bem diferente da bagunça nas três”facções” do RJ) o governo não ousa enfrentar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador