Renato Santana é jornalista e escreve para o Jornal GGN desde maio de 2023. Tem passagem pelos portais Infoamazônia, Observatório da Mineração, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato, A Tribuna, além do jornal Porantim, sobre a questão indígena, entre outros. Em 2010, ganhou prêmio Vladimir Herzog por série de reportagens que investigou a atuação de grupos de extermínio em 2006, após ataques do PCC a postos policiais em São Paulo.
Projeto beneficiará três milhões de pessoas com internet banda larga em 11 municípios, entre o Pará e o Amazonas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena em Boa Vista, capital de Roraima. Foto: Felipe Medeiros/Amazônia Real – via fotospublicas.com
A Infovia 01, que beneficiará três milhões de pessoas com internet banda larga em 11 municípios, foi inaugurada nesta segunda-feira (7) em Santarém, no Pará, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O trecho começa em Santarém, passa pelos 11 municípios, e chega a Manaus, no Amazonas. Cada uma das cidades terá uma rede metropolitana própria, que vai levar internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos.
Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 vai levar conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
“Isso se reflete na assistência social e na saúde, porque levaremos internet de alta velocidade a equipamentos públicos, como postos de saúde, melhorando o acesso dos profissionais e dos usuários a prontuários e exames”, afirma o presidente Lula.
Impacto ambiental
Após estudo de impacto ambiental, foi constatado que os cabos de fibra óptica deveriam ser submersos, nos leitos dos rios. Segundo o governo, 68 milhões de árvores da região estão sendo preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações, enterrada ou posteada.
O Norte Conectado terá oito Infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20Tb por segundo: pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos duram pelo menos 25 anos submersos.
O ministro Juscelino Filho pontua que o Governo Federal tem o compromisso de prover conectividade universal a todos os brasileiros dentro dos próximos anos. Os recursos para o Norte Conectado somam R$ 1,3 bilhão.
“Já entregamos duas Infovias e outras seis estão em andamento. Toda essa estrutura vai mudar a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país”, disse Juscelino Filho.