Orgulho nerd e dia da toalha

Por Matê da Luz

Algumas lendas cercam o dia da toalha, hoje, 25 de Maio – que é também (e não por coincidência) o dia do orgulho nerd. Uma coisa está intimamente ligada à outra, como os dois lados de uma bolacha recheada.

Don’t panic! – o bordão mais conhecido do Guia do Mochileiro das Galáxias acaba sendo o grito de guerra (ou de socorro, depende do ponto de vista!) dos nerds orgulhosos de hoje. Não entre em pânico, está tudo sob controle e, cá entre nós, se você é um nerd hoje suas chances de ser alguém charmoso e interessante, além de inteligente, te levam pra lugares jamais dantes explorados, como pro lado de uma mulher-gata, por exemplo. Nunca foi tão fácil ser nerd e, acredito, o dia da toalha acabou contribuindo um tanto pra isso, com seus nerds delineados nas academias da vida desfilnado em fotos ou ao vivo mesmo, pelos corredores, trajando apenas o item de celebração do dia. Ah, que saudade dos meus tempos áureos…

Resumindo, a internet, além de popularizar a cultura geek e proporcionar acesso literal à títulos e conteúdo do mundo todo, acaba por contribuir para que o próprio nerd se reposicione, desta vez num cenário mais cool e sofisticado do que o antigo isolamento proposto pela toalha em uma passagem interessantíssima do guia:

“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)”

Celebremos, pois! 

Mariana A. Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual o sentido da vida?

    Mas o melhor mesmo foi a história da civilização alienígena mais inteligente e avançada da história do Universo que contruíu um computador , o mais avançado da história da vida inteligente, apenas para responder a pergunta fundamental:

    qual o sentido da vida?

    Após a construção, fizeram a pergunta ao computador que respondeu que poderia dar a resposta. Ao silêncio que se seguiu, os alienígenas perguntaram novamente: mas então, qual a resposta?

    O computador respondeu que poderia dar a resposta depois de 2500 anos de cálculos. Ficaram decepcionados mas ainda assim esperançosos porque ao fim deste tempo finalmente teriam a tão almejada resposta.

    2.500 anos depois, a civilização alienígena em polvorosa, porque todos saberiam o sentido da vida,  se reuniu em torno do computador  que finalmente pode dar a resposta:

    41

     

    Fim da história

  2. Orgulho nerd e dia da toalha

    Acho ser  nerd muito chato; quanto a toalha virou palha de aço, tem mil e uma utilidades, acrescentaria que  toalha molhada em cima de uma cama, diariamente, já acabou com muitos casamentos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador