Revista GGN

Assine

A difícil relação Lula-Uribe

Da BBC Brasil

Uribe rebate Lula e diz que brasileiro 'tremia' diante de Chávez

Uma declaração feita nesta quinta-feira pelo ex-presidente Lula irritou o ex-líder colombiano Álvaro Uribe, que fez duras críticas ao brasileiro em seu perfil do Twitter. 

Durante o Fórum de Investimento Brasil-Colômbia, em Bogotá, Lula afirmou que sua relação com Uribe era de "desconfiança mútua". 

"Tenho certeza de que você (o atual presidente colombiano Juan Manuel Santos) e a presidente Dilma Rousseff podem fazer muito mais do que fizemos eu e o Uribe, que tínhamos uma boa relação, mas com muita desconfiança", disse Lula. "Não confiávamos totalmente um no outro." 

A afirmação irritou o ex-presidente Uribe, que disparou duras críticas contra Lula em seu perfil no serviço de microblogging Twitter (@alvarouribevel), resgatando inclusive episódios da época em que os dois estavam no poder.

"Lula criticava Chávez em sua ausência, mas tremia quando ele estava presente", afirmou Uribe em uma de suas publicações.

'Melhor amigo'

Em outra mensagem, o ex-mandatário da Colômbia afirmou: "Lula hoje nos maltrata, mas quando estava no governo, fingia ser o melhor amigo."

Uribe também criticou Lula dizendo que ele era incapaz de qualificar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de "terroristas".

Ainda sobre as Farc, o colombiano acusou Lula de vetar a transmissão pela TV de um debate entre líderes latinos sobre o grupo guerrilheiro, que ocorreu em Bariloche, na Argentina, em 2009.

Uribe também qualificou Lula de "mau perdedor", e disse que Lula estaria "bravo porque ganhamos o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com Luis A. Moreno".

A afirmação faz referência à disputa para a presidência do banco, no qual o diplomata colombiano vendeu o economista brasileiro João Sayad. 

Sem votos
31 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+31 comentários

Não entendi o que na declaração de Lula incomodou tanto ao Uribe.

 

eereu amo o lula!b eu amo o lula!

 

Se o Brasil tiver de reconhecer oficialmente as FARC-EP como organização terrorista, terá também de reconhecer a república Colombiana, suas forças armadas e suas variadas organizações paramilitares como igualmente terroristas que praticam e praticaram atrocidades muuuuuiiiiitoo piores que as FARC. Senão, corre o risco de aparecer tomando partido e se desqualificando para atuar como mediador de armísticios, acordos de paz e troca de reféns. Assim, ganha mais autoridade e apoio internacional para repelir as tentativas de instalações de bases militares norte americanas na região.

Portanto, o argumento do chorão Uribe é inválido e não o qualifica para o debate e crítica à Lula que não disse nada demais. Apenas os amiguinhos de Uribe lá de Langley deram uma força para fazer sua tuítada se tornar viral entre esse público latino americano que assiste e acredita na Fox News e assim criar mais um factóide contra nosso querido presidente e dar mais matéria fecal pra E. Catanhede liberar na alameda da barão e continuar o fogo udenista contra o PT e Dilma.

 

Do Estadao.com
Há um ano no poder, Santos é aprovado por 85% dos colombianos
Gestão do presidente é aprovada na economia, na política externa e no combate à corrupção
05 de agosto de 2011 | 15h 27

Efe

BOGOTÁ - Depois de quase um ano à frente da Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos registra 85% de aprovação entre os colombianos, informa uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 5, por veículos de comunicação de Bogotá. Ainda de acordo com o levantamento, apenas 10% da população têm uma imagem negativa do governante.

Os pesquisadores também perguntaram sobre a gestão de Santos, que recebeu a aprovação de 83% dos entrevistados, contra 14%, que disse que a desaprova. Além disso, a pesquisa indagou sobre a forma como ele maneja as relações internacionais do país, que foram aprovadas por 88% da população e desaprovadas apenas por 9%.

Em relação ao conflito armado interno, 66% consideraram que a maior guerrilha do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), se enfraqueceu em relação ao ano passado. Já 28% creem que os rebeldes que estão mais fortes do que agosto de 2010.

A forma como o governante conduz a economia recebeu a aprovação de 74% das pessoas questionadas, enquanto 21% a desaprovou. Apesar disso, 58% considerou que a pobreza aumentou desde agosto de 2010, enquanto para 34%, foi reduzida.

Sobre o combate à corrupção, Santos foi aprovado por 75% das pessoas e desaprovado por 23%. Além disso, 80% dos entrevistados acreditam que a Colômbia está em um bom caminho, contra 17% que disseram o contrário.

No total, 1 mil pessoas em 38 centros urbanos do país, inclusive em Bogotá e outras grandes capitais, foram consultadas pelo Centro Nacional de Consultoria. A enquete tem uma margem de erro de 3,1%.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ha-um-ano-no-poder-sant...

 

Uribe esta equivocado. O Brasi e não o Lula não reconhecem as farc como movimento guerrilheiro. O Brasil não precisa disputar a gerência do BID com ninguem. Seria de pouca utilidade para quem já tem o BNDES. A submissão de Uribe aos EUA, trazendo inclusive presença de forças armadas Americanas para a América do Sul causou a todos no Brasil desconfiança e mal estar.

 

Nem as base americanas sairam do papel, nem o plano do Sr. Uribe de combater Chaves, Farc ou qualquer outra coisda...A América Latina hoje é nossa...Só falta o Chile "abandonar" ou EUA...

 

 

Que o Uribe sempre foi o vaso sanitário dos USA na América Latina, todos sabemos.Mas, ver que tem gente que acredita, em pleno sec.XXI, na baboseira de que tem que se temer países(Cuba, Venezuela, etc.) que nunca invadiram nenhum país e não têm força armamentista nem política para isso, aí, meu irmão, tem que se ter paciência.

 

 

Uribe, Fujimori, Menem, Collor e FHC. Com estes indivíduos, dentre outros de menor calibre. Foi completado um ciclo na formação dos povos da região. O velho modelo colonialista, mesmo ainda presente nas mentes e no ideário das sub-elites locais, está exaurido.

Do Capataz forasteiro, ao mameluco autóctone, estas “autoridades”, mentiram muito. Da deslavada empáfia à intolerante imodéstia, adotaram pose de detentores únicos, do saber e da capacitação para governar. Todos fracassaram, como se diz popularmente, deram com os burros n´água.

Ao cabo de tantas tormentas, tornaram-se figuras patéticas, ridicularizadas por onde transitam. Alguns até, perderam o direito de ir e vir, cumprem cadeia. Outros, resignam-se a policárpea função ornamental. No final, são meras biografias destinadas ao latão de lixo.

Orlando

 

Teria vergonha mesmo era de tremer diante dos USA,tal qual um garoto de calças curtas!

 

Ora,   o   uribe....Se  o  ex-premier  inglês  era  o  poodle  do  bush,   o  uribe  era  o  robozinho,  o  brinquedinho...Pobrecito,  morre  de  inveja.

 

Logico que Uribe ficou chateado, ninguem no mundo sabia que ele nao eh de confianca, e muito menos que o governo da Colombia eh terrorista...

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u498604.shtml

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u498604.shtml

 

"Uribe também qualificou Lula de "mau perdedor", e disse que Lula estaria "bravo porque ganhamos o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com Luis A. Moreno".

A afirmação faz referência à disputa para a presidência do banco, no qual o diplomata colombiano vendeu o economista brasileiro João Sayad. "

Salvaram o BID mas destruíram a TV Cultura!

 

Coitado do Uribe.  Funcionário dos EUA, agora meio desprestigiado, pois já não "preside" o seu país, cheio de bases estadunidenses, vem falar do Lula, e ainda dá um jeitinho de meter o Presidente Chavez na conversa, pois jamais fará 1% do que fez o Chavez.  Era melhor ele ir fazer uns vôos naquele helicóptero do narcotráfico, o cara tá viajando...

 

Vc esqueceu de citar o FHC entre os malas, aliás, quando vai ser a próxima festa de 80 anos dele?

 

Pô, reação destemperada de Uribe!!! Deselegante mesmo!!! Qualquer observador da política regional sabe que havia certa desconfiança entre Lula e Uribe. Foi apenas isso que o ex-presidente falou!!! Não desqualificou a Colômbia, ou o Uribe, ou quem quer que seja.

Esse episódio diz muito sobre a personalidade desse presidente capacho dos EUA...

 

Lula fala de Uribe que fala de Lula , isso parece mais fofoca de comadre , tenha dó , nos poupe!Agora que ambos não são mais presidente deveriam cuidar do jardim , levar o cachorro pra passear e parar com estas maixarias , não suportam viver longe dos holofotes , e temos que aguentar estes malas sem alça.

 

 nada a comentar. Basta ler as declarações do lula e a resposta desequilibrada do uribe.

  os odiadores de sempre ficarão felizes  e passarão a admirar o uribe. Nós, que sabemos quem é o uribe, nem ligamos. o lula então....deve esar arrasado,he,he.

 

Gabriel Garcia Marquez diz que o problema da Colômbia é que seus presidentes não são de Barranquilha (litoral), mas do interior Medelin/Uribe. Esse povo do interior, históricamente, sempre foi dado a intolerância, incompreensões e estupidez. É uma pena Uribe não ser de Barraquilha como Garcia Marquez.

 

O cara é tão burro que acha que o Lula ficou triste porque o João Sayad não ganhou o BID, ingênuo, isto foi vitória para o LULA, este sujeitinho não dá conta nem da TV Cultura. Além de ser tucano. Como é bobinho este Uribe, tá parecendo adolscente, usa o twiter, usa, celebridade. A gente põe vc na próxima edição da fazenda.

 

Ainda bem que Lula é diferente dele. Ainda bem que fez um governo diferente do dele.

 

ihhhh vamos só esperar nossos tucanos aproveitarem para virem com suas lamurias anti-lula

 

alexandre toledo

Risivel esse uribe.... foi capacho dos americanos e quer falar dos outros?

 

alexandre toledo

A reação destemperada de Uribe só vem a confirmar o que disse Lula... Ao dizer que agora "lula nos maltrata", está mostrando o quanto ele se acha pequeno e o quanto acha que Lula é grande! Aproveitaria mais se tivesse ficado quieto...

 

"Uribe também criticou Lula dizendo que ele era incapaz de qualificar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de "terroristas".

Esses capachos dos norte americanos são dose pra leão.

 

Um sujeito insignificante desses falar mal do Lula pelo twitter é brincadeira né...Isso aqui no Brasil tem demais é só ver os comentários dos grandes portais.

 

URIBE deu passos decisivos contra a atuação das FARC no território colombiano.

Há ligações nebulosas no triângulo FARC - Hugo Chávez - Fidel Castro , e faz todo sentido as observações de URIBE sobre o desconforto de LULA em presença de Hugo Chavez .

Como naquele episódio em que o venezuelano chamou LULA de SHEIK DO PETRÓLEO , após serem anunciadas as grandes reservas de petróleo do pré-sal , ao qual LULA respondeu com uma risadinha amarela e sem graça.

 

O pai do Uribe era braço direito de Pablo Escobar, e figurava na lista de mais procurados da CIA. Foi assassinado pelas FARC.

Acho que já ficou claro o suficiente, não sendo necessário desenhar.

Esse "senhor" aí foi uma das figuras mais nebulosas na América Latina desde Pinochet. Foi no governo dele que encontraram uma vala comum com 20 mil corpos, a maioria camponeses, mortos pelos paramilitares.

 

Uribe, who?

 

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

Ninguém. kkkkk. Ops, acabaram os "K's".