MPT é contra PEC que reduz idade mínima para o trabalho

Do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2011 prevê a redução da idade mínima de admissão ao trabalho para 14 anos, ao invés de 16.  Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, essa e outras três PECs similares podem ser levadas, em breve, a votação, o que preocupa o Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo conteúdo e pela rapidez no procedimento.

Para o procurador-chefe adjunto do MPT no Rio Grande do Sul, Rogério Uzun Fleischmann, este tema é essencial para o desenvolvimento da nação. “Estamos falando do que vamos reservar para nossos jovens: educação de qualidade ou trabalho indecente – que é o normalmente ofertado para crianças e adolescentes. Em tempos em que se discute e tenta-se implementar educação de qualidade e profissionalização, a proposta representa um retrocesso perigosíssimo e inaceitável”, diz.

Para o MPT, permitir que tais propostas venham a se tornar emendas constitucionais significa subverter todo o sistema de proteção de direitos fundamentais, contra o que não se pode admitir a investida do Poder Constituinte Reformador. “Em última análise, será supor que vivemos num Estado democrático de direito fantasioso, de papel, construído e reconstruído, criado e desmantelado, sob impulsos conjunturais da vez”, reitera o procurador. Para Fleischmann, há outros espaços de proteção em que podemos despender nossas energias em prol do desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes: educação de qualidade, profissionalização, esporte, lazer e cultura são alguns caminhos.

De acordo com a constituição federal, só é permitido começar a trabalhar a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou penoso ou das piores formas de trabalho, nos quais a idade mínima é de 18 anos. A Constituição admite, também, o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz. 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PEC 18/2011

    Absurdo! So mesmo quem jamais precisou ou precisara por um filho com 14 anos para ser explorado, como esse deputado milionario aqui do Parana, para insistir nisso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador