Cidades da Serra Gaúcha estão sob alerta de deslizamento de barragem

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Rachaduras encontradas perto de uma barragem deixaram 5 cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, em alerta nos últimos dias

Foto: Divulgação

Rachaduras encontradas nos arredores de uma barragem deixaram 5 cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, em alerta nos últimos dias. As rachaduras foram encontradas nas estradas e em imóveis perto da Barragem do Salto, no município São Francisco de Paula.

Há três dias, a prefeitura da cidade já havia pedido para a população evacuar a região imediatamente, por risco de deslizamento da encosta junto à barragem, o que poderia provocar ondas nas margens do reservatório e inundar casas costeiras ao Rio Caí.

Na segunda-feira (13), o prefeito Marcos Aguzzolli comunicava o risco de desmoronamento e pedia que os moradores deixassem as suas casas. A Defesa Civil informava que a medida era uma prevenção.

Entretanto, fotos divulgadas pela Prefeitura confirmaram as chances de desmoronamento e deslizamentos, mostrando as rachaduras em diversos pontos. O deslocamento de terra gerou uma ação conjunta da CEEE Geração, que opera a Barragem do Salto.

Fotos de rachaduras, divulgadas pela Prefeitura de São Francisco de Paula, próximas da barragem – Divulgação

“Não é uma região com muitas casas, mas percebemos que havia paredes rachadas, água vertendo do chão da casa, algumas casas deslocaram um pouco, rachaduras grandes, profundas”, informou o prefeito.

Ainda não foi registrado dano estrutural na barragem, mas um eventual deslizamento poderia afetar também as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Vale Real, além do distrito de Vila Cristina.

“Por segurança, se trabalha com o pior cenário possível. Se todo o morro que fizemos o levantamento descer, que fizemos o mapeamento, essa onda (gerada pela força da terra atingindo a água) chegaria na altura das casas e depois voltaria podendo passar por cima da barragem. Por isso acionamos todos os municípios e as pessoas. A barragem acionou suas sirenes e nós, como prefeitura, tranquilizamos as pessoas e fizemos o acolhimento para que todos saíssem do local com calma”, disse Aguzzolli, ao Uol.

Em imagem, as autoridades informaram o risco de onda que afetaria o município de São Francisco de Paula:

Mapa produzido pela Prefeitura de São Francisco de Paula – Foto: Divulgação

No último boletim, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve o alerta para a Barragem do Salto e a impossibilidade de os moradores retornarem ao local.

“A Barragem do Salto, localizada em São Francisco de Paula, passou a operar em status de Emergência em razão da existência de risco de deslizamento de encosta, que pode provocar onda às margens do Rio Caí e reservatório. Os moradores próximos das possíveis áreas atingidas nos municípios de São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz já foram informados do risco pelas prefeituras e Defesas Civis municipais, sendo que já foram adotadas as medidas preventivas de retirada de pessoas de áreas de risco e encaminhamento a locais seguros.”

No comunicado, a Defesa Civil fez um mapeamento da mancha de inundação que seria afetada em caso de deslizamento de encosta:

Alerta da Defesa Civil – Divulgação

Leia mais:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador