Por Fábio Lúcio
Da revista Ache Seu Curso
Cursos a distância superam os presenciais em todos os indicadores de qualidade do e-MEC
Tanto no conceito de curso (inclusive no preliminar) quanto no Enade, cursos a distância conseguem percentual superior de aprovação na comparação com presenciais, segundo base de dados e-MEC
Da revista Ache Seu Curso
O e-MEC reúne as notas nos indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos estudantes; do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas; e, por fim, as notas do Conceito de Curso (CC), composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, e que pode confirmar ou modificar o CPC.
Em todos os três indicadores, os cursos a distância aparecem com percentuais ligeiramente maiores de aprovação (notas 3 a 5) e também com percentuais maiores entre os cursos aprovados com a nota máxima (5).
Na análise dos dados do e-MEC, verificou-se um quase empate nos indicadores CC, porém com vantagem para os cursos a distância, nos percentuais de aprovação (notas 3 a 5): 100% dos cursos a distância e 97,7% para os cursos presenciais. No indicador Enade também houve um cenário parecido: 70,5 para cursos a distância e 69,15% para cursos presenciais. Porém, no indicador CPC, houve uma grande diferença em favor dos cursos a distância: 83,7%, e 75,6% para os presenciais.
Se forem considerados apenas os percentuais de nota 5, novamente os cursos a distância estão na frente no CC (14,58% a distância e 14% presenciais) e no CPC (2,91% e 2,3%), ficando atrás apenas no Enade (4,5% a distância e 6,15% presenciais).
A busca de dados na base do e-MEC foi feita ontem, dia 20, considerando apenas cursos (não se buscou por instituições de ensino) em todo o país, pagos e gratuitos, nos graus de bacharelado, licenciatura, tecnológico e sequencial. Não se considerou neste levantamento os cursos presenciais ou a distância que não foram avaliados ou que ficaram sem conceito. A busca foi feita pela internet, no endereço http://emec.mec.gov.br/. O sistema é atualizado constantemente.
A pesquisadora Márcia Figueiredo, coordenadora geral do Centro Universitário Barão de Mauá e membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) afirma que o número de cursos avaliados em educação a distância é pequeno na comparação com os presenciais porque ainda “menos de 10% das instituições oferecem educação a distância, isso faz com que o número de instituições avaliadas ainda seja muito pequeno”. Márcia também acredita que há a necessidade de que seja adotada um política nacional para a educação a distância, principalmente para a educação superior, já que a modalidade a distância não é considerada para este nível no Plano Nacional de Educação.
Veja os resultados da pesquisa na tabela abaixo:
Notas dos cursos presenciais e a distância |
||||||||||||
|
Cursos de EAD |
Cursos Presenciais |
||||||||||
NOTA |
CC |
% |
CPC |
% |
ENADE |
% |
CC |
% |
CPC |
% |
ENADE |
% |
5 |
07 |
14,58 |
07 |
2,91 |
15 |
4,5 |
2.232 |
14 |
400 |
2,3 |
1.310 |
6,15 |
4 |
30 |
62,5 |
60 |
25 |
69 |
20,9 |
7.275 |
45,6 |
3.911 |
22,8 |
4.419 |
20,7 |
3 |
11 |
22,9 |
134 |
55,8 |
149 |
45,1 |
6.076 |
38,1 |
8.656 |
50,5 |
9.028 |
42,3 |
2 |
— |
— |
39 |
16,25 |
95 |
28,7 |
323 |
2 |
4.024 |
23,5 |
5.560 |
26,1 |
1 |
— |
— |
— |
— |
02 |
0,6 |
25 |
0,1 |
121 |
0,7 |
982 |
4,6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 a 5 |
48 |
100 |
240 |
100 |
330 |
100 |
15.931 |
100 |
17.112 |
100 |
21.299 |
100 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 a 5 |
|
100 |
|
83,7 |
|
70,5 |
|
97,7 |
|
75,6 |
|
69,15 |
FONTE: e-MEC (http://emec.mec.gov.br/). Coleta de dados realizada em 20/02/2013 pela revista Ache Seu Curso a Distância, e pela pesquisadora Márcia Figueiredo (CBM e ABED). |

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.