Relator da CCJ no Senado defende rigidez no acesso a armas

Jornal GGN – O Senado realizou nesta quinta-feira (4) uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a situação do registro, posse e porte de armas no país. O encontro acontece depois de o Senado rejeitar um dos decretos de armas do governo Bolsonaro. Em um semestre de gestão, o Planalto editou sete decretos relacionados ao tema.

A audiência foi comandada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que foi relator do projeto de lei que estende a posse de armas na zona rural para toda a área das propriedades, e que foi aprovado pelo Senado na semana passada.

Alessandro assume agora a relatoria de outro projeto de lei, batizado de “PL das Armas”, apresentado por senadores do PSL e pelo líder do governo na casa, senador Fernando Bezerra (MDB-CE).

O texto tem o mesmo teor dos outros decretos editados no primeiro semestre pelo governo. Mas, segundo informações da Agência Câmara, apesar de ser repetitivo, o relator adiantou que o PL não será derrubado, mas que em cima do texto será construída uma proposta equilibrada e com sugestões da sociedade civil e de parlamentares. Além disso, poderão ser incluídas medidas que estão previstas em outros projetos sobre o tema.

Debate

No discurso de abertura da audiência, o relator defendeu a inclusão de critérios mais rígidos para acesso a armas e munições no país. Participaram do debate na comissão o delegado e representante do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil, Kleber Silva Júnior, e a porta-voz em segurança pública e justiça criminal da organização não governamental Igarapé, Michelle dos Ramos.

O delegado defendeu uma legislação que facilita o acesso às armas. “O crime no âmbito do domicílio é crime em um solo sagrado. Os trabalhadores da segurança pública não têm o dom da onipresença”, disse.

Já Michele ponderou que não é possível “cair na armadilha de defender o porte civil como solução para a segurança pública”.

“Em nenhum lugar do mundo armar a população foi exitoso no combate ao crime organizado”, completou.

Também presente na audiência, o especialista em segurança e coronel da reserva da Polícia Militar do Ceará, Plauto Ferreira, fez declarações no mesmo sentido:

“Será um salve-se quem puder, um retrocesso social. Nosso país não está preparado, especialmente diante de todo o cenário de políticas públicas deficitárias”, alertou.

Entre os parlamentares que participaram da audiência, o governista Major Olímpio (PSL-SP) disse que o Estatuto do Desarmamento, de 2003, é responsável por aumentar a violência nos últimos anos. Sua lógica é porque “deu ao criminoso a certeza de que não seria molestado”. Ele ainda completou que “política de segurança pública não existe”.

Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) citou dados do Mapa da Violência lembrando que a legislação ajudou a salvar mais de 120 mil vidas graças a restrição de armas entre a população comum.

“A tendência é [o cidadão] ser a vítima da arma por isso que as polícias do mundo inteiro dizem: nunca reaja ao assalto por que a possibilidade de perder a sua vida é muito grande. Outra tendência é de perder essa arma, que vai migrar para o crime”, completou.

*Com informações da Agência Senado

Redação

Redação

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

11 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

12 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago