O acordo entre Mercosul e União Europeia no Política na Veia

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

União Europeia impõe exigências ambientais aos países sul-americanos

Arte: Cacá Melo

O programa POLÍTICA NA VEIA [confira a playlista completa aqui] conta com a participação do jornalista Luis Nassif, do jornal GGN; de Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital; e do cientista político Claudio Couto, do canal do YouTube e podcast Fora Da Política Não Há Salvação.

O presidente Lula está em Bruxelas, na Bélgica, onde participa desde segunda-feira da cúpula entre a União Europeia e a CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Em seus discursos, o presidente brasileiro tratou de direitos humanos, Amazônia, Venezuela, Ucrânia e regulamentação das redes sociais. Um dos principais temas, entretanto, foi o acordo entre o Mercosul e União Europeia, cujas negociações se arrastam desde o governo FHC, em 1999.

Duas questões chaves permanecem na mesa: As exigências ambientais da União Europeia, que quer impôr sanções aos países sul-americanos que descumprirem metas de redução de desmatamento, e o desejo dos estados europeus de participarem de licitações governamentais por aqui. A visão de Lula é de que tal modelo enfraqueceria as empresas nacionais, em especial as menores.

Veja também: A agressão a Alexandre de Moraes. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi atacado por três pessoas da mesma família no aeroporto de Roma, Itália. Os agressores negam a versão relatada pelo ministro, enquanto as redes bolsonaristas questionam a falta de imagens do caso. A Polícia Federal já solicitou às autoridades italianas os vídeos das câmeras de segurança do aeroporto, e as imagens devem chegar ao Brasil até a sexta-feira.

Ainda nesta edição: O presidente da Câmara, Arthur Lira, obteve liminar que retira do ar uma entrevista concedida ao portal Congresso em Foco por sua ex-mulher, Julyenne Lins Rocha, em que ela denuncia agressões cometidas pelo deputado. Lira também protocolou uma ação contra o canal do YouTube ICL Notícias, do economista Eduardo Moreira. O parlamentar solicitou a retirada de 42 vídeos do canal, que tratam de denúncias de corrupção envolvendo seu ex-assessor parlamentar.

Texto: Cacá Melo

Confira pelo link abaixo:

Leia no jornal GGN:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador