Criador de rede de ônibus de Curitiba apresenta projeto para São Paulo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, criou um projeto de rede expressa de corredores de ônibus para a cidade de São Paulo. Reconhecido por seu sistema de corredores da cidade paranaense, implantado nos anos 70, Lerner garante “uma alternativa inquestionável ao uso continuado do carro”.

O estudo será apresentado à Prefeitura nesta quinta-feira (19) no Conselho de Trânsito e Transporte, com a presença do secretário de Transportes, Jilmar Tatto. As ideias do projeto, de acordo com reportagem de O Estado de S.Paulo, que teve acesso ao texto, têm como base a criação de mais dois corredores radiais, em direção ao centro da cidade, três grandes corredores circulares, ligando Santana ao Grajaú, pela Avenida 23 de Maio, e outro da Avenida Paulista a Congonhas, com tempo estimado de viagem de apenas 15 minutos, contra uma hora de carro.

A proposta tem como alvo os paulistanos que utilizam carro diariamente, já que duplicaria a extensão atual do total de corredores de ônibus. “Aumentará a velocidade média dos ônibus, otimizando em muito a frota e a força de trabalho, o que se traduzirá em maior oferta de ônibus”, explicou.

Além disso, outras medidas compõem o plano. Jaime Lerner também defende a realização de um pré-embarque nos corredores, evitando filas e desperdício de tempo nas paradas de ônibus.

Segundo o urbanista, a cidade precisa de um salto qualitativo ou os ganhos já obtidos serão perdidos rapidamente, elogiando e referindo-se às faixas exclusivas implantadas por Fernando Haddad (PT), que promete entregar mais 150 km de corredores até 2016.

Com informações de O Estado de S. Paulo

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador