fbpx
quarta-feira, agosto 5, 2020
  • Carregando...
    Início Xadrez do Nassif

    Xadrez do Nassif

    Todos os artigos versando sobre xadrez

    Xadrez da Lava Jato como bode expiatório da hipocrisia nacional, por Luis Nassif

    A Justiça de Transição que o país necessita não é a a execração pública de pessoas. É uma desafio institucional, um pacto entre poderes, especialmente aqueles que mais responsáveis pelo macarthismo do período anterior, assumindo as culpas institucionais

    Xadrez de como a Lava Jato entregou o CADE aos EUA

    Como é possível a um órgão administrativo submeter uma determinação constitucional aos mesmos critérios de avaliação de monopólios privados?

    Xadrez da destruição da Nação por Bolsonaro e a urgência da reação, por Luis...

    Ainda não caiu a ficha dos grupos de poder - mercado, grandes empresas, mídia, Supremo, partidos políticos - sobre a urgência de se articular a queda de Bolsonaro e a montagem de um pacto de salvação nacional.

    Xadrez do Ministro Astronauta e o aparelhamento do MCTI

    Para o INPE continuar monitorando com competência a Amazônia, será necessário um monitoramento competente das mudanças em curso. Um baque na sua reputação será a pá de cal na desmoralização do Brasil nos centros internacionais.

    Xadrez de como Bolsonaro passou a controlar a Polícia Rodoviária Federal do Rio de...

    A nomeação de Vasques para a delegacia da PRF de Angra dos Reis mostra que a Polícia Federal do Rio de Janeiro deixou de ser um empecilho para os planos dos Bolsonaro.

    Xadrez da alma brasileira e desembargador que tentou livrar Flávio Bolsonaro

    Tornou-se um militante ativo do bolsonarismo, inclusive nas disputas com governadores, sendo retuitado pela deputada (e ex-promotora) Bia Kics.

    Xadrez de Frederick Wassef, o advogado dos Bolsonaro, por Luis Nassif

    A familiaridade de Wassef com o mundo político, empresarial e policial de um lado, o empreendedorismo invencível de Flávio Bolsonaro, de outro, certamente abriu espaço para muitas parcerias, ainda não visíveis.

    Xadrez do Poder Militar em países não desenvolvidos, por Luis Nassif

    Em busca de legitimação social, os militares procuram apresentar-se como expressão da vontade coletiva, mas elaboram suas próprias interpretações da sociedade; impulsionam inovações, mas temem mudanças sociais e preservam marcas antigas.

    Xadrez do cenário econômico, à luz do aumento do Covid-19 e da queda da...

    As quedas de março e abril fragilizaram enormemente parte relevante da indústria – e da economia. Consumiram capital de giro, reservas financeiras, desmontaram forças de trabalho, criaram a inadimplência secular, reduziram a demanda globalmente.

    Xadrez da cassação de Bolsonaro e a incógnita militar, por Luis Nassif

    O relevante é que parece ter caído a ficha geral do risco da prorrogação do governo Bolsonaro. Não há acordo possível. E não há empate. O STF e o Tribunal Superior Eleitoral têm que pagar para ver.

    Xadrez para entender o inquérito das fakenews, por Luis Nassif

    Obviamente há inúmeras dúvidas em relação à imparcialidade de Aras. Foi indicado por Bolsonaro que, hoje ainda, acenou com a possibilidade de indicá-lo para uma eventual terceira vaga no Supremo - uma forma de suborno explícito humilhante.

    Xadrez do impasse final entre democracia x ditadura, por Luis Nassif

    Garantir Bolsonaro será submeter as Forças Armadas ao pior caudilhismo que já surgiu na América Latina, ao nível de um Rafael Trujillo, da República Dominicana.

    Desde maio do ano passado é nítida a aposta de Bolsonaro na guerra civil,...

    O país corre o mais sério risco da sua história, de ser efetivamente controlado por organizações criminosas.

    Xadrez dos capítulos a serem acompanhados nos próximos dias, por Luis Nassif

    Não há mais dúvidas de que, dependendo de sua vontade, os militares do Palácio não vão largar o osso. Provaram o gosto do cargo civil, a abertura de mercado para a família - como é o caso da filha do general Villas Boas, em cargo comissionado no Ministério da Família.

    Xadrez da incógnita Hamilton Mourão, por Luis Nassif

    Nas próximas semanas aumentarão as caravanas em direção ao gabinete de Hamilton Mourão e começarão a pulular as análises sobre o que seria um futuro governo com ele na presidência.

    Xadrez da fase 2 do governo Bolsonaro, por Luis Nassif

    O acirramento da tragédia do Covid-19 será um fator forte. Mas a  maneira de desmontar o “mito” será a revelação dos seus malfeitos pelo Judiciário, Ministério Público e Polícia.

    Xadrez de Bolsonaro e do monstro da opinião pública, por Luis Nassif

    O monstro, em vez da disciplina das instituições, passou a ser conduzido pelo boi-guia, aquele que fica na frente da manada liderando o estouro. E a função de boi guia entregue ao mais despreparado e desequilibrado presidente da República da história.

    A ruptura institucional já aconteceu em 2016, comentário de Hildermes José Medeiros

    As legislações e tudo mais considerado pelo comando do golpe, foram acontecendo desde o primeiro governo, Michel Temer, levado ao poder, dando um cavalo de pau na economia, com um plano econômico neoliberal de interesse do mercado, vale de dizer em desfavor dos trabalhadores

    Xadrez de como os generais enquadraram o capitão, por Luis Nassif

    Não se sabe como Braga Neto enfrentará esse desafio, se atuará como um articulador das ações de setores variados, ou um centralizador, escudando-se apenas no poder militar

    Xadrez do início do jogo pós-Bolsonaro, por Luis Nassif

    O recuo foi recebido como um gesto de racionalidade, uma rendição à razão. É evidente que não. Não há a menor chance de que ceda à razão, especialmente agora que levou para dentro do Palácio seu heterônimo mais desequilibrado, o filho Carlos.

    Mais comentados

    Últimas notícias