PROTESTE mostra como se livrar dos apelos comerciais do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comercial, mas os pais podem conversar com os filhos para que não sejam seduzidos por apelos consumistas. Para promover um Dia das Crianças diferente para os filhos, a PROTESTE Associação de Consumidores sugere mostrar que o ideal é consumir com consciência e aprender que há muito mais além do que aparece na TV. Se elas se tornarem pessoas que valorizam mais o “ter” do que o “ser”, terão dificuldades em colocar em prática a solidariedade e valores positivos importantes em nossa sociedade.

Essa abordagem é importante também para o meio ambiente, afinal, a compra excessiva de produtos compromete a sustentabilidade no planeta, já que, atualmente, se consome 25% a mais do que a Terra consegue renovar. Se continuarmos assim, os recursos naturais (água, energia e alimentos) ficarão seriamente comprometidos. Veja as dicas do Instituto Akatu para ajudar nesta tarefa:

1 – A televisão é uma das principais responsáveis pelo estímulo ao consumo nesta data. Limite, então, o tempo que seu filho passa diante da TV. E evite colocar o aparelho no quarto da criança.

2 – Como é praticamente impossível restringir totalmente o uso da televisão, assista aos programas infantis com seu filho. E quando aparecerem aqueles comerciais tentadores, converse a respeito com ele, levantando questões como o preço excessivo ou a real necessidade de ter um novo brinquedo.

3- Outra dica para reduzir a influência da TV é, em casa, buscar fazer com o filho outras atividades longe da telinha, como ler histórias, brincar ou mesmo convidá-lo para ajudar a preparar o jantar.

4 – Seja um exemplo. Se você é uma pessoa que acha que o melhor programa do mundo é ir ao shopping center, provavelmente seu filho achará o mesmo. Por isso, fique atento às suas ações consumistas, para não ser imitado pela criança depois.

5 – Leve seu filho às compras com você só quando for realmente necessário.

6 – Nas situações em que estiver fazendo compras junto à criança, converse com ela sobre o que podem ou não comprar e o porquê disso.

7 – Mesmo diante do maior apelo de seu filho, saiba dizer não quando necessário. Estabelecer limites vai ser importante para ele entender que o consumo deve ser bem pensado.

8 – Apesar de suas ações, seu filho vai insistir no presente. Isso é fato. Então, negocie a compra de um brinquedo mais em conta e, junto a ele, promova a prática de uma ação mais lúdica e gratuita, como irem ao parque ou à praia.

9 – Mostre à criança que ela não precisa exclusivamente dos brinquedos para se divertir e se sentir bem.

10 – Por fim, para ensiná-la a não ter apegos excessivos, estimule-a a separar brinquedos e roupas para doar a outras crianças.
 

Mas se ainda assim preferir comprar um brinquedo, veja as dicas da PROTESTE para acertar na compra:

• Atenção à faixa etária ou idade a que se destine;

• Procure a identificação do fabricante (nome, CGC, endereço);

• Número de peças e regras de montagem se for o caso, escritas de forma clara, em português e com ilustrações;

• Atenção a eventuais riscos que possa causar à criança;

• Veja se tem o selo de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), bem com o de um órgão credenciado para testar sua qualidade (IQB, Falcão Bauer);

• Não compre por impulso. Nem sempre produtos “da moda” são os mais adequados;    

• Toda vez que possível, deixe que a criança manuseie o brinquedo antes de comprá-lo e veja se é seguro;        

• Brinquedos educativos podem ser boas opções, pois além do divertimento apoiam o desenvolvimento e a educação. São fabricados sob supervisão de especialistas em educação, como psicólogos e pedagogos, e valorizam o trabalho de artesãos. Os brinquedos refletem linhas e escolas pedagógicas e são desenvolvidos para potencializar a inteligência. Mais do que diversão e entretenimento, podem dar às crianças um impulso no aprendizado.

As crianças muito pequenas gostam de tocar, pôr na boca e experimentar os objetos que lhes são dados. Apesar de nem todos os defeitos serem visíveis, os pais podem ter um papel preventivo ao serem exigentes na escolha.

Mais informações sobre os direitos dos pequenos, diversão, nutrição, saúde, sustentabilidade e viagens podem ser encontradas na Cartilha das Crianças da PROTESTE. A publicação online está disponível no site da associação.

 

 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: O DIA B (DIA DO BEM)
        Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2014  PROJETO: O DIA B (DIA DO BEM) Caros amigos (as) gosto de ajudar quem precisa de ajuda, por isso vou sugerir um projeto: O DIA B (DIA DO BEM) onde os comerciantes e lojistas do Brasil, fariam uma grande promoção para ajudar inúmeras Instituições de Caridade e ONGs, que precisam de ajuda. Eles decorariam as suas lojas  e comércio com o tema que pretendem ajudar e dariam um bom desconto para os clientes, e uma parte do lucro seria doada. Como sou fã do saudoso Betinho, esse dia da promoção do DIA B (DO BEM) poderia ser o dia do nascimento dele, 3 de novembro em sua homenagem, pois a sua grande luta, por um país mais justo, solidário, sem fome e do bem, não pode ser esquecida. Observação: todo mundo ganha com essa promoção, o Brasil merece e agradece!  Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador